Ressurreição

Ressurreição Machado de Assis...

Resenhas - Ressurreição

@ysalemos 17/10/2020

@umalivresca
Ressurreição, publicado em 1872, foi o romance de estreia do famoso e excepcional Machado de Assis. Com uma narrativa bem diferente das histórias de amor que encontramos por aí, Machado apresenta ao leitor um romance real, uma história plausível de ocorrer. O livro concentra-se boa parte a relatar as características peculiares e únicas de seus personagens, e como a personalidade de alguns deles acaba tornando suas próprias vidas mais complicadas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A obra nos apresenta Dr.Félix, um solteirão, que leva sua vida entre amores de estação: a cada 6 meses, termina o relacionamento com a flor da vez. Do outro lado temos Lívia, uma jovem viúva e irmã do amigo de Félix, Viana. Apesar da vida ter tirado seu marido muito prematuramente, Lívia é mencionada como uma mulher de arrancar suspiros, e acaba chamando a atenção do nosso solteirão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que se segue é uma narrativa cheia de descobertas, medos, desconfianças, e... quem sabe... de uma ressurreição do amor. Porém, apesar de falar de uma sentimento tão delicado, e muitas vezes fantasiado como algo perfeito, Machado de Assis consegue escrever uma história linda, intrigante, envolvente, mantendo um ar real e verídico durante toda a trama. Um livro para se apaixonar, acima de tudo, pela primorosa escrita machadiana.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#citação "Não basta ver uma mulher para a conhecer, é preciso ouvi-la também; ainda que muitas vezes basta ouvi-la para a não conhecer jamais".

site: https://www.instagram.com/umalivresca/

Rebeca Dccv 17/10/2020

O ciúme
Muitos livros antigos possuem uma escrita tão gostado de se ler, até muitas vezes poética. O mesmo ocorre com a Ressurreição. Machado de Assis te leva brandamente através desta história marcada por amor, desconfiança e principalmente ciúmes. Quem lêr este livro não se arrependerá

Gleisson 01/10/2020

Cuidado
Não se trata a velha resurreição como foi tratado nesse romance, dura e cheia de escrúpulos. Nada fácil, tudo complexo (não a leitura, cheia de reflexões amorosas, mas a maneira como as relações se conectam. ) Tudo é questão de sutiliza. Recomendo ao ler, cautela e vontade para apreciar o estilo inicial de Machado. Fique de olho nas reflexões amorosas: "a paciência é a gazua do amor". Podem servir de ensinamento. Que é o que não falta neste romance.

Gabriela 27/09/2020

Excelente. O romance prende do começo ao fim, a cada página lida se sente não só o desejo mas a necessidade de continuar.

Gianny 27/08/2020

Não gostei muito da história, porém achei bem agradável a leveza com o qual foi escrito, acredito que essa leveza seja uma marca do próprio Machado.

Vida Literária 23/08/2020

Machado Já Era bom?
Publicado em 1872, Ressurreição é o primeiro romance de Machado que veio ao mundo. Será que aos 33 anos de idade Joaquim Maria Machado de Assis já dava sinais do escritor tão habilidoso que se tornaria?

Neste livro pequeno temos um casal como protagonistas. Félix, um homem solteiro, 36 anos, é um bon vivant e que proclama não manter relacionamentos por mais de seis meses, o que é uma bela desculpa pra cair na gandaia sem compromisso nenhum. Lívia, é uma viúva que retornou com seu filho à cidade do Rio de Janeiro a pouquíssimo tempo.

Os dois se apaixonam, claro, e no universo deles vai rolar ciúmes, ódio, amor, muitas idas e vindas nessa relação conturbada. Além disso, outros personagens (Raquel, Meneses, Dr. Batista) compõe essa rede sentimental catastrófica. Nota-se, também, características que viriam a ser marcantes em suas obras futuras como o paternalismo, o pessimismo e até mesmo a questão racial.

Para os leitores de primeira viagem de Machado de Assis, não se engane com esse enredo de romance água com açúcar. Embora Ressurreição seja quase um protótipo de Dom Casmurro, seu romance mais aclamado, aqui nós podemos notar traços da sua mistura genial de galhofa, melancolia, ironia e drama psicológico.

Confesso que o final do livro é bom, mas que, obviamente, não chega nem aos pés do final impecável de Memórias Póstumas de Brás Cubas. De qualquer forma, fica aqui a minha indicação de um bom livro do nosso bruxo do cosme velho.

site: http://vidaliteraria.net/ressurreicao/

Hannah Andressa Delgado 11/08/2020

Sensacional!! Tornou-se meu romance favorito do Machado. Gostei da relação entre Raquel e Lívia que alude às personagens bíblicas, Raquel e Lia; e fiquei em dúvida no que tange o personagem principal. Teria Félix alguma relação com a ave mitologia "Fênix" já que o romance nos oferece diversas pistas (Nomes de capítulo com aves, alguns elementos relacionados a fogo que remete ao pássaro, um trecho em que fala-se de um coração que ressurge das ruínas)? Ou, quem sabe, como não há, de fato, uma ressurreição, "Félix" faz menção ao termo "felicidade" o que contrastaria com um personagem extremamente infeliz. O sentido, então, estaria na contradição, tão corrente na Literatura Machadiana

Gabi 07/08/2020

"Que importa o tempo? Há amigos de oito dias e indiferentes de oito anos."

Guilherme 28/07/2020

Logo no seu primeiro romance Machado coloca um desiludido com a vida e com os amores, ele vai aprender a desenvolver esses ranzinzas como poucos nas suas obras mais famosas; isso não significa que esse livro é fraco, ele só enfraquece quando comparado com os trabalhos de um Machado mais maduro.

É uma história de um triângulo amoroso, isto já foi contado inúmeras vezes, mas o Machado é que nem o Joe Cocker, ele pega uma música que já foi composta e gravada por outras pessoas e de alguma forma a melhora.

Aécio de Paula 26/07/2020

Ressurreição - Machado de Assis
Primeiro romance do escritor, publicado em 1872. Machado conta a vida amorosa de Felix. Essa primeira fase do escritor é bem no estilo francês, segundo críticos.

Beto | @beto_anderson 25/06/2020

Projeto Lendo Machado de Assis - Livro 1
O primeiro romance de Machado tem uma trama bem simples, ainda que um final meio tosco, mas a narrativa mostra a qualidade da escrita do autor.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Anderson916 12/06/2020

Otimo passatempo

Jp 04/06/2020

Dramático
Um dos primeiros contos de Machado que eu li. Um enredo simples, porém bem trabalhado que te prende até o final. Te deixa bastante envolvido na história e com os seus personagens, em seus dramas e dilemas. Muito bom!

Moacir 29/05/2020

Desconfiança
Félix é completa desconfiança. Seu casamento será sempre com a dúvida.