Valsa Brasileira

Valsa Brasileira Laura Carvalho

Resenhas - Valsa Brasileira

1 | 2 | 3 | 4

Eduardo.Dini 11/03/2019

Um livro ótimo para entender a economia durante os governos do PT. Um livro bastante equilibrado, sabe reconhecer os méritos e também apontar falhas.
Deveria ser uma leitura obrigatória antes de opinar sobre o período, o número de abobrinhas seria menor.

Tirso 10/03/2019

Ótima reflexão do por que o Brasil está onde está!
A parte inicial do livro não é para se debater, é para aprender! A descrição do "Milagrinho Brasileiro", onde a autora traz uma visão sobre como tudo ocorreu, com várias críticas ácidas, é a melhor parte da obra. Não tem discussão, pode-se ter uma interpretação diferente de alguns acontecimentos, mas no geral é uma precisa descrição dos fatos.

A ênfase na capacidade que o investimento público possui de gerar crescimento se torna muito pautado conforme o livro segue - abrindo espaço para discordâncias e debates - sendo que esta defesa é muito bem argumentada pela autora, mas todo estudante de economia sabe que isto não é um consenso!

Laura Carvalho é com toda certeza umas das economistas mais lidas do Brasil e será (se já não é) uma forte influência no pensamento econômico brasileiro. No geral achei este livro muito bom, com análises precisas que estimulam vários debates. Não posso deixar de comentar que achei a parte final (Acertando os Passos) um tanto quanto confusa e não achei o livro tão acessível aos leigos como estavam comentando, contudo, ainda é uma obra essencial para o Brasil!

Caso um dia eu me torne um professor, meus alunos irão estudar este livro!

Mauricio.Alcides 04/01/2019

Temos aqui um futuro clássico da literatura econômica tupi
Laura de Carvalho nos brinda com um excelente apanhado jornalístico de como chegamos aonde chegamos de como o governo Dilma seguiu as tradições de sua alma mater e como traiu seu eleitorado dando a direita a sua vitória intelectual e como essa vitória nos levou a uma política de desoneração fiscal com beneficio industriais que culminaram no caos económico que nos encontramos hoje.

Tenho apenas duas ponderações negativas sobre a obra,

A apresentação da curva de Phillips feita pela autora de maneira como foi realizada pode levar um leitor leigo a economia a uma má compreensão de tal modelo em vista da autora não ter se aprofundado nas nuances dessa teoria e de como a mesma pode se contradizer.

Também ressalto que a autora utilizou de um exemplo demasiado simplista para justificar as cargas tributarias nacionais ao discorrer da gratuidade de um sistema de saúde universal e seus custos em forma de impostos na pagina 163.

No mais a obra é muito acessível e teoricamente robusta, creio que fará parte da bibliografia económica obrigatória em um futuro próximo.

Mariana 06/09/2018

Um passo a frente, um pro lado, um pra trás
Uma ótima leitura para entender um pouquinho do período econômico do governo Lula até o governo Temer.

"Se combinar crescimento econômico, estabilidade de preços e da dívida pública, redução das desigualdades e sustentabilidade ambiental dependesse apenas da fidelidade a um receituário simples e já velho conhecido de todos, países ricos e pobres ao redor do mundo não enfrentariam tantas contradições e dificuldades até hoje." SIM.

Compacto e denso, o livro traz uma série de informações desse monstrão (por vezes ameaçador) chamado economia que nos fazem sair do senso comum. Importante para refletir sobre pautas prioritárias do país, destino de dinheiro público (pago por todos os brasileiros) e escolhas macroeconômicas (certas ou erradas). Recomendo para todos que tem vontade de entender um pouco mais sobre o que está acontecendo no cenário nacional.

Roberto 13/08/2018

Análise coerente
Uma análise que me pareceu bastante coerente dos últimos 20 anos da economia brasileira. Uma boa ferramenta para compreender o quase caos em que o país se encontra.

Mauricio 29/07/2018

Macroeconomia não é igual economia doméstica
Achei genial esse primeiro livro da jovem economista e professora da USP Laura Carvalho. O livro todo é uma espécie de crônica dos fatos e decisões econômicas, desde o primeiro governo Lula até os dias atuais. Explica bem as causas do que ela chama de “milagrinho brasileiro” dos anos 2006 a 2010, onde todos cresceram do topo à base da pirâmide. Posteriormente explica o desgaste do modelo Lula, passa pela crise pós 2011, pelos anos Dilma, e suas desastradas medidas de combate, ao que chama de agenda Fiesp. O impeachment com a entrada do ilegítimo governo Temer, seguido do agravamento da crise com a sua “ponte para o futuro”, onde o futuro mais parece um abismo. Explica a falácia da nossa elevada carga tributária e excesso de intervenção na economia, amplamente propagada pelo senso comum. Por fim faz algumas contribuições para melhorias para os próximos governos e uma defesa do papel do Estado como provedor e indutor do crescimento, assim como foi e o é em diversos países pelo mundo afora. O livro todo é enriquecido com citações de diversos outros economistas e artigos publicados em jornais e revistas influentes à época dos acontecimentos que torna o material muito rico e interessante.
Logicamente que depois de ocorridos os acertos e erros da condução da economia ficam mais fáceis de serem criticados, porém o livro não deixa de ser uma verdadeira aula de macroeconomia.
cleriston 17/08/2018minha estante
sabe me dizer se a leitura é pesada para quem não é da área de economia?

Mauricio 29/10/2018minha estante
Cleriston, a leitura não é pesada não. Tem algumas tabelas, mas tudo bem explicado.
Pra quem já tem o hábito de ler, o entendimento não é difícil, pois a economia é uma ciência social e humana.

Edson Camara 21/05/2018

Abra sua cabeça, esqueça sua ideologia e leia o livro da Laura para entender a economia brasileira atual e o que vem pela frente.
Não conhecia a economista Laura Carvalho até vê-la no programa Diálogos da Globo News, neste mesmo programa tomei conhecimento do lançamento do seu livro de estreia Valsa Brasileira, comprei em e-book na mesma hora e comecei a ler. Não me arrependo.
Sempre acompanhei a economia brasileira, desde que em entendo por gente adulta preocupada com dinheiro. Sempre entendi o que se passa, ou por compreensão dos acontecimentos noticiados ou por intuição.
O livro da Laura é o confirmador de tudo o que aconteceu nos últimos quase 20 anos na economia brasileira, por que saímos do boom e da bola da vez para o desastre que acontece atualmente.
A Laura descreve em português claro e compreensivo cada passo, cada decisão tomada pelos últimos governos brasileiros, principalmente os períodos Lula e Dilma e explica literalmente porque estamos mal e infelizmente porque continuaremos mal por muito tempo.
O livro trata, sem paixão ideologica, cada erro cometido e acertos também.

Separei o o trecho abaixo para dar uma mostra da profundidade e da qualidade do trabalho da economista Laura Carvalho:

"No Brasil, retrocessos negociados entre quatro paredes e escondidos sob o véu da técnica ainda são o caminho escolhido por grande parte dos analistas e da classe política que governa. A leitura parece ser a de que se aproveitar da aflição das pessoas com a gravidade da crise para enfiar-lhes medidas antidemocráticas goela abaixo não terá consequências mais dramáticas no futuro. Em um país com fissuras sociais tão profundas e que nunca deixou de apresentar altos índices de violência, imaginar que a perda de direitos e uma piora no padrão de vida passarão despercebidas é multiplicar por mil o wishful thinking que se abateu sobre a elite intelectual norte-americana e inglesa."
cleriston 17/08/2018minha estante
sabe me dizer se a leitura é pesada para quem não é da área de economia?

Paulo 01/09/2018minha estante
Cresiton, já ouvi dizer que a leitura não é pesada, na realidade o livro foi pensado para ser acessível pelo grande público leitor.

1 | 2 | 3 | 4