Geek Love

Geek Love Katherine Dunn

Resenhas -

Carol 09/06/2021

Super interessante
Demorei um pouco para ler, mas é um livro extremamente interessante, porém não é aquele livro que você engole as folhas. Independente disso gostei do início ao fia, cheio de reviravoltas e você nunca irá conseguir decifrar os próximos "passos"...

Jey Canavezes 30/05/2021

Ainda não sei o que dizer...
O livro mexe muito com nosso senso de certo errado, normal e anormal. Durante toda a história eu sinto que mudei de opinião sobre cada personagem. Gostei, odiei, compreendi, senti vontade de socar a cara e outros de pegar no colo e fugir para as colinas.

Eu ainda não sei dizer o que achei. Estou absorvendo o final ainda. Mas que livro.

juderezende 26/05/2021

Respeitável público!!
Adquiri essa edição graças a Beatriz Paludetto, que disse em um de seus vídeos sobre livros abandonados que não conseguiu dar continuidade a leitura porque "o cara encheu um tanque com a própria merda e entrou nele" kkkk falei "preciso ler". Até agora estou procurando essa cena (ou eu sou muito burra, ou ela entendeu errado, mas enfim...), mas isso não é nada perto da bizarreira que é essa história. Mas não é um bizarro gratuito, mas sim com um propósito.
Geek Love é narrado a partir do ponto de vista de Oly, que é uma narradora sensível e atenta aos detalhes, o que faz a leitura ser arrastada em muitos momentos. Temos personagens icônicos, dentre eles, as gêmeas siamesas, que foram as minhas favoritas.
Eu acho que poderia ficar horas escrevendo e não conseguiram fazer uma resenha que conseguisse transmitir a mensagem desse livro. Mas lhes digo una coisa: o "Love", diferente do que eu pensava, não está no titulo atoa. Na verdade, acho que uma das cosas que me fez gostar mais desse livro foi perceber todo o amor, mas entrelinhas. Com exceção de um único personagem (não darei spoiler aqui) que acredito ter traços de psicopatia, todos os personagens amaram muito, mesmo a sua maneira.
Geek Love é uma boa leitura, mesmo que seja penosa em alguns momentos. Se você está querendo abandonar a leitura, sugiro que insista mais um pouco. Quando você fechar o livro, vai ver que algo mudou em você.

helowillrich 18/05/2021

Perturbador do começo ao fim
Confesso q demorei um pouco até simpatizar com os personagens e com a própria história, mas no fim valeu a pena ter persistido...

Um livro com conteúdo difícil. Por vezes, durante a leitura, tive que parar para respirar um pouco. Trata d temas incômodos e a escrita da autora me fez imaginar todas as cenas, oq tornou td mais bizarro.

Num geral achei o livro ótimo, a premissa é diferente de td que já vi. Traz reflexões acerca do ?ser normal?, da relação com nosso próprio corpo e como a sociedade pode influenciar nisso.... Vale a pena :)

hellennina 16/05/2021

Me decepcionei...
Estava louca para ler Geek love desde o ano passado e agora eu finalmente terminei. Talvez pela minha expectativa alta o livro não foi o que imaginei.

O livro em si tem uma ideia muito boa, mas acho que por ser muito diferente do que é mais comum, autora não soube como criar muito bem.

Parágrafos desnecessários, detalhes que poderiam ter ficado de fora e muita enrolação, foram o que mais me incomodou, o livro poderia ser resumido em 300 páginas fácil. Confesso que na metade do livro perdi a paciência e pulei algumas páginas e sinceramente, não fez a menor falta.

Para não falar só mal, os personagens são muito bons e sem dúvidas o Chick foi o meu preferido. Talvez se autora tivesse focado um pouco mais nos personagens principais, eu tivesse gostado mais do livro.

Jeni 11/05/2021

"O circo do horror."
Geek Love : O fabuloso circo binewski.
Antes de mais nada é válido explicar que Esse ?geek? do título não se refere ao significado que a palavra adquiriu na cultura pop, nesse caso, a palavra é empregada em seu sentido original e refere-se aos artistas de circo que em sua apresentação degolavam galinhas vivas. Sim, sei que isso soa bastante bizarro, e é justamente essa a sensação que você tem a maior parte do tempo ao topar embarcar na história da família Binewski. Bizarisse, estranhamento e uma boa pitada de repulsa.
A frente de um circo itinerante, os Binewski decidiram produzir as suas próprias aberrações, utilizando substâncias tóxicas e radioativas para dar luz à crianças com algum tipo de alteração genética ou física a fim de utilizá-las no show. Cada um dos seus quatro filhos diferencia-se por alguma anormalidade, característica essa amplamente explorada por seus pais no show de horrores particular da família Binewski.
narrativa de Geek Love é divida em duas linhas temporais, é através de Olly que descobrimos o passado da família e o desenrolar dos fatos até os dias atuais, quando a anã já se encontra com seus 38 anos. Apesar de achar esse recurso bastante interessante em alguns livros, acho que isso dificultou um pouco o meu avanço na história. A trama do passado, aquela na qual conhecemos cada integrante e a sua importância para o desenrolar da narrativa, fluiu de uma maneira bem rápida, porém, a linha temporal do presente não me pareceu tão interessante, o que me fez torcer para retornar aos estranhos acontecimentos do passado.

Este livro é um divisor de águas, há quem goste e há quem não.
No início achei pesado e confuso, mas rapidamente fui surpreendida com a narrativa.

Nina 04/05/2021

Sobre o que achei
Quando li a snopse do livro, onde dizia que um casal usou diversas drogas com o objetivo que tivessem filhos com deformações físicas para montar um circo, achei que já estava diante do principal drama da história. Mas vi que não, que quanto mais se lê, mais dramática, estranha e obscena vai ficando a história. E por fim,você se vê com empatia por personagens que fizeram grandes absurdos,e que parece que todos eles são justificáveis dentro da história.
Apesar de ser uma história um tanto bizarra, ela é tocante e sensível.

Julio0 01/05/2021

O conceito é bom, mas a execução não
O livro poderia ter acontecido em 200 páginas e não 412, a autora quis explorar muitas coisas, mas acabou que todos os acontecimentos arrastados do livro ocorreram para nada, já que o final não tem nada a ver com o resto da história. Pelo menos tem personagens bem construídos.

A Própria 24/04/2021

O Fabuloso Circo Binewski
Geek Love é um livro um tanto quanto excêntrico, que conta a história da família Binewski, um grupo composto de um casal com filhos bizarros (daí se origina o nome do livro "Geek Love") e comanda um circo itinerante. O livro transita entre o passado e o presente da vida de Olympia Binewski, uma anã albina e careca, que é a quarta filha de Crystal Lil e seu marido.

Além desses três, também pertencem a família Arty, o Aquaboy, Elly e Iphy, as gêmeas siamesas e Chick, o caçula telecinético, todos frutos do consumo desenfreado de substâncias tóxicas e radioactivas por Crystal Lil, no intuito de conseguir fabulosas aberrações para o circo. Entretanto, a vida dessa família não é um mar de rosas e é exatamente isso que eles querem nos mostrar.

Esse livro nos traz a sensação de que a verdadeira bizarrice existe para ser admirada e que não se deve sentir vergonha de ser diferente. A ideia da autora de nos apresentar ao que é geralmente repudiado de uma forma familiar dá um sensação de estranheza inicial na história, porém logo dá lugar a um conforto excêntrico, nos envolvendo ainda mais nessa magnífica obra.

Sofia 23/04/2021

Decepção, mas o livro é lindo
Eu estava com uma expectativa enorme sobre esse livro, e a arte me chamou muita atenção, darkside como sempre um luxo. Mas não gostei, quebrei a cara, a história fica maçante e pra mim a autora perde a oportunidade da montanha russa de expectativas que é construída até a metade do livro. Fora isso o livro traz discussões muito interessantes, sobre gênero, aparência, padrões e até sobre até onde estamos dispostos a ir para alcançar certo objetivo ou para alimentar nosso ego.

Alana226 16/04/2021

Fantástico
O romance narra a história de Oly Binewskis, uma anã albina e corcunda, filha de Aloysius e a esposa Crystal Lil, proprietários de um decadente circo itinerante.
O patriarca Aloysius e a esposa Crystal Lil decidiram colocar em prática um plano assustador quando ainda era recém-casados, para solucionar de vez os constantes problemas financeiros. Por meio de um coquetel de drogas, eles conceberam filhos mutantes destinados a atuarem num show de variedades, capaz de atrair uma multidão de curiosos.
Oly apresenta em suas narrativas, como foi viver no circo e seu dia a dia aos 38 anos, em Portland, cidade onde reside numa pensão administrada pela mãe desmemoriada por conta da dependência química. Também mora no local sua filha, Miranda, uma bela jovem que, que foi criada num orfanato e desconhece suas origens. Miranda assim como os demais membros de sua família, possui um defeito congênito, uma cauda, que gostaria de amputar.

Bekky.Marty 10/04/2021

Perfeito de um jeito completamente bizarro. A perspectiva do que é normal e o que é diferente são infertidas de uma maneira que eu nunca vi antes. Intrigante desde a primeira página

Brenda 01/04/2021

Frustrada
A princípio, preciso dizer que a Katherine Dunn é muito criativa e ousada. Ela inseriu vários assuntos que são geralmente muito sensíveis e negligenciados dentro da literatura, além de ter usado dessa sua combinação para surpreender em diversos momentos. E eu admiro a coragem dela para falar sobre coisas que, na maioria das vezes, ninguém quer escrever. Não é fácil falar de personalidades complexas e uma história inteiramente melancólica e cheia de tragédia, e falo isso como escritora.

Mas, apesar disso, a escrita dela é detalhadamente prolixa. Diversas situações insignificantes eram detalhadas com o mínimo cuidado e tornava a leitura cansativa. Se eu fosse a editora do livro, certamente teria cortado diversas partes que são inúteis dentro do texto, porque em momento algum vão acrescentar algo minimamente importante. O mesmo com alguns personagens secundários. Por várias vezes eu sabia mais dos personagens aleatórios do que dos próprios Binewski.

O enredo é confuso, com mistura de narradores, com uma ambientação precária. Justamente por ser um livro sobre circo e com tanta representatividade e ousadia, por que Katherine não usou seu dom para detalhes em elementos realmente importantes? Isso não me entra na cabeça. Me pareceu um enredo perdido. Para falar a verdade, esse enredo não é muito bem definido. É como se existisse início e fim, sem um meio. Existe uma lacuna grande entre os primeiros capítulos e os capítulos finais.

Eu estou realmente frustrada porque esperava muito dele, e acho que o erro da expectativa foi meu. Mas sempre vi pessoas falando bem sobre ele e, aliás, vi que foi um livro que inspirou artistas que eu gosto, como Kurt Cobain, Tim Burton e Tarantino. No entanto, estou me sentindo muito vazia agora. Geek Love parece mais uma salada de conflitos e personagens complexos...

Carol Genaro 27/03/2021

RESENHA

Geek Love, o Fabuloso Circo Binewiski, é um livro de ficção, escrito por Katherine Dunn.

Depois da morte de seu pai, fica nas mãos de Al tomar conta do Circo Binewiski, que é passado de pai pra filho a décadas, mas depois que sua atração principal resolve deixar o circo, Al não vê outra alternativa a não ser aceitar Lily. Com medo que o tanto sangue, penas fossem assusta-la e acabar com seu espetáculo, Lily o surpreende tornando a maior Geek que seu Circo já teve. Mas o sucesso não durou muito, em uma de suas apresentações, ela sofre um acidente e quebra o nariz, o que a traumatizou, trazendo o fim de seus shows.
Pensando em atrair mais público, eles então tem a ideia de gerar suas próprias atrações, tomando substâncias radioativas, drogas, tudo para ter filhos
peculiares. Alguns morreram e outros nem chegaram a nascer, e os que nasceram são: Elly e Iphy que são gêmeas-siamesas, Oly é uma anã albina, Arty tem nadadeiras no lugar de membros e Chick tem poderes telecinéticos.

Oly é a narradora da história, agora na casa dos 40 anos, ela vai contar como era a vida no circo, como ela era dependente de carinho tanto dos pais, mas principalmente de seu irmão mais velho, Arty, e como ele com sua ganância e manipulação, foi modificando aos poucos tudo no circo.
Eu esperava mais desse livro, a história em si é bem legal, me prendeu bastante, mas achei que o final poderia ser mais trabalhado, como o relacionamento da Oly com a Miranda, que na real eu fiquei (?), fora isso, o livro foi interessante.