Ressurreição

Ressurreição Machado de Assis...

Resenhas - Ressurreição

Poly 09/07/2021

Primeiro romance do bruxo do Cosme velho
No primeiro romance do pai da nossa literatura conhecemos a história de amor de doutor Félix e da viúva Lívia.

O médico que considerava seus romances semestrais, acaba se apaixonando pela irmã de um dos seus amigos que é uma recém viúva chegada a cidade.

Enquanto a viúva morre de amores por ele o médico está sempre querendo esconder o relacionamento e morrendo de ciúmes de qualquer coisa que ela faça. Vemos aqui Machado começando a rascunhar Bentinho.

Apesar de ser um primeiro romance ele tem a profundidade das discussões, a leveza dos diálogos e as referências bíblicas e mitológicas que só machado sabe fazer.

Rebeca.lousz 09/07/2021

Rascunho de Dom Casmurro
O livro conta a história de Félix, um médico que gosta do conforto da sua estabilidade e que não se permite amar nenhuma mulher, Félix acredita que uma paixão não sobrevive mais do que alguns meses e que, sendo assim, nunca poderia se casar. Tudo muda quando ele reencontra a viúva Lívia e passa a se relacionar com ela. Ressurreição vai tratar dessa paixão de Félix, que se entrega por completo.

Por ser o primeiro romance de Machado, é interessante perceber em Félix alguns traços que futuramente aparecerão em Bentinho, já é possível notar esse esboço de um personagem ciumento que enxerga traição onde não existe, um personagem que no começo do livro parece até ser meio bobo mas que mostra as caras até o final.

Machado peca no desfecho do livro, a história estava caminhando muito bem, tem vários trechos sublimes e a construção dos personagens é boa. Não sei o que acontece (acredito que para gerar um clímax na história), de repente alguns eventos caem de balão, um dos personagens que até então mal era citado comete um ato totalmente aleatório mas com um impacto gigantesco na história. A mal construção desse final impede a obra de ser melhor do que poderia.

Gosto muito dos trechos de declaração, me lembrei da Jane Austen em alguns momentos, é um livro muito gostoso de ler e a história flui bem. Amei conhecer esse comecinho de um autor que se tornou um dos maiores nomes da literatura brasileira. Recomendo para qualquer admirador de Machado.

Biltbooks 06/07/2021

Sobre Ressurreição
A novela Ressureição é a obra mais ?romântica? que já li de Machado, claro que ainda faltam vários e vários livros dele (esse é o 4º) para ler. Contudo, ela não se fecha nessa caixinha de escola literária, mas é muito maior que ela, pois mesmo que as personagens principais demonstrem certos arroubos de sentimentos, os quais me deixaram apaixonado, o texto caminha para algo bem mais realista. Foi uma delícia a leitura, indico para todos, no caos da vida de um jovem adulto, Machado de Assis me fez rir, chorar e, basicamente, fez-me sentir abraçado.

Lucas Gabriel 14/06/2021

Excesso de melancolia
Peguei pra ler outro dia, nem lembrava que tinha abandonado. Terminei dessa vez, não é de todo ruim. Uma enrolação que não chega a lugar nenhum mas fiquei curioso pra chegar ao final.

Márcia 09/06/2021

Ressureição - Machado de Assis
Primeiro romance escrito por Machado de Assis, foi escrito em 1872.
Félix, um rapaz de 36 anos, viu cair em suas mãos uma inesperada herança que o levantou da pobreza. Desde que se tornaria rico nunca mais trabalhou; se entregou ao repouso de corpo e alma.
Félix nunca se iludiu por tanto tempo com moça nenhuma, mas quando conheceu Livia, irmã de Viana, apaixonou-se pela bela viúva de 24 anos no mesmo instante em que a viu.
Livia desde que ficou viúva somente teve olhos para seu filho Luís, mas o doutor Félix conseguiu ganhar o coração de Livia.
Quando Raquel, filha do amigo Coronel foi desenganada por todos os médicos, o Doutor Félix foi visitá-la e sugeriu ao coronel que mandasse sua filha para um ambiente trânqüilo.
Livia oferece-se para receber Raquel em sua casa nas Laranjeiras, tendo elas se tornado grandes amigas.
Raquel guardava um antigo amor por Félix.O Doutor há muito tempo sabia desse amor, mas jamais lhe dera esperança.
Com a recuperação de Raquel e o grande amor que Félix e Lívia sentiam, Raquel abre mão desse amor pela amizade de Lívia.
Doutor Félix decidiu se casar com Livia, mas uma carta anônima põe tudo a perder. Félix decide viajar sem avisar a ninguém, deixando Lívia sozinha. Isso foi um dia antes do casamento.
Lívia adoece; Raquel decide ajudar a amiga e Félix, com o apoio de Meneses, por quem mais tarde se apaixona.
Apesar da boa intenção da moça, Félix tendo remorso foi visitar Lívia pedindo-lhe perdão por ter acreditado na falsa carta. Lívia recupera a saúde, perdoa Félix, mas decide viver sozinha com seu filho. Lívia isolou-se e nunca mais viu Félix, viveu apenas para educar seu filho e acabou indo para um convento.
Raquel e Meneses se casaram e viveram uma vida com muito amor. Doutor Félix passa o resto de seus dias solitário como sempre.

Paula.MTerra 30/05/2021

Delícia de leitura!
Li várias obras de Machado de Assis quando era adolescente e resolvi reler... como é bom!!!
Personagens interessantes, o texto encanta e comunica claramente ao mesmo tempo.

jordanaverissimo 16/05/2021

Consideração lacônica de uma preguiçosa
Ressurreição é um romance considerado da fase "romântica" de Machado, mas podemos ver que mesmo nesse contexto o autor supera o estilo e dá sua marca à narração. Além disso, aborda um tema que posteriormente foi resgatado na sua fase realista: o ciúme. Aqui, Machado é um autor muito menos maduro que o autor de Dom Casmurro e, mesmo assim, destrincha com maestria a mente humana na alta sociedade carioca no século XIX. É interessantíssimo conhecer a obra completa do autor e compreender sua evolução.

Carolina.Gomes 09/05/2021

Esse Machado...
Primeiro romance de um dos meus autores preferidos, mas eu não o tinha lido ainda.
Me deparei com uma resenha, por aqui, e corri para ler.

Em sua primeira obra, Machado já denota toda a sua genialidade e talento para delinear, com perfeição, os traços psicológicos de seus personagens.
Poder-se-ia dizer q Félix é um embrião de Bentinho.

Temos aqui um homem atormentado pelas dúvidas, elocubrações, desconfianças e um ciúme doentio. Félix não se permite viver o amor por medo da infidelidade.

Com um final surpreendente e a narrativa fenomenal do bruxo do Cosme Velho, essa é uma leitura imperdível.

Adorei! ??

Cynthia 27/04/2021

O livro relata o romance entre o Dr. Felix e Lívia. Eu gosto muito da escrita de Machado de Assis, pois ele traça o perfil psicológico dos personagens com perfeição, abusa da ironia e faz um retrato muito crítico da sociedade carioca do século XIX.
Dito isso, odiei o tal Dr. Felix... que homem babaca . Meu maior medo durante todo o livro foi Lívia casar com ele.
Apesar de ser uma história bem simples gostei bastante.

melanieteles 20/04/2021

Ler Machado é realmente sempre um prazer. Mesmo em sua primeira obra já prende a atenção com uma narrativa detalhada. Apesar do protagonista insuportável, vale a leitura.

Jonas incrível 11/04/2021

Advertidamente
Um romance desapegado dos padrões, uma construção de características únicas nas personagens, uma história comovente sem exageros. Um final feliz contraditório. Bem incomum. Genial.

Raquel 11/04/2021

Primeiro livro de Machado de Assis
Primeiro livro de Machado de Assis. Conta a história do romance entre o bon vivant Félix e a viuva Livia. No começo do livro há uma passagem na qual Félix se auto avalia como incapaz de felicidade, incapaz de constância e o romance com Lívia é permeado por dúvida e desconfiança.

Aparecem muitos personagens secundarios, o que confunde um pouco, mas acho que Machado os usa para indicar comportamentos sociais que ele desaprova. Machado já usa o recurso de conversar com o leitor. Ainda não está presente o sarcasmo típico do autor.

As personagens femininas são mais fortes emocionalmente, tem melhor caráter, melhor índole, que as masculinas, o que acho ser uma constante na obra de Machado (ainda não li todos os livros).

Achei interessante ler para conhecer mais de Machado de Assis, mas confesso que Félix me irritou extremamente e não gostei do final. Indico, sim, mas não tenha grandes expectativas pois é só o primeiro livro de um grande autor.

MatheusPetris 11/04/2021

O bilhete que alcança o espírito
A crítica, comumente considera Félix como um rascunho de um dos personagens mais famosos da literatura brasileira: “Bentinho”. Se pensarmos nos versos de Shakespeare que inspiram o romance e o próprio Machado cita, “nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar”, nos lembraremos (guardada as devidas proporções) de Bentinho. Entretanto, ao contrário dele, Félix não vive um longo casamento semeado pela dúvida e pelos ciúmes, suas paranóias não permitem. Félix, não confia em ninguém, duvida de todos ao seu redor e, até o momento que se apaixona por Lívia, do sentimento do amor. Ela, em um diálogo quase no fim do livro, resume bem isso: “As dúvidas o acompanharão onde quer que nos achemos, porque elas moram eternamente no seu coração.”

No apêndice do livro, Machado sintetiza perfeitamente um aspecto central do romance: “Não quis fazer romance de costumes; tentei o esboço de uma situação e o contraste de dois caracteres”. Esses contrastes de que fala, geram vários encontros e desencontros. No entrechoque de algumas personagens, se pavimenta o caminho de outras.

Pensemos, primeiro, no antagonismo dos irmãos: Lívia e Viana. De personalidades e objetivos completamente diversos, possuem em algum nível, uma relação com Félix. E ambos, de certo modo, se auxiliam nessas relações. Já, no entrechoque das duas enamoradas por Félix, Raquel e Lívia, encontraremos as respostas para o coração e as pedras sendo cuidadosamente postas para chegarmos ao final da narrativa. Na colisão de Meneses e Félix, se estabelece uma amizade e uma mudança, fazendo com que Félix se arrependa e mude de opinião. Félix, que não crê na sinceridade dos outros (palavras dele), quer acreditar na sua própria.

Essas oposições que menciono são curiosas. Félix e Meneses, Lívia e Raquel, são oponentes, mas se comprazem, se apoiam. Mesmo que possuam objetivos claros e individuais, se acolhem. Enquanto Lívia é uma mulher madura, com um filho, Raquel é uma moça pueril e ingênua. E estas características, geram anseios uma na outra. Sendo assim, não são apenas “duas personagens” que são contrastadas, mas várias.
Existe uma semente que é lançada nesses embates em dois momentos da narrativa, e essas sementes são plantadas através de um bilhete. Em ambos, não apenas germinam, como geram uma multiplicidade do derramamento romântico e assaz doloroso da trama. Em um deles, a abertura da alma pelas linhas, um sentimento sincero e puro. Já no outro, um perfídia, uma jogada maléfica.

Todavia, o xeque-mate sofrido por Félix, talvez, só venha a reavivar as profundezas de sua total falta de confiança no outro. Se, procura se isolar para fugir dos outros e se encontrar consigo, é por ser a única saída para um cético inveterado e infeliz, que escolhendo duvidar, deixou de abraçar aquilo que poderia ter lhe confortado.
Carolina.Gomes 04/05/2021minha estante
Ainda n li esse. Vou ler.

MatheusPetris 04/05/2021minha estante
Depois comente o que achou :)

Carolina.Gomes 04/05/2021minha estante
Pode deixar ;)

Blicat Amorim 14/09/2022minha estante
Adorei as colocações, foi muito além das observações mais imediatas (como a semelhança entre Felix e Bentinho). Parabéns!

Mazinos 27/03/2021

Não é um romance comum.
Esse é o primeiro livro do Macho de Assis e já demonstra como toda a sua obra seria diferente das demais. Não se trata de um romance comum e que tudo acaba bem no final, como era comum naquela época. Confesso que o final me deixou bem triste.