Poeira Lunar

Poeira Lunar Arthur C. Clarke

Resenhas - Poeira Lunar

Eric 18/01/2023

Um livro sobre sobrevivência, mas também sobre humanidade
O livro é bem fluido, tem uma história cativante do começo ao fim, mas apartir do capítulo 20 o livro toma uma velocidade fantástica, os acontecimentos, e a leitura fluem e você não consegue parar de ler, tem um final emocionante que com certeza vai deixar muitas pessoas nervosas

Nícolas 31/12/2022

Naufrágio lunar
Em Poeira Lunar, um veículo lunar naufraga em meio a poeira lunar. Seus ocupantes (turistas e tripulantes) perdem a comunicação com o exterior e tentam sobreviver em meio ao tédio enquanto uma equipe estuda os meios de encontrá-los e resgatá-los.

O livro é um pouco lento em alguns momentos, mas no geral é muito bem desenvolvido. Os detalhes que ele apresenta sobre quão diferente seria a vida na lua em comparação com a Terra nos faz viajar durante a leitura.

Raiane 14/12/2022

Tinha muitas expectativas com a história, principalmente porque estou começando no mundo da ficção científica, mas me decepcionei. A premissa é interessante, porém a história em determinados momentos fica muito lenta, e até chata. Além disso algumas descrições ficam um pouco confusa. Em suma um livro ok com uma premissa boa.

carolina.soares 22/11/2022

Sem sombras de dúvidas essa narrativa não mim. Achei mega chato e dá muito sono.

Um tipo de ficção científica que descobri que não curto.

Doug 19/11/2022

Sessão da Tarde
Vc certamente já se deparou com uma narrativa parecida na Sessão da Tarde ou no Cinema em Casa: pessoas comuns num transporte coletivo enfrentando um desastre natural (possivelmente uma enchente) e correndo contra o tempo. Pois então, essa é a história deste livro. A diferença é que se passa num futuro de 1961 (data da publicação do livro) e não é no planeta Terra, mas sim na Lua.

Pode parecer clichê e de fato é, mas vale lembrar que a história foi escrita há mais de 60 anos e que em sua genialidade, Arthur C. Clarke nos assusta com alguns acertos quase que premonitórios.

Vale super a leitura que é rápida e te prende até o fim, mesmo que vc comece lendo já sabendo o que vai rolar no final ?

Bia 11/11/2022

Arthur Clarke nunca decepcionando.
Sim, tive uns problemas com o livro, ele não me cativou, eu não consegui lê-lo de uma vez só por isso, foi UM ANO E MEIO lendo esse livro.
E agora eu vou sentir falta.
Qualquer aspirante a física ou simpatizante de engenharia, como eu sou, deveria ler esse livro, vai vibrar com qualquer sucesso e também com as falhas, porque tudo tem uma breve explicação, é o que o deixa lento, mas também é o que me fazia vibrar loucamente por ver o quão real eram as problemáticas do livro, um dia eu quero ter o conhecimento e a habilidade desse autor.
Quem é mais de humanas e prefere as abordagens mais críticas da sociedade, que sempre estão presentes nos livros de Arthur C Clarke, sentirá mais dificuldade com esse livro, mas não quer dizer que ficará órfão, as leituras tão atuais nesse livro assustam, pelo fato desse livro ter 61 anos.
Foi lendo? Foi, mas ele virou de estimação quase e eu amei todas as constantes reviravoltas, tanto positivas, tanto negativas, num nível que eu não consigo sair reclamando.

Julha 25/10/2022

Boa leitura
Poeira Lunar é um livro cuja leitura é bastante agradável, com capítulos de tamanhos convenientes e narrativa fluida.
Não consegui me conectar muito com a maioria dos personagens, mas isso não atrapalhou minha experiência. Outra coisa que vejo que pode incomodar alguns leitores é o fato de o livro conter muitas descrições científicas de cenários, fenômenos e equipamentos, mas isso também não me atrapalha, eu até consigo gostar bastante delas.
Gosto muito da escrita do Clarke e pretendo ler todas as suas obras. Vale muito a pena a leitura dessa mas, aos novos leitores do autor, recomendo começar por 2001, que é absurdamente sensacional!
Clakson 25/10/2022minha estante
Show!

carmen.fogaca 09/10/2022

Um monstro silencioso
O que eu mais gostei foi o fato desta aventura ter sido escrita ainda quando não se sabia tanto sobre o "mundo lá fora" e ter conseguido prender a leitura por tanto tempo e com tanta riqueza de detalhes. Confesso que não acreditava em uma final "feliz" mas o empenho do Lawrence e do Pat salvaram a minha leitura. Meu primeiro livro de Clarke é já vou engatilhar mais um ...

Rodrigo 15/08/2022

Primeira decepção
Eu amo os livros do Clarke,antes desse tinha lido os três medalhões: Encontro com Rama,2001 e meu favorito O fim da infância além de duas coletâneas de contos e tinha gostado de todos,mas esse infelizmente não rolou,a premissa é interessante mas as personagens são rasas,mal construídas,não é filosófico nem dinâmico,o fio de trama parece ser só uma desculpa pro autor dissecar suas teorias sobre a superfície lunar e destilar seus conhecimentos sobre física,engenharia,como funcionam espaçonaves,instrumentos e ferramentas.
Como não comprei a história e mal liguei os nomes as personagens logo nao me importava o que aconteceria,até onde posso pensar podia explodir uma bomba atômica e matar todos no meio do livro que pra mim não faria diferença nenhuma. Uma pena mas ainda darei uma chance pra outros títulos dele.
Isis.Borges 16/08/2022minha estante
O fim da infância é um dos meus livros favoritos da vida! Engraçado como um autor pode ser 5/5 favoritado e em outros momentos ser decepcionante...

Rodrigo 16/08/2022minha estante
O fim da Infância é um dos meus favoritos da vida também Isis,foi o primeiro que li dele e junto com O fim da Eternidade(também no meu pódio) do Asimov minha primeira incursão no gênero Sci-Fi

Taynan 22/07/2022

5 ?????
Maravilhoso
Consagrou C. Clark como um dos meus autores favoritos.
Simplesmente devorei.
Inteligente, divertido, muito fluído.
Amei

nanda00s 21/07/2022

muita poeira e um pouco de claustrofobia
É um livro básico que cumpre o que promete. Apesar de se tratar de uma obra que poderia ser mais do que é, os elementos de tensão conseguem provocar uma certa agonia no leitor. Não é tão boa quanto os clássicos do autor, mas pra quem gosta pode ser uma boa leitura.

dionisocastro 20/07/2022

Arthur C. Clarke é facilmente um dos maiores nomes quando se fala de ficção científica, meu gênero favorito. Seu nome não me era estranho quando li seu comentário na parte traseira de Duna. Então, ainda em êxtase após a leitura do livro de Herbert, decidi me aventurar pelas histórias de Clarke.

Acabei escolhendo Poeira Lunar. Comecei a ler, mas a história não me prendeu de início então parei por cerca de um mês. Quando retomei a leitura, cheguei a uma parte do livro em que eu não conseguia mais parar.

Mesmo com seu início morno, o livro me encantou. Gosto muito de sua simplicidade e da naturalidade que sua narrativa apresenta. Toda a construção de expectativa até o resgate é um dos pontos mais positivos para mim do livro. Outra coisa que me interessou muito foi o desenvolvimento dos comportamentos humanos em isolamento, principalmente dos passageiros.

Não é um dos meus livros favoritos e não trouxe grande entusiasmo para mim, mas ainda assim é um bom livro. Confesso que esperava mais de Clarke, espero me impressionar mais com outras obras dele. Por isso recebe minha nota média, que se mantém a menor até agora.

Jaque Jaque :) 20/07/2022

Poeira Lunar
"Um projeto que, dentro de pouquíssimas horas, viria a se transformar em pesadelo."

Uma experiência totalmente nova! Não é minha praia livros de ficção científica, porém tentei experimentar para ver se ia gostar, é até que deu certo.
Adorei acompanhar a Selene e seus passageiros tão excêntricos e os nascidos da Lua. Tenho que confessar que imaginei que teria combates e coisas mirabolantes, mas o livro se apresentou técnico e mais "realista" (se é que um universo onde temos civilizações na Lua e em planetas possa ser chamado assim).
A escrita é boa, não deixa o leitor perdido em nenhum momento e explica tudinho, além de prender nossa atenção. E o final, que coisa linda, um brisa leve em meio um tornado.