Jeremias: Pele

Rafael Calça

Resenhas - Jeremias: Pele

Anselmo 26/04/2020

Só isso?
Esperava mais dessa hq. Talvez pelas poucas páginas o escritor não tenha conseguido desenrolar e se aprofundar da forma que ele queria, ou também, para não deixar o clima pesado demais, mesmo se tratando de um assunto "cascudo". So sei, que quando começou a ficar interessante, acabou... Sério, fiquei procurando se em algum lugar estava escrito algo do tipo:"continua..." . Uma pena!

Ana Carolina 10/04/2020

Muito emocionante, recomendo muito!

K-Roll 09/03/2020

E vamos de mais uma perfeição nas Graphic novels da MSP. Em poucas páginas nessa área que é abordado o racismo estrutural que ainda está enraizado em nossa sociedade. Brilhante

Manços 06/03/2020

Miscelânia de emoções
A turma da Mônica também tem personagem negro, sabia?! Nem eu. Foi emocionante voltar à infância em um livro que mostra os dilemas do preconceito racial de um jeito tão preciso, porque ele mistura a inocência da criança, a tentativa de fechar olhos pais pra proteger o filho enquanto ao mesmo tempo tentam conscientizá-lo. Como não amar?!

Danilo Moreira 13/01/2020

Obra prima
Acho que dos Graphics MSP que li até agora, foi o que mais me impactou. História fascinante que vai direto na jugular da sociedade ao abordar o racismo, a representatividade negra e todas as questões em evidência que envolvem a população negra no Brasil. Os quadrinhos são tão ricos em detalhes que você precisa observar bem o todo para captar as várias mensagens e referências que estão sendo passadas, às vezes, ao mesmo tempo. Há quadrinhos que não têm falas, mas na verdade estão gritando para a gente ao denunciar determinadas situações de racismo da qual muitos negros são vítimas no cotidiano. Nem tenho mais palavras para descrever o quanto fiquei fascinado. É um livro que deveria ser adotado nas escolas pela quantidade de lições que ensina.

Olgashion 01/01/2020

O racismo em sua forma institucionalizada. Essa HQ demonstra a realidade do negro com força.

@desaniversarios 30/12/2019

O racismo prova o quanto ainda somos primitivos.
Jeremias traz uma mensagem tão incrível sobre companheirismo, mostra o verdadeiro significado de família e ainda nos conta sobre o quão difícil é ser negro em um país racista.

Aprendi muito com o Jerê! O preconceito está tão enraizado na nossa cultura, e, infelizmente, as pessoas ainda acham que não... Com certeza quando eu pensar em presentear alguém com uma HQ, a escolha será Jeremias. Ele tem muito a ensinar!

Impossível não dar cinco estrelinhas e favoritar! O roteiro é maravilhoso, as ilustrações são apaixonantes! Recomendo de olhos fechados. Essa HQ é muito mais que uma simples história!

Fica um pensamento: sempre estudei em escola particular. E durante toda a minha vida, só lembro de um menino negro (na escola INTEIRA). Será mesmo que a raça negra tem as mesmas oportunidades?

site: https://www.instagram.com/p/B3Ii0xMgAcX/

Vinicius.Veloso 11/10/2019

Sensível e emocionante
Acreditei que, após Arvorada, não choraria em outra HQ. Estava completamente enganado.

Raquel.Euphrasio 15/04/2019

Me emocionei já na apresentação: "É muito mais que uma questão de pele, é uma questão de coração." História linda, emocionante.

Gláucia 17/03/2019

Jeremias: Pele - Rafael Calça e Jefferson Costa
Li junto com meus filhos e foi interessante constatar que o mais novo, de 7 anos não entendeu bem pois ainda não percebeu a existência do racismo no mundo. E é exatamente isso que essa história traz, a primeira vez que Jeremias vivencia essa dolorosa realidade, provavelmente e primeira de muitas.

z..... 05/03/2019

HQ com descobertas interessantes:

- o texto na contracapa de Emecida, sobre o diferencial de transformações, a partir de frase da atriz Elisa Lucinda ("parar de chegar atrasado na vida das pessoas") - mensagem singelamente poética e bonita;
- a apresentação de Maurício de Sousa na constatação de que Jeremias em seus quase 60 anos nunca teve protagonismo em alguma edição especial - aspecto para reflexão;
- a história roteirizada de maneira tocante por Rafael Calça em importante questão social - entre as melhores da coleção;
- e as ilustrações de Jefferson Costa no diferencial em formas e cores - numa folheada inicial havia achado esquisitas, mas na leitura revelaram-se impactantes e atrativas em simples detalhes, ao ponto da história fluir várias vezes sem a necessidade de textos.

Leitura prazerosa e edificante, estimulando reflexões.

Matheus 20/02/2019

O tema fundamental de enredo simples
Jeremias me foi colocado como "A" HQ da MSP. Dado esse destaque e as notas que vejo por ai, este quadrinho me deixou deixou decepcionado. Mas veja, não porque é ruim, mas sim pelo Hype que não correspondeu.
Jeremias tem um desenho arrebatador, coloração fora do normal e muito oportuna, louros ao desenhista. O tema escolhido é fundamental e necessário no momento que vivemos, uma tratativa próxima de uma criança que vê o preconceito e o bullying próximo e até refletido em seus pais. Porém, o roteiro é simples. Me vi em um quadrinho do cebolinha, com movimentos previsíveis, uma história marcada. Espero ler muito mais inciativas como essa da MSP, mas para um quadrinho "adulto" ainda tem muito mais realidade para ser dita, profundidade nos personagens. É o 4 mais duro que já dei. Porque é daqueles que eu gostei mas queria e sabia do potencial que tinha para ser um 5. Independente, LEIA! E compartilhe.

Rafael 12/02/2019

Sensacional
Rafael Calça e Jefferson Costa conseguiram escrever uma história impactante sobre o racismo com um personagem que deveria ser mais valorizado.

Silmara Pereira 10/02/2019

Como lidar com essa HQ?! Que me emocionou e me fez refletir sobre um tema tão relevante e necessário de discussão: o Racismo!!

"Jeremias - Pele" é uma história sobre um personagem criado em meados dos anos 1960, por Mauricio de Sousa. Nessa edição simplesmente linda, o roteiro ficou por conta do Rafael Calça e a arte e a cor foram do Jefferson Costa.

Me emocionei demais no decorrer dessa história, chorei por saber que, infelizmente, muitas das situações narradas não têm nada de fictícias.

Em um país como o Brasil, no qual há um processo velado e muitas vezes hipócrita no que se refere à prática do racismo, perpetuado de diversas formas, é extremamente necessário ver o tema ser trazido à tona de forma tão real, profunda e significativa.

Eu amei e recomendo a leitura dessa HQ!!

*Essa foi uma indicação do Renato, da equipe super especial de profissionais que atuam na Biblioteca do Parque Villa Lobos, em São Paulo, um local que eu adoro e no qual peguei esse exemplar emprestado.

Az 16/01/2019

Profundo
A melhor publicação que tive a oportunidade de ler da Graphic MSP, tanto em termos narrativos quanto pelas ilustrações.

A HQ conta uma história linda, profunda, cheia de poesia e com páginas de encher os olhos, uma verdadeira obra de arte que nos lembra o porque de lermos HQs.

Espero que mais do Jeremias venha por ai!