Caminho de Perfeição

Caminho de Perfeição Santa Teresa de Jesus

Resenhas - Caminho de Perfeição

liliane.angelo 22/05/2020

"Ensina-nos a orar" (Lc 11, 1)
"Ei-los, os segredos que nos revelam a doutrina de Teresa: são os segredos da oração!" (Papa Paulo IV)

Santa Teresa de Jesus escreve o "livrinho" - como ela o chamava - para instruir as monjas descalças do mosteiro de São José de Ávila. Ele se constitui como um guia de oração, desde as mais simples formas até as mais sublimes, quando Deus eleva a alma a uma perfeita contemplação.

"Caminho de Perfeição" é extraordinário e abriu consideravelmente os meus olhos para a realidade da oração, da busca pelas virtudes e da vida na Graça. Indispensável a todo Católico que quer progredir na vida espiritual, na intimidade com Deus!

Lais.Souza 22/05/2020

Assim como os discípulos pedem a Jesus que lhes ensinem a rezar, assim também as monjas do mosteiro de São José pedem à Santa Tereza que as ensinem a orar como ela orava.

Aryadne.Brito 13/05/2020

Inspirador
Que esse livro não seja o primeiro livro religioso a ser lido, pois possui uma escrita não tão simples para a leitura atualmente mesmo que na época a escritora Santa Tereza d?Ávila- santa e doutora da Igreja ser analfabeta.

Livro inspirador para auxiliar a oração, força para carregar as cruzes da vida, lidar com as contradições e acusações por ser sinal de Cristo Jesus.

Carol Marcilio 30/06/2019

Bulsola da Vida
Uma montanha russa de sentimentos! Foi uma leitura incrível e momentos nqierer xomer o livro e outros de jogar fora. Sem dúvida é uma bulsola tremenda pra quem quer ter uma vida de intimidade com o Senhor... Nos mostra como caminhar no foco a santidade. A importância de se determinar, de buscar e permanecer, na obediência, na humildade. Que não é facil mas é possível! É apaixonante!

Aurea31 02/05/2019

Leitura finalizada,✔️📖 - 256 páginas: O "Caminho de perfeição" escrito por Santa Teresa d'Ávila, doutora da Igreja Católica Apostólica Romana, publicado pela @minhabibliotecacatolica consiste, ao longo de toda sua produção, em um manual de conduta para guiar a missão e a vida das religiosas nos conventos. Nota-se, principalmente, a constante instrução por parte da Santa de que as freiras persistam na humildade e gratidão por sua condição, pois tudo sofreu o Cristo para que fôssemos perdoados e possamos buscar a perfeição honrando sua vinda à terra.

Ana Paula 21/02/2019

Quantas graças dentro de um livro!
Um livro especial! Santa Teresa D'Ávila é uma doutora da Igreja e este livro é uma amostra de toda a sua sabedoria.
O mais espantoso é saber que ela não é fruto de horas debruçadas em livros e estudos. Mas vem da experiência mística e dos encontros com o Senhor no seu Castelo Interior. Foi na prática que a santa conheceu à Deus e adquiriu Dele tanta clarividência. Deus seja louvado que tudo isso restou-nos por escrito!
Preciosíssimo para mim foi aprender a meditar cada frase do Pai Nosso - uma oração que de tão repetida tornou-se tão mal rezada porque dita sem a mínima reflexão. Quantos Pai Nossos desperdiçados, Senhor tende piedade!

Alguns trechos:

"Habituar-se à solidão é grande coisa para a oração."

"O verdadeiro humilde há de ir contente pelo caminho por onde o levar o Senhor."

"Ó Senhor meu, grande contentamento é para mim o ver que não deixaste que o cumprimento de vossa vontade dependesse de um querer tão ruim como o meu."

Niltinho 31/01/2019

Um caminho rumo à felicidade plena
O livro de Santa Teresa de Jesus é magnífico. Leva-nos a uma experiência profunda de oração e humildade por nossas misérias.
Que possamos, dia após dia, nos despreendermos de toda criatura, e nos lançarmos no Verdadeiro e Sumo Bem.

Rebeca.Martins 26/02/2018

descrição do tema
Um livro voltado para as monjas carmelitas descalças. Nele Santa Teresa nos indica passos concretos de como crescermos espiritualmente e nos indica de modo pratico atitudes e ideias para avançarmos no caminho rumo a perfeição.

TalesVR 22/01/2018

Doutora da Igreja
É encantadora a grandeza demonstrada por Santa Teresa nesse livro ''Caminho de Perfeição'' , como me encanta e fortalece as palavras lidas, não é atoa que é uma Doutora da Igreja, humildade e observância na caminhada pela fé. Desejo fortemente que os cristãos retornem a esse tipo de leitura sobre contemplação e fortaleza interior, e que Deus nos dê força para trilhar o caminho.

Natalie Lagedo 12/06/2016

Há tempos vinha criando coragem pra ler este livro. Desde minha conversão em 2014, julgava que ainda não era o momento para adentrar nas palavras de Santa Teresa. Li o Catecismo, procurei (e confesso que é uma busca constante) assimilar aquelas informações e colocá-las em prática da melhor forma possível, mas sabia desde o início que tudo aquilo seria inócuo se eu não tivesse o espírito orante. Foi aí que decidi procurar um texto que fosse didático para as minhas pretensões e, providencialmente, Padre Paulo Ricardo citou Caminho de Perfeição em uma de suas aulas.

Falar dessa obra é falar sobre a vida da Doutora da Igreja que a redigiu. Este livro foi originalmente escrito para as monjas das quais Santa Teresa era priora, é um manual básico de como ingressar na vida de oração e, como um plus, mostra algumas práticas diárias que possam nos conduzir à retidão espiritual.

Em alguns pontos utilizei textos de apoio para poder contextualizar melhor com o período histórico no qual a Santa viveu, mas de uma maneira geral o livro tem caráter universal e atemporal, sendo leitura obrigatória para os cristãos atuais que desejam progredir na intimidade com Deus.
Marta Skoober 12/06/2016minha estante
Linda a sua resenha, Natalie.

Natalie Lagedo 12/06/2016minha estante
Obrigada, Marta.

Ricardo Rocha 12/06/2016minha estante
o êxtase de Santa Teresa de Ávila é pura inspiração. mas vc leu assim rapidinho após a trilogia?

Natalie Lagedo 12/06/2016minha estante
Já tinha lido cerca de 30 páginas enquanto terminava O Arquipélago. Acabei hoje. Não tive a ressaca literária que imaginei, ainda bem.

verdade. ainda bem. =)

verdade. ainda bem. =) que feliz!!! ^^

Albert Lucas 14/06/2016minha estante
experimente o livro das sete moradas :)

Albert Lucas 14/06/2016minha estante
Ah! Bem vinda à Igreja!

Natalie Lagedo 14/06/2016minha estante
Eu vou ler esse sim, Albert! Obrigada.

Paulo.Henrique 23/10/2019minha estante
Um livro que mexe com o nosso espírito de uma forma a nos fazer refletir sobre como estamos orando e sobre nossa vida mística. Belo comentário Natalie.

Angelo.NAbrega 21/07/2020minha estante
Olá Natalie, recomendo ler o Livro da Vida antes das Sete moradas, pois vc irá entender a história de Santa Teresa D'avila

Dayseane.Dias 04/01/2023minha estante
Como faço pra abrir o livro nesse app

Moacyr.Junior 27/03/2016

Um Guia de Caminhada
Neste livro, santa Teresa de Jesus (conhecida como santa Teresa d'Ãvila) pega-nos pela mão e conduz-nos pelos caminhos da vida de oração.
Verdadeira muleta para a vida espiritual, com uma linguagem simples a obra nos ensina a nos relacionarmos com Deus de forma mais amorosa, tendo sempre diante dos olhos os dois pilares do caminho de perfeição: amor e temor.

Eliane Maria 11/03/2016

O que eu achei do livro.
Livro muito útil para a vida do cristão católico.

Nele Santa Teresa, explica para as suas filhas da Congregação das Carmelitas Descalças, como devem proceder para ter uma vida voltada à agradar a Deus, no proceder diário.
Eu senti um pouco de dificuldade para concluir a leitura, devido a forma como foi traduzido o livro.
O que me ajudou bastante foi o áudio livro das Monjas do Carmelo, que fizeram essa caridade de ler, para que o livro fosse acessível ao povo de Deus católico leigo.
As aulas com o Padre Paulo Ricardo, foi de importância fundamental.
Recomendo a todos os cristãos católicos que querem seguir o caminho da conversão diária à Jesus.

Pretendo dar continuidade ao estudo na espiritualidade de Santa Teresa, mas o Livro da Vida que será o próximo, vou optar por ler na tradução de Marcelo Musa Cavallari.

Renata.AprA 15/12/2015

Manual para ter oração
Há tempos sou apaixonada por Santa Teresa. Ela tem sido minha grande companheira desde meus primeiros tempos de vida espiritual. Neste livro ela fala sobre a oração e o que é preciso para crescer nessa grande graça.
Eliane Maria 03/01/2016minha estante
Renata,
Vou começar a ler hoje.
Fiquei encantada com a primeira aula do curso do padre Paulo Ricardo.
Resolvi saber um pouco mais sobre essa espiritualidade de Santa Teresa.

Leandro.Larisse 09/07/2018minha estante
Você gostou mesmo do Manual? Indica? Tenho interesse.