Torre do Alvorecer

Torre do Alvorecer Sarah J. Maas

Resenhas - Torre do Alvorecer

Brubs 28/02/2023

Amor é a base de tudo.
Trono de Vidro é a série que te leva do céu ao 1nf3rn0 porém, Torre vem para trazer certo tom de leveza a história.
Muitos pulam pensando que por ser do Chaol vai ser chato e para mim foi muito pelo contrário, favoritei esse livro desde os primeiros capítulos. Fiquei encantada com a personalidade dos personagens, a cultura do continente sul e as tramas presentes na história.
Foi uma experiência linda, aprendi muito, é uma história que faz com que olhemos para dentro de nós mesmos, nos faz refletir. Ela me mostrou com muita clareza como o amor pode destruir e reconstruir alguém.
Um conselho: leiam Torre e conheçam o verdadeiro Chaol Westfall
Jamile1 28/02/2023minha estante
As revelações e ligações que esse livro tem com A Lâmina da Assassina, são indispensáveis.

Camila Stéphani 28/02/2023minha estante
O plot desse livro.... gritei horrores kkkk

Brubs 01/03/2023minha estante
Eu tb kkkk tudo fazendo sentido de repente

Camila Stéphani 01/03/2023minha estante
Reino das Cinzas com todo o solo preparado ?

Mayara 12/06/2020

Conectanto histórias
Livro importantíssimo para a série Trono de Vidro. Traz respostas, conecta histórias e mais importante de tudo: meu ranço pelo Chaol foi superado. De novo. E J. Maas continua sendo J. Maas dona do meu coração.
Ana julia 12/06/2020minha estante
Eu to relendo o primeiro livro e meu deus, ele era tão maravilhoso naquela época, não sei como ele ficou desse jeito no decorrer da história

Mayara 13/06/2020minha estante
Ana Julia, é verdade. Eu tento entender e não consigo. Passou perto de ser um embuste.

Bruna 14/06/2020minha estante
Eu estava literalmente na primeira palavra de Reino das cinzas, mas decidi pesquisar para saber se esse livro era necessário, pois confesso que nunca fui muito com a cara do Chaol, sempre shippei a Celaena com o Dorian antes dl Rowan aparecer ... então quando você disse que são 600 páginas até eunpoder ler o próximo livro (e tentar aplacar minha revolta depois de terminar Império de tempestades), confesso que dá desanimo, mas vou tentar ^.^

Mayara 22/06/2020minha estante
Bruna, não desanima! Esse livro é mara! Vc vai ver! Compartilho do seu pensamento. Sempre fui team Dorian, mesmo com Rowan. Rs.. mas é um caso perdido mesmo. Voltando a Torre do Alvorecer, vc precisa muito dele.

Lirinha 29/03/2021

Acompanhamos o desenvolver da cura que o Chaol sofreu em Rainha das sombras, temos novos personagens, reviravoltas, viradas de mesa,explicações sobre pontos importantes para a história... Livro essencial para entender e obter o máximo de prazer finalizando a série com Reino de Cinzas (Nem to pronta pra acabar a série:/ )

Lirinha 11/04/2021minha estante
Amg to sofrendo até hoje com o término de reino :/

Lirinha 11/04/2021minha estante
Mas queria ter participado, obgd pelo convite S2

ah tudo bem amgg

Gaby 26/08/2021

Um tapa na minha cara.
Não queria ler esse livro.
Odiava o Chaol.
Esse livro é importantíssimo, não podemos pular.
Chorei em muitas partes, e por incrível que pareça, nenhum dos outros livros da saga me fez chorar.
#Chaolnuncatecritiquei
tabeeatriz 26/08/2021minha estante
Ai amiga, esse livro é meu xodó ?

Gaby 26/08/2021minha estante
É o meu preferido junto com rainha das sombras ???

Tati Ricci 27/08/2021minha estante
Nem me fale.... chorei de não me aguentar!

.BEA. 01/09/2021minha estante
Nossa eu tenho tanto ranço do Chaol que não consigo avançar nessa leitura ?

Julia 13/07/2021

LIVRO INCRÍVEL QUE VENHA REINO DE CINZAS
QUE LIVRO FOI ESSE MEU DEUS EU TÔ EM CRISE!!!!!
GENTE NÃO PULEM ESSE LIVRO PELO AMOR DE DEUS, ELE É MUITOOOO NECESSÁRIO.
Então, esse livro é simplesmente perfeito é isso, não há defeito algum.Os plots são incríveis e geniais sério, eu fiquei de boca aberta.O desenvolvimento dos personagens são tudoo afff. Eu tô rendida pelo casal desse livro aaaa.
sou mundinho chaol e yrene br
O que falar de Chaol westfall? Fez exatamente tudo, nunca julguei
YRENE PATROA DEMAIS
Nesryn você é incrível

É ISSO EU AMEI MUITO
SARAH J MASS ENTREGOU TUDO

ANSIOSA PRA REINO DE CINZAS AAAAAAA
Geise 13/07/2021minha estante
E ainda tem gente que quer que ele MORRA, pqp Chaol meu amor forever

DeiseCristtina 13/07/2021minha estante
Eu amo esse livro meu pai!!!!!

Julia 13/07/2021minha estante
simm?? o chaol foi muito necessário e importante pra tog

nathalya. 14/07/2021minha estante
mundinho chaol e yrene pra sempre ???

Lari 03/07/2021

Para onde precisar ir. O mundo precisa de mais curandeiros!
Confesso que eu comecei a ler esse livro meio ?desanimada?, primeiro pq esse livro é intermediário e ele passa ao mesmo tempo que império de tempestade, só que pelos olhos do Chaol no continente sul. E segundo eu tava super concentrada em continuar a história depois daquela coisa avassaladora que acontecer no livro anterior (império de tempestade). Mas depois que eu comecei a ler e a história começou a se desenvolver e aí vai acontecendo vários babado super importantes que te deixa chocada e vc fica ?meu Deus do céu?, vc vê o quão importante e maravilhosooooo esse livro é, e assim eu to morta e enterrada!!!!!!! SARAH J MAAS NUNCA DECEPCIONA E É ISSO
Silas 03/07/2021minha estante
Me sento totalmente representante nessa resenha.
É exatamente isso, esse livro é magnífico por mais que nn pareça quando acabamos de sair de Império que foi fabuloso ksksks

Lari 03/07/2021minha estante
Simmmmm, ele é incrível!! Tanto as revelações novas e o desenvolvimento dos personagens tbm, quanta reviravolta kkk EU AMEI!!!

Silas 03/07/2021minha estante
Real kskssk, mal espero para ver a cara deles quando Chaol chegar lá com o exército e com informações muito úteis

Babi 05/07/2018

Maas não decepciona!
Fiquei um pouco em dúvida se deveria ou não ler este livro. Nunca fui muito fã do personagem Chaol westfall.
Superando meus receios e desembolsando um valor considerável ($ 69,90), comecei a ler e, como sempre, percebi que Maas não brincou em serviço, apresentando um livro ótimo. A trama não é cansativa e os novos personagens apresentados são super interessantes. O livro até diminuiu meu ranço pelo Chaol. Recomendo a leitura e acredito que esse livro só melhorou a série trono de vidro.
Guigo 06/02/2021minha estante
Te falar que foi o único que não li ainda, vale a pena?

Babi 14/02/2021minha estante
Sim!!! Pode pegar o meu emprestado!!

Guigo 15/02/2021minha estante
Brigado Babi!! Assim que der eu pego sim :D

Laís Anulino 08/07/2019

Leiam esse livro!!
Confesso que eu não estava com muita vontade de ler ele, porque o final do quinto livro da série Trono de vidro me deixou muito ansiosa para ler o sexto (porém, entre eles tinha esse). Mas que bom que tomei coragem e fui ler ele, pois apesar de não ter os personagens que tanto amo, conheci novos personagens, pude rever alguns que aparecem em contos de A Lâmina da Assassina e me deliciei com uma história incrível.

Esse livro mostra a jornada de Chaol Westfall a um novo reino e se passa junto aos acontecimentos do quinto livro. E tudo o que posso dizer é que o começo foi lento, mas valeu muito a pena, porque Sarah não decepciona.

Esse livro é cheio de ação, o final é maravilhoso, e nele vamos descobrir coisas muito importantes e que me deixaram chocada, ao mesmo tempo em que, quando parei para pensar, vi que muitos acontecimentos faziam bem mais sentido agora.

O Chaol continua bem chato nesse livro (queria poder justificar o motivo para eu achar isso, mas eu teria que dar spoiler rs), algumas pequenas coisas me pareceram um pouco forçadas, mas nem isso tirou a grandeza da história.

Então recomendo bastante essa leitura, pois ela vai ser muito importante para que você saiba de onde saíram algumas informações e personagens que aparecerão no último livro.

site: https://www.instagram.com/p/By-glJcD0zu/
Mi Monteiro 19/07/2019minha estante
Espero... só não terminei ainda por causa desse, vamos lá ...a melhor série de todos os tempos!!!!

Laís Anulino 24/07/2019minha estante
Te entendo kkkkkk Demorei muito para pegar esse para ler. Mas valeu muito a pena!

Mi Monteiro 24/07/2019minha estante
??????????E como valeu, amei!!!!

Arielle 26/07/2021minha estante
É necessária a leitura desse pro final? pq eu real tô afim de pular

Larissa.Cunha 26/07/2021minha estante
Tem uma coisa muito importante, uma revelação que vai impactar diretamente no último livro da série, mas ela acontece só no final. Eu acho que é necessário ler para entender o que acontece, mas tem que ter coragem kkkkkkkk

Arielle 26/07/2021minha estante
Lá vai eu embarcar num livro chato ? haja paciência

JanaAna90 08/08/2021

Boa parte do livro, achei enfadonha e desnecessária, pois voltou-se a descrever cada passo dos personagens e com descrições longas e chatas, mas, sempre tem um mas, como o livro anterior terminou com uma notícia surpreendente a pessoa acaba por ler na vontade de saber o que de fato acontece e que rumo vai tomar a estória.
E nesse livro começamos também a entender a origem de tudo, as motivações e o início do mal e da maldade. Encontramos a esperança como arma para a maldade, a cura do mal por meio dessa mesma esperança. Me vi refletindo sobre as minhas sombras e, que está lá, dentro de mim, assim como a luz, que sou eu quem escolho o que alimento todos os dias.
Acaba que, diante da leitura e desses achados, valeu a pena ter continuado.
Gostei das reflexões, através do crescimento de Chaol, que desde o começo não gostei do personagem, confesso, mas que foi aprendendo a duras penas a se refazer, a quebrar preconceitos, a ver seus erros de julgamentos e pré julgamentos, ter a humildade de voltar atrás foi bem bacana, afinal não estamos isentos de falhas.
Já finalizando a série, o saldo até aqui foi positivo e recomendo a leitura, afinal ler e abstrair o melhor do livro é maravilhoso.
TacinhaDeVinho 13/10/2021minha estante
quando fica interessante?

JanaAna90 13/10/2021minha estante
Já no final (rsrs), mas te digo que amei a saga e no final vale a pena. Não desista.

TacinhaDeVinho 14/10/2021minha estante
vou insistir até o final então, gosto bastante na série e não queria abandonar um livro ?

Sa 14/12/2020

Diferente, mas delicinha e super necessário a trama
Não entendo certas opiniões aqui que dizem que ñ gostam do Chaol. Acho ele um ods personagens mais humanos e complexos da saga. Um cara leal, corajoso e abnegado e que sempre se colocou a frente dos amigos e daqueles que ama. Cometeu erros, como todo ser humano, teve reações ruins e perfeitamente humanas. Se magoou e foi magoado e guardou os traumas pra si mesmo, se culpando por tudo. Posso dizer que rola uma identificação, pois ele parece ser perfeccionista e com uma auto-estima na lama, o que ajuda nos seus comportamentos e questões.
Esse livro tem um ritmo diferente, e meio que quebra o ritmo da saga, mostrando uma missão ao continente sul que ocorre ao mesmo tempo dos acontecimentos de império de tempestades (o que realmente pode ser frustrante), mas é uma leitura absurdamente necessária a saga. O que descobrimos é estarrecedor e com certeza trará.impacto a batalha a se desenrolar no último livro.
Vemos dois pontos, Chaol e Yrene e o processo de cura e luta contra a escuridão valg dentro do antigo capitão, e Nesryn e Sartaq nos rukhins buscando conhecimentos sobre os inimigos sombrios. No meio disso, uma corte cheia de espiões, e a escuridão de certa forma chegando a esse continente tbm.
É uma leitura interessante os momentos finais de tirar o fôlego, e um trabalho absurdo em montar uma nova cultura nessa altura do campeonato rs. Por isso curti muito! Curti os casais, curti as intrigas, e principalmente toda a mitologia criada nesse livro que se junta aos outros formando um senhor panorama.
Que ninguém morra no próximo livro pq me apeguei a todos...rsrs
LuKütter 27/12/2020minha estante
Concordo, essa implicância com o Chaol é desnecessária. O cara mais leal e honrado, salvou a vida da heroína 2 ou 3 vezes, o que ele falou da Aelin nos livros anteriores foi pura verdade, fãs da heroína não gostaram.

Sa 28/12/2020minha estante
Exatamente!

Sa 28/12/2020minha estante
O que falam dele, geralmente é perfeitamente imputável a própria Aelin ou Rowan... mas pra elas passam pano.
Terminam relacionamentos e agem igual ou pior o Chaol, mas ele é péssimo... ?

madu 04/04/2021

Amei
Realmente não entendo por que tanta gente não gosta desse livro, eu me viciei e ele é tão incrivelmente cativante que não conseguia parar de ler. Acredito que por ser um livro com mais história que ação costuma não cair tanto nas graças mas eu amei

madu 13/04/2021minha estante
Eu já li todos!! Só não tinha feito resenha ainda ?

Literalmente Ju 14/04/2021minha estante
Tudo bem amggg

Rafa 07/04/2021

Uma trajetória de cura e amadurecimento.
É redundante dizer o quanto Sarah J. Mass é uma autora espetacular. Ainda assim, é impossível não tecer elogios a ela por ter escrito Torre do Alvorecer como uma história paralela a Império de Tempestades.

O livro é uma peça muito importante para o quebra-cabeças que é a saga Trono de Vidro.
A forma como Sarah explorou um continente além de Erilea foi muito assertiva. Esse era um ponto que eu senti falta em Herdeira do Fogo quando Celaena está em Wendlyn. E conhecer uma nova cultura, novos personagens, explorar um novo mapa e novos lugares foi empolgante.

Confesso que meu ritmo de leitura se arrastou em determinados momentos. Alguns capítulos pareciam não terminar nunca, enquanto outros foram um acalento na minha alma e os acontecimentos simplesmente voaram.

Desde o primeiro momento da saga, Chaol conquistou minha admiração e carinho. Ele é um personagem marcante por seu orgulho e lealdade. Teve seus momentos bons e ruins, acertos e erros, e é muito bonito acompanhar sua trajetória até esse encontro com a redenção — que me soa mais como uma libertação — porque mostra o quanto humano ele é.

"Ficaria surpreso com o quanto a cura de ferimentos físicos está ligada à cura dos emocionais."

Uma personagem primordial a esse amadurecimento é Yrene Towers. Com suas nuances complexas e a magia que é pura luz, ela evolui mutualmente ao papel que exerce sobre Chaol e juntos me presentearam com a história de amor mais tocante de toda a obra.

"— Montanhas. E mares — sussurrou ela.
— Para jamais se esquecer de que as subiu e os atravessou. Que você... e apenas você... se trouxe até aqui."

A maioria dos leitores de Trono de Vidro possuem sentimentos amargos sobre Chaol. E é compreensível. Mas, se você é uma delas, não deixe que isso atrapalhe a experiência enriquecedora que é ler Torre do Alvorecer.
Além do Lorde Westefall e Yrene — que é um cristal precioso —, acompanhamos Nesryn, uma mulher incrível, viver experiências que nunca imaginou, e ao lado de Sartaq — outro personagem interessantíssimo — descobre algo surpreendente sobre Maeve.

EU TREMI COM ESSA REVELAÇÃO!

Principalmente com a previa de Reino das Cinzas no final. Meu coração ardeu e sangrou por Aelin. Não sei se estou preparada para enfrentar o turbilhão de emoções que me espera. Será que o coração aguenta?

"— O que Aelin prometeu a você?
— Um mundo melhor."

Antes de mergulhar no último livro da saga, deixo um conselho sobre Torre do Alvorecer: NÃO CONFIEM EM NINGUÉM!

Rafa 12/04/2021minha estante
Olá. Gostaria sim. Como funciona?

Literalmente Ju 12/04/2021minha estante
vou te chamar amiga

Thays 06/04/2021

O livro é bom e me supreendeu muito, pq realmente não estarava nadaaa dele, e acabou me conquistando um pouco, confesso que comecei a ler ele na força do ódio querendo matar a Sarah por praticamente nos obrigar a ler um livro extra, pq ele é muito importante para a história, mas como sempre ela não nos decepciona, uma escrita fluida e fácil, e por mais q seja um livro grande, é bem rápido de ler, mas está longe de ser o meu preferido da saga.
Se vc, assim como eu veio aqui para saber se realmente é necessário ler esse livro ou se vale a pena, eu te digo, é muito necessário e vale muito ler!!

Thays 14/04/2021minha estante
Ooi vi sua mensagem agr! Quero participar simm, mas ja estou bem avançada no livro

Literalmente Ju 14/04/2021minha estante
Vou te chamar amg

Mariane30 07/04/2021

e pensar que eu nao queria ler esse livro e pular direto pra reino de cinzas.. realmente impressionante

Mariane30 12/04/2021minha estante
não tenho certeza se consigo, mas gostaria de saber mais detalhes

Literalmente Ju 12/04/2021minha estante
vou te chamar amiga