Jeremias: Pele

Rafael Calça
Rafael Calça

Resenhas - Jeremias: Pele

Giovana.Kutschenko 02/07/2023

É muito difícil e também tocante, ver uma criança passar por discriminações. A parte que mais me quebrou, foi a cena da vitrine das lojas, quando Jeremias percebe que seus pais também têm suas dores de crianças, e que infelizmente ele não foi o único a viver atos racistas.
É lindo o apoio que ele recebe de sua amiga e sua família, o encorajando a realizar seus sonhos e ambições.
Eu achei muito linda história, além de ter uma ótima ilustração.

Paula 24/01/2022

Um tema difícil tratado de forma delicada
Como falar sobre o racismo para uma criança preta? Um tema pesado, para o qual não podemos fechar os olhos. Muito triste, mas muito forte também. Lindo!

Gramatura Alta 11/05/2018

Jeremias foi um dos primeiros personagens criados por Maurício de Souza, lá nos anos de 1960, logo após o Franjinha e o Bidu, e foi o primeiro personagem negro da turminha. Uma curiosidade da época, é que os desenhos tinham um estilo chamado de blackface, cuja origem veio do teatro, onde atores brancos pintavam o rosto de preto para representarem pessoas negras. Aos poucos, essa técnica foi abandonada, uma vez que era exagerada e considerada por muitos como racista. Abaixo, podem ver como o personagem evoluiu com o passar dos anos.

Agora, Jeremias virou a estrela do mais novo lançamento das Graphic MSP, com PELE, e a edição entrega o esperado: uma história sobre racismo, preconceito, segregação, marginalização, injustiça, hostilidade, mas também sobre integração, reconhecimento, paternidade, amizade, aprendizado, superação, amor. Tudo de forma bem clara, direta, sem subterfúgios, para que a mensagem possa ser lida e compreendida por leitores de todas as idades, inclusive os mais novos, os bem mais novos.

Essa clareza é perceptível quando Jeremias sente na pele o preconceito e tem uma discussão com o pai, este último diz em letras grandes e em negrito o que precisa ser dito para que as pessoas compreendam de forma absolutamente inequívoca como é custoso e doloroso bater de frente com o preconceito. A sensação que passa, é a de um grito, para que todos ouçam, para que todos aqueles que acham que podem diminuir alguém por causa de sua cor, raça, religião, ou qualquer outro coisa, o quanto estão sendo ineptos como seres humanos.

Para completar essa sequência, no fim da edição, Jeremias lê em sala de aula uma redação que foi pedida pela professora, e no seu texto, ele contradiz o que foi dito pelo pai naquela discussão. E esse é o ponto alto da história, quando essa contradição faz todo o sentido. Não quero reproduzir o teor do texto, para não estragar a experiência de quem for ler, mas, basicamente, ele trata de que alguém que sofre preconceito não precisa ser mais do que é para se provar, porque não precisa provar nada. Como por exemplo, recentemente, uma pessoa me perguntou se eu tinha amigos negros e gays; eu respondi que não classificava meus amigos. Eu tenho amigos. E ponto.

Pela expressão dos olhos de Jeremias, em diversas situações a que ele é obrigado a viver, fica claro o seu pensamento e indignação: quem você pensa que é para evitar se sentar ao meu lado no ônibus só por causa da cor de minha pele? Quem você pensa que é para achar que tem o direito de escolher minha profissão só por causa da cor de minha pele? Quem você pensa que é para esconder sua bolsa por achar que será assaltada por mim só por causa da cor de minha pele? Quem você pensa que é para me considerar menos inteligente só por causa da cor de minha pele? Quem você pensa que é para achar que eu sou diferente de você só por causa da cor de minha pele?

Enquanto o enredo é limpo e direto, os desenhos são, por vezes, exagerados. Isso poderia ser um pouco confuso para o leitor, mas eles são exagerados dentro de um contexto específico, com o objetivo de reforçar a emoção dos personagens e a importância dos acontecimentos. Por isso, acaba funcionando e transmitindo o desejado, ou seja, os desenhos conseguem passar, além do que está acontecendo, uma amostra da intensidade do que os personagens estão sentindo.

As cores combinam perfeitamente com o desenho e com a mensagem da HQ: elas são, na sua maioria, escuras e foscas, realçando um traço mais grosso e reto, com curvas arredondadas. Gosto especialmente dos fundos de predominância de uma cor, dando um realce maior aos desenhos principais, mesmo quando são outros personagens que estão na paisagem. De certa forma, isso dá um tom sério a toda a trama, sem parecer dramático.

Por toda a edição, existem referências a vários outros personagens de Maurício de Sousa. Alguns aparecem mais, outros menos; também existem detalhes sutis que remetem a edições passadas das Graphic MSPs, o que passa a ideia de que estão a criar uma espécie de universo compartilhado dos personagens adaptados por outros autores (culpa da Marvel, que comprovou que isso funciona nos cinemas, e já estão aproveitando para fazer o mesmo). E algumas coisas são melhores explicadas, como por exemplo o motivo de Jeremias usar um boné. Afinal, racismo podia existir até nas pequenas ideias, e nunca é tarde para se retratar do que foi feito de forma um pouco estranha no passado.

JEREMIAS: PELE é uma obra que poderia ter vindo mais cedo, bem mais cedo, mas que nem por isso chegou tarde. Assim como PANTERA NEGRA nos cinemas, a HQ trata de assuntos ainda necessários no mundo em que vivemos, infelizmente. Ela não irá mudar o comportamento de quem é racista, porque esse tipo de pessoa se sente ameaçada pelo que não é igual a ela, e o medo é algo difícil de vencer, ainda mais por quem não enxerga suas próprias deficiências. Entretanto, ela poderá ensinar às pequenas pessoas, que ainda estão em formação de caráter, a compreenderem que não existe diferença na pele; existe diferença, apenas, na mente.

site: http://www.gettub.com.br/2018/05/jeremias-pele.html

Ulisses 12/09/2022

Um quadrinho super necessário, que nos faz enxergar através dos olhos de um menino o preconceito que se sofre por causa da cor da pele e o poder do amor dos pais que ajudam o filho a superar tudo.

K-Roll 09/03/2020

E vamos de mais uma perfeição nas Graphic novels da MSP. Em poucas páginas nessa área que é abordado o racismo estrutural que ainda está enraizado em nossa sociedade. Brilhante

Luiza.Oliveira 30/04/2023

Uma forma linda e sensível para falar do racismo, não só através de Jeremias, o protagonista, mas também através de seus pais, que desempenham um papel muito importante no letramento racial do menino.

Willi Vieira 19/02/2023

Jeremias - Pele
Extremamente necessário, HQ incrível.

- Meu pai me disse que eu deveria criar uma casca. Achei que era pra me esconder. Mas não era. Eu me enganei. Era pra eu me preparar.

- Ele me disse pra ser duas vezes melhor. Mas isso não é justo. Por que eu preciso ser duas vezes melhor que o tem , e não duas vezes melhor que vocês?.

Thaís 31/08/2022

Profundo
Uma Hq incrível que trata de um tema sério e triste de uma forma muito delicada e respeitosa!
Jeremias é um menino muito doce e foi muito legal conhecer mais dele e de sua família (pais arquitetos adoreii)
Um Hq pesada que te faz refletir, mas ainda assim carrega uma leveza!
Os desenhos são belíssimos, simplesmente incrível!
Graphic Msp não decepciona

Lucas.Wanderley 16/07/2022

Pele
Perfeito seria a palavra pra descrever essa história, mas ela ainda não expressa o tamanho dela. É incrível como eles pegam um personagem secundário já conhecido, e da total destaque pra ele em um trama que tratou do tema que foi abordado de maneira real. Sem amenizar e nem tocar os assuntos superficialmente, essa é uma história onde agora muitas crianças vão se sentir abraçadas e representadas.

jujamaia 22/09/2020

Perfeita!
Até agora minha coleção tem 11 das 27 Graphics da MSP. E acho que essa é uma das melhores! O tema é importante, o desenvolvimento do personagem, as falas, os traços... Tudo é perfeito, até os mínimos detalhes.

Nelissa 01/10/2020

Necessário!
Creio que da coleção Graphic MSP, essa é uma das mais significativas é linda também!

Paula 31/12/2020

Perfeito
Absolutamente perfeito. Tem a profundidade, o peso e a sensibilidade ideais.

Juliana 26/03/2023

Linda história!
Baseada na vida do próprio autor da HQ, Jeremias trata de um tema sensível e complexo com grande sabedoria e sensibilidade.

Uma leitura que todas as pessoas deveriam fazer para entender um pouco mais sobre racismo estrutural e seus impactos na vida das pessoas.

Ilustrações lindas que refletem exatamente o sentimento vivido pelos personagens.

Foi a primeira MSP Graphics que eu li e pretendo ler outras. É muito legal dar vo e aprofundar nos personagens da Turma da Mônica, tratando de assuntos importantes de maneira tão sensível.

@juliusverse 02/11/2020

Só tinha ouvido elogios desse quadrinho e é merecido. Tratar racismo a partir de um personagem infantil mostra pra gente o quanto a gente ainda precisa melhorar como sociedade, se é que isso já não é óbvio. Uma leitura pra todos e acho que seria bastante interessante de ser usada nas escolas.