A Nuvem

A Nuvem Neal Shusterman

Resenhas - A Nuvem

Desselmann 26/07/2022

meodeos que final foi esse??????
Amei esse livro, uma leitura bem rapidinha mesmo o livro sendo um pouco grande. Os personagens me cativaram muitooo mais do que o anterior, me senti mais conectada com eles.
Eu simplesmente AMEI como envolveram a Biblioteca de Alexandria na história, pois adoro ver sobre essas coisas e quando citaram eu fiquei tipo "AAAA MEODEOS A BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA" KKKKKKKKKK
Também amo como o nome dos ceifadores é "baseado" (não sei se essa seria a palavra correta) em pessoas que fizeram algum marco na história (como Cleópatra, Marie Curie, etc).
Outra coisa que teve nesse livro, é que outros personagens secundários também narraram alguns capítulos. Achei bem interessante ler sobre esses outros personagens, porém em alguns momentos eu ficava cansada (como nas partes do Tyger) e torcendo para que voltasse os capítulos do Rowan ou da Citra.
Falando de Rowan e Citra, esse livro teve ainda menos romance que o outro (não teve nem as migalhas do anterior?), mas tudo bem, sei que esse não é o foco principal.

Agora falando do final, OQ FOI AQUILO????? To MUITO curiosa para saber o que vai dar aquele rolê todo, mas vi umas resenhas falando que o último livro é meio ruim ??
Acho que o autor tem mts elementos pra fazer um último livro incrível, espero que eu não me decepcione
LOLOO!!!!

brekkervale 26/07/2022minha estante
mds nem sabia q tava lendo o maioral

brekkervale 26/07/2022minha estante
bestie esse final foi um arregaço né!? nunca vou superar.

GIGI AAAAA!!!!!

O FINAL FOI UM SURTO MEODEOS
O PRÓXIMO NAO E UMA BOSTA NE????#8@(@?@

brekkervale 26/07/2022minha estante
amg eu fiquei tão impactada com o final desse q não tive coragem de ler o último ainda??

brekkervale 26/07/2022minha estante
caso for ler me conte se vale a pena

brekkervale 26/07/2022minha estante
AKKWKSKS SIM! NA MINHA HUMILDE OPINIÃO O MAIOR FINAL DISTOPICO DE TODOS OS TEMPOS

KKKKKKKKKKKKKKKKKmeodeos
vou começar o último essa semana ainda, tô morta de curiosidade

Pam 05/01/2022

Livros assim formam leitores! Uma das sequências mais brilhantes que eu já li.
Eu terminei de ler A Nuvem há horas e não consigo parar de pensar nele. EU ENCONTREI A PERFEIÇÃO. Sinto que ele deveria ser estudado por aspirantes a escritores de ficção e ficção científica porque ele é simplesmente impecável, entrega tudo e muito mais. Supera MUITO o primeiro livro da série, O Ceifador, que já era maravilhoso. Essa resenha é uma declaração de amor a esse livro e contém leves spoilers do primeiro volume da série.

Passamos a acompanhar como está a vida do Rowan e da Citra como ceifadores, que estão em missões bem diferentes, mas ainda compartilham dos mesmos ideais. O desenvolvimento deles, que parecem ter se tornado adultos em apenas 1 ano, foi muito legal, o autor soube amadurecer os personagens mantendo a essência deles. A gente continua vendo de perto como é a ceifa, o que eu amei porque esse foi o ponto mais alto (pra mim) do primeiro livro. Além disso, entramos ainda mais fundo na politicagem da Ceifa, não só da MidMérica, mas do mundo. Mais dos limites científicos desse universo são explorados e o maior destaque fica a quem dá o nome ao livro: nimbo-cumulo é a dona desse livro. Ler os pontos de vista dela deixou tudo mais interessante, eu me apaixonei por uma inteligência artificial! Ver a forma que ela observa e cuida da humanidade, além de como ela fica de olho nos ceifadores é INCRÍVEL. Além disso, novos pontos de vista são incluídos e no começo fiquei com receio de ser chato fugir dos protagonistas, mas minha opinião mudou nas primeiras páginas porque todos os capítulos são interessantíssimos.

O ritmo desse livro, assim como o do primeiro, é muito rápido e frenético. Mas aqui tudo se torna mais urgente porque as questões são muito maiores e mais sérias. Eu não conseguia parar de ler e quando parava ficava pensando no livro. O tempo todo várias reviravoltas acontecem, algumas eu até cheguei a ficar confusa ou achar "forçado", mas o autor sempre consegue explicar e tornar tudo plausível.

Preciso fazer um parágrafo só pra falar do final desse livro. Poucas vezes na vida li finais tão perfeitos e satisfatórios. Parecia fim de saga de tão brilhante, genial e grandioso. Eu DEVOREI esse livro, fiquei até 5:30 da manhã lendo porque precisava saber o que acontecia no final. Foi um final bonito em todos os sentidos: chorei, fiquei prestes a ter um infarto, meu cérebro explodiu, tudo aconteceu!! kk Eu queria poder parabenizar pessoalmente o Neal Shusterman, o brilhantismo desse homem é raro!

Sequência perfeita, vi algumas pessoas que desanimaram de ler porque esse livro toma outros rumos diferentes de O Ceifador, e elas não poderiam estar mais erradas! Esses rumos diferentes são O MELHOR. Sei que jamais esquecerei essa leitura, vou levar pra vida. Queria poder viver de novo a emoção que senti nos últimos capítulos, sinto que depois disso vai ser difícil eu ler um livro que se iguale, aumentou muito minhas expectativas de leitora.
Gui 05/01/2022minha estante
Depois disso, serei obrigado a incluir o primeiro livro e este na minha lista de janeiro

Pam 05/01/2022minha estante
olha, eu espero que voce leia e goste! lendo o final dessa sequencia eu senti q voltei à minha adolescência, naquela época que eu tava me apaixonando por leitura kkk é muito emocionante, uma experiência única mesmo.

_liareading 05/01/2022minha estante
nossa eu chorei tanto no final desse livro mds destruiu a minha sanidade. a triologia toda é perfeita!

Pam 05/01/2022minha estante
ju, chorei muito tbm! nunca imaginei ler coisas tão impactantes no final de um segundo livro, não faço ideia do q vai rolar no último kk to amando ?

_liareading 05/01/2022minha estante
KKKKKKK boa sorte pam

Bia 06/01/2022minha estante
aa esse livro é PERFEITO. eu também amo a nimbo-cumulo kkkk e meu deus eu surtei TANTO lendo esse final
que bom q vc gostou!!

Pam 06/01/2022minha estante
bia, amei demais! aconteceu mt coisa nesse final, foi de surtar kkk no começo a nimbo-cumulo parecia só um sistema qualquer, dps me apaixonei ? kkk se tornou uma das melhores "personagens".

Mimislimað¦ 11/01/2024minha estante
É uma saga esse livro???

Pam 11/01/2024minha estante
sim, é uma trilogia.

Nati Amend @livrosdanati 08/02/2020

SERIA ESTE O MELHOR FINAL DE TODOS?
Preparem-se para muitos surtos nesta resenha. Uma das minhas distopias (ou seria utopia?) favoritas sempre foi O Ceifador. Eu amei com tanta força este livro que, quando chegou a sua sequência, não consegui dar continuidade na leitura. Sabe aquele velho medo da expectativa ser alta demais? Pois é. Só que mesmo lendo A Nuvem quase um ano depois, o tombo que levei foi grande… Mas foi o melhor tombo de todos.

O segundo volume desta história já se diferencia pela narrativa que, ao invés de ser intercalada entre personagens e as páginas de diários antigos, dessa vez é dividida entre eles e a Nimbo Cúmulo — uma espécie de supercomputador que controla tudo. Só pela forma como essa “entidade robótica” se expressa e nos elucida sobre o seu poder e onisciência, já percebemos que esta será uma leitura dramática.

Toda a trama de A Nuvem é tão bem construída, tão eletrizante e claustrofóbica, que desde os primeiros capítulos você sente um arrepio no corpo e vai ficando sem ar conforme a história vai se desenrolando. Isso porque você sente lá no seu cerne que algo vai dar muito errado... e algo realmente dá muito errado.

É possível notar também a evolução dos protagonistas, que foram moldados pelos acontecimentos do livro anterior e que, agora como ceifadores, precisam efetivamente coletar vidas. E a forma como cada um dos personagens irá realizar suas missões e assassinatos, dirá muito sobre seus caráteres e motivações; é nítido o amadurecimento dos dois. Outro ponto positivo é o romance nessa continuação, que está presente mas não é o foco do relacionamento dos protagonistas.

Mas meus caros, eu não estava preparada para O GRITO que foi este final. A intensidade com que o autor narra os acontecimentos é tão grande e o plot do enredo é tão absurdamente chocante, que você termina o livro fazendo uma única coisa: aplaudindo Neal Shusterman. Simplesmente genial. Definitivamente, o melhor final que já li.

site: https://www.instagram.com/p/B8KTKYhB9OQ/
Mary 25/02/2020minha estante
Estão no meu coração. Esperando sair a tradução do último livro dessa trilogia. Ansiedade a mil kkk

Nati Amend @livrosdanati 26/09/2020minha estante
Mas já tem, amada. Só que ainda não lançou o físico, só tem ebook.

Gah Hy 30/10/2020minha estante
Nunca descreveu tão bem meus sentimentos kkkkkk livro perfeito, sem palavras.

Marcos.Leilson 18/12/2020minha estante
Sua resenha foi foda que nem esse livro.

Maria 22/06/2021minha estante
Acabei e estou entrando em profunda crise existencial, esse livro me abalou de todas as formas possíveis e destruiu meu psicológico, 5 estrelas mt bom ?

Geovanna 02/08/2021minha estante
Esse final foi tudo, simplesmente surtando pelos acontecimentos!!!

Isadora.Mussi 11/08/2021minha estante
Jesus com essa descrição eu vou precisar ler kkk qual eh o primeiro ?

sem apelido 29/03/2023minha estante
Não leiam a sinopse do terceiro, tem spoiler!!!!!!

Sarinha Mali 28/07/2023minha estante
Acabei de ler esse livro agora e essa resenha parece que colocou todos os meus pensamentos em forma de palavras ?
QUE LIVRO BOMMM!!!!!

Não é o Gabriel 14/09/2020

PAUSA PRA GLORIFICAREM ESSA CAPA, beijem ela, se quiserem.
Putz li esse segundo livro achando que seria horrível, já tinha lido o primeiro e me encantado, mas como toda sequência de livros, o segundo sempre é o pior( pelo menos na minha cabeça).
Não nesse segundo volume, ele consegue ser até melhor que o primeiro.
Nossa o Rowan tá tão perfeito nesse livro
A Citra tá tão.....Citra? Kk
Enfim, livro fantástico, ansiedade bateu no final, vou devorar o próximo, e é isso.
Gislaine 15/09/2020minha estante
E vamos de surto kkkk aquele final é aaaaaaaa

Não é o Gabriel 15/09/2020minha estante
Aquele final é um surto, quero o próximo livro na minha mesa hoje

Gislaine 15/09/2020minha estante
Aaaaaa e vamos de finalizar mais uma série

Não é o Gabriel 15/09/2020minha estante
Vamooo uwu

Tus tus tus

Sara 04/10/2020minha estante
Você tinha razão, esse livro é AAAAAA kkk indescritível

Não é o Gabriel 17/12/2020minha estante
Sim kk A nuvem deveria ser uma religião...minha opinião só acho aushaush

Ana 08/06/2021

Em choque, passada, surtada.
Gente do céu, o que rolou aqui?
Confesso que até 40% eu não estava tão engajada na leitura, mas a partir disso eu não consegui mais largar! Não paro de pensar nessa trilogia, vivo e respiro pra saber o que vai acontecer a seguir.
A Nimbo narra as partes entre capítulos e é simplesmente GENIAL. A forma de pensar dessa IA é absolutamente fascinante!
Pensei que esse seria um livro 4.5, por causa do começo. No entanto, o final me fisgou COMPLETAMENTE! Eletrizante, com reviravoltas incríveis e impossível de largar.
Eu fiquei tão chocada com as migalhas que o Neal ia colocando na narrativa e ver tudo se encaixando, perceber que desde o começo do livro ele já te dava dicas foi PERFEITO.

Citra é claramente uma Personagem INCRÍVEL e eu a amo demais.

As tramas desse livro, principalmente as políticas são um reflexo real do nosso mundo e eu espero mesmo que assim como em A nuvem, exista VÁRIAS Citras Terranovas dispostas a lutar pelo que é certo!
Livro favoritado, amado e com espaço reservado no meu coração.

É isso..
Rafaela.Carvalho 08/06/2021minha estante
O final desse livro me impactou de uma maneira...

Ana 08/06/2021minha estante
Eu fiquei CHOCADA demais

l1sales 08/06/2021minha estante
o final desse livre é chocante. essa trilogia é tudo (embora ainda não tenha terminado haha)

Ana 08/06/2021minha estante
O final foi tão incrível que eu não consegui esperar e comecei o 3.
KKKKKKK
Minhas outras leituras que lutem!

l1sales 09/06/2021minha estante
Kkkkkkkk entendo perfeitamente
ainda não li o terceiro por motivo de falta de dinheiro msm

Ana 09/06/2021minha estante
To namorando o físico com brindes na Americanas TODOS os dias.
Um dia o dinheiro vem aí.

l1sales 09/06/2021minha estante
simmm hahaha

Clara 14/01/2022

QUE LIVRO DO [*****]!!!
QUE LIVRO DO [*****]!!,NEAL SABE COMO ESCREVER!!!! [*****], TO IMPACTADA ATÉ AGORA, DEU TUDO ERRADO,MAS DEU TUDO CERTO, CEIFADORA CURIE QUE MULHER DO [*****]!!!! ROWAN E CITRA TUDO PRA MIM,CHOREI DEMAIS COM A CENA FINAL, CEIFADOR GODDARD QUE VILÃO DO [*****] (EU TE ODEIO BRO) QUE FINAL FOI ESSE? E AGORA? QUE AFLIÇÃO! O LIVRO INTEIRO É CHEIO DE REVIRAVOLTAS BOAS,NÃO TE FAZ PARAR, EU QUERO MAIS, QUE VENHA O 3. NEAL SHUSTERMAN EU TE AMO [*****]. SURTEI.
May 14/01/2022minha estante
finalmente alguém que se sentiu como eu lendo essa trilogia maravilhosa

May 14/01/2022minha estante
sério, até hj qnd lembro do final eu paro e fico tipo: ?????

May 14/01/2022minha estante
ai eu volto ao normal kkkkkkkkkk, mas sério, que vontade de reler

Clara 14/01/2022minha estante
mulher que livro bom da porra! to impactada até agora.

May 14/01/2022minha estante
nem fale menina, a cena do Gaddard véi, demais

Milly 14/01/2022minha estante
Terminei ontem, mas estou impressionada ate agr

mila ð 18/11/2021

MEU DEUS PQPP EU TO AAAAAAAA FAUQJBQJAI EU NAO TENHO NEM CONSCIÊNCIA PARA ESCREVER O QUE ACHEI PQPPPP NAOOOOOO AAAAAAAAABAHGA%@^+&×&!?*!, QUE LIVRO DO [*****] VTNCCC MINHA FAV MORREU NAOOOOOOOOO NAO MANO NAO???????? EU TO-- preciso de terapia
Daphini.Santos 18/11/2021minha estante
Essa trilogia é simplesmente FANTÁSTICA!!!!!! E ATÉ HOJE EU NÃO SUPEREI O FINAL DESSS LIVRO SOCORTO

lostpoet 18/11/2021minha estante
EU TERMINEI ONTEM E FIQUEI EXATAMENTE ASSIM KKKKKJJ

Bia 18/11/2021minha estante
Eu nunca li, mas agora vou ler KAKAKAKAAK

mila ð 18/11/2021minha estante
gente, mas imoral eu tô de coração partido que minha fav morreu que odio odeio todo mundo ??? mas nmrl, aconselho a todo mundo ler mesmo e olha que eu tô indo p o último livro agora e sei que TODO MUNDO tem que ler essa trilogia, deveria ser OBRIGATÓRIO

lostpoet 18/11/2021minha estante
amg lê o último, não vou falar nada, só lê e +- na página 100 volta aqui

mila ð 18/11/2021minha estante
amg eu vou começar a ler ok, mas como não tô lendo muito ultimamente, quando eu chegar +/- nessa parte eu venho surtar aq kkhjakakalk

Cami 01/07/2021

Que livro foda.
É uma leitura muito intensa sabe, você fica desesperado a cada capítulo que lê, o autor te prende até a última linha com um final de explodir a cabeça, o começo é um pouco parado, mas o final compensa qualquer coisa. O autor gosta bastante de brincar com a cabeça do leitor, ele te dá uma falsa suspeita de que as coisas estão dando certo, mas no final da tudo errado, acho que eu nunca li livros com plots políticos tão bons quando em o ceifador e a nuvem.
Acho que o final desse conseguiu superar o primeiro.
Eu não morri de amores pelo novo personagem que é o Greyson, mas espero muito dele, toda a história dele é bastante interessante e a relação dele com a nimbo me deixou bastante intrigada.
A Citra e o Rowan estavam bem mais maduros nesse livro, o que eu acho que acabou deixando a história com um tom mais pesado, eles já não eram mais adolescentes lutando pelas suas vidas, eles eram adultos que tiravam a vida dos outros. Uma coisa que me deixa bem triste é que o Rowan só sofre, tanto no primeiro livro como nesse, o menino não teve um minuto de paz, ele foi agredido física e mentalmente, pessoas que ele amava morreram e mesmo assim todos achavam que ele era o vilão, eu concordo com tudo o que ele fez, as circunstâncias transformaram ele em quem ele é, dói todos quererem que ele peça perdão por ser um monstro, mas ninguém pedir perdão para ele por terem tranformado ele em um. Eu gosto muito dele sabe, ele é sem sombra de dúvidas o meu personagem favorito, a história dele é muito bem trabalhada, espero que ele mude a porra do mundo no final.
Agora a Citra eu gosto bastante dela, acho ela uma mulher muito sábia, inteligente e forte, adoro a relação dela com a Curie que por sinal é uma personagem muito admirável, os outros personagens no geral são muito bons, o autor soube trabalhar muito bem cada um.
Sério esse livro foi surreal demais, muitas coisas mudaram tudo, senti que nesse a história estava um pouco mais sólida, como se nesse o autor tivesse  consolidado o rumo de tudo. Eu como uma amante de bons romances senti um pouco de falta de interações entre a Citra e o Rowan, mas acho que os caminhos que eles tomaram foram muito importantes e sensatos para história. Gostei muito mesmo dessa história, provavelmente vai se tornar a minha trilogia preferida.
Bart 02/07/2021minha estante
?????

Cami 02/07/2021minha estante
qual é o seu favorito dos três?

Bart 02/07/2021minha estante
Kkkkkkkkk
Só p/te deixar mais desesperada, vou te dizer que foi o 3°, prq o final foi fodastico!!
Kkkkkkkkk

Cami 02/07/2021minha estante
cara se eu não gostar desse livro, eu vou te processar kkkkkkkkk
vc ta sendo a pessoa que mais tá me influenciando, eu nem ia ler os livros em sequência, mas pelos seus comentários eu tô aqui desesperada pra conseguir ler o mais rápido possível e descobrir o final

Bart 03/07/2021minha estante
Kkkkkkkkkkk
Powrra vai rolar processo ?!
Vc gostou fácil dos dois anteriores , logo...?sei q vc vai curtir o 3° kkkkkk, mas qnd bater o desespero (pqp vai acabar assim?) Só digo p/vc continuar lendo kkkkk
Vc só tá me deixando curioso p/saber o que vc vai achar desse final
?????

shhimreading 12/03/2024

I-n-c-r-í-v-e-l.
Pense em tudo que já leu até hoje. nada se compara a esse livro. (contém subjetivismo)
A Nuvem é sensacional. incrível. avassalador. maravilhoso. é o primeiro livro ao qual não tenho críticas, apesar de o final não ter sido como pensei ou como queria. é exatamente por isso que é bom.
não quero falar muito, porque posso acabar dando spoilers, mas precisava vir aqui e recomendar esse livro!!! eu amei o primeiro, e foi uma baita surpresa ser POSSÍVEL uma sequência tão boa quanto, mas tá aí, e conseguiu ser ainda melhor.
desfrutei de muitos sentimentos com essa leitura. felicidade, incredulidade, nervosismo, raiva e tristeza. e outros que nem sei identificar.
5 ??. Neal não merece menos que isso por ter criado essa obra genial. GENIAL!
Aline Michele 12/03/2024minha estante
Agora quero ler

shhimreading 12/03/2024minha estante
moça, leia. pode me xingar a vontade se não gostar. esse livro é tão genial quanto o primeiro e acho que todos deviam ler!

Aline Michele 12/03/2024minha estante
Haha eu não tenho o hábito de xingar não, tem livros que todo mundo ama e eu odeio e vice-versa e tudo bem. Mas sua resenha me deixou com vontade de ler

Gabyz.z 12/03/2024minha estante
Até hoje pensar nesse final...Com tanta coisa acontecendo e a sirene (grito de socorro) da Nimbo-Cúmulo me faz arrepiar cara. Que final bom

shhimreading 12/03/2024minha estante
esse final foi incrível, mano. preciso começar o terceiro da saga imediatamente

Andressa.Corina 24/07/2021

O que dizer desse final?!
O autor soube muito bem prender a atenção e dar curiosidade aos leitores com os plots no decorrer do livro antes do final, que quando a gente acha que não tem como piorar piora sim, além do escritor fechar todas as linhas soltas deixando apenas uma para o próximo livro que não tinha como terminar da melhor forma.
Tive vários surtos durante as revelações que iam acontecendo porque não imaginava nenhuma delas e nem para o rumo que a história tava se virando, é uma história totalmente diferente e inovadora que me surpreendeu bastante e que nesse segundo livro da trilogia não decaiu nada a escrita do escritor, recomendo para todos que querer ler algo diferente com reviravoltas emocionantes.

P.S. torcendo pra Citra e Rowan
Mariana 06/01/2022minha estante
Você gostou do 2? acha que vale a pena terminar para ler o último da trilogia? Tentei muito ler esse segundo parei nos 80% enrolando muito, achei cansativo e sem ação.

Andressa.Corina 06/01/2022minha estante
Não foi dos meus preferidos da trilogia, por mais que tenha algumas revelações eu achei meio cansativo tbm, mas recomendo demais terminar porque o terceiro mdsss,( dá uma enroladinha tbm mas não tanto quanto o segundo livro)é perfeito eu pelo menos não imaginei que iria prosseguir daquela maneira

Andressa.Corina 06/01/2022minha estante
E só lembrando que o livro 3 não tem muita ação tbm, não tanto quanto o primeiro.

Mariana 06/01/2022minha estante
aí você me pegou KKKK, eu estava procurando muita ação quando li o primeiro livro, tive um pouco do que estava ansiando mas depois, no 2, me decepcionei. Como você diz que é muito bom, realmente penso em voltar e terminar, mas como não tem tanta ação, não sei se vou ter paciência KKKKK. Mas muito obrigada de verdade, não tinha visto pessoas ainda q tivessem terminado os 3 ?

Andressa.Corina 07/01/2022minha estante
De nada??... Olha se vc procura ação acho que vc não vai gostar do último livro, pq por mais que a história seja interessante eu mesma demorei pra terminar esse último e pra passar do segundo livro pra ele demorei mais de 4 messes pq tinha "cansado" da escrita do autor, achava que não precisa tudo aquiloo, mas se você for ler, me conta o que achou, quero saber?

Karini.Couto 25/07/2018

Contém spoilers do primeiro volume!

Olá! Eu estou simplesmente perplexa com a escrita desse autor. A criatividade, ambientação .. Que livrão da porra! Não foi meu primeiro contato com o autor, essa série, mas foi uma das melhores! Ele simplesmente é daqueles autores que só melhora a cada nova publicação!

Estou ainda mais chocada como essa série não está "na boca" do povo e todos alucinados querendo ler e comentando! A história é diferente de tudo que já li, a escrita é fantástica e frenética; aí termino o livro como? Desesperada por mais! Simples assim!

A Nuvem é o segundo volume da série Scythe e conseguiu não apenas manter o ritmo do primeiro volume, mas ser ainda melhor que seu antecessor!

Recapitulando a história, após o final do primeiro volume, em que temos Rowan e Citra lutando e por fim ele fugindo.. Isso me deixou louquinha de curiosidade! Afinal, apesar de saber que não é permitido, eu torcia pelos dois como casal e ainda mais, que os dois conseguisse o anel, apesar de ter sido avisado que apenas um o teria.

Sabemos que nesse mundo criado por Neal Shusterman as pessoas não morrem mais. Não como antes! A ciência venceu de todas as formas as limitações mais inesperadas, incluindo a própria morte. Com isso temos um "mundo perfeito" baseado em estatísticas e completamente funcional. Porém, para que houvesse equilíbrio e para que as coisas sejam sempre justas, existe a "Nimbo-Cúmulo" como uma espécie de inteligência artificial e até sobrenatural que governa a população. Com ela não há mais doenças, escassez de comida, pobreza, dor e nada do tipo. A Nimbo controla tudo, menos a morte. Pois para isso foram designados os Ceifadores, que são responsáveis por levar algumas vidas anualmente mantendo o equilíbrio. Mas quem deve viver e quem deve morrer? Cada Ceifador usa seus próprios critérios, mas uma coisa essencial para ser um bom Ceifador, é não querer ser um. Isso mesmo! Afinal, não se deve sentir prazer em ceifar vidas; precisa haver compaixão, coerência nas escolhas e outras coisinhas mais. Mas o que vemos no decorrer da história é que um sistema que deveria ser "perfeito" e "justo" está absolutamente corrompido e as coisas não são como deveria de forma alguma!

Citra agora é uma verdadeira ceifadora com direito a manto turquesa e tudo. Ganhou seu anel e passou a ser conhecida como Anastácia e como esperado, para aqueles que leram o primeiro volume e conheceram sua personalidade; ela já chega causando. Logo é notada por todos através de sua personalidade e a forma como conduz seu "trabalho"; dando a oportunidade dos seus "escolhidos" de coleta aproveitarem por um mês o que lhes resta de vida; além de deixar que os coletados escolham a forma de coleta e assim ela se torna odiada por uns e admirada por outros; causando inveja, concordância e pondo-a em perigo até.

Enquanto isso, Rowan tomou para si a tarefa de acabar com os ceifadores corruptos, tirando eles de circulação. Com isso ele não tem uma vida nem de longe comum.. Vivendo na surdina e praticando a justiça que lhe convém correta, já que ninguém o faz. Ele ganhou um anel e se tornou um ceifador? Quem sabe exatamente? O que se sabe é que ele se tornou Lúcifer, não tem exatamente um anel seu. Lúcifer é temido por coletar de maneira definitiva ceifadores corruptos, queimando seus corpos. Uma espécie de missão solo e que parece absolutamente digna.. Mas terá mesmo dignidade e será mesmo que Rowan está agindo corretamente?!

O fato de Citra ser uma Ceifadora não a isenta de perigos, já que ela segue preceitos que desagrada a muitos. Como sabemos a Nimbo não interfere em nada relacionado a ceifa e nem o contrário, afinal como eu disse acima, foi a maneira "justa" de encontrar equilíbrio! Mas ainda assim, a Nimbo tenta por outros meios interferir em situações que põe Citra em perigo, e essa interferência se chama Greyson, um ser humano criado pela própria Nimbo que em breve será um agente Nimbo. Guardem esse nome, pois ele promete remexer em muita sujeira e aprontar algumas coisas inesperadas pela população envolvida em suas ações.

Nesse volume, temos partes que nos mostra mais intimamente como funciona "a mente" da Nimbo.. No livro anterior, tivemos várias partes dos diários de ceifadores que nos deu uma completa noção de como é o mundo da ceifa e como alguns ceifadores conduziam sua jornada. O final de A Nuvem conseguiu me surpreender ainda mais que o final do primeiro volume! Good! Quero mais logo! A escrita frenética e os diversos acontecimentos me deixaram com os nervos em frangalhos.. E mais uma vez me fez aplaudir de pé esse autor incrível! Além dos personagens, já velhos conhecidos, temos Greyson, que é um show a parte!

Eu preciso dizer que eu amooooo Rowan, tenho fascinação pelo Ceifador Faraday e que Citra e Greyson são incríveis de várias formas!

Se essa resenha tivesse som, vocês ouviriam muitos gritos meus! Pois eu dei vários gritinhos ao ler o livro e mais ainda me expressando durante essa resenha, que nem de perto faz jus ao conteúdo perfeitooooooo que tem esse livro!

Carolina1364 25/07/2018minha estante
Vale a pena a série?

Claudia Cordeiro 25/07/2018minha estante
Vou querer

Karini.Couto 25/07/2018minha estante
Vale sim meninas. Eu estou de boca aberta com esse autor até agora! A escrita é fluída e a história tem um enredo bastante único. E pasmem! O autor consegue surpreender total o leitor. Por mais que se tente adivinhar algo, você chega perto, mas não passa pela cabeça o desenrolar que o autor escolhe.. a maneira.. Super Recomendo!

Aliner.Books 25/07/2018minha estante
Querooooooo!

Karini.Couto 25/07/2018minha estante
Leia Aline.. Uma das melhores séries do gênero que eu já li!

Bia 07/12/2020

QUE FINAL FOI ESSE ?
Surtei nesse final!!! Estou sem palavras , esse livro foi surto atrás de surto . Tantas reviravoltas, que eu não esperava.
Se o primeiro foi bom Esse é PERFEITO...

O que eu quero agora é já ler o próximo.
Deni Cruela 08/12/2020minha estante
Estou louca para ler essa série, está na minha meta do ano que vem!!

Bia 08/12/2020minha estante
Eu super indico! É ótima

Jamile.Almeida 08/12/2020minha estante
Comeco a trilogia em breve! ?

Bia 09/12/2020minha estante
A mulher estou surtando com essa Trilogia kkkk

.Ju 15/06/2022

maravilhoso??
O livro tem muitas páginas e vários cenários para narrar, o que acaba tornando a leitura um pouco monótona em raros momentos. Porém, a maior parte da leitura foi bem fluída, sempre me motivando a descobrir o que iria acontecer, uma vez que a história é bem imprevisível.

Amo os personagens (as migalhas de romance tb) e as lições que esse universo traz. As últimas páginas me impactaram bastante e eu mal posso esperar para finalizar essa trilogia. Recomendo muito!

spoilers fora de contexto!!
se eu tivesse que escolher uma música para um momento específico do livro, com ctz seria essa:

"Oh, girl, it's you that I lie with
As the atom bomb locks in
Yes, it's you I welcome death with
As the world, as the world caves in"
- as the world caves in, matt maltese
????

Até me emocionei aqui ? KAKAKK

Que bom que gostooou

.Ju 15/06/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKK

isa 18/06/2022

Melhor distopia
A evolução e o desenvolvimento dos personagens é surpreendente, é notável o quanto os personagens amadurecem e se desenvolvem quanto aos acontecimentos passados e se portam melhor diante das situações. Fiquei presa nesse livro até o final dele.
Ju Correia 18/06/2022minha estante
Eu estou lendo ele e eu tô amando aaaaaa. Não sei se o romance entre os protagonistas acontece nesse ou no volume 3 mas, eu estou torcendo para q seja nesse

Tintin 18/06/2022minha estante
ixi Ju, não cria muita expectativa não ksksks

Tintin 18/06/2022minha estante
EU AMO MUITO ESSE LIVRO. amo todos da trilogia, perfeitos!!

Ju Correia 18/06/2022minha estante
Aaaaa :(

Joyce.Danielly 18/06/2021

Que reviravoltas socorro
Quando penso que o Neal Shusterman não poderia me surpreender mais, ele vem com essa continuação, puta merda. Foi muito interessante ver os pensamentos da nuvem e conhecê-la mais. Consegui sentir tanto ódio por uma pessoa que PUTA QUE PARIU VSFD , vontade de arrancar meus cabelos só pra entrar no livro e tirar esse filisteu a base de pau. E QUE FINAL FOI AQUELE???? CACETE, PERFEITO, PERFEITO, CENA DE AÇÃO DO CARAMBA, FIQUEI CORAÇÃO A MIL, UMA REVIRAVOLTA EM CIMA DA OUTRA

>>>>> Spoiler agora
SPOILER, PARA DE LER SE N TERMINOU
Retiro o "perfeito", perfeito meu uc. Neal Shusterman nunca vou te perdoar por ter matado minha bebê suprema. Ela se coletou!!!! Eu chorei que nem uma cadela isso não se faz! Acho que foi a pior morte de um personagem favorito pra mim... acho não tenho certeza! Cara tô quase há dois meses de luto, JURO toda vez q lembro eu choro
Rinks 18/06/2021minha estante
KLKKKK aff saudade dela

Joyce.Danielly 18/06/2021minha estante
Af nem me fala. Ainda n consegui ler o timbre só por conta disso aa ?

Rinks 18/06/2021minha estante
Eu tbm n, tô enrolando muito pq ta meio triste skskks

Joyce.Danielly 18/06/2021minha estante
Nem me fala