Jeremias: Pele

Rafael Calça

Resenhas - Jeremias: Pele

Greyheart 25/07/2021

Leitura obrigatória
O entrelaçamento que o roteiro tem é poderoso a ponto de assustar. Há amor e amor de sobra dentro e fora dos quadros e sua capa dura. Falar mais sobre a obra é um risco que não correrei porque mesmo tendo meu trecho favorito eu quero que escolha o seu.

Moni 28/06/2021

Essa HQ adulta dos personagens do Mauricio são maravilhosas mas essa do Jeremias vem com um tema muito forte, o racismo que ele e a família sofrem e fiquei sem chão com o dia a dia deles e das merdas que acontecem

Tatiane554 27/06/2021

Deveria ser leitura obrigatória!!
Nossa que história linda e mega necessária!!
Jeremias-Pele tem um roteiro importantíssimo aborda uma questão que infelizmente vive muito presente em nossa sociedade.Essa HQ tem uma narrativa que nos emociona e em poucas páginas mostra o quanto ainda temos que evoluir.
Rafael Calça e Jefferson estão de parabéns por conseguir transmitir um assunto tão importante através de desenhos e cores,muito lindoo!!

Uma das frases linda da HQ que mexeu muito comigo !

"Certas pessoas acham que eu só posso ser certas coisas.Eu quase acreditei ".

Merece mil estrelas essa HQ!

Katia Rodrigues 19/06/2021

"Vô, será que em outros planetas também tem pessoas assim? Que não gostam de quem é diferente delas?
Depende. Sabe... Se for vida inteligente, mesmo, não terão nada disso"

Thayane16 01/06/2021

Pele, onde uma criança percebe o preconceito.
Quando uma criança percebe que muitas coisas que acontecem em sua vida, tem relação com a cor de sua pele.

Vinicius Pagin 15/05/2021

Necessário
Não é por acaso que ganhou tantos prêmios. História importante demais, necessária demais. Precisamos muito de representatividade para todas as crianças. Não vejo a hora de ler a segunda história do Jerê.

Salines 04/05/2021

Real e incrível
Absurdamente incrível e lindo!
Jeremias é uma história que conta com um roteiro muito pessoal que conta a história de tantas pessoas. Como o próprio Emicida diz, essa graphic MSP vem para que não nos atrasemos mais. Uma história pequena mas com uma realidade grandiosa que vem com uma certa "pancada" no estômago de quem já viveu isso.

Sidnei 04/04/2021

Jeremias - Pele
A gente que se julga branco, demora pra entender (por mais que ache que não é racista, e nunca praticou atos racistas antes) o negro e sua condição na sociedade.
Em Jeremias Pele, acompanhamos o triste descobrimento de uma criança do racismo enraizado na sociedade, no ato 'sem querer' da professora, ou de um coleguinha da escola. Como é importante essa leitura e debater sobre esses temas até o ponto que eles possam não mais existir, até o ponto que o próprio Jeremias diz 'que deve ser melhor que ontem, mas não melhor que ninguém.
Leiam essa HQ e reflitam.

Audoeme.Veras 26/03/2021

Uma história linda
O preconceito racial abordado de maneira inteligente e criativa, além de ser um livro muito bem diagramado, ilustrado e roteirizado. Super recomendo.

Sueli Yano Suga 25/02/2021

Preconceito estrutural e invisível
Jeremias Pele é sensível e toca numa questão muito atual e preocupante: a discriminação racial e a luta para aceitar-se e fazer o que é necessário para um futuro diferente. Vai chegar o dia em que todos vamos nos ver com os olhos da igualdade e da aceitação. Essa HQ com certeza é um passo nessa direção.

Anamaria 26/01/2021

A escolha de artistas para trazer a história do Jeremias foi impecável. Rafael Calça e Jefferson Costa falam de si e de tantos outros, a forma como a dupla refletiu na HQ toda a sua vivência é única! Uma narrativa sensível e potente que emociona, faz rir com a personalidade maravilhosa do Jeremias mas também inspira. Material extraordinário.

Luisa1033 13/01/2021

Jeremias
Um quadrinho sensível e ao mesmo tempo bastante sério na mensagem que busca passar. Bem planejado, é perceptível qual a construção da narrativa, quais passos o enredo quer seguir tudo isso com bastante delicadeza em relação ao tema, sabendo que o tema é delicado e precisa ser discutido. O leitor termina querendo outros pontos, outras respostas e mais desenvolvimento de tudo que é mostrado porém, o quadrinho não se propõe a isso. E no que ele propõe consegue cumprir de forma bonita, inteligente e conseguindo atingir um público amplo.

Eliana 11/01/2021

Minha primeira leitura do ano!
Jeremias- Pele. Uma história impactante! Que nos mostra como crianças enfrentam descriminação por conta da sua cor de pele, cabelos, origem e etnia.

Jeremias tem uma família carinhosa que divide momentos divertidos sendo criança. Desde ir ao cinema como também adora ler seus gibis favoritos de guardião da noite.

Na escola Jeremias é um dos melhores alunos da classe, o garoto sempre tira as melhores notas da turma. Onde deveria ser um o lugar acolhedor e que alimenta sonhos na prática não é assim que acontece. Jeremias começa a perceber atitudes racistas tanto da professora como de seus colegas.

O quadrinho aborda muito sobre o racismo velado e de como as pessoas negras são destinadas a determinadas profissões sem o poder da escolha.

"Certas pessoas acham que eu só posso ser certas coisas. Eu quase acreditei mas tem muita coisa legal que eu posso fazer. Que eu posso construir." Jeremias

É muito importante que a gente leia mais histórias como essa pra que possamos enxergar as coisas de uma perspectiva diferente da nossa, são situações que acontecem no dia a dia que muitas vezes passam despercebidas.

Quantas vezes paramos pra nós questionar sobre a ausência de pessoas negras em profissões como ; médico e apresentadores de TV?
Parece algo simples mas quando entendemos o quanto isso é grave passamos a ver tudo de uma forma que não víamos como antes.

O racismo precisa ser combatido todos os dias por que todas as vezes que fugirmos dessa realidade social, estamos cada vez mais contribuindo pra que tudo continue como está.

Durante a leitura percebemos como Jeremias vai ficando cada vez mais triste, com raiva e de como sua auto estima foi prejudicada depois que falaram do seu cabelo.

O HQ nos ensina como crianças negras são ensinadas de que precisam ser duas vezes mais paciente, duas vezes mais esperto! Se não for duas vezes melhor, nunca vai ser tratado como igual!

Foi um dos melhores hqs que já li na minha vida, a narrativa é dolorosa e de conscientização. Passamos a enxergar tudo na visão de uma criança o que torna ainda mais doloroso.

regifreitas 10/01/2021

JEREMIAS: PELE (2018), Rafael Calça; Jefferson Costa.

Quando parecia que a coleção das Graphic MSP estava perdendo a força, com projetos pouco inspirados ou inspiradores, de repente surge essa surpresa, e justamente de um dos personagens menos conhecidos de Maurício de Souza. Embora não seja do primeiro time da Turminha liderada pela Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, Jeremias, cronologicamente, foi uma das primeiras criações de Maurício, logo após o Franjinha e o Bidu.

Esse é, certamente, o trabalho mais socialmente engajado e relevante dos publicados até agora através do selo Graphic MSP, abordando um tema pouco explorado nas revistinhas. Através da história de Jeremias acompanhamos o preconceito e o racismo ainda subjacentes na sociedade brasileira. Embora se apregoe não ser o Brasil um país racista, comportamentos relacionados a esse tipo de prática ainda aparecem de forma velada em muitas manifestações - “brincadeiras” e “piadinhas” - travestidas de ditos inocentes ou supostamente bem humorados. Jeremias acaba descobrindo essa realidade da pior maneira, devendo aprender a superar essas situações e se posicionar, tarefa por si só já pesada para um adulto, quanto mais para uma criança.

É simplesmente lindo, emocionante (fazia tempo que uma obra não me arrancava lágrimas) e perfeito em todos os aspectos! Um daqueles livros que dá vontade de presentear, sair distribuindo por aí, para que mais gente possa ter a satisfação de ler, conhecer, discutir e refletir o quanto ainda temos muito que evoluir como pessoas.

[Publicado em 18/7/2018]

Paula 31/12/2020

Perfeito
Absolutamente perfeito. Tem a profundidade, o peso e a sensibilidade ideais.