Poeira Lunar

Poeira Lunar Arthur C. Clarke

Resenhas - Poeira Lunar

Paula1735 20/07/2021

Puro "hard" science-fiction
Se você se sente angustiado com as cenas do naufrágio do Titanic, cuidado, porque vai experimentar uma sensação parecida com Poeira Lunar.
A Selene é uma nave/embarcação/ônibus espacial projetada especialmente para o turismo lunar. É a bordo dela que o capitão Pat Harris e seus 22 passageiros são sugados pelo Mar de Sede, uma grande bacia de poeira presente na lua.
É um livro de puro "hard science-fiction", o que significa que as descrições e explicações ds eventos têm grande conexão com a realidade, até mesmo ao nível científico. Essa preocupação deixa o enredo mais palpável e interessante.
A única questão da qual reclamo é a lentidão com o que os fatos acontecem (o que é totalmente explicado pela minha observação anterior - a ligação com a realidade). Clarke adoraria ver uma adaptação para as telas, e eu também.

Rodrigo.Grogro 16/07/2021

A lua sempre misteriosa , este romance de 1961 e tão atual , bem que poderiam transformar em filme esta história 4 ????

Glau Anjos 03/07/2021

É uma grande história de ficção Científica, as tramas são muito boas e o desenrolar traz aquela tensão, típica do gênero. O começo é meio arrastado e as descrições um pouco cansativas, o "romance" não chega a ser exatamente romântico, mas no geral é uma boa leitura, como esperado do querido Arthur C. Clarke.

Lucianalg 01/07/2021

Sem expectativa
Leia sem nenhuma expectativa. Após ler O fim da infância eu quis ler outros livros do autor mas esse aqui é um livro sem pretenções maiores. É apenas um resgate que poderia ter se passado em qualquer lugar

Fernanda 27/05/2021

No fim do poço tem um buraco.
Tragédia, desgraça, apuros. Vc tem isso de sobra nesse livro que te prende justamente pq quando vc acha q não dá pra piorar a situação, ela piora sim. E no meio do caos vc vê personalidades sendo desenvolvidas de uma forma sutil e graciosa, sem forçar a barra.
Uma ficção científica que não vai te dar nomes muito complexos, escrita na década de 60, onde o auge da comunicação era o telefax. Não que isso me incomode, mas vamos ter em mente que aqui é uma obra da mente borbulhante durante a corrida espacial.
E é fantastico.
COMO AINDA NÃO EXISTE UM FILME DESSE LIVRO EU ME PERGUNTO INDIGNADA ?
Renner 28/05/2021minha estante
Me perguntei o mesmo.. sobre ele e sobre as fontes do paraiso..

Renner 21/05/2021

O fim de um ciclo
Depois de emendar 3 livros de C Clarke em sequência, me agrada muito nível de tecnicidade das obras deste autor.. engraçado e fascinante como um simples assunto, um simples acontecimento pode se tornar um livro de 300 páginas.. é admiravel o quanto o autor define tecnicamente os problemas, com uma destreza e acurácia invejaveis, o que aumenta o gosto pela leitura. Simplesmente Fantástico!

Lari 19/05/2021

Ficção científica atemporal.
Gostei tanto desse livro que não sei como vou me expressar direito, então serei bem sucinta: Arthur C. Clarke tem um jeito de lidar com as palavras que te prende a cada página e, quando você percebe, já está em um final bem fechado e sem pontas soltas.

O autor soube lidar com as nuances de personalidade dos personagens e as relações que construíram entre si como um maestro, organizando fatos e eventos fictícios de forma encantadora.

Cheio de discussões atuais e reflexões, combinadas com uma perfeita dinâmica entre os vários eixos da história (até convergirem), "Poeira Lunar" é um prato cheio para quem se interessa tanto por exatas como física e química quanto pelos de humanas como história.

Patricia Souza 12/05/2021

Escrito em 1961 pelo notório escritor inglês Arthur C. Clarke, o romance de ficção científica narra um resgate de um acidente na futurística e habitada superfície lunar, envolvendo uma espécie de ônibus turístico espacial, Selene, e o belo e temível Mar da Sede.
A nave desapareceu na poeira do Mar da Sede, um acidente ocorrido de um acúmulo de mais de milhões de anos de atividade lunar em sua existência, por uma sorte (ou azar) na linha do tempo de vida do sistema solar, levando consigo 22 passageiros (20 turistas, o piloto e sua assistente). Mobilizando toda a equipe de especialistas em física e engenharia responsável pela vida na lua (inclusive os que habitam no planeta Terra) a procurá-la em uma grande área de difícil mobilização. Não se sabe se os passageiros estão vivos, e se estiverem vivos, existe o problema maior: como resgatá-los? Enquanto isso, dentro de Selene, os homens e as mulheres encontram maneiras de sobreviver e passar o tempo que ali possuem, enquanto o resgate não acontece. Lidando com conflitos e questões de vida ou morte que aparecem ao longo da trama.
Acompanhamos os fatos como se estivéssemos assistindo a um documentário, onde vemos as discussões de engenheiros, físicos e técnicos responsáveis pela vida na Lua, a transmissão da tentativa de resgate e a movimentação dentro da nave. Com uma narrativa leve porém emocionante, com uma boa carga de tecnologia bem próxima a nossa realidade (lembrando que foi escrito em 1961!) e com momentos de suspense, o autor faz o leitor torcer ansiosamente e acompanhar o resgate, almejando um resultado positivo nas tentativas de busca pelos passageiros ainda vivos.

Camila Borges 24/04/2021

Uma aventura leve
É um livro que curti ler, apesar de ser bem diferente da experiência de "O Fim da Infância" por exemplo. Tem mais cara de aventura no espaço, é mais leve. O ponto alto com certeza é a ambientação, um cenário onde a Lua foi "colonizada" e serve quase como um parque para turistas da terra. Apesar de gostar, fiquei querendo que acabasse logo em alguns momentos.

gleysonWHO 22/04/2021

Três Selenes e meia para esse livro.
Poeira Lunar é uma leitura bem prazerosa, que não me fez cair de amores por Arthur C. Clarke, é verdade, mas me deixou bastante engajado para continuar a leitura de seus outros livros

Cayo Diniz 15/04/2021

Ficção científica diferente
O livro me surpreendeu demais, pois mesmo sendo ficção científica não nós apresenta uma realidade absurda, mas um mundo onde os seres humanos já alcançaram o o espaço e que existem as limitações da realidade.
A história gira em torno do "naufrágio" da Selene (ônibus turístico lunar) em um mar formado por poeira lunar que os cientistas até então não conheciam tão bem.
A narrativa é dividida entre os 22 ocupantes do ônibus e os engenheiros e suas tentativas de retirá-los do fundo do mar de sede.
O autor narra de forma lenta e desenvolve os sentimentos e as características dos personagens e situações, isso também me pareceu um diferencial fantástico do escritor.

Emerson 10/04/2021

Datado e previsível, apesar de muito bem escrito
Poeira Lunar

Apesar de muito bem escrito, o livro envelheceu mal se pensarmos no que se sabe hoje sobre a Lua e física, em geral. Então, o leitor deve encarar toda a história como uma ficção não científica, mas fantástica.

Com isso, o livro trata de como pessoas altamente capacitadas trabalham para resgatar um grupo de turistas naufragados numa espécie de lago enquanto os problemas vão se sucedendo (tantos problemas em série que chega a ser previsível). Nessa corrida contra o tempo, a imprensa mantém o público informado.

Pessoalmente, mesmo desconsiderando o fato da história estar bem datada, achei a trama razoável. Os personagens não são cativantes e me senti quase como um telespectador acompanhando com curiosidade o desfecho do resgate e só.

Leonardo_css 09/04/2021

É bom, mas poderia ser melhor
Ler esse livro foi como assistir um documentário, simples assim. Um desastre em território lunar e o maior inimigo é uma poeira misteriosa.

Temos duas perspectivas, de um lado os que estão dentro do barco que foi soterrado e do outro os que tentam socorre-lo.

Acho que a história poderia ter adicionado uns toques de suspense e terror, algo como "Estamos perdidos na lua, algo está nos observando".

Enfim, é um livro legal, mas poderia ter sido melhor explorado.

Lays.Maria 08/07/2021minha estante
Aquele parte em que Radley fala sobre estar sendo perseguido por ETs, pensei que fosse levar a narrativa para um novo patamar, mas foi só um fato isolado sem sentido.

Leonardo_css 09/04/2021

É bom, mas poderia ser melhor

Enfim, é um livro legal, mas poderia ter sido melhor explorado.
Lays.Maria 08/07/2021minha estante

Mafê 30/03/2021

Problemas no coração? Não leia este livro!
E foi esse livro que fez com que eu me apaixonasse pelo Clarke. Com uma trama muito original e envolvente, a narrativa traz a exploração e turismo espacial e as coisas que podem dar errado fora da Terra. Acredite: MUITA coisa pode dar errado, como o livro mostra bem. É eita atrás de eita e fica quase impossível parar de ler. Uma ótima leitura para relaxar ou ter um ataque cardíaco de tanto nervoso??