Valsa Brasileira

Resenhas - Valsa Brasileira

1 | 2 | 3 | 4

alex santos 11/06/2021

Parece que dançamos...
Uma leitura consistente da economia brasileira das ultimas décadas, de como e porque crescemos, de como fomos aprisionados pela agenda usurpadora da elite e como alimentamos o nascimento de figuras desprezíveis. Imprescindível.

Paulo 21/05/2021

Para entender a economia do Brasil
Livro fundamental e em linguagem acessível que permite compreender, primeiramente, como que se deram as políticas econômicas neste século, ajudando a compreender a crise que desembocou no golpe de 2016 que acabou aprofundando as desigualdades sociais.
Ajuda a compreender todo o cenário que permitiu que - ainda que não tenha chegado lá cronologicamente - chegássemos ao horror se eleger um Bolsonaro.
Os dois últimos capítulos apontam soluções que, efetivamente, se mostram cada vez mais necessárias, passando pela urgência de romper com políticas neoliberais.

Rodrigo 22/04/2021

Aula de economia
A obra é uma verdadeira aula de economia. Vale muito a pena para quem gosta do tema.

Danyllo 21/04/2021

Leitura boa, mas requer entendimento de conceitos da área
Valsa Brasileira traz o olhar pertinente de Laura Carvalho a respeito do vai e vem da economia ao longo das últimas décadas, o que engloba os governos de FHC, Lula, Dilma e Temer. É uma leitura fluída e boa. Porém, é necessário um leitor que entenda o básico e as questões chaves dos conceitos de Economia. Se fosse um pouco mais didático nesse sentido seria mais interessante. Recomendo muito!

brunoluciano 31/03/2021

Análise acessível
Laura faz uma análise embasada e bastante acessível dos governos petistas e Temer. Enumera os erros e acertos de cada governo, mas não de forma isolada. Sempre mostra o pano de fundo em que os acontecimentos se deram, quando necessário, retroagindo a períodos pré-PT.
A sua posição é marcada de forma honesta, sem proselitismo. E para além de erros e acertos, Laura aponta alguns caminhos - factíveis - a seguir.

afarialima 04/02/2021

Olhar para o passado e construir um futuro
Um dos melhores livros que já li que faz uma análise econômica do Brasil (2003-2017) em uma linguagem didática.
Além de análise completa e clara da ascensão e queda do desenvolvimento econômico na história recente do Brasil, a Laura Carvalho reflete sobre elementos e saídas para que desenvolvimento econômico brasileiro seja inclusivo e democrático.
Além de auxiliar na compreensão do Brasil, chama à ação também!
"Analistas e políticos da centro-esquerda parecem obstinados em tentar convencer as pessoas do que elas deveriam querer, em vez de viabilizar suas demandas."

fev 13/01/2021

Valsa Brasileira é um livro que traz uma análise consciente e precisa das medidas econômicas que foram tomadas nos últimos governos pelos dois últimos presidentes eleitos pela população e pelo ilegítimo Michel Temer. Laura Carvalho mostra os acertos e erros de cada presidente.

Com argumentos sólidos, números e análises importantes acompanhamos o que fez o Brasil crescer e o que fez ele chegar no fundo do poço da recessão. Fica claro os erros da presidenta Dilma ao sucumbir as escolhas dos empresários e a pá de cal que Temer joga ao não fazer escolhas diferentes. Além de deixar claro que fatores internacionais ajudaram ou agravaram a situação do país. No final, a autora tenta nos mostrar medidas que podem ser tomadas pelos futuros governantes para que haja recuperação da economia brasileira. Spoiler: não vai ser fácil e vai demorar bastante.

Apesar de ser escrito em uma linguagem simples para que a maioria da população tenha acesso Valsa Brasileira possui muitos termos da Economia, portanto, quem não conhece o básico do assunto pode ficar perdido. Mas é uma leitura essencial. Recomendadíssimo para quem quer entender o buraco em que estamos e o que é necessário para sair dele.

Allana 31/12/2020

Valsa Brasileira fala sobre o boom econômico brasileiro no início dos anos 2000. Expõe uma observação clara sobre a economia nacional e internacional, além de erros cometidos que nos fizeram chegar a crise econômica de 2014.

Maia 22/11/2020

Necessário
Leve, acessível e assertivo, Laura faz uma análise ampla e clara sobre as últimas décadas, seus acertos e muitos erros, possibilitando vislumbrar um caminho que, caso fosse adotado, teria boas chances de sucesso.

Matheus 16/11/2020

Pra quem acha que político é tudo igual
Carvalho mostra como as decisões (econômicas) do governo refletem com muita força nas nossas vidas. Demonstra com didática e dados os acertos do governo Lula, os erros do governo Dilma e o completo desastre Temer (que serve também pra Bolsonaro).

Embora ela explique bem (chega a ser repetitiva) a maioria dos conceitos, pode haver certa dificuldade pra quem não tiver alguma introdução em economia.

A bibliografia também é excelente pra quem quer entender finanças públicas e história econômica brasileira recente.

Mesmo que não seja do ponto de vista político, mas de interpretação política da autora, achei um pouquinho menos imparcial do que eu gostaria (mas eu sou chato).

@lucasmascarenhas 13/10/2020

Sobre uma visão econômica e os principais fatores da crise atual.
Explicando o “milagrinho brasileiro”, por meio da alta nos preços das commodities que exportamos: petróleo, minério de ferro e soja, fatores externos, acrescido dos investimentos públicos em infraestrutura física e social, buscando um desenvolvimento inclusivo.
Posteriormente, a crise política, os efeitos da Operação Lava Jato sobre os setores de construção civil e petróleo, a forte desvalorização do real e a queda dos preços dos produtos exportados. E a situação atual com o desemprego alto, a ampliação das desigualdades e o baixo crescimento, decorrente da “Agenda fiesp”, ou seja, demandadas por associações patronais, como redução de impostos do empresariado nacional, que se encontravam em entrave com competência internacional, acabou gerando uma renúncia na arrecadação, abrindo um espaço um ajuste fiscal com corte de gastos, uma recessão que já viria se torna mais profunda.
O livro aponta os equívocos e partes positivas nas políticas das últimas décadas. E a necessidade de políticas na economia para não cometer os mesmos erros.
Trecho do livro: “Para além da corrupção ou da ineficiência, três são as características do Estado brasileiro que deveriam ser rejeitadas por uma sociedade que ainda tem alguma pretensão de desenvolver-se de forma democrática. A primeira e mais urgente é a do Estado opressor, um verdadeiro serial killer de assentados rurais, índios e jovens negros e pobres das favelas e periferias urbanas. A segunda é a do Estado penitenciário, que encarcera em massa e leva à superlotação de nosso sistema prisional. A terceira é a do Estado concentrador de renda. Além de pagar juros altos para os detentores de títulos da dívida pública, de tributar muito o consumo e pouco a renda e o patrimônio e de tolerar a sonegação e a elisão fiscal de empresas privadas, o Estado brasileiro ainda paga supersalários a uma parte dos seus funcionários”.

Zezin.Marques 03/07/2020

Leitura difícil mas excelente
Muita informação, dados e pesquisas. Mas não deixa de ser uma leitura fácil, excelente escrita.

Jéssica 26/06/2020

É uma leitura necessária para entender o momento caótico, economicamente falando, que vivemos, pois aborda de forma bem ampla as nuances da economia brasileira em suas variadas fases.

Thiago Amorim 16/06/2020

Essencial
Livro mais que importante para entendermos o cenário econômico atual. Super indico a todos.

1 | 2 | 3 | 4