Todos os caminhos vão dar a Roma

Todos os caminhos vão dar a Roma Scott Hahn

Resenhas - Todos os caminhos vão dar a Roma

Paula1735 11/04/2024

É lindo ser católico!
Que testemunho maravilhoso relatado por Scott e Kimberly.
Neste livro, o casal relata toda a jornada vivenciada durante a conversão do protestantismo ao catolicismo.
Trazendo a visão de cada um deles durante esse período, podemos entender todas as dificuldades, receios, medos e aflições que eles enfrentaram enquanto buscavam respostas para as lacunas da sua fé.
A forma como o relacionamento dos dois foi forjado e fortificado durante esse processo é impressionante.
É um livro que ilustra muito bem o porquê de sermos católicos e mostra a beleza da tradição, dos sacramentos e da liturgia da nossa Santa Igreja.
"Que doce é sentir-se em casa na Igreja Católica".

Alice 10/04/2024

Emocionante
Achei muito bom esse livro com uma história interessante, as vezes precisamos ler leituras como essa para continuar na nossa fé .

Liliane 29/03/2024

Alternadamente, Scott e Kimberly Hahn, narram sua história de estudo, união matrimonial e sacrifícios pessoais que os conduziu, em momentos diferentes, do protestantismo ao catolicismo.
Em períodos distintos, eles são conduzidos, através do estudo da Bíblia e orações pessoais, a frequentar e compreender a Missa e todo os ensinamentos católicos.
O casal reforça o quão é importante compreender o sentido dos ritos da Missa e a verdadeira fé que se professa.
Excelente leitura é o que o livro proporciona.

Madu188 22/03/2024

Chamado a santidade
Esse livro é simplesmente maravilhoso, me emocionei muito com o caminho de conversão dos dois, parecia que uma pessoa que eu conhecia estava realmente voltando para Deus
O livro aborda diversas dúvidas que até nós católicos não entendemos, apenas negamos quando somos confrontados por protestante, a partir da leitura desse livro compreendi diversas coisas sobre minha própria religião que eu não entendia como explicar para os outros.
Eu amei cada detalhe do livro, tanto na escrita como na explicação, eu entendo a dificuldade que eles passaram de simplesmente perceber que tudo que sabiam um dia mudou quase completamente, não é uma coisa fácil de se aceitar, mas quando Deus nos mostra o caminho mesmo que em momentos de turbulência vemos quanto Deus nos ama e quer que confiemos nele de corpo, alma e divindade

Lu Salles 21/03/2024

Hoje venho indicar uma leitura diferente aqui na página, a dica é desse livrinho precioso que trás a emocionante trajetória do casal Hahn, uma leitura que apresenta o belo testemunho desse casal.
Depois que comecei a ler, foi difícil parar. A leitura é bem envolvente e ao ler, você fica sempre querendo saber o que acontecerá na página seguinte.

Ana Chagas 19/03/2024

?? ? São João Paulo II, rogai por nós!
Que livro belíssimo! Primeiramente gostaria de destacar o quão tranquila é sua escrita, normalmente algumas pessoas tem medo de começar livros com base em espiritualidade, por conta muita vezes da forma e linguagem utilizada na escrito, mas nesse livro temos uma narração em primeira pessoa super contemporânea/moderna.
Scott como narrador e personagem principal nessa biografia de conversão, nos ensina com todas as palavras a importância do estudo! Enfatiza que devemos saber o que professamos em nossa fé, para sabermos no que acreditamos! Acho uma leitura indispensável para todo Católico e protestante!

Keyte Monteiro 16/03/2024

Leitura cansativa. N consegue se sustentar com seus argumentos por muito tempo.. mesmo me forçando a ler até o final para ver se trazia algum tema que saltasse aos meus olhos só conseguiu me deixar ainda mais entediada e impaciente.
Horrível, não gostei.

Milena M. 14/03/2024

Li esse livro porque duas pessoas muito próximas me indicaram.
É o testemunho de um casal protestante sobre sua própria conversão.

Pelo que entendi, ele acaba sendo muito bom para pessoas que estão em seus processos de conversão ou conversão muito recente.

Confesso que achei difícil não abandonar.
Talvez tivesse gostado mais se o tivesse lido em outro momento, há alguns anos.

Laura3437 22/02/2024

Católico, volte pra Casa! ????
Scott Hahn foi um pastor protestante muito renomado, estudou nas melhores universidades americanas, além de também ter sido professor nessas universidades. Ele sempre amou estudar, aprender e tinha uma sede pela busca da verdade que não o parava. Buscava a verdade mesmo que ela fosse o contrário do que ele sempre acreditou. Nessa busca incessante pela Verdade, principalmente quando se trata da Comunhão, ele chegou na história da Igreja dos primeiros séculos chamada de Igreja Primitiva, ou seja, a Igreja Católica Apostólica Romana.

Foram anos de Estudo, noites de sono perdidas para estudar, estudar e estudar. Não foi uma conversão baseada em sentimentalismo, e sim na busca pela Verdade, anos de Estudo e Dedicação, na confiança em Deus e na providência Divina.

O livro narra a história de conversão dele e da sua esposa, Kimberly Hahn. Eles narram como foi difícil e duro esse processo. Afinal, eles passaram a vida acreditando em algo e planejando suas vidas se baseando nesse "algo" que acreditavam ser a verdade. Eles também comentam brevemente sobre o relativismo que existe no meio protestante, a questão da separação, a questão do anticoncepcional que impede a vida etc, que são coisas que a Igreja Católica condena. Eles narram também a solidão que enfrentaram até mesmo por causa do preconceito, prtincipalmente o Scott Hahn. Em um dado momento sua esposa recebeu a sugestão de um amigo protestante de se separar do seu marido, pois infelizmente eles não conhecem o Sacramento do Matrimônio. Ps.: depois esse amigo se converteu ao Catolicismo também.

Eles também falam sobre a dificuldade de compreender a questão da Virgem Maria, que normalmente é a mais difícil para um protestante entender (dependendo da dominação que ele pertence é mais difícil ainda), devido a filosofia Nominalista. E muitas vezes o que é óbvio para nós católicos, para eles é como um mundo novo ao qual nunca tiveram acesso, por isso é tão difícil para eles enxergarem, mas uma vez que conhecem a Verdade, não conseguem desconhecer. É a Verdade.

Esse livro não é um livro de apologética, não é uma autobiografia interminável, não é um livro de estudos com infinitas referências bibliográficas. Esse livro não é um livro de Teologia! Portanto, não espere encontrar isso nele. O livro não é sobre isso.

É um simples livro que todo Católico deveria ler. Mostra o carinho e o amor que o Scott
Hahn e sua esposa criaram pela Igreja fundada por Cristo, a Santa Igreja Católica. O amor pela Verdade. O amor pela Eucaristia. Um amor que muito de nós que crescemos dentro da Igreja Católica não fomos capazes de conhecer. Seja por ignorância, preguiça, falta de interesse etc.

Uma coisa bem impactante e bonita, que mostra a questão da Providência Divina, foi quando Scott Hahn abriu mão de todo o seu salário de pastor, pois sabia que não era certo continuar pregando uma coisa que ele sabia que não era Verdade. Ele tinha salário alto, era reconhecido, renomado, professor, respeitado por todos da sua comunidade, família e amigos. Tinha estabilidade, tudo. E agora tinha que abrir mão de tudo isso por amor a Deus e pela Verdade. E Deus não tirou os olhos dele por um único segundo sequer!

Irmãos protestantes que querem conhecer um pouquinho da Igreja Católica, sintam-se convidados a ler esse livro! É um tesourinho.

Católicos que estão afastados da Santa Igreja, leiam esse livro, voltem para Casa! Todos os caminhos levam a Roma. Lá está a Igreja fundada por Cristo, nosso Senhor.

???

Mari 25/01/2024

Todos os caminhos levam à Roma
O título já diz tudo sobre esse livro, todos os caminhos realmente levam à Roma!
O livro é sobre a história de conversão de um casal firme na igreja protestante e é lindo ver essa jornada e tudo que eles falaram sobre o processo de conversão deles! Uma história realmente linda! Eu amei

Suzane10 21/01/2024

Excelente
Hoje me denomino cristã. Não sigo nenhuma religião, mas ler esse testemunho de fé e edificação me deu mais força e vontade de estudar mais

Arthur 18/01/2024

Muito bom!
Apesar de não tão profundo (exatamente por não ser um livro de teologia), renova a fé de qualquer católico ao demonstrar a conversão de um pastor protestante através do estudo, oração e busca incessante pela Verdade. Leitura leve e dinâmica que nos faz crescer em admiração pelo renomado Scott Hahn.

jonasbrother16 18/01/2024

Escrevo esta resenha no primeiro dia do Oitavário pela Unidade dos Cristãos, deixo aqui os meus votos para que as diferenças religiosas, que causam tanta divisão e que em muitos casos arruinaram completamente a fé de muitas pessoas, sejam pacificadas.

Esse livro é bastante recomendado como material apologético para protestantes que se interessam pela fé católica, entretanto é preciso esclarecer uma coisa, que percebi em outras resenhas: o livro não é um compêndio de argumentos, nem um tratado teológico profundo. É simplesmente uma história. Argumentos e tratados mostram possibilidades de pensamento, interpretação, exegese bíblica. Uma história mostra uma possibilidade humana. Portanto o efeito deste livro é muito menos de convencimento do intelecto, e muito mais de mostrar uma narrativa possível. O livro tem argumentos, mas a propaganda faz mal em dizer que se trata de um livro que vai resolver questões teológicas que são às vezes extremamente profundas entre protestantes e católicos.

Este ano pretendo ler muitos relatos de conversões, e quero entender o que realmente acontece numa conversão, justamente nesse sentido de possibilidade humana, já que ao contrário do que queria entender Descartes, nós não somos "pensamento ambulante". Algumas conversões são como a de Scott Hahn, onde o comprometimento radical com uma coisa leva uma pessoa para lugares inesperados. Outras são muito diferentes, como a de Kimberly, que é desafiada a mudar a forma de pensar e crer. Outras ainda, como a de Peter Kreeft (que não está no livro, mas que ele narra numa palestra que está no youtube) são um punhado de dúvidas perenes e centrais, que só são resolvidas quando a pessoa conhece aquela religião. Em nenhum dos casos a pessoa está obrigada a resolver toda a Teologia sistematicamente, mas só é obrigada a resolver suas próprias questões.

É por isso que, sabiamente, Scott diz na introdução que este livro só trataria dos temas que eles mesmos tiveram quando passaram pelo processo de conversão. Ora, se toda pessoa fosse obrigada a entender toda a teologia de uma religião, para só aí poder se converter, ninguém jamais teria uma religião. É óbvio que, quando uma pessoa se converte, as questões que se resolveram foram só algumas: as mais importantes para ela. É por isso que me admira ver pessoas de várias religiões (entre católicos, protestantes, muçulmanos, e mundo afora) deslegitimando conversões por causa dos buracos teológicos que encontram no entendimento do convertido. A novidade, entretanto, é que TODO convertido tem buracos na sua teologia. Todo convertido é apenas um iniciante, alguém que "ouviu uma voz que clama no deserto", é preciso ter isso em mente. Além disso, se vamos mesmo deslegitimar uma conversão porque ela não resolveu todas as questões teológicas que estão implicadas na conversão, então vamos poder contar nos dedos quais são as conversões realmente verdadeiras. Por fim, ninguém usa desse mesmo argumento para criticar um convertido à sua própria religião, e todos costumam ser bastante indulgentes com este convertido. Então fica a lição: não critique ou despreze a religião do vizinho com um argumento que pode ser usado contra a sua própria religião. É um dos motivos pelos quais tantos se tornaram ateus ou secularistas "new age".

Mas falei mais do que pensava enquanto lia, do que do livro em si. É uma boa história, e de fato eu já vi muitas coisas parecidas acontecerem, nada ali me pareceu fictício. O processo também levou anos, o que amplia a gama de experiências que o casal vai encontrando no caminho e tornam a leitura muito interessante. O fato de ser uma coisa um tanto inusitada para a época ("líderes presbiterianos convictos se rendem à fé católica" seria uma ótima manchete de jornal) é claramente o "selling point", mas o livro também muitas vezes é inspirador, não parece querer criar animosidade entre os lados da questão, mas simplesmente contar uma história, o que também contribui para a sua popularidade. Muitos convertidos também caem no pecado de se converterem e depois ficarem falando mal da antiga religião. Falar mal de ex o tempo todo sempre é uma red flag, para usar o vocabulário da moçada mais jovem.

É uma leitura indicada para aqueles que acham que é inimaginável um protestante se tornar um católico. E este livro não conta o único caso.

bezinha 17/01/2024

O livro conta sobre a trajetória de um casal protestante até o catolicismo!! Achei bem interessante e bem fofo