Ressurreição

Ressurreição Machado de Assis...

Resenhas - Ressurreição

AsaReader 23/03/2022

Superou e muito as minhas expectativas.
Terminei a leitura do romance Ressurreição de Machado de Assis. Foi seu primeiro romance publicado em 1872, ainda no período romântico, um ano depois da aprovação da Lei do Ventre Livre em 1871.
O enredo gira em torno da personagem Félix, um médico e rico herdeiro que não acredita ser capaz de amar. Seus afetos não ultrapassam os seis meses. Ele é volúvel, inseguro e ciumento. O romance começa com ele terminando seu caso com a última amante que é deixada aos prantos, mas logo isso vai mudar. Félix vai a uma festa e lá reencontra a irmã de um amigo. Uma linda e jovem viúva que desperta imediatamente o seu interesse. Será que desta vez um homem volúvel, como ele, vai finalmente ser bem sucedido em um relacionamento? Até que ponto a personalidade de uma pessoa a inviabiliza para um relacionamento saudável? Até onde uma coleção de relacionamentos casuais de fato pode nos dar a experiência para lidar com o amor verdadeiro? Essas são questões que se destacaram para mim nessa leitura. É uma história envolvente e com um final surpreendente.
A leitura cronológica das obras de Machado mudou a visão que eu tinha do autor. Ele saiu da posição de massante e chato para queridinho. Eu nunca gostei de Machado desde meu primeiro contato com ele ainda na escola. Sempre o achei descritivo demais e enfadonho. Depois de adulta temia me reencontrar com ele e postergava a leitura, embora achasse que não poderia morrer sem ter conhecido a obra do maior escritor brasileiro e um dos maiores do mundo.
Não por acaso, recentemente, comprei o livro do Ítalo Calvino, por que ler os clássicos, nele, o autor diz que as leituras da juventude podem ser pouco proveitosas em razão da impaciência, distração, inexperiência da vida e etc. Fiquei refletindo sobre isso... Fazia muito sentido. Por isso quando soube da leitura cronológica das obras de Machado, achei que tinha chegado o momento de retomar e concluir a leitura das obras desse autor.
De minha parte o que posso dizer é que amei demais esse primeiro romance. Ele serviu para destravar a minha leitura desse autor, embora, não negue, ainda estou apreensiva com a sua fase dentro do realismo naturalismo que talvez seja o motivo do meu desgosto. Ainda assim, estou animada, porque para quem está desbravando Proust em seu realismo psicológico que dificuldade insuperáveis poderia ser encontrada no realismo naturalista de Machado? Sinto que já estou a meio caminho da vitória.
Sendo assim, enfrentem seus autores mais temidos, lembrando que talvez dessa vez, com mais idade, maturidade e vivência descubram o prazer que outrora não puderam encontrar.

Dida 21/03/2022

Como eu não gostava de ler Machado quando era adolescente???
Ainda digerindo esse final....
Esse foi o primeiro romance publicado de Machado, e, apesar disto, já temos aqui uma escrita muito similar ao que veremos depois. Personagens verdadeiramente humanos, cheios de defeitos e problemas, histórias que se entrelaçam, e muitas passagens cômicas...
Eu particularmente criei ranço de Felix, o personagem principal, pois apesar de entender que qualquer um pode ter esses defeitos dele, me incomodou a insegurança e um certo desprezo dele pelos outros em alguns momentos. Aliás, bem la no fundo essa desconfiança dele com Lívia pode até lembrar um certo Dom Casmurro que viria posteriormente.
Mas algo que me perguntei durante toda a leitura, foi: como eu não gostava de ler Machado quando era mais nova?? Enfim, com a idade a gente vai aprendendo a apreciar o que é bom né, as vezes não temos a maturidade necessária no momento em que somos apresentados a um escritor genial como este.
O final é inesperado (pelo menos para mim), mas não deixa de transparecer algo que é característico do autor: a pitada de realidade que dá um ar de algo que poderia acontecer a qualquer um de nós.

Clemerson Lisboa 20/03/2022

Lembro que foi bom
Há muito que li esse livro, e por esse motivo eu não me recordo tão bem de como foi a experiência mas eu lembro que gostei da leitura e foi bem legal. Recomendo

carolmureb 13/03/2022

Simplesmente adorei! A forma como Machado de Assis descreve os personagens é, ao mesmo tempo, saborosa, profunda e engraçada, em alguns. Desde o início, estava evidente que Félix era "uma furada", mas... Enfim, uma obra interessante sobre como as inseguranças de alguém podem criar algo baseado em situações que, de fato, não existiram e prejudicar a si mesmo e a outras. Que livro bom de ler!!
"Chamando-lhe parasita não aludo só à circunstãncia de exercer a vocação gastronômica nas casas alheias. Viana era também o parasita da consideração e da amizade, o intruso polido e alegre, que, à força de arte e obstinação, conseguia tornar-se aceitável e querido, onde a princípio era recebido com tédio e frieza, um desses homens metediços e dobradiços que vão a toda pa parte e conhecem todas as pessoas, "boa cara, com barrete, boas palavras" p. 20. Conhecem alguém assim?
"Eu nunca faço mal quando quebro uma cadeia; liberto-me" p. 25.
"Reinava uma santa paz naquele casal, que soubera substituir os fogos da paixão pela reciprocidade da confiança e da estima" p. 28.
"Não é em terra que se fazem os marinheiros, mas no oceano, encarando a tempestade" p.38.
"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar" p.58.
"Nem todas as almas podem encarar as grandes crises. Quer-se um espírito robusto para estas situações complexas" p. 96.

luana.goncalves 03/03/2022

Primeiro romance do Machado de Assis
Conta a história de um romance tóxico do século XIX entre um médico herdeiro que não trabalha e luta contra o que sente e uma viúva rica que se rende a todos seus sentimentos por esse moço!!
Um final previsível ?

Extra: essa edição de bolso da Martin Claret é bem ruim, folhas brancas que amassam quando abre o livro!! Não gostei particularmente ?

Geth 02/03/2022

Félix e Lívia - um amor verdadeiro ou um verdadeiro amor?!
Espetacular!!!
Primeiro romance de Machado e ele já me sai com um livro maravilhoso, Félix, que significa afortunado e feliz nesta história nada tão machadiano para descrever um homem introspectivo, indeciso, e acima de tudo duvidoso dos seus sentimentos e dos sentimos que Lívia tem por ele, já Lívia tem um senso, maturidade e perspicácia para perceber o que realmente iria sofrer com esta relação. Apaixonada por este livro!!!!

Bruna 01/03/2022

Tão real
Um livro antigo mas ao mesmo tempo tão atual e real! Que construção das relações! Chega a ser cruel, mas muito verdadeiro!

Miiih.Lemoos 27/02/2022

"O amor é a lei da vida, a razão única da existência. Encher de uma só vez a alma, sem que ninguém lhe beba o licor divino, e regressar ao céu sem ter conhecido a felicidade na Terra, nem o quererá Deus, nem o temerás tu."

Fany 24/02/2022

Assis é brilhante.
Cada obra que leio do Machado de Assis, eu me surpreendo com seus personagens. Suas criações são simplesmente brilhantes e geniais, me fascino toda vez. Acompanhar Felix e Lívia em Ressurreição e ler as palavras do Machado no final do livro, é perceber que a perpeptiva dele nunca foi tão atual. É incrível. Posso pegar a situações desse livro e comparar com que acontece no agora e dizer: Machado de Assis tem razão.

Genial e brilhante.

Maiara.Barbosa 20/02/2022

Me perdoa? Mais um vez?
Até onde o amor basta para a construção de uma relação saudável e duradoura? Nesse livro, se deparamos com muitos erros de Félix e consequentemente os perdões da sua noiva para as novas crises criadas por seu ciúme. A história é bem construída e apesar de ser o primeiro romance do Machado e antigo, na minha opinião é um livro atemporal, que trazem discussões válida sobre relacionamentos tóxicos construídos na base da desconfiança e do ciúme excessivo. Além de discutir o comportamento diante de uma situação desse cunho. Adorei a leitura e é bom ter a certeza, que a literatura machadiana é muito mais do que a gente escuta por aí....

CAcera3 19/02/2022

Mas é ciúmes?
Esse é o primeiro romance escrito e publicado por Machado de Assis. Pertencendo a sua fase romântica, esse livro conta a história de Félix. Um solteirão abastado devido a uma herança de família. Esse personagem é descrito desde o começo como alguém imprestável que vive de pequenos romances com mulheres à margem da sociedade e se vangloria de não sentir amor por quem quer que seja.
Mas o curso de sua história está para mudar.
É um romance delicioso de ler, fluido e muito rápido, podendo ser lido num só dia. Porém quero deixar minha ressalva de que mesmo se tratando de um romance do período do romantismo brasileiro, Machado de Assis já deixava aqui sua marca realista tão reconhecida em suas obras.
Há quem descreva o protagonista dessa história como um rascunho do famoso Bentinho do Dom Casmurro. Veremos um rapaz perturbado e sentiremos coisas bastante diferentes acerca dele.

Arlindo.Ramos 18/02/2022

Isso é Machadão
Não tinha lido esse livro ainda. O primeiro romance de Machado de Assis, já mostra o que iria se tornar: o melhor autor brasileiro.

Patricia.Pedersoli 17/02/2022

Ressurreição (Machado de Assis)
Ressurreição é o primeiro romance de Machado de Assis, publicado em 1872. Já em seu prefácio o autor, quase como com um pedido de desculpas, revela que não sabe se possui talento para escrever romance, e que cabe ao público e a crítica julgar a obra. Eu, particularmente, gostei muito da história e indico a leitura. Machado de Assis é um gênio e esse livro já demonstra todo o potencial e grandeza que teria sua obra. O livro conta a história do dr. Félix, um solteirão convicto, que se apaixona por uma viúva chamada Livia. Machado de Assis faz o perfil psicológico dos personagens e o leitor se sente dentro da cabeça dos personagens. O primeiro parágrafo do livro é brilhante, começa de uma maneira sublima e termina já demonstrando que o que nos aguarda é um final trágico. Livro rápido e delicioso de ler, narra uma história de amor repleta de ciúmes, desentendimentos e um final muito diferente do que o leitor espera. Excelente maneira de começar a ler o autor, já conseguimos ao longo da história perceber várias características do estilo machadiano, sua ironia, seu lado crítico e o realismo psicológico de seus personagens. Muitos dizem, inclusive, que o dr. Felix, representa um primeiro esboço do que viria a ser o Bentinho. Li o livro para participar de um projeto de leitura de Machado de Assis da Isa Vichi (lido lendo) e recomendo! Gostei do livro e acho uma super indicação para quem quer uma leitura rápida, agradável e sem muitas pretensões.

oursapphism 14/02/2022

"O homem não se esconde de si mesmo, e o maior infortúnio dos corações pusilãnimes é sentirem que o são."