Torre do Alvorecer

Torre do Alvorecer Sarah J. Maas

Resenhas - Torre do Alvorecer

milereadss 12/05/2022

Perfeito em todas formas!
Esse livro me surpreendeu de todas as formas possíveis e nada esperadas por mim. Um livro incrível, apaixonante e agradável.

Confesso achar que esperava ser totalmente o contrário, já que vi muitas pessoas falando super mal do livro. Senti totalmente o oposto.

Acredito que, por ler até 60% de Torre do Alvorecer antes de começar Império de Tempestades de verdade (tinha lido só até 9%), eu aproveitei muito a leitura. Sem toda a pressa que acredito que todos lêem esse livro, por conta do final de IDT, que é matador.

O livro é a respeito do processo de cura de Chaol, tanto mental quanto a física. Eu tinha muita raiva dele antes por suas atitudes, hoje ele voltou a ter um espacinho só dele no meu coração. Chaol é um personagem de fato muito humano e bem intenso, gosto muito disso nele.

E claro, não poderia deixar de citar os novos personagens. Sartaq que ah, Nesryn que se cuide pra que eu não roube ele dela. Yrene que é incrível, corajosa e bondosa. Tudo, exatamente tudo é incrível. E eu amei os povs da Nesryn, de conhecer mais dela. Até Falkan. Borte tem todo o meu coração.

Os casais nesse livro são tudo, te provocam sorrisos bobos, risadas e aaah, as borboletas!

O livro todo me fez ter vontade de velejar até Antica, meu Deus. Não me canso de dizer o quanto amei esse livro. A escrita é fluída e gostosa. O livro trás momentos de tensão que eu lia quase chorando, e também revelações fundamentais pro próximo livro...

Próximo e último livro. Não me sinto preparada pra despedida. Meu conforto é que são mais quase 1000 páginas com esses personagens a quem me apeguei tanto.

Esse livro já é um dos favoritos simplesmente porque eu amei a leitura, a cura, as risadas durante a leitura, os mistérios, os momentos de pura tensão. Ele não é um livro de ritmo acelerado como os outros, é mais lento e muito bem desenvolvido. Eu adorei!

Me preparando psicologicamente pro último aqui, quase chorando já. KKKKK
Siane 12/05/2022minha estante
Sartaq e Nesryn ?

milereadss 12/05/2022minha estante
Sério, eles são tudo! Eu só queria ter mais momentos deles como casal, aaa

Carol 13/05/2022minha estante
Esse livro é tudooo, amo esse novo universo e personagens criados ?

milereadss 14/05/2022minha estante
Ai eu também! Me apaixonei por todooos e amei como esse livro é suuper único! ?

Alice 17/05/2022minha estante
Acabei hoje e simplesmente não entendo o pq o pessoal odeia tanto esse livro. É incrível!!!! A raiva que eu tinha do Chaol sumiu toda! Voltei a gostar dele como eu gostava antes

milereadss 17/05/2022minha estante
@alice / acredito que porque as pessoas lêem com muita pressa e sem aproveitar a leitura de vdd, por conta do final de império! Mas esse livro é tudoo

Rafael 16/06/2020

Um Império glorioso. Uma busca desesperada. Um antigo segredo.
Nota: 3,5/5 estrelas
IG: @crushforbooks

Chaol Westfall nunca foi nem esteve entre meus personagens preferidos de "Trono de Vidro", por isso esse livro era o que menos me despertava interesse, mas como sei que ele é importante para a conclusão da série, o enfrentei.

E começando por ele, Chaol, ironicamente, não me irritou tanto aqui. De fato, Torre do Alvorecer foi importante para desenvolvê-lo melhor. Ele me irritou, sim, em dois momentos, mas ao menos o entendi. Isso talvez se dê ao fato de Yrene Towers, uma das melhores personagens criadas por Sarah J. Maas. Tivemos sua introdução nos contos de "A Lâmina da Assassina", mas é aqui que sua história é mais aprofundada e gostei dela de cara. Sua interação com Chaol também é ótima e as cenas dos dois juntos são as melhores do livro, disparadas.

Porém, só os dois foram mesmo interessantes. Os demais personagens foram chatos, como Nesryn, que me fazia querer dormir em todos os seus capítulos; ou inúteis, como o khagar e sua família. Eles só foram mesmo importantes em um plot twist no final, que se liga a mitologia da série de uma forma bem importante, e que eu não esperava; assim como um ponto bem interessante envolvendo Yrene e seu poder de cura.

No geral, "Torre do Alvorecer" foi importante para um momento chave da mitologia e por dar destaque à Yrene, mas pecou com tramas paralelas desinteressantes, mesmo que a escrita de Sarah continue fluída e nos prendendo. Ainda assim, como já disse, ele não deve ser pulado na cronologia dos livros, pois é necessário — só não precisava desse total de páginas, não é, Sarah J. Maas?!

Madu 24/10/2020

Sem palavras para descrever esse livro,que no começo não me prendeu mas dps me fez ver a importância dele para a história em si

ziwry 25/01/2023

os casais desse livro aaaaaaa
só não dou 5 estrelas pq realmente achei ele bem arrastado, principalmente nos primeiros 50% mas depois tudo fica tão bom!!! eu adoro chaol e amei muito ver como ele foi curando de dentro pra fora, o coitado tinha muito ódio de si mesmo, era horrível ver um personagem que eu gosto tanto sendo um merda. o romance dele com yrene foi a melhor coisa, lindos lindos lindos, só consigo dizer isso. nesryn e sartaq nem se falam, MARAVILHOSOS!!! o plot nesse livro foi TUDO, eu tô chocada até agora com isso de maeve. eita que o último livro dessa série vai pegar fogo heinnnn
Lara 25/01/2023minha estante
esse livro eh incrível, nas primeiras páginas eu segurei pra não largar ele de mão (tava mt chato?) mas dps tudo melhorou e teve uma reviravolta surreall, sroo, incrível

adri 31/10/2021

chaol maior que carreiras
eu amei esse livro, demorei bastante pra ler mas AMEI tudo. o chaol sempre foi meu favorito de tog, desde o primeiro livro, então ler esse foi incrível... entender ainda mais ele, e ver todo o caminho que percorreu pra se encontrar; além do romance perfeito! (yrene tudo na minha vida).

as coisas demoraram um pouco pra acontecer, mas achei importante do modo em que a sarah escolheu desenvolver, o final é lindo demais e estou muito muito ansiosa para o último livro.

maitê 10/01/2024

Fiquei com um pouco de receio de ler esse livro porque falam que ele é o "livro do chaol" e eu meio que tomei ranço dele nos outros livros mas que bom que eu li. o chaol aqui evoluiu muito como pessoa e tambem a história evoluiu explorando outros lugares alem de adarlan.

Claudia 20/11/2020

Cada vez melhor...
Essa saga está maravilhosa. A cada livro lido não sei de qual mais gosto. E se foi divino. Agora partir pro último e ver se depois de tudo vai ter um final maravilhoso como imagino. Recomendo a todos lerem. Excelente!

Amanda 28/05/2019

Deveriam ter aproveitado a Torre do título do livro e empurrado o Chaol lá de cima
Torre do Alvorecer é praticamente um livro de introdução locado no fim da série, não dá né gente, ficar de enrolação nessa altura do campeonato. SJM estaciona o bonde do desenvolvimento do enredo para apresentar um novo reino, com novos costumes, novas dinâmicas, novas culturas, um lugar onde tudo parece perfeito, se SJM estivesse escrevendo uma utopia não seria tão bem sucedida, e fez parecer que em Forte da Fenda as pessoas andam nas ruas arremessando merdas umas nas outras.

O livro agregou pouco para o plot principal da saga e também não desenvolveu uma boa história própria. Foram apenas alguns pontos de esclarecimento e revelações interessantes, mas nada que justificasse um livro inteiro para isso. Esse livro veio para fazer volume, com um núcleo de personagens separados do núcleo principal, que tiveram arcos bem água de chuchu e parece que o principal objetivo da autora nessas quase 700 páginas foi criar par romântico, imagina a alegria da Sarah em começar o livro com um casal e terminar com dois.
É o milagre da multiplicação!

“Eu te amo desde antes de eu colocar meus olhos em você”
Menos Sarah... Muito menos...

Até agora não vejo o porquê desse arco em Antica não ter sido desenvolvido em paralelo com Império de Tempestades. Afinal, as duas histórias estão acontecendo ao mesmo tempo, e esse distanciamento da leitura com o livro anterior me tirou um pouco do contexto temporal da história, eles citavam coisas ou investigavam o que estava acontecendo em Erileia e nem eu sabia exatamente em que pé estavam as coisas, onde a Celaena estava e para onde iria... Lembro que o livro anterior tinha pov's exagerados, sei lá uns sete ou oito, coisa que não precisava, então poderia ter trocado os mais 'coadjuvantes' por capítulos de Nesryn e Chaol, dessa forma este livro não ficaria tão maçante e insosso. Mas porque escrever um livro se pode escrever doi$$$?

Torre do Alvorecer é uma sequência de vários nadas, com uma trama morna e personagens coadjuvantes pouco cativantes. Tem uns filhos do imperador, e o próprio imperador, que eu nem sei o nome de tão whos que se apresentam dentro da história. Além dos novos personagens, tem a volta de alguns nomes que podem surpreender, foi interessante ver a cocerinha do meu cérebro quando eles foram apresentados e eu fiquei "será?". Lembro que quando eu li os contos de "A lâmina da Assasina" eu pensei que seria legal e faria mais sentido dentro da história se os personagens voltassem. Mas então... Eles voltaram... E eu me peguei pensando "que merda!"

Acho que os entrelaçamentos de uma história tem que ser muito bem feitos, a gente não pode realmente perceber essas coisas, os nós que deixam a história firme e coesa, ao contrário ela parece falsa e forçada. E de repente ao ler antigos personagens voltando e se conectando nesse grande plot eu achei tudo forçado. Será que a Celaena não pode simplesmente esbarrar em pessoas normais? Ela não pode simplesmente salvar pessoas normais? Ela não pode simplesmente prometer favores a pessoas normais? Ela é tão megalomaníaca que todos que fazem parte da vida dela, tem que de alguma forma serem fadados ao sucesso?

Celaena salvou uma garçonete zé ninguém no conto "A Assassina e a Curandeira", e essa pessoa virou a possível herdeira da mais famosa Ordem de Curandeiros do mundo, uma das mais habilidosas, a abençoada pelos poderes da própria deusa Silba, a que caiu em boa graça não só com um, mas dois herdeiros de um dos mais respeitados Impérios do mundo. E que foi justamente a designada a curar o Chaol, o elo para a volta dela para história principal.

Celaena também esbarrou em um mercador no conto "A Assassina e o Deserto", um homem que se viu arrependido da barganha que fez para conseguir um rolo inteiro de Seda de Aranha, e estava a procura de alguém habilidoso o suficiente para matar a aranha que lhe tomou 20 anos de vida. O nome dele nunca foi dito, apenas que aparentava ter meia idade, cabelos castanhos e intensos olhos azuis escuros. Para mim mais do que o suficiente para dizer que ele é Falkan, mas SJM não sabe os prazeres da simplicidade... Não... Falkan também está em Antica, entrelaçando sua pequena história com Nesryn e Sartaq, e para dar mais sutileza ao arco ele tem que ser um metamorfo... Mas isso não é tudo, ele também precisa ser o tio da Lysandra. Geeentee....

Mas também né, o que esperar de uma história que não teve nenhum senso de normalidade e pé no chão desde a primeira página, cada personagem precisa ter uma validação de sua posição para ter qualquer importância na história. São reis, rainhas e lordes se relacionando com os féricos poderosos e lindos (se for feio e fraco vira figurante, mas duvido que tenha alguém feio no livro). SJM tinha na mão a história de uma fuckin' assassina que iria lutar contra o sistema, uma pária da sociedade, mas isso foi uma doce ilusão, na verdade ela era a herdeira perdida de Terrasen, e a herdeira de Brannon (só isso!), Rowan é príncipe, Aedion também...Dorian é outro rei, Manon é herdeira das Crochan, Elide é lady de Perranth, Chaol é lorde também, Nesryn vai ser a futura imperatriz do Khaganate. É a gentrificação de Erileia.

No geral SJM fica tão ocupada puxando saco e vangloriando os personagens principais que esqueceu de desenvolver o vilãozinho. Ele é citado ao longo de todo o livro, mas nunca foi dada muita atenção à investigação do problema, no final ele simplesmente se revela.

“Certamente demorou um pouco.”
“Eu estava esperando que vocês descobrissem que era eu (...) Mas aí eu percebi que—como vocês poderiam sequer suspeitar de mim?”

Exatamente. Como? Se não teve nenhuma dica. Esse tipo de revelação que só tem o intuito de surpreender empobrece a narração.

No geral, achei esse livro patético, o fundo do poço, a raspa do tacho de tudo que Sarah já criou até hoje, e olha que tem umas coisas aí de gosto bem duvidoso. Ela continua o seu padrãozinho de que todo personagem precisa ser casal, não pode ficar solteiro. Os homens de sua história voltam a seguir um esteriótipo que basicamente todo homem em suas histórias tem. Possessivos, disfarçadamente machistas, com aquela dose de arrogância para ser sexy e todos inclinados ao tom dramático de se expressar. Aaahh, e lógico, perfeitos deuses gregos com físico impecável. Isso vale para homens e mulheres, que sempre aceitam estar a sombra desses homens e se acham a última bolacha do pacote por terem conseguido conquistar esses homão.

Eu tenho muito, muito, muito mais para reclamar, dissecar todos os detalhes que me fizeram revirar os olhos durante toda a leitura, que me fizeram largar o ebook, que fizeram as minhas entranhas se contorcerem. Não vai dar tempo de falar quase nada do que eu queria, porque tem um personagem em especial que simplesmente dominou toda a minha raiva e eu vou devolver a gentileza falando mal só dele.

Eu não aguento mais o Chaol!!!

Mania de se vitimizar a todo custo, a dor dele é maior, os problemas dele são maiores, o arrependimento dele é maior, os erros que ele cometeu são maiores... O paladino dourado que precisa salvar tudo e todos, precisa consertar todos os erros, mania de querer carregar o peso do mundo nas costas. AFFE! Tudo tem que ser sobre ele, e mesmo quando não é, ele faz ser. Ele colocou tudo de ruim que aconteceu no mundo e com os amigos como culpa dele, porque o ego desse indivíduo é grande o bastante para achar que tudo de errado que aconteceu foi porque ele não foi bom o bastante.

A gente passa boa parte do livro vendo a história contada por seus olhos, estando ali, na morada de toda a tragédia, dentro da cabeça do desgraçado, e passar um capítulo dentro da cabeça do Chaol é vergonhoso. Pensamentos tóxicos, mesquinhos, nojentos e pequenos. Ele é uma pessoa medíocre e patética, que não mereceu nada de bom que aconteceu com ele no final do livro. Eu sei que no final vimos que ele tem/tinha depressão, mas eu acho que essa pequenez interior é dele mesmo, não é um reflexo da sua doença. Não é sobre o que ele faz, como ele faz ou como ele se diz ser, são aqueles momentos de verdade nua e crua que o tiram de trás do manto do personagem bom e honrado e o revelam. E tem muitos momentos assim.

Eu poderia esmiuçar todas as passagens ditas e pensadas por ele, mas eu não vou focar nesse espírito de porco disfarçado por trás de toda a sua glória e benevolência, porque eu não tenho condições psicológicas de destrinchar esse assunto sem passar raiva. Já que ele se esforça tanto em parecer ser bom, eu vou fingir que acredito e falar sobre como ele se mostra, e não como ele realmente é.

[LÁ VEM OS SPOILERS!]
Eu preciso fazer umas menções honrosas do comportamento do Chaol dentro da história. Desde o começo estava na cara que ele iria ficar com a Yrene, e a Nesryn já estava se achegando no Satarq também. Foi quase de comum acordo o distanciamento dos dois, embora nenhum tenha falado sobre isso abertamente, então eles meio que eram um 'casal', mas sem serem um casal. A gente via o Chaol se encantando pela Yrene, sorrisinhos, conversinhas, olhadas para a coxa dela, encaradas na boca, flertes e tudo mais... Mas o Chaol se acha a própria Virgem Maria Adarliana, então ele estava se sentindo culpado por sentir essas coisas pela Yrene enquanto ainda estava com a Nesryn. Lendo assim, tudo parece lindo, olha que homem maravilhoso, correto, não pensando em si, mas respeitando as pessoas envolvidas na situação... Aaaaaté que quem faz o movimento para eles terminarem é a Nesryn, meniiinaaa.... O Chaol fica super puto - P U T O - e fica cheio de putisse e grosseria para cima da Yrene, sem nem se dar ao trabalho de explicar nada para a coitada, só fica de bico porque a Nesryn escolheu ir para as montanhas com o Sartaq e contou a decisão dela por uma carta.

Sem falar que esse romance entre Yrene e Chaol é ridículo. O antagonismo inicial entre os dois extremamente forçado, a Yrene começa odiando o Chaol e uma semana depois já tá toda "ele deu um sorriso que desfez o nó que eu sentia dentro do peito". Aaahhh, faça-me o favor!!! E terminaram o livro abrindo mão da própria vida pelo outro.

Um outro momento que preciso falar é quando o Chaol tem uma reunião péssima com o Imperador e ele recebe outra carta da Nesryn dizendo que ela vai ficar mais um tempo nas montanhas dos rukhin... Ou seja, ela não tá nem aí pro Chaol e os dramas dele. E daí ele começa a ser super babaca com a Yrene, babaca nível escroto, nível morre desgraça, nível chorume de lixão. Tão, tão tão lixo que a Yrene preocupada com ele e com os progressos que fizeram com a paralisia dele, volta para tentar ajudar e o Chaol manda essa:

"Eu conheci outra mulher que perdeu tanto quanto você. E você sabe o que ela fez com isso—com essa perda?" "Ela perseguiu todas as pessoas responsáveis e as destruiu. Que diabos você se incomodou em fazer esses anos?"

Apenas Não!

Mas o Chaol ainda piora, o ponto alto dele no livro é o momento da sua 'redenção'. Então somos introduzidos ao tema da suposta depressão que ele tem. As sementinhas dos problemas que o levaram até aqui foram muito bem plantadas e desenvolvidas, é só lembrar de como ele reagiu quando descobriu quem era a Celaena e mesmo assim tentou protegê-la, falhou em proteger o Dorian e por ter aceitado fugir enquanto o Dorian ficou para trás. Ele se culpa pela morte da Nehemia, da Sorcha, dos amigos da Guarda que também foram torturados. Ele quebrou o juramento que fez para o pai, além do peso de toda a sua história familiar. Poxa, é bastante coisa para tirar o controle emocional de uma pessoa. Então o Chaol está quebrado e muitas coisas que acontecem com ele criam um gatilho para tudo que ele vivenciou no passado.

Se ele fosse menos cabeça dura e orgulhoso, nós teríamos nos livrado de umas 600 páginas de enrolação, porque logo que ele conhece a Yrene, uma das primeiras ordens que ela dá é para ele desabafar, se abrir, se permitir curar. Mas não, ele é muito orgulhoso para isso, imagina Chaol, o cavaleiro honrado precisando de ajuda para lidar com os próprios problemas. Então a gente passa o livro inteiro acompanhando o tratamento para ele voltar a andar, que no final é resolvido com a maturidade da auto compreensão e não pela 'medicina', lógico que ela ajuda, mas a cura só veio porque o Chaol se permitiu.

A gente acompanha esse momento do ponto de vista dele. Atirem pedras em mim se eu estiver errada, mas eu entendi que a função desse capítulo era para o Chaol fazer as pazes consigo mesmo, porque evidencia os seus medos, erros, culpas e vergonhas para que no final ele decida seguir em frente. Mas aí, praticamente metade desse capítulo de auto conhecimento e perdão é dedicado à Celaena! Tipo, COMO ASSIM?? Quer dizer que para ele seguir em frente ele tem que perdoar a Celaena??? Que é culpa da Celeana toda essa espiral de ressentimento e sofrimento que ele passa??? Todos esses pensamentos que ele nutre por ela são realmente verdadeiros??? Se for, ele é mais baixo do que eu imaginava.

"Tudo que ele conquistou, Aelin veio e destruiu. Começando por sua honra."

"Ele a odiava."
"Ele odiava aquele rosto, a diversão e esperteza. O temperamento e a maldade que poderia reduzir qualquer um aos pedaços sem dizer nenhuma palavra—apenas um olhar. Somente um instante de silêncio."

"E ele foi tão bem enfeitiçado por isso, essa mulher que tem sido um fogo vivo. Ele esteve disposto a abandonar tudo. A honra. Os votos que prometeu. Por essa mulher orgulhosa, arrogante e egoísta, ele destruiu partes de si mesmo. E depois, ela foi embora, como se ele fosse um brinquedo quebrado. Direto para os braços daquele príncipe Férico."

"Ele os odiava."
"Ele os odiava por essa facilidade, essa intensidade e esse senso de realização."
"Ela o destroçou, destroçou sua vida, e depois correu para os braços do príncipe."

"E quando tudo deu errado, quando ele virou as costas a tudo que conhecia, quando ele mentiu para aqueles que mais importavam para manter os segredos dela, ela não estava lá para lutar. Para ajudar."
"Ela só retornou meses depois, e jogou isso na cara dele."

Quer dizer que o Chaol é tão o suprassumo da bondade que para viver melhor consigo mesmo ele vai perdoar a Celeana por ser responsável por essa vida miserável que ele viveu até agora? Não, não... Melhor... Ele vai perdoar a si mesmo por sentir esses sentimentos causados por uma mulher perversa e indigna. Esse é realmente o tamanho do ego desse rapaz? Sério gente, eu não estou sabendo lidar.

Ele se odeia por ter amado ela, por ter protegido ela, ele odeia quem a Celeana é, o que ela fez, e nada mais faz sentido, porque ele também odeia o Rowan, meoo, isso é ciúme! Ele odeia ter sentido ciúme desse monstro que a Celeana é. E mesmo assim, tendo se odiado por tudo isso, tendo odiado ela mais ainda, ele odeia muito mais o fato dela não estar por perto para salvar o Dorian quando ele não pôde. Tipo "ow, você já é um monstro lixoso que eu tenho vergonha de amar, mas pelo menos cumpra o seu papel e nos defenda..."

"Ela quis dizer aquelas palavras. Me desculpe.'
Desculpas pelas mentiras. Pelo o que ela fez com ele, com a vida dele. Por prometer que ela o escolheria, não importava o que. Sempre.
Ele queria a odiar por essa mentira. Essa falsa promessa, que ela descartou nas florestas enevoadas de Wendlyn."

Toda essa raiva que o Chaol guarda dentro dele é porque ele foi trocado?
Isso seria resolvido por três horas de música sertaneja e um barril de cerveja. Bola que segue né gente...

O Chaol meio que entende a Celeana e a perdoa porque percebe que cometeu erros parecidos, promessas quebradas. E fica pior, quando o paladinho dourado salvador dos bons costumes diz que "até a Aelin" agiu melhor do que ele quando ele revela a sua culpa por ter "traído" a Nesryn. O que na verdade não aconteceu, mas um respingo de má conduta na armadura resplandescente do Chaol parece ser um ato gravíssimo. E ele se culpa por isso, por ter ficado com a Yrene antes de terminar olho no olho com a Nesryn.

"E ainda assim ele falhou. Não agiu correto por ela, ou pela Nesryn. Ele deveria ter esperado, deveria ter respeitado ambas até terminar com uma e começar com a outra, mas ele supos que falhou nisso também."

"Chaol tem desejado Yrene, a levou para sua cama sem ao menos pensar em Nesryn, e até Aelin... Ela se apaixonou por outra pessoa, desejou outra pessoa—tão intensamente como ele quis Yrene. E foi Aelin, cruel e incrédula, quem o honrou. Mais do que ele honrou Nesryn."

Eu quero acreditar que ele tem depressão mesmo, porque senão nada faz sentido, mas ele se cura com uma sessão miraculosa de perdão. E a partir daí tudo ficou bem. Simples assim, depois de anos de sofrimento e culpa. Agora ele tá super bem... Pronto pra outra.

Se vocês lembrarem bem o estopim dessa situação na história foi exatamente o Chaol estar sendo corroído pela culpa de estar tão feliz com a Yrene enquanto ele não tinha terminado olho no olho com a Nesryn. Ele estava TÃO culpado que toda a melhora que ele tinha realizado até o momento simplesmente regrediu. Ele lidou com essa culpa na sua cura espiritual, e se perdoou, mas eu não achei que ele iria partir pra outra tão rápido. Gente... Geeeennnteeee.... Geeenntteee.... Sério, acho que não deu dez minutos... Ele estava transando com a Yrene, sem ter terminado com a Nesryn, transaram na banheira e depois transaram no quarto, mas foi tanto... que eles estavam tão suados que dava para voltar para a banheira e transar mais um pouquinho. Então toda essa sessão de auto conhecimento e perdão não foi para agir corretamente a partir de agora, era só para ligar o foda-se e não se corroer por agir errado.

Nem vou falar de Nesryn e Sartaq, sei lá, perto de Chaol e Yeren eles parecem um núcleo legal e tem um desenvolvimento melhor, mas se analisar sem esse comparativo não é lá essas coisas também. Pelo menos o Sartaq parece um homem melhor que todos os outros homens criados pela Sarah nesse universo, acho que toda vez que ele falou de abrir mão de coisas pela Nesryn ele foi honesto. Mas acho que ainda não fui convencida do amor dos dois, precisava de uma pouco mais de intensidade e ações concretas.

Acabo esse livro totalmente decepcionada, e cada vez com mais ranço da autora, da repetição que ela mesma traz dentro das suas histórias, da reciclagem de enrendo, de personagens copia e cola, das mesmas frases prontas nos diálogos. A narração é sempre igual, usando os mesmos artifícios para impressionar e dramatizar. Isso tudo acompanhado por um enredo que não empolga. Ainda bem que a série está acabando porque senão eu não chegaria no final.

(Só não dei nota 0,5, porque a nota pelo site não permite)
*as frases foram traduzidas por mim, então podem não estar como na impressão oficial.
Jennifer Maciel 02/06/2019minha estante
Obrigada, por essa resenha. Tinha parado a leitura de Reino de Cinzas, para tentar ler esse livro (mesmo odiando o Chaol e toda a sua babaquice), mas já vi que só vou passar raiva, mesmo! Vou voltar a ler Reino de Cinzas e ligar o foda-se pro Chaol. Valeeeu!

Cleo 13/06/2019minha estante
Adorei o título da resenha ???

Cleo 13/06/2019minha estante
Adorei o titulo da resenha kkkkk

Já vi que vou odiar ainda mais Chaol nesse livro , que cara chatoooo.
Tbm percebi nos outros livros a repetição em várias partes que a autora fez e que ficou bem chato a leitura .

Amanda 14/06/2019minha estante
Hahaha, olha a minha resenha servindo de utilidade pública.
Jennifer, com um bom resumo de duas páginas você se livra desse livro, juro. E se livra de muita raiva também.
Pelo menos os sentimentos pelo Chaol é quase um consenso aqui kkkkk
Que bom que gostaram, meninas :)

Kaká 05/07/2019minha estante
Gente, realmente não lemos o mesmo livro! Esse livro não tem nada de introdução, e sim é praticamente uma continuação do anterior. E tem tantos acontecimentos e fatos importantes, que não tinha como colocar junto com o livro anterior. E Cléo, não tem nada repetitivo nesse livro, posso te garantir. Chaol começa o livro como ele sempre foi, teimoso e cabeça dura, mas os novos personagens vão amaciando ele, vc vai ver!

Talita 30/12/2019minha estante
Concordo plenamente. Estou lendo esse livro tem um mês e não estou conseguindo concluir.

Dreamer 05/06/2020minha estante
Ainda bem q eu só peguei spoiler desse livro e pulei para reino de cinzas ... E depois dessa resenha vou realmente fingir que esse livro n existe.

Camila 05/04/2021minha estante
Oi Amanda, eu tô lendo a saga agora, na sua opinião que eu leia esse livro? Pq ninguém tá falando bem...eu peguei um site com spoiler e li, mas me pergunto se é essencial a leitura.

Amanda 05/04/2021minha estante
Oi Camila. Olha, eu sou a pessoa que deu nota 1 para esse livro, dá para imaginar o quanto eu achei ele ruim, mas mesmo assim, eu não conseguiria pular o livro, mas se você não se importar com isso, os resumos na internet são suficientes para saber o que acontece. Se me lembro bem, só tem UMA informação necessária pro plot principal da saga (que é sobre a Maeve), se você já souber o que é, vai conseguir ler o livro seguinte sem perder o contexto do que está acontecendo. O resto das páginas é enrolação e sjm formando casal. Se quiser tirar algum dúvida sobre a história, me chama da DM, que te conto mais detalhes. To com medo de dar spoiler aqui.

Camila 07/04/2021minha estante
Oi Amanda, eu li uma página com todos os spoilers, então eu acabei sabendo o plot da Maeve. Obrigada por ter me ajudado, eu detestaria ler um livro ruim e acabar ficando desmotivada pra continuar a saga.

Gabriela.Griep 26/04/2022

Amei, amei e amei.
O desenvolvimento sempre top, o enredo, as perguntas sendo respondidas, mais segredos sendo revelados! Eu não dei nada, mas recebi tudo desse livro!??
Mayara 26/04/2022minha estante
Terminei Império da tempestade e tô tentando a pular o livro do Chaol kkkkk

Mayara 26/04/2022minha estante
Tentada*

Gabriela.Griep 26/04/2022minha estante
Não pula!!! Eu ia fazer isso, mas ainda bem que não fiz!

paginas.de.livros 01/05/2021

Literalmente um alvorecer
"- O que Aelin prometeu a você?
- Um mundo melhor."

Saudade dessa série, esse livro me surpreendeu positivamente já que não estava esperando muito dele. A partir de 50% tudo fica incrível e o plot é de outro mundo!!!

Isaac aleatório 07/06/2021minha estante
Nossa kkkkkkkkk pra mim esse livro é um dos melhores kkkkkkkk

Kaw 10/10/2020

Poderia ser mais resumido
Não tenho muito o que falar desse livro, eu igual a várias pessoas não gostavam muito do Chaol, e pensei em sinceramente em pular, mas acredito que esse livro seja importante pois tem acontecimentos e revelações relevantes para o próximo, portando faça um esforcinho e leia kkkkkkkkkk
A leitura foi um pouco travada no começo, a autora apresenta um contexto totalmente novo, então leva um tempo até a leitura engajar, sinceramente acho que poderia ter sido muito mais resumido.
Com Chaol como protagonista, eu entendi muito melhor o que ele estava passando e como se sentia, foi interessante ver essa evolução de todos.
Resumindo, senti falta da Aelin para dar uma animada pq olha kkkkkkkk
Acredito que alguns misterios poderiam ser melhor trabalhados, o livro acabou e fiquei tipo, tá, foi isso então?
Mas vale da opinião de cada um, não foi um livro extraordináriamente incrível, com certeza Sarah tem melhores, porém eu gostei.
Para mim, as partes de Nesryn com as ruks foram as melhores, poderia ter ganhado uma visibilidade a mais.
Sartaq tem meu coração todinho.
Ansiosa pra ler o próximo livro e nem acredito que é o último já.
Jullye 12/10/2020minha estante
Menina, me conta as revelações que tem nesse livro, por favor? Queria ler logo o 6, mas me disseram que algumas coisas desse são importantes saber. Mas não quero ler ele não rs.

Kaw 19/10/2020minha estante
Vou te chamar para não dar spoiler aqui tabom kkkkkkkkkk

LS0 04/11/2020minha estante
Eu amo esse livro. Choal e Yrene.

Jullye 09/11/2020minha estante
Kaw, te mandei mensagens, mas parece que não estão indo :/ não aparecem para mim.

Kaw 09/11/2020minha estante
Poisé Jullye, não recebi nenhuma mensagem:/

Carol 06/02/2022

achei que ia me decepcionar
Demorei bastante para finalizar esse livro porque ele é (pelo menos eu achei) bem diferente dos outros da saga,e eu já sabia disso quando iniciei porque não me senti tão ligada ao enredo como os outros.No entanto, o que era para ser um conto direcionado ao protagonista Chaol Westefall, você se pega surpreendido ao conhecer muito bem outros personagens que foram desenvolvidos.Confesso que não é um livro para ler em uma sentada pois o início é um pouco devagar,porém acredito que isso foi usado para a metade do livro para o final ser um divisor de águas desse leitor que estava quase deixando de lado esse volume.Afinal,se eu soubesse desse final depois que eu abandonasse sem dúvidas iria voltar correndo para terminar.Enfim,apenas leiam pois ele é muito importante e tenham paciência porque vai valer a pena demais!?
Iaiá Arteira 06/02/2022minha estante
Amei, amei, amei. A Sarah Maas é maravilhosa.

Christina B I @portal.da.romantasia 17/09/2022minha estante
Eu amei esse livro tbm. Muito bom.