Mulheres do Brasil

Mulheres do Brasil Paulo Rezzutti

Resenhas - Mulheres do Brasil

1 | 2 | 3 | 4

Marcela262 29/12/2022

Um tapa na cara e a realizaçao de tudo que nao aprendemos e nao estudamos na escola
"NÃO! AS MULHERES NÃO PRECISAM de mais um homem para falar por elas. A mulher brasileira tem voz própria há anos. Mas eu gosto de contar histórias, e ainda existem histórias a seu respeito que não foram contadas ou não foram contextualizadas dentro do espaço em que existiram. Por isso, respeitando a voz de cada uma dessas mulheres, peço licença para falar sobre elas de um ponto de vista histórico. Eu quero contar como elas foram apagadas ou tiveram o seu papel diminuído. Como foi a luta de muitas das que hoje até são conhecidas, mas tiveram a história do seu passado narrada parcialmente."

Gabriela.Fujiki 30/11/2022

Sobre mulheres cujas histórias foram esquecidas
Finalmente alguém para falar das maravilhas que são as brasileiras ordinárias.

Histórias as quais (quase) não são citadas as realeza, mas que foram especiais e EXTRAORDINARIAS e esquecidas no tempo. Alguns nomes muito conhecidos mas que foram minimizadas por um povo sem memória, e outros que nunca ouvi serem citados.

Todas as mulheres citadas foram de alguma forma julgadas em suas épocas, seja pela luta, pela caridade ou ambição, o que há de comum em histórias tão diversas é que elas nos trouxeram até o ponto em que estamos hoje, que está longe de ser perfeito mas que já evoluiu consideravelmente.

Inclusive agradeço ao autor - Paulo Rezzutti - por ter trago essas histórias para um livro tão completo, já que acabamos sempre voltando o olhar para o estrangeiro e marginalizando o proprio lar, conhecer tantas histórias fabulosas do ladinho de casa é muito gratificante.
Si_Mone 01/12/2022minha estante
Ótimo livro.

Nathi 27/11/2022

Muito bom!!
Adorei!!

Conta a história de diversas mulheres, em diferentes âmbitos e de uma perspectiva respeitosa as mesmas.
Apesar de ser escrito por um homem, o autor é toralmente neutro em suas próprias crenças, sem fazer qualquer juízo de valor ou opinião sobre qualquer pessoa abordada.
Só achei que faltou uma conclusão/posfácio, porque ficou meio sem finalização, e pelo teor do livro, eu achei necessário.
E apesar de citar muitas mulheres diferentes e em épocas diferentes, não é confuso (achei que fosse ser)
Enfim, amei!

Juliana Tavares 12/10/2022

Você quer informações? Então toma!!
O livro é maravilhoso, são muitas informações, informações sobre histórias que quase não se encontram informações. Imagino o trabalho que deu para escrevê-lo!
Eu amo esse tipo de leitura, e esse livro é completo, mas por alguma razão não consegui me dedicar tanto a ele, demorei muito para terminar de ler por eu me cansar muito na leitura, talvez seja por que tenha muitos nomes que eu não conhecia, muitas palavras que eu não sabia o significado e muitas informações bem difíceis de compreender. Mas como eu disse o livro é completo, é maravilhoso!

Gabrielle 07/10/2022

Deveria ser leitura obrigatória a todos os brasileiros
O livro traz uma visão da história totalmente diferente da que é contada nos livros de história, já que, predominante, são apenas homens que são colocados como importantes para os rumos do país.
Mulheres que eu sequer sabia que tinham existido e que determinaram coisas fundamentais para o nosso país...

Só citando um exemplo, dentre vários: a questão da primeira semente de soja trazida ao Brasil. Foi uma mulher que proporcionou diretamente isso. E hoje o Brasil é dos maiores exportadores de soja no mundo.

Uma coisa triste é que, mesmo com as pesquisas impecáveis realizadas pelo autor, muitas mulheres importantes tiveram suas existências esquecidas, ou mesmo, nem registradas pela história.

Recomendo demais a leitura!

Zaqueu 23/09/2022

Lutando por direitos.
Vemos nitidamente ainda em pleno século 21 a grande desigualdade não somente no Brasil mais no mundo todo.Essas mulheres que lutaram muitas das vezes pelo básico que é o direito de ir e vir e ter o respeito de ser uma pessoa e não apenas um "produto" da sociedade que as via com olhares indiferentes,pessoas que na grande maioria só foram ouvidas tardiamente,como existe ainda tanta coisa a se fazer para que possamos ter o devido respeito.

Luzi 20/09/2022

Vale muito, a leitura
Traz a luta e reconhecimento de muitas mulheres fortes , que lutaram por um Brasil melhor, por seus direitos e em suma, tiveram sua história apagada ou modificada pela distorção patriarcal daquela época. Evidencia a luta de muitas dessas, por direitos dos quais julgamos serem os mais básicos na atualidade, mas que em outrora, foram a motivação de lutas, guerras protesto e etc.

Suélio 13/09/2022

Mulheres do Brasil – A história não contada resgata a história de mais de 200 mulheres das mais variadas épocas que tiveram suas biografias alteradas, deturpadas ou que simplesmente sequer apareceram nos registros convencionais. Depois de desmistificar as figuras dos imperadores d. Pedro I e d. Leopoldina, o escritor e pesquisador Paulo Rezzutti se dedica a mulheres conhecidas ou ignoradas pela história do Brasil: das guerreiras às vilãs, das mulheres do poder a artistas. Também ilumina trajetórias pouco conhecidas de indígenas e negras escravizadas e avança até os dias atuais, com mulheres como Marielle Franco, a vereadora carioca assassinada em março de 2018 por “ousar” não ser invisível. O livro chega num momento em que a discussão sobre o papel das mulheres na sociedade se intensifica, surpreendendo o leitor ao reapresentar acontecimentos da história do Brasil com as personagens femininas finalmente reinseridas nos papeis de destaque que lhes foram negados pela narrativa oficial.

Suélio 13/09/2022

ThayAvalon 27/07/2022

Porquê não ensinaram nossa história (feminina) nas escolas?
Livro incrível sobre a história das mulheres principais da nossa história que foram omitidas dos relatos, desde a colonização do Brasil, até a humilhação que os franceses fizeram conosco, e mostra muito a visão que eles tinham de como eram as mulheres do nosso país e como é semelhante ainda hoje. Mulheres que lutaram por seu espaço e muitas vezes fizeram história mas foi "mais sensato e certo" dizer na época que foi seu marido que conquistaram os feitos , mulheres que não tiveram medo da represália e se fosse preciso e em muitos relados foi, se vestiram de homens e foram a luta, outras que foram extremamente injustiçadas por não aceitar não como resposta, ou serem dominadas. E principalmente aquela que atualmente tentam e tentaram fazer do nosso país um lugar melhor e foram caladas, mas que deixaram todas nós aqui para continuar lutando, porque o caminho é longo ainda e não deixarem nos calar.

Eu não conhecia metade dessas mulheres incríveis que li nesse livro, tenho sorte de dizer que uma delas foi Anita Garibaldi no RS, minha terra, porém quantas outras fizeram o mesmo e não tiveram a mesma sorte de ter suas histórias contadas? O trabalho de pesquisa do autor foi incrível.

Milena 16/05/2022

Mulheres do Brasil – o livro que dá o devido destaque para as mulheres
Nesse livro é possível encontrar a fundo, no que foi achado pelo autor né, já que até nisso ele falou que as mulheres são esquecidas, pois na maioria das vezes não a registros da vida dessas mulheres, e se há, não dão enfoque aos feitos e participações delas na história, de um modo geral.

É louco pensar que uma mulher era internada/interditada por querer cuidar do seu próprio dinheiro, por querer ter uma vida diferente das demais, mas ao mesmo tempo que é louco eu super entendo, pois até hoje existem pessoas que pensem assim, que falam, que até tentam podar os direitos das mulheres.

Isso é só uma parte dos vários conteúdos, biografias, indignações e opiniões que existem nesse livro, eu fico até sem palavras pro quanto esse livro é incrível, só por dar destaque, seja ele pequeno ou grande, mas ao menos só por ter lembrado da existência dessas mulheres, que por sorte, abriram caminhos para que hoje possamos ser mulheres que não precisamos passar por metade do que elas passaram para ter os mesmos direitos...

Eu amei esse livro, a escrita, a pesquisa, as opiniões...Em alguns momentos até imaginei ele, o autor, do meu lado, e nós super indignados comentando sobre algumas falas do livro sksksk, é louco, mas foi o que mais me chamou atenção aqui, pois ele soube me prender, soube me instigar, soube me deixar indignada, eu preciso de mais livros desse autor kksksks.

E só pra deixar mais um pouco da minha opinião, daqui uns 20 anos ele poderia pensar em fazer uma continuação desse livro, pois as mulheres, ainda hoje são apagadas da história, e é necessário que as futuras gerações tenham acesso não a só esse livro, mas a vários outros livros no mesmo estilo desse, onde o foco principal sejam as mulheres e os seus feitos...

Si_Mone 03/05/2022

Mulheres do Brasil - A história não contada.
?A mulher para existir na história tem de sofrer, tem de escandalizar ou tem de transgredir. A boa mãe, a boa esposa, a avó amorosa e terna, a tia que fazia os melhores bolos ficam restritas à história sentimental familiar por, no máximo, algumas gerações. Essas quando muito, entram em anotações de árvores genealógicas quando algum parente resolve levantar suas origens. A mulher para entrar para a história tem quer romper os limites impostos e determinados pelos homens na política, nas ciências, nas artes etc.? pág. 259

O livro fala das brasileiras que tiveram suas histórias apagadas ou a importância diminuída. Paulo Rezzutti pede licença para escrever sobre essas mulheres que de alguma forma marcaram o seu tempo, o autor também reclama da falta de registros para produzir o livro, e eu como leitora fiquei curiosa para saber mais sobre algumas biografias citadas. Também fiquei indignada com várias histórias como a da Nenê Romano que foi assassinada por Moacyr, seu ex amante e advogado, que cometeu o crime e se suicidou, claro que a sociedade da época colocou a culpa na própria Nenê. Ou Gabrielle Leuzinger Masset que foi interditada pela própria família, afinal uma mulher não pode cuidar dos seus próprios bens, isso era cargo do marido ou dos irmãos. Mulheres que sofreram para fazer suas obras como Anália Franco que foi pedir esmolas e fundou asilos para crianças, viúvas e mulheres abandonadas, mas também foi mal falada pela sociedade por ser ligada ao espiritismo e à maçonaria.
Dei cinco estrelas e recomendo a leitura, para homens e mulheres.

Débs 16/04/2022

Indispensável
Com histórias de mulheres importantes para o Brasil e para as mulheres, a leitura traz em cada palavra surpresa, inquietação e admiração pela história de cada mulher que é contada. Para entender o processo da emancipação feminina e como chegamos até aqui, é leitura indispensável para todos.

Taísy 20/03/2022

Livro necessário
Livro aborda, através de histórias de mulheres que se destacaram na sociedade brasileira, como as mulheres foram e são tratadas.

Tem muitas histórias inspiradoras...

"A mulher para existir na história tem de sofrer, tem de escandalizar ou tem de transgredir. A boa mãe, a boa esposa, avó amorosa eterna, a tia que fazia os melhores bolos ficam restritas a história sentimental familiar por, no máximo, algumas gerações. A mulher para entrar para história tem de romper com os limites impostos e determinados pelos homens na política, nas ciências, Nas artes etc."

Gabrielle 01/02/2022

Mulheres do Brasil
Sou suspeita pra falar do Paulo Rezzuti.Acompanho seu canal no YouTube há um tempo e tenho aprendido muito.

Mesmo o livro sendo escrito por um homem, Paulo Rezzuti é um historiador muito bem emsabasado, que pesquisa, estuda e tem propriedade ao falar e escrever.

Minha parte favorita foi a de Tarsila do Amaral. Lembro que na terceira série minha professora de Artes contou a história dela, explicou cada um dos quadros mais famosos e ao ler sobre Tarsila parecia que eu estava ouvindo a minha professora,mesmo tendo se passado mais de 20 anos. Realmente é uma história, uma arte que não se esquece.

Porém o livro todo é rico em conhecimento. Vale muito a leitura.

Dica: está no Kindle Unlimited ?

1 | 2 | 3 | 4