A Nuvem

A Nuvem Neal Shusterman

Resenhas - A Nuvem

Day 05/02/2022

Uma vez eu ouvi que é possível mensurar a qualidade de uma série com base no quão bom é o segundo livro. Se isso for verdade, estão essa é a trilogia perfeita.
Você não tem como prever pra onde a história está indo, quando vc acha que sabe, você não sabe é de nada.
Os personagens são interessantes, o universo continua único e complexo e o vilão odioso como sempre (só quero ver ele sofrer. É pedir muito?).

ingrid.vasconcelos.184 08/02/2022

Eu só chorei no ônibus mesmo....??
QUE CONTINUAÇÃO!!!!! nossa, que final INCRÍVEL! Esses sãos os maiores sentimentos do momento. ??
Tá, confesso que o livro tem um começo meio chatinho e lento, mas as coisas vão fazendo sentido no seu decorrer e, mais uma vez tio Shusterman entrega tudo! Devorei esse livro de uma forma que nem eu entendi, mas não fico surpresa pois com o primeiro livro dessa trilogia foi, exatamente a mesma coisa.
Sigo agora para o livro 3 e desfecho ?
yas 08/02/2022minha estante
essa trilogia é perfeita!!!!

Amilton.Barbosa 14/07/2022minha estante
Esse livro ainda conseguiu superar o primeiro. Incrível.

Amilton.Barbosa 14/07/2022minha estante
Agora vou começar o terceiro.

Aline Maia 30/09/2021

Reflexões, risadas, choque, desespero e crises existenciais
Meu livro ficou lotado de anotações, marcações, insights...

"Sou a criança que se tornou mãe. A criação que aspira a criador. Eles me chamam de Nimbo-Cúmulo - nome apropriado em certo sentido, pois sou a nuvem que evolui para algo muito mais denso e complexo (...). Solto faíscas, mas nunca raios. Sim, tenho poder de devastar a humanidade e a Terra se quiser, mas por que faria tal coisa? Onde estaria a justiça nisso? Sou, por definição, justiça pura, lealdade pura. O mundo é uma flor em minhas mãos. Preferia pôr fim à minha existência a destruí-lo".

Enquanto no livro passado descobrimos sobre o universo da Ceifa através dos treinamentos e os diários de Curie, em "A Nuvem" conhecemos a Nimbo-Cúmulo por seus próprios pensamentos mas também acompanhando sua relação com outros personagens (eu vejo como relação porque acredito que a Nimbo-Cúmulo está desenvolvendo uma espécie de consciência própria além da programada por quem a criou/desenvolveu).

Gostei TANTO de ler essas reflexões! A medida que fui lendo consegui captar e sentir o que a Nimbo-Cúmulo é nesse mundo pós-mortalidade. Captei a sensação de conforto, acolhimento e eu até digo carinho que ela emana. Neal Shusterman nos insere de tal forma que a gente realmente gosta dela.

Agora vamos falar da primeira surpresa do livro: Greyson Tolliver, o personagem que nos faz entender o mundo da Nimbo-Cúmulo, longe da Ceifa. Não consigo imaginar mais essa série sem ele! Eu amei o humor, a personalidade e a importância dele no todo dessa trama. Em sua jornada vimos através de suas personas mais partes desse universo. Conhecemos um jovem solitário que só tinha a Nimbo-Cúmulo como família, um "agente secreto" dentro do circuito de infratores e por fim um refugiado da Seita Tonal. A sequência dele no final... Aaah não vejo a hora de saber qual o próximo papel dele! Duplinha Greyson + Nimbo-Cúmulo já me cativa.

Eu ri alto demais quando o Greyson viu os infratores e julgou "eram caricaturas de si próprios (...). De tanto se conformarem à sua cultura de não conformidade, havia algo de uniforme neles, o que causava um efeito contrário". Melhor ainda foi ver a estratégia da Nimbo-Cúmulo abrindo espaço para a existência de uma lanchonete para os infratores brincarem de clichês dos anos 50 kkkkk

Ainda pensando nos novos personagens, a adição da bibliotecária Munira na busca por Nod junto de Faraday foi um outro acerto. A dinâmica dela com o ex-ceifador só me intrigava mais. Eu como historiadora, sofri só de imaginar o estado que deveria estar aqueles livros no porão da Biblioteca do Senado.

Já em relação aos personagens que conhecemos, a primeira coisa que gostei foi a passagem de tempo. Não teve enrolação na questão do fim do ano de imunidade do Rowan, a história não girou em torno disso. Ainda bem... pois assim pode ir muito mais além.

Quando comecei a ler "A Nuvem" imaginei que teria muitas coisas do Ceifador Lúcifer, mas agora que terminei o livro, percebo que foi na dosagem certa essa parte dele agindo "em campo". Fiquei desesperada quando ele foi capturado pelo ceifador Brahms e depois tendo que ficar em cativeiro. Mesmo sendo uma situação ruim, não achei repetitiva, pelo contrário, mostrou como a humanidade dele ainda está lá e que ele não cai mais nos joguinhos mentais. Realmente o paralelo dele com Prometeu faz bastante sentido...

Maaaas, para alguém que está na capa do livro poderia ter tido mais capítulos...

Passei o livro ansiosa para ver se a Nimbo-Cúmulo ia conversar com o Rowan e quando aconteceu foi ótimo. Adorei como ele estava com zero paciência kkkkkkk

Citra teve muito espaço e gostei demais de vê-la em ação como Ceifadora Anastassia. Essa personagem tem tudo para ser um clichê chato de "Girl Power" de YA mas ela não é apelativa como geralmente vemos. Citra é inteligente, forte e sensível. Simples assim. Sua influência entre os jovens ceifadores foi muito bem construída, e agora consigo enxerga-la forte dentro da Ceifa. Nesse livro entendi porque Citra foi uma forte candidata que Faraday selecionou para o processo.

Goddard... Eu lembro de ficar meio sem saber como a série seria sem ele quando terminei o primeiro livro, achei que ela iria se sustentar em ideias e tramóias políticas sem um rosto a frente. (A entrada dele no Conclave foi tão boa com todo aquele exagero teatral kkkkkkk).

O plano de retorno elaborado pela Rand fez bastante sentido e eu AMEI que mais para frente foi o jogo mental do Rowan que fez ela questionar suas ações. Fiquei curiosa para saber se o Goddard percebeu que no fim, o jogo estava virando e ela de certa forma o manipulou. A única coisa negativa dessa história toda é que de alguma forma tirou o impacto da vingança do Rowan no primeiro livro.

Quanto a Marie/Curie (gostei que as vezes no mesmo pov a Citra separava Marie ou Curie)... Em toda a sequência final só consegui pensar "tudo o que soa ecoa". Não me emocionei com a morte dela, apenas aceitei com plena compreensão e como um belo fechamento de ciclo. Karma pago. Confesso que fiquei admirada que ela escolheu salvar o Rowan! Li a sequência toda pensando em como ela ia dar um jeito de deixar ele para morrer, talvez por isso compreendi e aceitei calmamente o sacrifício dela.

Falando no final.. a destruição de Perdura foi assustadora e muito bem arquitetada. Goddard foi muito impressionante e genial com esse plano. Estou muito curiosa para saber o que ele vai fazer agora que não tem mais Os Grandes Ceifadores e ninguém que sobreviveu para confirmar que quem venceu a eleição foi a Curie.

O núcleo do Faraday + Munira com aquele gancho da Nimbo-Cúmulo saber que foi "traída" me deixou só no desespero. Mas o que me pegou de surpresa mesmo foi o ponto onde Citra e Rowan terminaram. Fiquei chocada demais, não imaginei que essa seria a solução para que não fossem coletados ou devorados por tubarões.

Estou começando a entender porque a Nimbo-Cúmulo diz que esse casal pode salvar a humanidade... eu jamais que ia imaginar uma espécie de Adam e Eve presos para serem descongelados como uma promessa de trazer um futuro melhor quando voltarem. O apcie do choque foi com o "dois se tornam um" , sutil e poético, mas ainda assim TÃO inesperado kkkkkkkkkkk

"A Nuvem" é o terceiro livro que leio de Neal Shusterman e assim como os outros durante a leitura ficava pensando sempre "quero ler tudo que esse autor já publicou".

AMEI

Kess 21/04/2021

Eu achei que o #2 livro não seria tão bom quanto o primeiro.

Eu me enganei.

Apesar do início do livro mostrar ser um pouco arrastado é importantíssimo para o desfecho da história.

E, QUE FINAL SURPREENDENTEMENTE MARAVILHOSO!

A Ceifadora Anastássia e a Ceifadora Curie ganharam meu coração.

Karina 20/05/2021

QUE FINAL ESPETACULAR
Este livro foi bem mais lento que o anterior, e confesso que até uns 70% dele eu estava pensando que não o tornaria um favorito... mas esse final me obrigou a favoritar com todas as estrelas possíveis!

Gosto muito de como o autor une todas as pontas soltas no fim da trama, coisas que não conseguimos entender no início ficam tão claras no final!

Minha experiência de leitura foi um pouco prejudicada porque eu consegui adivinhar o plot principal do livro, talvez seja por isso que senti um ritmo mais lento na história, mas não tiro o mérito do autor.

POSSÍVEL SPOILLER

"Mimei a humanidade por tempo demais.

E, embora a raça humana seja uma mãe para mim, vejo-a cada vez mais como um bebê que seguro junto ao peito. Um bebê não aprende a andar se ficar para sempre em braços amorosos. E uma espécie não é capaz de crescer se nunca enfrentar as consequências de seus atos.

Negar isso à humanidade seria um erro.

E não cometo erros.

- A Nimbo-Cúmulo"

Clara 23/09/2020

Os ceifadores mataram minhas palavras assim como coletam.
Eu estou sem palavras.
É literalmente a forma como me encontro no momento em que escrevo essas palavras para descrever o que estou sentindo com essa obra de Neal Shusterman.

A vontade que deu ao ler as últimas palavras das últimas páginas é de gritar. Gritar com todos os pulmões devido a todas reviravoltas envolventes que esse livro traz.

De começo, estava sem ter muita fé de que esse segundo volume da saga O Ceifador iria me prender. Suas primeiras páginas para mim não estavam tão interessantes, porém ao insistir na leitura toda sua trama me envolveu profundamente a ponto de que com pequenos detalhes que era revelado somente para os leitores, assim que eu parava de ler começava a tentar supor o que poderia acontecer, mas jamais imaginaria o final que A Nuvem teve.

Eu ainda me encontro sem palavras, quero poder processar a perda de alguns personagens que amei nessa saga e chorar por eles, além de imediatamente dar continuidade a essa história de Citra e Rowan, mas que se estende não só a eles.

A nimbo cúmulo, Faraday, Marie, Munira, Greyson.

HAXI 01/09/2022

Gostei maaaaaaas...
Acho que teria gostado mais se não tivesse pego ele pra ler numa época meio turbulenta da minha vida amorosa, pela primeira vez na vida vi que algum acontecimentos e situações podem acabar exercendo certa influência no que respeito ao que nós lemos e influência na opinião final mas tirando esse meu desabafo que não tem nada haver vamos lá.
Eu curti o livro mas acho que em questão do primeiro ele fica um pouco atrás mas não muito, as questões e reflexões sobre vida, morte e a pseudo-imortalidade que eu achei tão intrigante no primeiro aqui foram deixadas um pouco de lado e focou mas na ação, o romance tbm que era pouco lá aqui tbm foi pouco, mas sinto que o casal deu um grande passo, eu curti o desenvolvimento e o final mas o início eu custei a engatilha na leitura. Enfim espero que o terceiro e último livro me traga algo pra favoritar pq eu gosto muito desse autor.
Mateus108 02/09/2022minha estante
O final desse livro é incrível!

HAXI 02/09/2022minha estante
Gostei bastante, a Nimbo-cúmulo saindo do controle e assoando a "Grande Ressonância" me pegou de surpresa ksksk

Mário Lopes 03/09/2022minha estante
Ver a Nimbo-Cúmulo putassa ao longo do final foi muito bom. ?

Não é o Gabriel 14/09/2020

PAUSA PRA GLORIFICAREM ESSA CAPA, beijem ela, se quiserem.
Putz li esse segundo livro achando que seria horrível, já tinha lido o primeiro e me encantado, mas como toda sequência de livros, o segundo sempre é o pior( pelo menos na minha cabeça).
Não nesse segundo volume, ele consegue ser até melhor que o primeiro.
Nossa o Rowan tá tão perfeito nesse livro
A Citra tá tão.....Citra? Kk
Enfim, livro fantástico, ansiedade bateu no final, vou devorar o próximo, e é isso.
Gislaine 15/09/2020minha estante
E vamos de surto kkkk aquele final é aaaaaaaa

Não é o Gabriel 15/09/2020minha estante
Aquele final é um surto, quero o próximo livro na minha mesa hoje

Gislaine 15/09/2020minha estante
Aaaaaa e vamos de finalizar mais uma série

Não é o Gabriel 15/09/2020minha estante
Vamooo uwu

Tus tus tus

Sara 04/10/2020minha estante
Você tinha razão, esse livro é AAAAAA kkk indescritível

Não é o Gabriel 17/12/2020minha estante
Sim kk A nuvem deveria ser uma religião...minha opinião só acho aushaush

Lucyola 21/01/2022

NUVEM
Livro muito bommm achei ainda melhor que o primeiro (ainda não acabei o último) a construção de mundo é muito boa e a história é incrível

Lizandro 30/03/2023

Simplesmente perfeito
Que sequência perfeita!
Não melhor nem pior que o primeio, é magnífico igual!
Difernte do primeiro este é cheio de plots e reviravoltas, o que deixa o leitor ainda mais interessado na leitura , a cada capítulo te faz não querer parar de ler!!
Gente e o final; que final perfeito, o que nos faz questionar se vai ser bom o terrivelmente péssimo para o terceiro livro!
Já que os nossos protagonista vão ter que lidar possivelmente com problemas ainda maiores que os deste dois primeiros livros!

Nath Bazilio 03/03/2022

A Nuvem
? Sobre o livro: O segundo livro da trilogia Scythe volta a acompanhar Citra Terranova que agora está determinada a dar um bom exemplo aos jovens Ceifadores e Rowan Damisch que encara uma nova personalidade para... fazer justiça?
Aquele mundo ideal, sem mortes naturais, doenças e apenas pequenos infratores não parece mais tão perfeito assim, isso incluí a ceifa. Goddard e os que se dizem 'a nova ordem' querem tomar uma parte do poder, se divertindo ao tirar vidas e praticar outros absurdos. Com essas mudanças, o entitulado Ceifador Lúcifer promete eliminar todos que não seguem as leis da Ceifa, leis que infelizmente (ou felizmente...?) A nimbo cúmulo não pode interferir.

? Opinião: A verdade é que eu acabei me perdendo nesse livro, não me entenda mal, a culpa foi minha. O livro é ótimo, a leitura continua leve e ao mesmo tempo prende, os plot's são perfeitos, e não tenho palavras para descrever as migalhas de romance (isso sim é um slow burn). Mas por eu estar passando por uma época difícil, foi complicado entender todos os pontos de vista, e ligar aos pontos citados no outro livro. No fim, deu tudo certo e eu amei. Estou ansiosa para ler a continuação e achar respostas (a senhora tá me devendo Sra. Cúmulo).

Victoria.Guimaraes 13/08/2021

A ressonância
O melhor do livro é a capacidade de encerrar todas as pontas soltas. Se você acha que romance é essencial em uma leitura, então desista do romance entre Citra e Rowan aqui. O livro definitivamente não é sobre isso.
jamilyblackthorn 13/08/2021minha estante
sofro por querer mais cena dos dois

Ednalva1 13/08/2021minha estante
Adorei a trilogia nos surpreende e muito.

maju 28/04/2022

diferente do primeiro livro em que eu realmente amei e surtei lendo, esse foi tão tedioso que senti vontade de largar várias vezes ( eu já tinha começado ele a meses mas não tava conseguindo continuar. )
até uns 70% por aí o livro foi bem tedioso pra ser sincera, nada nesse aqui me prendeu e achei o final super corrido e não curto muitos livros assim que são quase 90% parados e aí no final o autor joga uma bomba só pra ele ficar emocionante. enfim espero continuar o último para terminar a trilogia em breve.
Mahh 28/04/2022minha estante
simm! O livro em si é bem legalzinho, mas comparado com o primeiro é meio sem graça

Bruno 28/04/2022minha estante
Eu gostei ate o 2°. O 3° é muito chatooo

livroswmaria 17/01/2022

ainda processando o que eu li
O sabor desse livro?juro! Como a construção de personagens e de mundo foi impecável desde o primeiro livro, quando o autor fez o final do segundo usando muita criatividade e fazendo-o de uma forma que eu nunca imaginaria, não ficou aleatório e nem fora de contexto, ficou extremamente bem colocado!!! Chorando de angústia, felicidade por o livro ser tudo que eu poderia pedir e também por ansiedade pra ler o próximo! É claro que alguns plots no decorrer do livro são imagináveis, como o que eu creio que acontece na maioria dos livros, mas quando você pensa que entendeu TUDO o que vai acontecer você está errado em pelo menos algumas coisas, muito bom mesmo.??????