Jeremias: Pele Jefferson Costa
Rafael Calça

Resenhas - Jeremias: Pele

Eric Rocha - Ersiro 28/12/2020

Jeremias: Pele
Eu não consigo tecer um longo comentário sobre essa HQ. Dói lê-la, dói muito, mas muito além disso, há algo maior e de positivo por trás dela: força, autoconhecimento, identidade negra, relacionamento familiar, beleza e sonhos. O relato de Emicida no final é igualmente necessário, tal qual esta obra. A falta de protagonismo negro em obras literárias é assustadora e essa reflexão é pontual por aqui: desde o nascimento do personagem Jeremias, em 1960, ele só veio ter um protagonismo verdadeiro e singular agora nesta HQ Jeremias: Pele, em 2018: 58 anos de existência do personagem (baseando-me nas informações no final deste quadrinho, que fala um pouco sobre o personagem).
Nota 5.

Cris 18/12/2020

Por mais livros como este!
Fala sobre preconceito, representatividade, resiliência e muito mais! História simplesmente cativante!

Giordano.Sereno 17/11/2020

Um pequeno grande gibi
Não tem como dar menos de cinco estrelas para essa obra. Uma história curta, mas muito profunda. Faz-nos refletir sobre o racismo presente em pequenas atitudes do dia a dia que muitas vezes cometemos sem nem perceber.
A trama aparentemente inocente da criança com problemas escolas é de uma profundidade ímpar e esconde muitas camadas de leitura.
Foi a primeira Graphic MSP que tive a oportunidade de ler. E, certamente, não será a última.

CrisVieira~ 16/11/2020

Uma Tocante Amostra sobre como o racismo Afeta Crianças Negras e como elas Podem Reagir a Isto
Falando brevemente sobre o que foi ler "Jeremias - Pele", eu digo: Impactante!
É uma dolorosa história mostrando situações que crianças, jovens e adultos sofrem apenas por causa da cor de sua pele e de seus traços faciais, cabelos e origem étnica.
Como todos os brasileiros, cresci lendo as histórias em quadrinhos criadas pelo Maurício de Sousa e sempre me incomodou que Jeremias fosse o único personagem negro mais destacado (o personagem Pelézinho era específico e não fazia parte da turma regular das histórias) e que mesmo isso fosse como coadjuvante nas revistas de outros personagens. Como disse o próprio Maurício de Sousa, era uma injustiça que um garoto que representa a maior parte da população brasileira não tivesse uma revista com histórias com seu nome e seu protagonismo.
'Jeremias - Pele' vem corrigir este erro.
É uma narrativa das mais bem criadas. Tocante, emocionante e conscientizante, que cala fundo e nos faz refletir sobre o quanto podemos ser seres humanos melhores, emocionalmente amadurecidos e capazes de viver e conviver com outras pessoas e, em contrapartida, o quanto aceitamos o que espera uma sociedade atrasada e estagnada que escolhamos a ignorância, a estupidez e o desamor como nortes para as relações sociais que mantemos.
Como disse Graciano, o carismático avô do Jeremias, é apenas quando olhamos para o céu e percebemos o quanto o Universo é grande que talvez percebamos o quanto somos pequenos (diminutos, na verdade, em comparação com grandezas espalhadas pelo Cosmos, como o nosso Sol, uma estrela-anã) e que os comportamentos mais deploráveis que mantemos no dia a dia são medíocres, patéticos e completamente dispensáveis.
Jeremias, o personagem principal, sofre com o racismo tratado como "brincadeira", mas se isto afeta crianças de maneira nociva a responsabilidade é de todos nós que não encaramos um problema tão sério como o racismo de maneira a extirpá-lo de nosso meio.
Jeremias, o belo HQ criado por uma dupla de artistas fenomenais, é, ao mesmo tempo, um tapa na cara de quem não aceita olhar de frente os erros que cometem - que afetam negativamente milhões de pessoas - e um chamado à consciência e à mudança de comportamento e atitude se o objetivo atual das pessoas - de todas as pessoas! - for uma sociedade saudável e em desenvolvimento constante, onde possamos viver em uma real harmonia.

Tayná 10/11/2020

Único, incrível e tocante!
Jeremias Pele foi meu segundo MSP, e meu primeiro quadrinho do Jeremias.

Poderia passar horas falando sobre esse personagem e sobre o quanto aprendi com ele e essa história. E é nessa simplicidade que esse quadrinho se destaca, se torna único!
Embarcando nessa leitura você sente na pele e no coração o quanto somos simples. Somos simples, mas na maioria do tempo deixamos que coisas pequenas e insignificantes nos tornem menos humanos.

Sem enrolar mais, esse quadrinho representa uma luta. Uma luta para sermos fortes, para sermos melhores uns com os outros, sermos mais humanos, e aprendermos o fato de que somos todos um, somos todos iguais (e que deveria ser óbvio na mente de todos). Afinal, é até bobo pensar que uma pessoa é melhor que a outra né?

@juliusverse 02/11/2020

Só tinha ouvido elogios desse quadrinho e é merecido. Tratar racismo a partir de um personagem infantil mostra pra gente o quanto a gente ainda precisa melhorar como sociedade, se é que isso já não é óbvio. Uma leitura pra todos e acho que seria bastante interessante de ser usada nas escolas.

karol 30/10/2020

Importantíssimo
Como é bom ver esses temas tão importantes nas MSP. Apesar de serem feitas com um tema mais maduro, serve bastante para crianças. Essa MSP ensina, nos faz refletir e analisar a nossa sociedade. Adorei.

DAN LIMA 30/10/2020

Uma história que transmite uma mensagem muito séria e que vive entre nós: o preconceito.
Como sempre, abordando de forma inteligente, educativa e necessária. Deveria ser leitura obrigatória nas escolas. Ajuda a abrir a mente e a educar também.
É instigante e tocante ao mesmo tempo. Falando de rejeição, dor, aprendizado e superação de vida.
O leitor se sente na história e passar a viver essas situações, emocionalmente. Foi um aprendizado para mim.
Recomendo a literatura sem hesitar.
;-)

*Frases que me chamaram atenção:

"Como nós todos somos tão pequenos dentro de um universo tão grande".
"É até bobo pensar que uma pessoa é melhor que a outra".
"Você também seria bobo, se pensasse que é pior que alguém".

mai 20/10/2020

Fantástica!
Uma leitura essencial, urgente. Deveria estar em todas as bibliotecas e salas de aula. É pesada e real, linda e angustiante.

Pedrous 18/10/2020

Uma história necessária, que aborda um tema importante e passa boas mensagens

Gostei do quadrinho, é tocante, os traços são lindos e existem detalhes legais de se notar. Achei a história um pouco sem ritmo e a maioria dos diálogos meio fraca. Acho que a conversa do Jerê com os pais poderia ter durado mais páginas, e a leitura da redação dele também. A gente fica com uma sensação de "só isso? queria ver mais..."

Mas essa história precisava existir, e há muito mais tempo. Antes tarde do que nunca, né MSP? A gente fica um pouco cansado deles trazendo personagens por representatividade e depois esquecendo eles no churrasco ou não dando nenhuma personalidade e desenvolvimento. Então fico feliz que Rafael Calça e Jefferson Costa conseguiram proporcionar isso ao Jeremias, depois de tantos anos.

Teixeira 15/10/2020

Jeremias - Pele
Quadrinho sensacional da MSP, aquela HQ que todos deveriam ler. Tudo é bem trabalho, a arte funciona bem com a narrativa, o modo como o tema, RACISMO, é abordado, a evolução do Jeremias e a grande lição que ele dá na escola, tudo é incrível.

Raiza 12/10/2020

"Sem mais atrasos"
Existe um samba que eu gosto muito que tem um trecho que diz assim: "não dá pra fugir dessa coisa de pele."
Muitas crianças negras vão descobrir isso ao longo da jornada. O Jeremias descobre e nos leva a questionamentos tão importantes.
Essa HQ é um presente para os fãs da turma e uma bela reparação em relação ao personagem que nunca teve um grande destaque.
Confesso, isso não tinha me incomodado antes.
A arte está tão linda com momentos dolorosos e importantes tão bem retratados. Todos os textos presentes nessa HQ são importantes, todos.
Demorou, mas temos um história em que muitos de nós vão se reconhecer e através desse menino poder dar voz para coisas que não podem mais ser caladas e que precisamos muito mudar.
Estou ansiosa pela continuação e agradeço ao Maurício, mas principalmente ao Rafael Calça e o Jefferson Costa que ao colocarem suas vozes tornaram essa história tão real e poderosa.

?certas pessoas acham que eu só posso ser certas coisas. Eu quase acreditei."

De Olivato - @olivatobooks 11/10/2020

Jeremias: Pele
Esta graphic novel faz parte do Graphic MSP que conta histórias sobre os personagens da Turma da Mônica criados pelo Maurício de Sousa. Nesta edição, temos o Jeremias como personagem principal.

Jeremias é uma criança negra que ama ler gibis e sempre tira notas ótimas na escola, com uma família amorosa que sempre o apoia. Durante uma aula da escola, a professora revela um projeto onde cada aluno vai ter que falar sobre uma profissão que seria distribuída por ela. Várias profissões são reveladas e Jeremias que tem o sonho de ser um astronauta, estava animado para que essa fosse a sua profissão, mas quando a professora olha para ele, fala que a profissão que ele vai ter que fazer o projeto é pedreiro.

Muito chateado, Jeremias volta para casa. Seus pais, querendo ajudar o garoto falam para ele que o avô era pedreiro e nosso protagonista vai descobrindo ainda mais sobre essa profissão, vendo o quanto é essencial ser alguém que constrói.

“Só pensem como seria se ninguém soubesse construir nada... Ai, só sobrariam as pessoas que gostam de destruir, e essas já tem aos montes.”

Sempre sofrendo bullying na escola por ser negro, Jeremias reage e acaba entrando em uma discussão com o agressor que gera uma briga, fazendo com que os pais deles fossem chamados. Ele não entende porque está sofrendo tanto preconceito do colega para o qual nunca fez nada.

A graphic tem vários preconceitos que foram inspirados nas histórias do Rafael e do Jefferson, como ser parado pela polícia sem motivo algum, ser designado por uma profissão que todos que não possuem conhecimento acreditam que seja uma profissão inferior, ir a um transporte público e ver alguém que não quer sentar ao seu lado. É uma graphic novel que todos deveriam ler, a construção de toda a história tem uma sensibilidade, existem muitos Jeremias por ai querendo apenas viver.

Quero muito ler a continuação que foi anunciada na CCXP 2019 e tem previsão para Dezembro.

✨ Leiam Jeremias – Pele.

No Skoob, eu dei 5 estrelas e favoritei.

site: https://www.instagram.com/p/CEuxhAcjBFH/