Jeremias: Pele

Rafael Calça

Resenhas - Jeremias: Pele

Luciana Souto de Oliveira 18/07/2018

Emocionante
Sempre me emociono muito quando leio alguma notícia ou livro relacionados a racismo. Não consigo compreender como é que nos tempos de hoje ainda existam pessoas com uma mentalidade tão mesquinha e escravocrata, a ponto de se achar melhor do que outra pessoa por causa da cor que sua pele possui. Ao ler a sinopse dessa história em quadrinhos da Graphic MSP, vi logo que precisava ler e compartilhar com vocês esse assunto que diz respeito a todos nós, sem distinção.

Jeremias Pele é um garoto negro, muito inteligente e aplicado, o primeiro da classe em que estuda e, por inveja de alguns colegas da escola, sofre discriminação em decorrência da cor de sua pele.

Um certo dia, em uma tarefa da escola sobre profissões, a professora escolhe para cada aluno uma determinada profissão e pede que escrevam uma redação sobre as escolhas que realizou para cada um. Jeremias fica triste com a profissão que lhe foi atribuída, não por não gostar da mesma, pois sabe que cada profissão tem sua importância, mas, por entender que a professora teve atitudes racistas (sim, até a professora!!), por não ter apresentado razões para a escolha das profissões perante a classe, sendo a de Jeremias, uma atividade, na maioria das vezes, ocupada por negros.

Depois de uma conversa sobre o assunto com os seus pais e seu avô, a quem Jeremias nutre uma profunda admiração, ele escreve sua redação e no dia da apresentação perante toda a classe, ele emociona a todos, colocando muito amor e sabedoria em suas palavras, fazendo com que todos que um dia o discriminaram sintam muita vergonha e tenham a certeza de que ninguém (ninguém mesmo!) tem o direito de negar amor e amizade a uma pessoa em decorrência da cor de sua pele. Todos merecem respeito e se não estivermos prontos para amar o nosso próximo do jeito que ele é, nós é que estamos no lugar errado.

?A gente precisa parar de pensar menos sobre o que não conhece. Não seria vergonha ser pedreiro. Não dá pra viver com vergonha de ser quem a gente é?.

Essa história faz parte do projeto Graphic MSP de Maurício de Sousa, onde ele escolhe pessoas para realizarem o roteiro e ilustração, que no caso desta história foram Rafael Calça e Jefferson Costa, e nos traz assuntos que precisam ser discutidos, como o racismo, por exemplo, no modelo de histórias em quadrinhos. Uma leitura própria para o público juvenil e adulto, vez que a forma como o assunto nos é colocado, necessita de um maior discernimento para compreensão e as próprias ilustrações são feitas com cores bem diferentes das revistinhas infantis, sendo mais escuras, encaixando-se melhor na proposta do trabalho. Emocionei-me muito ao ler sobre tudo o que Jeremias e toda sua família tiveram que enfrentar no dia-a-dia por causa da ignorância e falta de humanidade de tantas pessoas e por saber que, por mais que o tempo passe, essas situações ainda vão existir, só esperamos que surjam mais Jeremias no mundo para colocar as pessoas erradas, as racistas, no seu devido lugar. Eu amei e super recomendo!!!

Pandora 24/07/2018

Se a perfeição existe, em termos de roteiro, história e arte, Rafael Calça e Jefferson Costa chegaram lá. "Jeremias: Pele" é simplesmente PERFEITO! Lindo, enternecedor, forte, delicioso de se ler, vê e sentir. Uma história que aquece o coração, faz ri e também, infelizmente, chorar.

Ser e estar nesse mundo 130 após a Abolição da escravidão não é uma exercício fácil para ninguém. Para as crianças é pior ainda. É desamparador, desolador e doloroso ver elas aprendendo na pele sobre desrespeito e crueldade. Por outro lado é inspirador ver como Jeremias dá uma volta em tudo isso e cresce diante de todos mostrando o quanto ele não será vencido ou limitado pelo racismo ele crescerá para ser aquilo que desejar ser.

Estou encantada e emocionada! Muito grata por ter olhos para ler essa história, por saber que a Odisseia das crianças negras não está mais sendo silenciada, omitida ou mascarada. Estamos enfrentando o racismo e só se vence aquilo que se enfrenta. Venceremos!

Carol @solemgemeos15 05/07/2022

Acompanha Jeremias, enquanto ele percebe que é negro e como racismo acontece em várias situações de sua vida. Ao contrário, de outras graphics novels, a questão tratada não é reduzida a um problema individual, mas sim percebido em muitos momentos e em vários graus. Como a professora coloca Jeremias para representar a profissão de pedreiro; os comentários de colegas sobre seu cabelo crespo ser “duro”; a forma como os “amigos” podem ser coniventes com racismo; o perfilamento racial que acontece contra seu pai; a figura de único personagem negro em seu livro favorito sendo uma grande imagem de controle perniciosa.
O racismo pode até ser pontual para melhor compreensão do leitor, mas ele é feito de verdade com exemplos palpáveis. A família de Jeremias aparece como um real apoio para Jeremias, ensinando-o seu valor e o protegendo especialmente quando ele sofre racismo. O final possui um ideal muito positivo e satisfatório.

Silmara Pereira 10/02/2019

Como lidar com essa HQ?! Que me emocionou e me fez refletir sobre um tema tão relevante e necessário de discussão: o Racismo!!

"Jeremias - Pele" é uma história sobre um personagem criado em meados dos anos 1960, por Mauricio de Sousa. Nessa edição simplesmente linda, o roteiro ficou por conta do Rafael Calça e a arte e a cor foram do Jefferson Costa.

Me emocionei demais no decorrer dessa história, chorei por saber que, infelizmente, muitas das situações narradas não têm nada de fictícias.

Em um país como o Brasil, no qual há um processo velado e muitas vezes hipócrita no que se refere à prática do racismo, perpetuado de diversas formas, é extremamente necessário ver o tema ser trazido à tona de forma tão real, profunda e significativa.

Eu amei e recomendo a leitura dessa HQ!!

*Essa foi uma indicação do Renato, da equipe super especial de profissionais que atuam na Biblioteca do Parque Villa Lobos, em São Paulo, um local que eu adoro e no qual peguei esse exemplar emprestado.

ViniHl 23/11/2023

Pelé!?
Le por causa da escola mas gostei ele toca no racismo mas não entendi pele no título é bom sendo um gibi. Não sei o que escrever

CrisVieira~ 16/11/2020

Uma Tocante Amostra sobre como o racismo Afeta Crianças Negras e como elas Podem Reagir a Isto
Falando brevemente sobre o que foi ler "Jeremias - Pele", eu digo: Impactante!
É uma dolorosa história mostrando situações que crianças, jovens e adultos sofrem apenas por causa da cor de sua pele e de seus traços faciais, cabelos e origem étnica.
Como todos os brasileiros, cresci lendo as histórias em quadrinhos criadas pelo Maurício de Sousa e sempre me incomodou que Jeremias fosse o único personagem negro mais destacado (o personagem Pelézinho era específico e não fazia parte da turma regular das histórias) e que mesmo isso fosse como coadjuvante nas revistas de outros personagens. Como disse o próprio Maurício de Sousa, era uma injustiça que um garoto que representa a maior parte da população brasileira não tivesse uma revista com histórias com seu nome e seu protagonismo.
'Jeremias - Pele' vem corrigir este erro.
É uma narrativa das mais bem criadas. Tocante, emocionante e conscientizante, que cala fundo e nos faz refletir sobre o quanto podemos ser seres humanos melhores, emocionalmente amadurecidos e capazes de viver e conviver com outras pessoas e, em contrapartida, o quanto aceitamos o que espera uma sociedade atrasada e estagnada que escolhamos a ignorância, a estupidez e o desamor como nortes para as relações sociais que mantemos.
Como disse Graciano, o carismático avô do Jeremias, é apenas quando olhamos para o céu e percebemos o quanto o Universo é grande que talvez percebamos o quanto somos pequenos (diminutos, na verdade, em comparação com grandezas espalhadas pelo Cosmos, como o nosso Sol, uma estrela-anã) e que os comportamentos mais deploráveis que mantemos no dia a dia são medíocres, patéticos e completamente dispensáveis.
Jeremias, o personagem principal, sofre com o racismo tratado como "brincadeira", mas se isto afeta crianças de maneira nociva a responsabilidade é de todos nós que não encaramos um problema tão sério como o racismo de maneira a extirpá-lo de nosso meio.
Jeremias, o belo HQ criado por uma dupla de artistas fenomenais, é, ao mesmo tempo, um tapa na cara de quem não aceita olhar de frente os erros que cometem - que afetam negativamente milhões de pessoas - e um chamado à consciência e à mudança de comportamento e atitude se o objetivo atual das pessoas - de todas as pessoas! - for uma sociedade saudável e em desenvolvimento constante, onde possamos viver em uma real harmonia.

millena77 19/01/2024

Obra necessária
Li juntamente com meu irmao e em voz alta e me doia ter q ler palavras tao absurdas mas infelizmente q mt gente escuta
o racismo é tratado nessa obra de varias formas diferentes, tanto falada, expressada, em meio a xingamentos claros e ofensivos, insinuacoes, de forma violenta e ate mesmo bem sutil que é pra fazer o leitor pensar, e tudo isso feito de uma forma real, triste e bela. obra que espero que todos leiam algum dia.
e eu n tinha me tocado q era o jeremias da turma da monica! dps q soube torna tudo ainda mais incrivel

18/jan/24
MLV- gama

Renata (@renatac.arruda) 18/06/2020

HQ muito necessária na discussão sobre racismo.

A história foca no despertar da consciência racial de Jeremias, quando ele começa a perceber que recebe tratamento diferente dos demais colegas. Sem ter noção do que é a discriminação racial, ele não entende porque certas coisas acontecem até que seu pai, emocionalmente ferido, rompe em uma explosão, em um dos momentos mais dolorosos da HQ. E é aí que começa o processo de transformação.

Uma questão importante que é tratada pela história, e sobre a qual eu mencionei na análise da música "This Is America", é o fato de que não importa o quão alto seja o nível educacional ou econômico de uma pessoa negra, na maior parte das vezes ela será vista como uma cidadã de segunda classe e uma ameaça, principalmente pela polícia que, se na teoria deveria proteger os cidadãos, na prática defende os interesses e valores das classes dominantes.

É uma obra sensível, que me fez chorar várias vezes. Mereceu demais receber o prêmio Jabuti.

@renatac.arruda

Thiago de Oliveira 08/08/2020

Uma HQ necessária
Jeremias:Pele possui um roteiro forte, uma arte incrível e uma mensagem poderosa. Não atoa que recebeu duas indicações no 61º Prêmio Jabuti: Livro do ano e Melhor História em Quadrinhos, levando o prêmio na segunda categoria.

A décima oitava HQ do selo Graphic MSP conta a história de Jeremias, um garoto alegre, leitor de quadrinhos, que sonha em ser astronauta, o melhor aluno de sua sala, amado pelos pais e orgulho do avô. Um garoto como muitos por aí, entretanto em nossa sociedade é a cor da sua pele o que conta.

E é a tomada de consciência por parte de um menino negro que o mundo não é favorável a ele. Que estar no mundo é estar em meio a uma luta constante pelo direito de existir, de ter sua voz ouvida, de poder ocupar espaços, mas acima de tudo pelo direito de poder se amar e se orgulhar de quem se é.

Para saber mais acesse o blog.

site: https://www.desegunda.com.br/jeremias-pele/

beIinha 12/09/2023

Mt necessario !!
Poxa, essa graphic novel foi um choque de realidade. duro, bruto e bastante real. chorei bastante. todo mundo deveria ler.

mt triste perceber as situações de racismo no cotidiano do jeremias, da família dele, e de todas as pessoas pretas num geral, desde as formas mais escancaradas, até as formas que normalmente passam despercebidas e podem até parecer ""inofensivas"" pela maioria das pessoas, mas que não deixam de ferir a dignidade e configurar um desrespeito à humanidade de pessoas pretas.

essa graphic novel trata questões raciais como nunca vi em muito tempo nas hqs da tmj, sem medo de falar sobre o assunto, que eh extremamente urgents, e fico feliz que essa seja uma pauta de preocupação da msp, que inclusive ta reavaliando e se autocriticando pela falta de diálogo a respeito de alguns assuntos importantes, falta de protagonistas negros, quesitos que aos poucos estao sendo consertados. eh de extrema importância que as crianças pretas tenham referências, tenham representatividade, sintam-se reconhecidas, que possam identificar suas vivências também!

o jeremias mereceu demais esse destaque, merece mais ainda. apesar de gostar muito da turma da mônica, espero que a msp continue nesse caminho, se distanciando cada vez mais do que era muito comum em suas histórias: personagens pretos como plano de fundo para os protagonistas brancos.

lembrando que não sou a pessoa mais adequada a falar sobre isso, e que nessa pauta a opinião/visão de uma pessoa preta tem muito mais valor que a minha. estou escrevendo aqui apenas as minhas percepções da experiência da leitura, que não contam com a vivência de ser uma pessoa preta no Brasil, o que torna a discussão muito mais rica e completa. escrevo apenas como uma eterna aliada e integrante (até onde me convém, sem tomar o espaço dos verdadeiros protagonistas) do movimento anti racista.

te amo mauricio de souza

Raiza 12/10/2020

"Sem mais atrasos"
Existe um samba que eu gosto muito que tem um trecho que diz assim: "não dá pra fugir dessa coisa de pele."
Muitas crianças negras vão descobrir isso ao longo da jornada. O Jeremias descobre e nos leva a questionamentos tão importantes.
Essa HQ é um presente para os fãs da turma e uma bela reparação em relação ao personagem que nunca teve um grande destaque.
Confesso, isso não tinha me incomodado antes.
A arte está tão linda com momentos dolorosos e importantes tão bem retratados. Todos os textos presentes nessa HQ são importantes, todos.
Demorou, mas temos um história em que muitos de nós vão se reconhecer e através desse menino poder dar voz para coisas que não podem mais ser caladas e que precisamos muito mudar.
Estou ansiosa pela continuação e agradeço ao Maurício, mas principalmente ao Rafael Calça e o Jefferson Costa que ao colocarem suas vozes tornaram essa história tão real e poderosa.

?certas pessoas acham que eu só posso ser certas coisas. Eu quase acreditei."

Teixeira 15/10/2020

Jeremias - Pele
Quadrinho sensacional da MSP, aquela HQ que todos deveriam ler. Tudo é bem trabalho, a arte funciona bem com a narrativa, o modo como o tema, RACISMO, é abordado, a evolução do Jeremias e a grande lição que ele dá na escola, tudo é incrível.

karol 30/10/2020

Importantíssimo
Como é bom ver esses temas tão importantes nas MSP. Apesar de serem feitas com um tema mais maduro, serve bastante para crianças. Essa MSP ensina, nos faz refletir e analisar a nossa sociedade. Adorei.

Ulisses 12/09/2022

Um quadrinho super necessário, que nos faz enxergar através dos olhos de um menino o preconceito que se sofre por causa da cor da pele e o poder do amor dos pais que ajudam o filho a superar tudo.

Thaís 31/08/2022

Profundo
Uma Hq incrível que trata de um tema sério e triste de uma forma muito delicada e respeitosa!
Jeremias é um menino muito doce e foi muito legal conhecer mais dele e de sua família (pais arquitetos adoreii)
Um Hq pesada que te faz refletir, mas ainda assim carrega uma leveza!
Os desenhos são belíssimos, simplesmente incrível!
Graphic Msp não decepciona