Tempestade de Guerra

Tempestade de Guerra Victoria Aveyard

Resenhas - Tempestade de Guerra

Romildo 11/02/2024

Livro grande, mas aos poucos foi fluindo...
Foi uma leitura agradável.

Teve momentos que achei os pensamentos da Mare tão cansativo, um drama arrastado...

No geral, gostei do livro, mas não me prendeu como os dois primeiros livros (foram os que eu mais gostei).

Fiquei sabendo que o próximo livro (Trono destruído) é uma coletânea de fatos que aprofunda a história, não sinto curiosidade... vou ler apenas a história que complementa o final desse livro (Luz do fogo).

Luciano276 07/02/2024

Final sem sal
Não que essa saga seja uma maravilha, mas tinha carisma, e acabou de uma forma tão anti climática, a autora nem teve coragem de dar um final fechado, sinceramente esperava mais.

Ayslla 06/02/2024

Definitivamente devia ter acabado em ?espada de vidro?
Esse livro é um desperdício, o tipo de livro que faz você repensar a sua capacidade de fazer escolhas.

Eu não tenho palavras para expressar o quanto eu me decepcionei com essa série. Eu ganhei o primeiro livro de presente, e eu fiquei tão, mas tão empolgada para ler. Assisti entrevistas com a autora sobre o processo de escrita, assisti vídeos sobre o livro no youtube, que eu só falava disso por dias. Gostei bastante do primeiro livro, mas não o suficiente para aceitar a tortura que foi ler o resto da série.

E isso é porque todos os outros três livros são iguais. Todos. Três mil palavras de um plot previsível, que anda em círculos e desperdiça todo potencial de um contexto político que a princípio era muito interessante para o leitor.

Mare é uma personagem que não cresce. Quatro livros dos mais diferentes infortúnios que uma pessoa pode passar, e ela ainda é extremamente autocentrada, infantil e claramente aquele tipo de pessoa que acha que é o centro do mundo e se faz de coitadinha ao mesmo tempo.

Cal é tão chato que nem vale a pena falar dele, e é particularmente irritante como a autora faz questão de deixar claro que ele é o interesse romântico, mas não faz questão de colocar isso no enredo de modo a convencer o leitor. O vai e volta deles me deu nos nervos de uma forma que eu nem sei explicar.

O Maven é o melhor personagem dessa série, resta aos demais fãs aceitarem isso, ele é incrível e profundo, ver todo o potencial da personagem desperdiçado em um pano de fundo, que só aparece pra reclamar "a mamãe não ficaria orgulhosa" me dá raiva. E a coisa principal, e mais óbvia com esses contos patéticos, é que a autora simplesmente tenta arrastar e prolongar uma história já quebrada e que não foi bem finalizada.

Farley, simplesmente se tornou uma piada. A existência da Iris é desnecessária.
O Kilorn que preguiça. A família da Mare inteira nem sei o que estava fazendo ali.

Só quero enfatizar um detalhe:
A presença do Jon e de curandeiras tiraram o peso da própria história. Ambos aparecem somente quando convém ao roteiro.

No caso do Jon, ele virou uma muleta para o enredo e ditou os caminhos da história, porque a autora não conseguiu criar uma narrativa que evoluísse por si só. Ele representa a interferência do autor ex machina dentro do livro, que precisa inserir novas informações e não sabe como, aí lança mão desse recurso e tã dã.

Ele aparece do nada, solta uma verdade orácula e vai embora, porque é óbvio que não deveria ter alguém como ele na história, porque né... É ÓBVIO! Então, ele aparece e some somente quando a autora precisa dessa desculpa.

Sobre as curandeiras. Serve a mesma lógica que apresentei para o Jon, é quase a presença física da autora dentro do livro. Você tá lendo, e a história está te conduzindo para a morte de um personagem, aí é como se autora gritasse "CORTA" no meu ouvido, e "sim, tá quase morto, mas não vai morrer não, sabe por quê, meu bem? Porque eu tenho a carta mágica das curandeiras em modo defesa. CURANDEEEIRAS, curem esse aqui. Pronto. Viveu".

Acho que no final das contas a culpa é minha. Eu coloquei expectativa demais. Pelo menos acabou e eu posso começar a esquecer essa série em paz e nunca mais pensar nesses livros de novo.

Yasmim 05/02/2024

Meu deussss do ceu eu engoli esse livro enorme, totalmente viciante

a troca de narração me deixava sempre mto empolgada pra avançar no livro pra poder ter acesso a outros pontos de vista

enfim, terminei a serie! amei e ficarei obcecada por um tempo

Indi 05/02/2024

Nada de novo
Poucas reviravoltas e acontecimentos marcantes, pouco desenvolvimento, nada de novo. Capítulos do Maven extremamente desnecessários e repetitivos, sim Maven, já sabemos q vc ficou louco por causa da sua mãe e é louco pela Mare, já entendemos!!! Cal sendo um chato o livro todo, só entende as coisas no final (se é q ele entende). Evangeline e a Farley, duas maravilhosas.

Ana 04/02/2024

Realmente e infelizmente o mais fraco de todos da série, nada que eu consiga pontuar especificamente mas parece longo demais, denso demais, gente e coisa demais. Não é terrível, só é cansativo na maior parte do tempo.
Foi um final esperado e ainda sim gostoso de ver o desenvolvimento, foi uma experiência interessante e eu consegui não me arrepender como previa que iria acontecer, o que foi ótimo. Mesmo sendo uma série antiga, tem coisas que ainda são únicas e atemporais.

Flavia1411 04/02/2024

Bom final
Em geral achei um bom livro pro final da saga, eu senti que mais na metade pro final dele acabou ficando bem massante, nas partes de luta e guerra e etc, mas achei o último capítulo bem bom, um final significativo pra saga

Lalis17 03/02/2024

Demorei um pouquinho pra fazer essa resenha, gente, confesso que esse quarto livro, sinceramente foi complicado, acho que a autora demorou demais com o desenrolar da estória, ficou uma leitura chata, lenta, por isso não dei 4 estrêlas, não me cativou, é isso.

Pedro2975 03/02/2024

Interessante mas nada fora do esperado
Quanto mais penso, melhor a construção desse universo fica, é tudo muito bem feito e conectado, colocado em seu perfeito lugar, mas realmente depois de todas as emoções e revira voltas de A Prisão do Rei e de A Rainha Vermelha, os acontecimentos do último livro da saga deixou a desejar pra mim, me encantei mais com o primeiro e menor livro do que com o maior e último, mas de qualquer forma, vou sentir saudades desse mundinho

Robim 03/02/2024

Tempestade de Guerra
Volume bem morno, que aborda as "mesmas" coisas do volume passado. Entendo que o público alvo dessa série seria pra pessoas mais jovens. Acho que já estou muito rabugento para certos tipos de personagens...

Le Carnevali 03/02/2024

Se eu tivesse juízo tinha largado logo no primeiro livro. A intenção foi boa, pq a história em si é super interessante, e muitos personagens também, como a Farley, Evangeline, Davidson, até o Maven. Poder ler o POV de alguns dos personagens também foi uma boa sacada, e uma fuga da personagem principal que é tediosa e insuportavelmente chata.
Um livro com 700 páginas, mas que podia ter pelo menos 200 a menos, com tantas frases repetidas, comentários desnecessários, pra ter um final corrido e com soluções fracas.