O Corvo

O Corvo James O'Barr

Resenhas -

Fernanda Telli 29/01/2023

O Corvo
"Aos vivos deve-se o respeito. Aos mortos, apenas a verdade."
Eu já amava o filme e a HQ é melhor ainda, uma história comovente. As ilustrações são muito boas.

Carol.Rais 26/01/2023

Uma experiência abstrata
Eu me sinto meio estranha quando não entendo completamente uma obra, e uma boa parte dessa obra ficou meio que ? flutuando? entendo a dificuldade da tradução da obra, da linguagem utilizada na época, mais até algumas metáforas se perderam pra mim, talvez eu realmente não seja o público alvo, enfim é difícil ter exatidão do que não funcionou.

Uma coisa que a darkside arrasou foi colocar as notas do autor logo no início, aquilo me capturou de um jeito que eu tava chorando lendo meia página, consegui captar a profundidade da história e da dor de quem escreveu.

Não consigo imaginar o Éric de outra forma a não ser o próprio autor, não o vejo como um personagem, consigo ver essa história apenas como um devaneio, daqueles que ficamos deitados remoendo os sentimentos e refazendo toda a história que vivemos com um final que nos satisfaça mais do que o real. Enfim essa é uma história muito triste com um fundo de realidade tão triste quanto. Caso você tenha interesse cuidado tem muitos gatilhos.

elle. 15/01/2023

"Um dia você perderá tudo o que tem. Não existe nada que possa prepará-lo para este dia. Nem a fé... nem a religião... nada. Quando aquela pessoa que você ama morrer, você conhecerá o vazio... você saberá o que é estar absolutamente só. Nunca esquecerá e nunca perdoará."

Sam 10/01/2023

Não é a morte se você a recusar
Que HQ meus amigos! Que obra de arte, sempre ouvi falar muito bem dessa obra mas nunca tinha dado a chance de conhecê-la melhor, olha.. realmente faz jus a sua fama, que perfeição

GuilhermeGois 07/01/2023

Vale a Pena Ler? - O Corvo
Depois de uma tragédia que vitimou sua namorada, o escritor James O'Barr decidiu expurgar toda sua dor, tristeza e culpa em uma história, e foi assim que surgiu "O Corvo.

Através do personagem Eric, sentimentos como melancolia e luto são sentidos e transportados para o leitor (com o auxílio de uma arte detalhada e suave, que destaca momentos importantes do passado do protagonista), a medida que a trama vai, aos poucos, revelando pontos cruciais que levaram até o clímax da história e do porquê tais momentos acontecerem.

Tudo ocorre de uma forma fria e crua, momentos de violência dão foco às motivações de Eric, momentos de amor e solidão revelam uma faceta triste e solitária para o personagem e no fim, é só o que lhe resta e lhe mantém firme até o fim de seu objetivo.

Em 272 páginas, O Corvo consegue emocionar e impactar o leitor. Com a obra, O'Barr exprime um misto de sensações, que fará o leitor terminar a história boquiaberto. Certamente é uma obra que merece ser lida e relida por várias pessoas.

Mirella17 05/01/2023

Brutal, lindo, insano.
Todos os sentimentos do autor foram passados de maneira indescritível. O luto, a raiva, o medo, a vingança... Simplesmente visceral.

cemet3ry.drive 01/01/2023

?It can?t rain all the time.?
?O corvo? é uma obra sobre culpa, medo, luto e vingança. O jeito como o autor expressou seus sentimentos através da história é dolorosamente trágico e profundo, deixando um gosto amargo na boca.

Tales Martinelli 29/12/2022

Os desenhos são bonitos pelo menos
O corvo tem uma história em si muito rasa... Com um desfecho totalmente previsível, e acho que isso até foi proposital mesmo... Já que o que mais encanta na HQ são os desenhos, que são muito bem feito e impactantes, e os textos poéticos.

Achei meio mais ou menos... É meio estranho ver o protagonista matando violentamente os bandidos enquanto fala ameaças com um linguajar rebuscado, acaba não combinando hahahaha e como eu disse, o roteiro é extremamente previsível do início ao fim...

Indaiara 30/11/2022

Tão lindo quanto trágico
Pra quem se apaixonou pelo filme, entrar no universo da HQ é um momento muito especial. É legal de saber que a história envolve os sentimentos do autor em relação a acontecimentos vividos por ele e descobrir todo esse processo de luto e desejo de vingança pela lente de quem sentiu isso. É muito impactante, é pra sofrer e sentir mesmo, e a beleza tá nesse lugar de visitar as sensações e desejos desagradáveis que normalmente guardamos a sete chaves ou colocamos debaixo do tapete.

Wane 27/11/2022

"Meu... Para sempre! ... Só para sempre?"
?O Corvo? é uma HQ envolvente de fantasma e luto. A narrativa se passa nos anos 80 e narra a história de um espírito amargurado que volta ao mundo dos vivos em busca de vingança.

Essa história também é uma história de amor. Eric retorna do mundo dos mortos para se vingar daqueles que mataram sua amada, Shelly. O amor de Eric era tão forte, que a sua alma não conseguiria descansar em paz sem que realiza-se esse ato de vingança.

A história vai se traçando entre o presente e o passado, com cenas felizes e românticas, passando pela triste tragédia até a sanguinária vingança. São momentos carregadas de raiva, sangue, tristeza, saudade, amor e culpa.

A narrativa em si é um pouco pesada e tem os seus gatilhos, principalmente quando se conhece a história do escritor.

Assim "o corvo" e livro que traz incômodo ao leitor, pois relembrar que todos nós carregamos o sentimento de culpa. Mas relembrar também, que não precisamos nos culpa por tudo. Por fim, a escrita traz a ideia que para ter paz é preciso se perdoar...

Dessa forma a história não se limita a vingança ou a justiça, ela também fala sobre a busca pelo perdão

Kirla 22/11/2022

Esse quadrinho é um soco no estomago e depois de ler a introdução desta edição, feita pelo autor, tu consegue ver toda a dor que ele sentiu e como desenhar essa HQ foi a forma que ele sentiu de lidar com suas angústias. Não é só um quadrinho sanguinolento de terror.

BJekyll0 20/11/2022

Agora é para sempre.
Eu realmente não tenho palavras para descrever esta obra.
Desde a adolescência sempre a idolatrei e décadas depois o valor aumenta ainda mais.
Saber que existiu uma Shelly, que morreu em circunstâncias diferentes, só reforça o quão visceral e puro e desesperador foi transbordar o limite da culpa, da dor, da falta e transformar em algo tão intenso e sufocante. Tão poético e violento. Obrigada pelo Eric, O'Barr.

Aline 18/11/2022

Eletrizante...
O quanto eu queria essa HQ! E pra minha surpresa logo no início descubro que James O' Barr escolheu o nome de " Shelly" por causa de Mary Shelly, autora de Frankenstein e "Eric" veio de " O Fantasma da Ópera" ( Outra história que eu amo!)?

História é de despedaçar o ?
Durante a leitura a gente vê o pior do ser humano... Teve momentos que eu queria poder entrar na HQ e ajudar o personagem na sua vingança!??

Eu mergulhei tão fundo nas páginas que acabei sonhando com partes da história... No meu sonho eu era o pássaro, voando e sempre acompanhando Eric enquanto ele andava por ruas escuras e cinzentas...

Rayssa Volanek 11/11/2022

Minha HQ preferida, tudo que se refere ao Corvo eu amo, James O'Barr é excelente!

A história é tão incrível, poética, frases e trechos marcantes - a história de amor de Eric e Shelly é tão triste e ao mesmo tempo tão linda também, o verdadeiro amor!