Mulheres do Brasil

Mulheres do Brasil Paulo Rezzutti

Resenhas - Mulheres do Brasil

1 | 2 | 3 | 4

regifreitas 19/04/2020

MULHERES DO BRASIL: A HISTÓRIA NÃO CONTADA (2018), de Paulo Rezzutti.

Na grande maioria dos manuais de História do Brasil, as mulheres ocupam um espaço secundário; quando muito, desempenhando o papel de mães, filhas ou esposas dos grandes nomes masculinos das narrativas oficiais. A proposta de Paulo Rezzutti nesta obra é uma tentativa de compensar essa situação de alguma forma, através do resgate das personalidades femininas que, ou tiveram sua participação diminuída ao longo dos anos, ou foram deixadas de lado, ou, pior ainda, foram totalmente apagadas dentro da historiografia nacional. São ao todo mais de duzentos nomes - indígenas e escravizadas, heroínas e vilãs, artistas e mecenas, mulheres poderosas e mulheres que ocuparam cargos no poder, transgressoras - que aqui ganham um mínimo de visibilidade após mais de quinhentos anos nos quais isso lhes foi negado.

Devido a quantidade de nomes que foram tratados, muitos careceram de um aprofundamento maior. Mas certamente esse não era o objetivo do autor aqui. A obra é constituída de pequenas biografias, contextualizadas dentro dos seus momentos históricos, que servem para despertar o interesse e atiçar a curiosidade do leitor, caso ele deseje dedicar-se em conhecer um pouco mais alguma das personalidades retratadas. E o resultado final é muito bom, constituindo-se uma leitura bastante agradável, de uma temática cada vez mais necessária.

Paty 18/04/2020

Mulheres invisíveis
Obra incrível que tenta tornar um pouco mais visível a biografia de mulheres que foram diminuidadas, invisibilizadas ou apagadas da história. Explícita a relevância de sua atuação histórica em registro que tradicionalmente minimizaram seus papéis, como é o caso de D. Leopoldina por exemplo. Uma leitura recomendada a todos.

Amrlps 09/02/2020

Prêmio de melhor Leitura
Você sabe, é claro, que a história é muito mal contada. Mas não tem noção do tamanho do rombo que fizeram. Mesmo com este livro que muito nos esclarece, sinto que não conheço suficientemente bem as mulheres que fizeram a nossa história.

Camila Faria 19/08/2019

Um livro sobre o papel da mulher na sociedade escrito por um homem? #estamosdeolho O próprio autor faz um mea culpa na introdução e pede licença para falar sobre essas mulheres, cujas histórias nunca chegaram a ser contadas (ou, na maioria dos casos, foram absolutamente descontextualizadas e diminuídas). Muito interessante ~ e gratificante demais ~ conhecer histórias de mulheres incríveis, que mudaram o rumo do Brasil com a sua garra e perseverança, negras escravizadas, indígenas, nobres, artistas, revolucionárias… A gente fica com um gostinho de quero-mais porque são apenas algumas poucas páginas por personalidade, mas fica aí a possibilidade de pesquisar mais e se aprofundar na história das mulheres que mais tocaram o nosso coração durante a leitura.

site: http://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-25/

Paula.Gabryela 08/06/2019

Nossa realidade
Como pode! Desde dos tempos antigos, até o dias de hoje, a mulher e julga como "objeto".

Izabel.Bareicha 06/12/2018

Um resgate histórico
O livro faz você viajar no tempo e conhecer histórias não contadas sobre mulheres (heroínas e vilãs) que fizeram a história de nosso país. Algumas destas mulheres são conhecidas dos livros tradicionais de história presentes nas escolas brasileiras, no entanto, o autor resgata fatos que não estão nos livros tradicionais e mais, nos mostra uma outra face dessa história, a face que o patriarcado fez questão de retirar dos livros, a face poderosa, empreendedora, lutadora e revolucionária destas mulheres.Um livro que merece estar em uma estante feminista!

Isabela | @readingwithbells 12/09/2018

"Mulheres do Brasil: A história não contada resgata a história de mais de 200 mulheres das mais variadas épocas que tiveram suas biografias alteradas, deturpadas ou que simplesmente sequer apareceram nos registros convencionais."
O livro nos apresenta histórias de mulheres guerreiras que foram esquecidas e apagadas pela história.
Os capítulos são divididos em seis partes, sendo elas: Mães do Brasil, Boas, más e perigosas, Heroínas e vilãs, O poder das mulheres e as mulheres de poder, Artistas e mecenas e Transgressoras.
O texto é rico em detalhes e empoderamento feminino, de indígenas até as mulheres mais famosas do Brasil.

1 | 2 | 3 | 4