Jeremias: Pele

Rafael Calça

Resenhas - Jeremias: Pele

jujamaia 22/09/2020

Perfeita!
Até agora minha coleção tem 11 das 27 Graphics da MSP. E acho que essa é uma das melhores! O tema é importante, o desenvolvimento do personagem, as falas, os traços... Tudo é perfeito, até os mínimos detalhes.

Isah 09/09/2020

Amei
Duro em alguns momentos, mas um quadrinho muito bom. Gostei demais e indico para todos.

joaoggur 27/08/2020

Uma da minhas Graphics favoritas
Uma das melhores Graphics Msp! Pesada, triste, mas verdadeira!

Thiago de Oliveira 08/08/2020

Uma HQ necessária
Jeremias:Pele possui um roteiro forte, uma arte incrível e uma mensagem poderosa. Não atoa que recebeu duas indicações no 61º Prêmio Jabuti: Livro do ano e Melhor História em Quadrinhos, levando o prêmio na segunda categoria.

A décima oitava HQ do selo Graphic MSP conta a história de Jeremias, um garoto alegre, leitor de quadrinhos, que sonha em ser astronauta, o melhor aluno de sua sala, amado pelos pais e orgulho do avô. Um garoto como muitos por aí, entretanto em nossa sociedade é a cor da sua pele o que conta.

E é a tomada de consciência por parte de um menino negro que o mundo não é favorável a ele. Que estar no mundo é estar em meio a uma luta constante pelo direito de existir, de ter sua voz ouvida, de poder ocupar espaços, mas acima de tudo pelo direito de poder se amar e se orgulhar de quem se é.

Para saber mais acesse o blog.

site: https://www.desegunda.com.br/jeremias-pele/

Fabiano 30/07/2020

Linda e emocionante
Comprei recentemente Jeremias: Pele por indicação de uma amigo, ele conhece um pouco da minha história. Simplesmente devorei esse quadrinho, na minha leitura houve muita identificação como a personagem. Um história linda, emocionante e que represente a luta e a inidentidade negra.

Tonhão 29/07/2020

Leitura Indispensável
Em tempos quando voltamos a falar sobre racismo, essa obra não é apenas importante, é necessária.

Em Jeremias - Pele, Rafael Calça e Jefferson Costa transportam o leitor para a pele de uma criança negra que está descobrindo o quanto a sociedade pode ser cruel com ela apenas pela cor de sua pele. Eles tomam emprestado o personagem do Maurício de Sousa, Jeremias, que apenas os leitores mais assíduos devem se lembrar. Ele que foi deixado por anos desde sua criação como um personagem coadjuvante da Turma da Mônica, ganhou em 2018 sua grande "história de origem".

Esta graphic novel mereceu, não por acaso, o prêmio Jabuti de literatura de 2019. Se alguém pensar que é pura lacração, está redondamente enganado. É um trabalho de profundidade e simplicidade raramente vistos. A leveza do traço de Costa aliada ao roteiro intenso de Calça dão uma fluidez quase cinematográfica à história, que é rica em detalhes. O leitor atento vai notar que enquanto os personagens contam uma história, suas sombras contam outra, por exemplo.

Esta é o quadrinho definitivo para dizer o que é o racismo, especialmente quando visto pelos olhos de uma criança. Além do mais, algumas das passagens foram inspiradas na vida dos próprios autores. Jeremias enfim teve a sua entrada triunfal no rol dos personagens da Turminha.

Repito, ler Jeremias - Pele é indispensável.

@troconatroca @turmadamonica @RafaelCalca e @jeff_costa_rm @sidney_gusman @mauricioaraujosousa
#turmadamonica #premiojabuti #quadrinhos #literatura #racismo #Jeremias #HQ #graphicnovel #graphicMSP #troconatroca

site: instagram.com/troconatroca

Tamy 28/07/2020

Jeremias - Pele é simbólica não só por ser a 18º edição da Graphic MSP e marcar a “maioridade”do selo, mas também por significar a emancipação desse clássico personagem de Mauricio de Sousa numa releitura sensível, poderosa e muito necessária. A história narra o momento que Jeremias dá de cara com o racismo e como ele entende que infelizmente vai ter uma vida inteira para lidar com isso. É uma lição dura para um menino da idade dele mas o texto consegue ser delicado e direto, com uma linguagem facilmente entendida tanto pelo público adulto e infanto-juvenil. A arte é muito boa também. Uma das melhores leituras que já tive.

Bi Sagen 27/07/2020

Jeremias sempre fez parte da turma do bermudão, andando com os garotos mais descolados do bairro e brincando com a turma. Mas nunca vimos mais sobre ele. Seus pais? Sua realidade? Seus dilemas?

Nessa história, conhecemos o garoto apaixonado por quadrinhos e que tem sofrido na pele o racismo. Como disse Emicida, no texto final da HQ, esse é um assunto urgente, e não podemos demorar pra debater.

Essa história me levou as lágrimas, mas também ao riso e aquele quentinho no coração. Sua sensibilidade é tocante, e a realidade do que é contado brutal.

Em tempos como os nossos, com o assassinato de George Floyd nos EUA e do João Pedro aqui no Rio, percebemos como é urgente identificarmos e combatermos o racismo presente no nosso dia a dia.

Icaro Silva 23/06/2020

Perfeito!
Uma história sobre racismo, aceitação, amor e família. Emocionante do começo ao fim.

Icaro.Oliveira 22/06/2020

Perfeito!

Renata (@renatac.arruda) 18/06/2020

HQ muito necessária na discussão sobre racismo.

A história foca no despertar da consciência racial de Jeremias, quando ele começa a perceber que recebe tratamento diferente dos demais colegas. Sem ter noção do que é a discriminação racial, ele não entende porque certas coisas acontecem até que seu pai, emocionalmente ferido, rompe em uma explosão, em um dos momentos mais dolorosos da HQ. E é aí que começa o processo de transformação.

Uma questão importante que é tratada pela história, e sobre a qual eu mencionei na análise da música "This Is America", é o fato de que não importa o quão alto seja o nível educacional ou econômico de uma pessoa negra, na maior parte das vezes ela será vista como uma cidadã de segunda classe e uma ameaça, principalmente pela polícia que, se na teoria deveria proteger os cidadãos, na prática defende os interesses e valores das classes dominantes.

É uma obra sensível, que me fez chorar várias vezes. Mereceu demais receber o prêmio Jabuti.

@renatac.arruda

Nena Flores 23/05/2020

Uma história linda que fala sobre raça, bulim e mostra de como as pessoas não pensam antes de magoar as outras. História comovente.

Emerz 07/05/2020

Uma leitura indispensável, que fala sobre o racismo e como ele ainda é muito presente na nossa sociedade e com alguns acontecimentos no quadrinhos que acabam sendo muito recorrentes na realidade.

Rai 27/04/2020

Racismo e representatividade
"Jeremias é um dos meus primeiros personagens, mas nunca teve um quadrinho só dele."

Por que será, não é, Mauricio? Essa HQ veio pra mais do que emocionar o público, ela veio pra dar um tapa na cara e abrir os olhos dos editores, autores, desenhistas e de todo mundo que trabalha nesses quadrinhos. Anos e anos no mercado e nenhuma história sequer do Jeremias...

Rafael e Jefferson criaram uma história linda contra o racismo, não só nas escolas como no dia a dia: vemos as pessoas se distanciando dos negros quando Jeremias passeia de ônibus, as olhando atravessado, sendo revistadas sem motivo por policiais, humilhadas, etc. Mas o mais impactante pra mim foram os comentários do João e do seu comparça. Como crianças tão pequenas conseguem ser tão racistas? A família delas, o meio que elas estão inseridas, deve ser podre. Pessoas desse nível deveriam estar todas presas. A gente, como futuro do planeta, precisa fazer alguma coisa com isso.

Durante a leitura, fiquei revoltada em muitos momentos, aguardando ansiosamente pelo momento da reviravolta. E ela veio de uma forma linda. A redação dele pra aula foi maravilhosa!

Uma HQ incrivelmente perfeita s2
(PS: os easter eggs foram um bônus muito bem vindo)

Anselmo 26/04/2020

Só isso?
Esperava mais dessa hq. Talvez pelas poucas páginas o escritor não tenha conseguido desenrolar e se aprofundar da forma que ele queria, ou também, para não deixar o clima pesado demais, mesmo se tratando de um assunto "cascudo". So sei, que quando começou a ficar interessante, acabou... Sério, fiquei procurando se em algum lugar estava escrito algo do tipo:"continua..." . Uma pena!