Pós-Verdade

Pós-Verdade Matthew D'Ancona




Resenhas -


21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Danilo 05/01/2024

Livro bem atual!
Terra plana. Revoltas contra vacina. Pessoas contrárias aos imigrantes e refugiados. Brexit. Eleição de Trump. O que todos esses temas tem comum?
A resposta é simples: Fake News e mídias sociais, além da pós verdade. O autor coloca muito bem que elas fazem sucesso por mexer com os sentimentos da população. E que isso foi fundamental para o sucesso daqueles que vão contra os fatos.
comentários(0)comente



alex 10/01/2023

Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de
fake news, de Matthew d'Ancona (2017)

Escrito por um jornalista britânico, o livro tem linguagem ágil, porém superficial.

O capítulo 4 talvez seja o mais interessante. Nele, o autor discute o papel (positivo e negativo) dos pós-modernistas na situação atual, criticando a relativização dos fatos e a predominância da interpretação e das narrativas que seriam alguns dos pilates dessa corrente de pensamento.

No capítulo 5 há uma tentativa, tímida, de combater a pós-verdade: não desistir ou se comportar passivamente; usar do humor e da ridicularização; usar a tecnologia intensivamente; disputar a esfera da narrativa, das emoções, não se resumindo aos fatos.

Nos demais capítulos, nada de novo....
alex 12/01/2023minha estante
*pilares (e não pilates) rs




Vinícius 22/07/2023

A era das notícias falsas
Livro escrito no período das eleições americanas de 2016 e ano segunite, 2017, onde o autor tem uma fixação pelas Fakes News (pós verdades), que segundo ele teve como um dos ápices a eleição de Thump nos EUA. Apesar de sutilmente fazer algum comentário sobre os democratas americanos, faz coro com a grande mídia que elegeu como os maiores propagadores das Pós-Verdades os partidos mais conservadores, no caso americano, os republicanos. Deixa de lado as Fake News diárias da grande mídia americana sobre variados assuntos como ocorre também na realudade Brasileira. Faz pouco reconhecimento histórico das bases das maiores práticas desinformativas que surgiram nas ditaduras comunista da URSS, n@zista alemã e f@cista italiana. Quanto a solução para o controle das mídias que divulgam mentiras cita as agências de checagem, que infelizmente só checam um lado do espectro político, com raras exceções com o Twitter que atualmente tenta manter uma maior imparcialidade nas checagens. Se tais agências guardassem isonomia em seus componentes mantendo 50% de cada espectro político tal objetivo poderia ser conseguido de forma mais justa, partido do pressuposto que ambos os lados divulgam mentiras.
Abrahão de Oliveira 10/02/2024minha estante
Sua análise é superficial. O objeto de estudo do autor são as mentiras e, no caso das eleições de Trump (não THUMP), elas proliferaram de maneira absurda.

Ele cita, inclusive, que o nazismo foi permeado por mentiras, fato que convenientemente, você ignorou a dar essa mísera estrela. As agências de checagem checam tudo, o problema é você fechar um olho e só enxergar o que convém. O livro fala, inclusive, sobre esse fenômeno.

Releia, você não entendeu a obra.




Carolina Porto 13/01/2022

"A pós-verdade é, acima de tudo, um fenômeno emocional. Diz respeito à nossa atitude em relação à verdade, e não à própria verdade."

O livro é muito bom, apesar de adotar uma perspectiva um tanto quanto eurocentrada. As vezes, pelos exemplos que o autor usa, a impressão que ficaria para um leitor desatento é que a pós-verdade existe apenas no hemisfério norte do globo, quando na verdade não é bem assim. De toda forma, acho que cumpre o que propõe. Fala sobre a origem da pós-verdade, as consequências da desinformação e tem um último capítulo dedicado a expor possíveis soluções para o fenômeno.
Vai ser bem útil na minha dissertação.
comentários(0)comente



Felipe770 19/11/2022

Excelente análise sobre a pós-verdade e suas raizes filosóficas e sociais. Como permitimos, as vezes com boas intenções, que a verdade seja relativizada como vem sendo? O autor também trabalha para explicar possíveis caminhos para trazer a primazia da verdade de volta.
comentários(0)comente



happymoon 23/07/2018

É um bom livro mas...
Gostei do livro mas ele é muito breve. O assunto é muito mais profundo do que o que é abordado. O que ele explora não representa nem a ponta do iceberg, então não me agregou muita informação.

Caso você seja uma pessoa que não tem a menor noção sobre atualidades e política, pode até usar esse livro como ponto de partida, caso não e esteja procurando se aprofundar no tema, procure outro livro.
Wesley Soares 23/07/2018minha estante
Lerei em breve apesar da superficialidade que vc encontrou. Pretendo usar em uma disciplina que leciono na faculdade. Pra iniciar uma boa discussão imagino que sirva...


happymoon 23/07/2018minha estante
Com certeza serve Wesley! Até pq dá pra todo mundo ler rapidão a tempo da próxima aula e ele é MUITO atual :)


Wesley Soares 24/07/2018minha estante
Bacana!


Gabriel 15/10/2018minha estante
Desisti de ler depois de umas folheadas por esse mesmo motivo. Mas é bem legal para quem está meio por fora do assunto.
Triste é que livros assim tendem a chamar a atenção de quem já não é tão alienado, e tanto os que promovem quanto os afetados pela pós-verdade continuam afundados na ignorância.
Por isso acho fantásticas iniciativas como a do Wesley Soares, parabéns, é de professores assim que esse Brasil precisa!


@anypaganbook 01/11/2018minha estante
Alguém tem ideia de indicações sobre pós-verdade de uma maneira mais aprofundada?


Ana Vasconcelos 23/07/2019minha estante
Tem um algum outro que trate o assunto de forma mais profunda para recomendar?




elaineaguiar 07/06/2020

Leitura introdutória
É uma leitura rápida, fácil e esclarecedora sobre os principais fatores que dizem respeito à pós-verdade. Vale a pena ler para compreender como esse contexto influenciou a eleição de Trump e o processo eleitoral do Brexit, e embora não cite, a eleição de outros líderes conservadores. O autor consegue agregar bem, ao longo do texto, dados e resultados de pesquisas científicas ao seu argumento de que a pós-verdade representa uma resposta popular à descrença em relação ao meio político. É um livro de entrada ao assunto.
comentários(0)comente



Michelle 26/07/2021

Muito embora traga descrição dos acontecimentos de como surgiu a pós verdade o livro em alguns pontos deixa a desejar por parecer que o autor sobrepôs seu posicionamento político ao estudo em si. No geral tem um material razoável.
comentários(0)comente



Lucca 10/09/2023

Continuando os estudos para pesquisa
Este livro é realmente muito bom
Muito bom mesmo
Bastante didático
Ilustrando por meio das palavras o cenário atual que vivemos no século 21
Em que o relativismo se tornou uma uma crença absoluta no qual os fatos passam a ser distorcidos em prol de narrativas fascistas
A extrema direita é um perigo real e latente que deve ser combatido de forma exemplar
Este livro demonstra as ferramentas que esses grupos tem se utilizado e o porque de se utilizam
Confesso que senti falta de uma crítica do autor a sua própria sociedade estadunidense que muitas vezes a raiz desses conflitos atuais
Mas no geral
É um bom livro
Recomendo para aqueles que eram adentrar mais no assunto
??????
comentários(0)comente



Caio Siqueira 26/12/2020

"A novidade não é a desonestidade dos políticos, mas a resposta do público a isso."
Em Pós-Verdade, o jornalista britânico Matthew d’Ancona aborda uma temática extremamente necessária e atual, ao estudar o fenômeno social da Era da Pós-verdade.

Devido a diversos fatores, como: a excelente construção da narrativa do livro, que a cada capítulo evidencia e interliga os assuntos abordados; a escrita agradável e bem explicativa, fruto de anos de experiência no jornalismo e da tradução brasileira realizada por Carlos Szlak; e a abundante quantidade de dados, entrevistas, pesquisas, citações e casos reais. Este livro pode ser considerado uma referência neste assunto, sendo indicado para comunicólogos, pesquisadores, profissionais da área, e pessoas com interesse em um dos principais fenômenos sociais contemporâneos.
comentários(0)comente



Helana O'hara 26/06/2018

Pós-Verdade
Hoje trouxe uma breve opinião de um livro que julgo muito mais que interessante, um livro que muitas pessoas deveriam ler. Principalmente quando a gente quer defender aquele “político favorito”. Bora lá pessú?

Pós – Verdade já nos chama atenção pela capa, vermelha, com manchas pretas, denunciam que trata de um livro um tanto quanto polêmico.
Com pouco mais de 140 páginas, um índice que mostra os assuntos abordados e outro índice com notas explicativas de alguns detalhes escritos, Matthew explicar de uma forma fácil, e clara como a mentira é plantada e como a população responde a isso.

O autor aborta muito em seu livro exemplos americanos que ele mesmo acompanhou, como a eleição de Donald Trump a Presidência, como foi a sabotagem de Hillary Clinton e como as notícias sejam elas mentiras ou verdades são implantadas e julgar o que é certo ou errado está cada vez mais complicado nos dias de hoje, inúmeras discussões são abordadas de forma errada.

Apesar do livro ser americano e abordar os exemplos do Tio Sam, a Edição Brasileira, trouxe uma introdução altura para ele, mostrando um exemplo clássico de Pós-Verdade e Fake News, os famosos Hit Do Verão, que são enfiados goela abaixo em uma sociedade que aceita tudo.
E também um exemplo clássico de como o brasileiro lida com as histórias, Chicó do Auto da Compadecida e seu jeitão de contar histórias colocando sempre um pouco mais.

Pós-Verdade lida com um assunto delicado e que muitos julgam ser besteira.
Mas até quando a sociedade vai achar que Política é besteira e que discutir nunca é perda de tempo? Lidar com a verdade e com a mentira a cada dia parece uma guerra interminável.
comentários(0)comente



DBAlves 15/11/2022

Pós-verdade
Quando criança conheci algumas pessoas que se declaravam, e eram vistas, como indivíduos que contavam mentiras "sem ficar com a cara vermelha".
Hoje, quando a verdade está cada vez mais difícil de ser garimpada, vemos pessoas que deveriam estar falando a verdade (professores, pastores, médicos, pesquisadores, etc.) propagando mentiras e por ignorância ou leviandade, não os temos visto preocupados, ou conscientes, com as consequências suas ações.
Quando uma mentira é disseminada como algo que "mereça crédito", chamamos isso de Pós-verdade. Porém, diferente dos mentirosos do passado que eram motivo de risos e chacotas, os mentirosos do presente têm sido recebidos com entusiasmo em um mundo cada vez mais apocalíptico.
Como combater e quais atores sociais devem lutar para que a verdade prevaleça? Será que o primeiro caminho seja identificar e estudar o que é pós-verdade?
comentários(0)comente



polyana marx 02/03/2023

Descreve a nossa realidade
O autor expõe de forma certeira as consequências que as fake news trazem pro nosso cotidiano de forma clara e didática. Além disso, ele traz possíveis soluções para a problemática. A leitura me foi super útil para a construção do meu artigo de iniciação científica.
comentários(0)comente



Tulio.bandeira 03/03/2023

Tempos em que não é mais feio mentir?
Há muito tempo, ouvimos frases sobre "mentir é feio". A verdade é exaltada em frases como "Sou muito verdadeiro(a)", "Não gosto de mentiras, falo na cara", "Falo a verdade e assumo as consequências", "Sou muito sincero", e o que vemos hoje, é que nesta era de fake news, nunca a verdade esteve tão ameaçada e banalizada. É como D'ancona diz, a pós-verdade não é a mentira e nem a verdade em si, mas ela está ali, depois que a verdade é conhecida, a opinião pública é manipulada por opiniões que utilizam de apelos emocionais e crenças pessoais, visando um interesse particular, excluindo a importância e necessidade de haver fatos objetivos.

Exemplo: Trump chegou a falar que sua posse teve mais público presente do que a posse de outros presidentes, apenas para se autopromover. Jornalistas apresentaram provas que não, e ele desconversou, informando que quis dizer que foi a posse com mais participantes quando se trata dos candidatos eleitos do partido republicano. Não apresentou provas e foi questionado. Por fim, disse que viu esta notícia em algum lugar. Os que o apoiam, o defenderam, sem mesmo haver provas ou qualquer evidência, até mesmo da própria notícia que ele disse ter visto. Um verdadeiro mal caratismo.

Perceber a atual realidade política no Brasil, é ter a tristeza em saber que a pós-verdade nos cerca e mora ao lado. Somos diariamente bombardeados por representantes políticos que não diz que A é A, e B é B, mas sim, um amontoado de achismo e falas levianas.

D'ancona com grandes exemplos, consegue nos esclarecer os perigos que a pós -verdade traz.

Obs: Pós-verdade doi eleita a palavra do ano de 2016 pelo dicionário Oxford.
comentários(0)comente



amandaleu 15/07/2023

Resenha de Pós-verdade
O jornalista Matthew D'Ancona disseca o mundo das fake news e nos traz exemplos práticos desse fenômeno.
Gostei muito da escrita e da forma como ele construiu os subtemas abordados. Um dos maiores pontos do livro pra mim foi sua posição em como o sentimentalismo de ambos os lados não nos ajuda a ir contra este mal, só inflama ódio e teorias conspiracionais do lado direito da política e populismo irreal do lado esquerdo.
Feliz em saber que meu TCC vai estar mais recheado de novas visões sobre o assunto. Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR