Less Andrew Sean Greer

Resenhas - Less: A Novel

mari 05/02/2023

diga um dia, uma hora, em que Arthur Less não teve medo.
três meses depois, venci esse livro. é quase como se eu tivesse viajado o mundo junto com less.
esse livro é deliciosamente escrito, e a cada metáfora que o andrew sean greer costurava com tanta veracidade eu entendia o porquê de ter ganhado o pulitzer. tem passagens nessas páginas que eu penso quase diariamente de tanto que me marcaram. a perspectiva de envelhecimento e a tentativa de conexão quando se é solitário e queer nunca me pareceu tão bem descrita. a premissa é realmente ótima. e as gargalhadas que soltei durante esse livro foram bem sinceras. meu problema com ele provavelmente foi o momento que eu escolhi para lê-lo. fiquei muito estagnada na maior parte dele, e não sei bem pontuar o porquê. acho que vou encontrar a minha resposta em uma eventual releitura.

Gabriela 26/11/2022

Chato.
Eu odeio chegar aqui e fazer uma resenha maldosa, que só tem defeitos, porque é muito difícil encontrar um livro que realmente só tenha defeitos. Mas fiquei com essa coisa martelando na minha cabeça: qual parte/aspecto desse livro eu realmente gostei? Não consigo citar nenhum.

O personagem principal é completamente sem sal. Ele passa o livro todo viajando o mundo, vivendo diversas aventuras, conhecendo pessoas, e tudo que ele consegue falar é sobre os ex dele. É super cansativo.

Enfim, sem paciência nem pra falar mal.
Caso alguém tenha amado e queira argumentar, estou aberta para o diálogo.

Não recomendo.

Isabella 11/04/2021

Esse livro é genial
De qualquer ângulo que eu tento analisar esse livro, ele é genial. Quem não concorda, bom... nem JESUS agradou a todos.

O livro é a mistura perfeita de uma história leve que você não vê o tempo passar com uma narrativa que se torna levemente complexa às vezes, porque ao longo da história são intercalados pontos específicos da vida do Arthur, principalmente (1) de quando ele era criança, (2) por volta da época que ele conhece e começa uma relação com o Robert, que é um poeta muito renomado, premiado e mundialmente conhecido, e (3) ao longo da relação posterior dele com o Freddy.

Esses dois relacionamentos são explorados bastante porque foram bem duradouros e influenciaram totalmente a vida do Arthur, principalmente porque o Arthur só foi nessa viagem ao redor do mundo que é o foco da história pra fugir do casamento do Freddy com outra pessoa.

Dito isso, o livro não é difícil ou confuso, dá pra entender as referências e passagem do tempo perfeitamente, e apesar de (numa metalinguagem perfeita) ser explorado várias vezes no livro como ?ninguém hoje em dia tem simpatia por livros sobre homens brancos e seu ?sofrimento?, mesmo que esses homens em questão sejam gays?, esse é um livro sobre um homem branco (e gay) que captou TOTALMENTE a minha simpatia (e eu sou uma mulher negra kkk) e eu me vi no Arthur em 90% do tempo. O que talvez seja um sinal de que eu preciso fazer terapia.

Enfim, não dei 5 estrelas apesar de ter favoritado porque a parte do livro que o Arthur está no Marrocos foi meio chata e eu senti que se alongou demais, parecia que nunca chegava no ponto em que ele ia fazer o famigerado aniversário de 50 anos. Fora isso: perfeito.

Recomendo pra pessoas LGBTQI+ em geral, porque o livro fala muito sobre envelhecer enquanto LGBT e o quanto pra essas pessoas a juventude é meio que o foco da sua vida e ninguém pensa que aquele velhinho gay e solteiro pode ser você no futuro (e as coisas boas e ruins que isso representa). Também fala muito sobre relacionamentos longos e suas complicações ao longo do tempo, e do conceito de sucesso (quanto a relacionamentos) que nós temos - de quanto não é verdade que um relacionamento que acaba falhou.

Também fala muito sobre existir enquanto uma pessoa que não é tão excelente assim em nada, e o quanto é difícil ser uma pessoa normal quando se convive com gênios. ENFIM, esse é um livro sobre a vida. Acho que se eu tivesse que indicar uma leitura para as pessoas me compreenderem melhor, seria esse livro.

Robert125 10/02/2021

Afinal, por que fugimos de um problema?
Reler esse livro, em inglês, foi uma das coisas mais significativas para mim esse ano! Eu amo o fato de saber que sou um Robert Lessiano, que possui suas dúvidas e medos.

Essa obra é de longe um dos meus livros favoritos da vida! Obrigado Greer, por me proporcionar viajar ao redor do mundo (novamente) no meio de uma pandemia.

Anne L. 10/05/2020

Ganhou um Pulitzer, né...
Tenho algo contra livro com personagem principal escritor, admito, porque acho megalomaníaco, e também porque é sempre a mesma coisa: escritor (homem branco) fracassado, com vida amorosa fracassada, triste, infeliz, tudo é uma bosta. Aqui não é diferente, exceto talvez pelo fato de o Less ser gay. Mas isso é o que tornou tudo pior, na minha concepção. É praticamente impossível a gente se identificar com a vida e os problemas do Less, porque, como no livro fracassado dele, ironicamente (ou não, porque me parece ser proposital esse paralelo), não tem nenhuma tragédia real na vida de um homem branco de meia-idade como ele. Mesmo assim, lá está ele no meio de uma crise por conta desses problemas que ele mesmo criou ou que nem existem, e essa é a história. Acho que era para ser satírico, irreverente, sei lá, mas só achei lamentável mesmo. Sem contar que o fato de ele ser gay só serviu de pano de fundo para "mostrar" que relacionamento gay só tem dois destinos, ser feliz e terminar, ter um monte de traições no meio e terminar. E, por falar em terminar, pra um livro de menos de 300 páginas, parecia que não ia acabar nunca. Mas até que essa vibe eterna combinou com o tema, né, um monte de white people problems que, como não tem começo nem razão de ser, então também não tem fim