Jeremias: Pele

Rafael Calça
Rafael Calça

Resenhas - Jeremias: Pele

CrisVieira~ 16/11/2020

Uma Tocante Amostra sobre como o racismo Afeta Crianças Negras e como elas Podem Reagir a Isto
Falando brevemente sobre o que foi ler "Jeremias - Pele", eu digo: Impactante!
É uma dolorosa história mostrando situações que crianças, jovens e adultos sofrem apenas por causa da cor de sua pele e de seus traços faciais, cabelos e origem étnica.
Como todos os brasileiros, cresci lendo as histórias em quadrinhos criadas pelo Maurício de Sousa e sempre me incomodou que Jeremias fosse o único personagem negro mais destacado (o personagem Pelézinho era específico e não fazia parte da turma regular das histórias) e que mesmo isso fosse como coadjuvante nas revistas de outros personagens. Como disse o próprio Maurício de Sousa, era uma injustiça que um garoto que representa a maior parte da população brasileira não tivesse uma revista com histórias com seu nome e seu protagonismo.
'Jeremias - Pele' vem corrigir este erro.
É uma narrativa das mais bem criadas. Tocante, emocionante e conscientizante, que cala fundo e nos faz refletir sobre o quanto podemos ser seres humanos melhores, emocionalmente amadurecidos e capazes de viver e conviver com outras pessoas e, em contrapartida, o quanto aceitamos o que espera uma sociedade atrasada e estagnada que escolhamos a ignorância, a estupidez e o desamor como nortes para as relações sociais que mantemos.
Como disse Graciano, o carismático avô do Jeremias, é apenas quando olhamos para o céu e percebemos o quanto o Universo é grande que talvez percebamos o quanto somos pequenos (diminutos, na verdade, em comparação com grandezas espalhadas pelo Cosmos, como o nosso Sol, uma estrela-anã) e que os comportamentos mais deploráveis que mantemos no dia a dia são medíocres, patéticos e completamente dispensáveis.
Jeremias, o personagem principal, sofre com o racismo tratado como "brincadeira", mas se isto afeta crianças de maneira nociva a responsabilidade é de todos nós que não encaramos um problema tão sério como o racismo de maneira a extirpá-lo de nosso meio.
Jeremias, o belo HQ criado por uma dupla de artistas fenomenais, é, ao mesmo tempo, um tapa na cara de quem não aceita olhar de frente os erros que cometem - que afetam negativamente milhões de pessoas - e um chamado à consciência e à mudança de comportamento e atitude se o objetivo atual das pessoas - de todas as pessoas! - for uma sociedade saudável e em desenvolvimento constante, onde possamos viver em uma real harmonia.

Pétala - afrofuturas 22/06/2018

Como não ser definido pelo preconceito
Como disse Maurício de Sousa, essa é uma história que precisava ser contada.

E posso dizer agora, precisa ser lida.

Falar de racismo é um desafio. Desafio maior ainda é reconstruir um personagem de Maurício de Sousa sob uma perspectiva da realidade de um menino negro, com a graça, leveza que requer uma história no universo da Turma da Mônica.

Com roteiro de Rafael Calça e ilustrações de Jefferson Costa, Jeremias – Pele, é a entrega de um desafio cumprido. Na narrativa mais corajosa que li dentro dessa incrível coleção das Graphic MSP, Jeremias é um quadrinho único em essência e significado.

O menino Jeremias é personagem antigo na Turma da Mônica, mas que, injustamente, até hoje não havia protagonizado uma revista. É assim que Maurício de Souza apresenta essa história: Uma correção de uma injustiça histórica.

A injustiça é também tema intrínseco nesse quadrinho que conta a história de um menino inteligente, esperto, curioso e sonhador. A partir de episódios de racismo velado e por ataques diretos, Jeremias descobre a dolorosa realidade que a cor da sua pele, seus traços e a textura do seu cabelo o farão viver já na infância: o preconceito racial. Mais doloroso ainda será entender que, assim como seus pais, esse é um fato que terá que suportar por toda sua vida.

Como fazer uma criança entender tamanha injustiça? Como fazer que o preconceito não seja algo que a defina?

A força narrativa que marcam as páginas dessa história vem de pessoas que buscaram as respostas para essas perguntas nas suas próprias experiências vividas.

Me emocionei diversas vezes nessa leitura, a intensidade da história de Jeremias é eloquente tanto nas falas de todos os personagens quanto nos traços de cada cena que são cheias de mensagens sutis.

No meio da dor, há poesia. A beleza das ilustrações e da inocência de Jeremias, assim como a jornada desse protagonista, alegra, revolta, empodera e encanta.

site: https://www.instagram.com/blogparenteses/

Raiza 12/10/2020

"Sem mais atrasos"
Existe um samba que eu gosto muito que tem um trecho que diz assim: "não dá pra fugir dessa coisa de pele."
Muitas crianças negras vão descobrir isso ao longo da jornada. O Jeremias descobre e nos leva a questionamentos tão importantes.
Essa HQ é um presente para os fãs da turma e uma bela reparação em relação ao personagem que nunca teve um grande destaque.
Confesso, isso não tinha me incomodado antes.
A arte está tão linda com momentos dolorosos e importantes tão bem retratados. Todos os textos presentes nessa HQ são importantes, todos.
Demorou, mas temos um história em que muitos de nós vão se reconhecer e através desse menino poder dar voz para coisas que não podem mais ser caladas e que precisamos muito mudar.
Estou ansiosa pela continuação e agradeço ao Maurício, mas principalmente ao Rafael Calça e o Jefferson Costa que ao colocarem suas vozes tornaram essa história tão real e poderosa.

?certas pessoas acham que eu só posso ser certas coisas. Eu quase acreditei."

Luciana Souto de Oliveira 18/07/2018

Emocionante
Sempre me emociono muito quando leio alguma notícia ou livro relacionados a racismo. Não consigo compreender como é que nos tempos de hoje ainda existam pessoas com uma mentalidade tão mesquinha e escravocrata, a ponto de se achar melhor do que outra pessoa por causa da cor que sua pele possui. Ao ler a sinopse dessa história em quadrinhos da Graphic MSP, vi logo que precisava ler e compartilhar com vocês esse assunto que diz respeito a todos nós, sem distinção.

Jeremias Pele é um garoto negro, muito inteligente e aplicado, o primeiro da classe em que estuda e, por inveja de alguns colegas da escola, sofre discriminação em decorrência da cor de sua pele.

Um certo dia, em uma tarefa da escola sobre profissões, a professora escolhe para cada aluno uma determinada profissão e pede que escrevam uma redação sobre as escolhas que realizou para cada um. Jeremias fica triste com a profissão que lhe foi atribuída, não por não gostar da mesma, pois sabe que cada profissão tem sua importância, mas, por entender que a professora teve atitudes racistas (sim, até a professora!!), por não ter apresentado razões para a escolha das profissões perante a classe, sendo a de Jeremias, uma atividade, na maioria das vezes, ocupada por negros.

Depois de uma conversa sobre o assunto com os seus pais e seu avô, a quem Jeremias nutre uma profunda admiração, ele escreve sua redação e no dia da apresentação perante toda a classe, ele emociona a todos, colocando muito amor e sabedoria em suas palavras, fazendo com que todos que um dia o discriminaram sintam muita vergonha e tenham a certeza de que ninguém (ninguém mesmo!) tem o direito de negar amor e amizade a uma pessoa em decorrência da cor de sua pele. Todos merecem respeito e se não estivermos prontos para amar o nosso próximo do jeito que ele é, nós é que estamos no lugar errado.

?A gente precisa parar de pensar menos sobre o que não conhece. Não seria vergonha ser pedreiro. Não dá pra viver com vergonha de ser quem a gente é?.

Essa história faz parte do projeto Graphic MSP de Maurício de Sousa, onde ele escolhe pessoas para realizarem o roteiro e ilustração, que no caso desta história foram Rafael Calça e Jefferson Costa, e nos traz assuntos que precisam ser discutidos, como o racismo, por exemplo, no modelo de histórias em quadrinhos. Uma leitura própria para o público juvenil e adulto, vez que a forma como o assunto nos é colocado, necessita de um maior discernimento para compreensão e as próprias ilustrações são feitas com cores bem diferentes das revistinhas infantis, sendo mais escuras, encaixando-se melhor na proposta do trabalho. Emocionei-me muito ao ler sobre tudo o que Jeremias e toda sua família tiveram que enfrentar no dia-a-dia por causa da ignorância e falta de humanidade de tantas pessoas e por saber que, por mais que o tempo passe, essas situações ainda vão existir, só esperamos que surjam mais Jeremias no mundo para colocar as pessoas erradas, as racistas, no seu devido lugar. Eu amei e super recomendo!!!

karol 30/10/2020

Importantíssimo
Como é bom ver esses temas tão importantes nas MSP. Apesar de serem feitas com um tema mais maduro, serve bastante para crianças. Essa MSP ensina, nos faz refletir e analisar a nossa sociedade. Adorei.

Mari 21/02/2023

Necessária releitura!
Uma releitura pessoal e sensível de um personagem clássico da Turma da Mônica, que relata os primeiros contatos de Jeremias com o racismo, seja de forma escancarada representada pelo colega de escola que o ofendia ou de forma "mais leve" com a professora que escolheu pra ele a profissão de pedreiro e pros coleguinhas brancos as profissões de médico, engenheiro, etc, apesar de ele ser um dos melhores alunos da turma e filho de arquitetos.

Como o Jerê sempre foi um personagem muito coadjuvante da turminha, só passando a ter mais destaque recentemente, os autores puderam colocar muito de si próprios e de suas próprias experiências na história, o que a tornou ainda mais pessoal e emocionante.

sosoresenhas0 18/03/2023

Jeremias - Pele
Nesta obra iremos acompanhar o Jeremias. Um jovem menino que desde muito cedo é descriminado por conta da cor de sua pele e que tem o sonho de ser um astronauta.

Algo que achei muito interessante/melancólico da narrativa do livro é que muitas das situações vividas por Jeremias e seus familiares foram experiências pessoais dos próprios autores.
Eu acredito que todas as pessoas precisam viver num ambiente ideal, em que todos vivem em perfeita harmonia, independentemente da cor da pele. Mas sei que, infelizmente, essa não é a realidade da vida real.
Nunca sofri algum ato de racismo, por isso não tenho propriedade para dizer como que é, mas tenho certeza que quem sofre deve ter memórias duras sobre, pois é algo impossível de esquecer, mas deve, com certeza, fortalecer.
Todas as pessoas precisam criar um casca. Não para se esconder, mas sim para se preparar.
Está é uma história forte, verdadeira, emocionante e profundamente necessária. As pessoas tem que se concientizar sobre à realidade que nos cerca.
Jeremias mostra que é muito mais do que uma questão de pele; é uma questão de coração.

Teixeira 15/10/2020

Jeremias - Pele
Quadrinho sensacional da MSP, aquela HQ que todos deveriam ler. Tudo é bem trabalho, a arte funciona bem com a narrativa, o modo como o tema, RACISMO, é abordado, a evolução do Jeremias e a grande lição que ele dá na escola, tudo é incrível.

Mari 16/03/2023

Uma Hq importante que aborda sobre o racismo que Jeremias sofre já desde muito pequeno.
Gostei da história e das artes.

Mayara 20/01/2023

Satisfatório e simples, porém pesado
A história deu um pouco mais de vida pro personagem secundário da turma, de uma forma simples, porém pesada. Senti vontade de socar vários personagens, racista tem que queimar no quinto dos infernos mesmo. Muito bom, recomendo para crianças apartir de 8 anos, mas qualquer um pode e deve ler essa obra.

Bibis8 03/07/2023

Em frangalhos mas resistindo por você, menininho que quase perdeu a fé
Começo logo avisando que me emocionei mais do que o planejado. Olhando para essa capa jamais iria estar preparado para o peso de uma bigorna clássica cartunesca que esse HQ, só de lembrar já me enche os olhos.
É lindo.
É difícil.
É minimalista.
É intimo.
É perfeito...

Assim como viver.

Thiago de Oliveira 08/08/2020

Uma HQ necessária
Jeremias:Pele possui um roteiro forte, uma arte incrível e uma mensagem poderosa. Não atoa que recebeu duas indicações no 61º Prêmio Jabuti: Livro do ano e Melhor História em Quadrinhos, levando o prêmio na segunda categoria.

A décima oitava HQ do selo Graphic MSP conta a história de Jeremias, um garoto alegre, leitor de quadrinhos, que sonha em ser astronauta, o melhor aluno de sua sala, amado pelos pais e orgulho do avô. Um garoto como muitos por aí, entretanto em nossa sociedade é a cor da sua pele o que conta.

E é a tomada de consciência por parte de um menino negro que o mundo não é favorável a ele. Que estar no mundo é estar em meio a uma luta constante pelo direito de existir, de ter sua voz ouvida, de poder ocupar espaços, mas acima de tudo pelo direito de poder se amar e se orgulhar de quem se é.

Para saber mais acesse o blog.

site: https://www.desegunda.com.br/jeremias-pele/

Greyheart 25/07/2021

Leitura obrigatória
O entrelaçamento que o roteiro tem é poderoso a ponto de assustar. Há amor e amor de sobra dentro e fora dos quadros e sua capa dura. Falar mais sobre a obra é um risco que não correrei porque mesmo tendo meu trecho favorito eu quero que escolha o seu.

Jeorgia 16/03/2023

Leitura Obrigatória
Eu AMEI, para ser sincera não estava muito animada com essa leitura, mas a cada página que passava fui me surpreendendo cada vez mais. Os traços são lindos e a história é extremamente importante, muito bom mesmo!