Discipulado Dietrich Bonhoeffer

Resenhas - Discipulado

Léo_Martins 14/03/2023

Discipulado
A leitura desta obra torna-se uma tarefa imprescindível para todo aquele que se propõe a mesma pergunta que orientava Bonhoeffer: "O que é o cristianismo ou, ainda, quem é de fato Cristo para nós hoje?".

Nathalia 05/03/2023

Um livro denso, que deve ser lido com calma e entendimento - e mais de uma vez. Nós traz uma totalidade do verdadeiro evangelho bíblico, diferente dessa graça barata e leviana que rebaixa Deus a um mero ídolo, mas nós coloca a repensar nossas atitudes como igreja e discípulos de Cristo

Larissa.Arcanjo 04/02/2023

Impactante
É uma leitura densa, difícil, os parágrafos são longos e a linha de raciocínio é complexa de seguir às vezes. Apesar disso, foi uma leitura muito importante e trouxe diversas reflexões duras e impactantes, uma exortação ao verdadeiro discipulado, um chamado ao arrependimento.
Recomendo para todos os que desejam ser verdadeiros discípulos de Cristo.

Juliana2813 27/01/2023

Profundo
Discipulado, escrito por um luterano, trata sobre todas as áreas da vida cristã e da Igreja. É uma leitura complexa e profunda, proporciona muitas reflexões importantes e estimula o autoexame. Acho que ler só uma vez não é suficiente pra absorver tudo, com certeza vou ler novamente. E o autor é um pouco prolixo, isso dificulta um pouco a leitura mas vale muito a pena.

pico 19/01/2023

Discipulado
Não há outra palavra que expresse melhor o que senti ao ler esse livro do que: extasiada.
O livro é considerado um clássico da literatura cristã, e não é pra menos. Os desdobramentos sobre o discipulado de Jesus Cristo que Bonhoeffer traz são atuais e necessários em qualquer tempo ou ocasião que você o leia.
A linguagem é coesa e direta, não fica nada subentendido ou aberto pra interpretação, o autor é claro na sua interpretação e no que deseja transmitir ao leitor.
Sem dúvidas, entrou para a lista dos livros que mais me marcaram na caminhada cristã.

Rafaela1002 29/12/2022

Discipulado
Já é a 2 vez que leio esse livro. Posso dizer que ele é um excelente material para estudar GRAÇA BARATA e discipulado em si. Todo cristão deveria ler esse livro ! ?

Carolina Meyer 02/12/2022

"O discípulo de Jesus é imitador de Deus" Ef.5.1
Esse livro me impressionou com tantos detalhes que nem sei por onde começar. Será que foi porq o cara mesmo estando preso em um campo de concentração escrevia que um discípulo de Cristo ama seu inimigo? Será que foi porque ele escreveu que um discípulo deixa tudo oque possui para viver a incerteza desse mundo com a certeza de todas as bem-aventuranças, mesmo estando preso??
Será que foi a parte que ele escreveu para sujeitarmos as nossas autoridades pois eles são ministros de Deus, quando em sua época Hitler era o governo de autoridade??

Foi exatamente por isso. Cada palavra, frase, parágrafo escrito me lembrava o quanto eu ainda preciso aprender para ser uma discípula de Cristo. Uma leitura pesada, que eu demorei mais do que pretendia justamente porq algumas (se não todas) as partes me deixavam ou prostrada diante da Cruz ou como uma ovelhinha ruminando o alimento.

É possível ser cristão e não ser um discípulo?? Será que é possível ser discípulo de Cristo na simplicidade do evangelho nos dias de hoje?? Será que é viável ser Igreja como um corpo de Cristo com meus irmãos, em unidade?? Será que é alcançável que eu seja um espelho a qual reflete Jesus??

"O discípulo de Jesus é imitador de Deus"
Ef.5.1

- Leitura Novembro Vivifica ? ??
Discipulado - Dietrich Banhoeffer

@irtepelomundo

Nina 29/11/2022

Uma leitura atemporal
Por que ler uma obra de 1937 que se propõe a discorrer sobre discipulado, será que os tempos não são outros, mais modernos talvez? A resposta está contida em 254 páginas de argumentações atemporais.

Discipulado foi escrito pelo teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer, não é um livro que aborda passo a passo do discipulado um a um como conhecemos hoje, mas sim uma profunda exposição do Sermão do Monte, que se propõe a esclarecer o que de fato é ser um verdadeiro discípulo de Cristo.

Bonhoeffer discorre sobre a graça barata e a perversão que muitos fazem do evangelho, o reduzindo a um sistema de perdão de pecados sem o arrependimento, o que é infelizmente, comum nos nossos dias, portanto, mesmo no século XXI é um livro que precisa ser lido e relido, não há como absorver todo conteúdo em uma única leitura.

Bonhoeffer divide a obra em duas partes, a primeira fala sobre a graça e o discipulado, a segunda sobre a igreja de Jesus Cristo e o discipulado, o autor expõe de forma profunda o “extraordinário da vida cristã”, passando pelas bem-aventuranças, a igreja visível de Cristo, justiça até o relacionamento com o próximo, ele discorre ainda sobre a invisibilidade da igreja e do compromisso do discípulo com o corpo de Cristo. Para Bonhoeffer discipulado não pode ser resumido em uma simples frase, mas é uma vida diária com Cristo, é entregar-se completamente a Soberania de Deus, entendendo que embora a salvação seja dom gratuito de Deus, o discipulado nos custará tudo.

Indico veementemente a leitura desse livro, que considero um dos cinco melhores que já li na vida, se você tem dúvidas a respeito do que é ser um discípulo de Cristo, ou ainda se tem certeza, convido a mergulhar nesse conteúdo precioso, e a refletir em cada frase.

“O discípulo vê apenas aquele a quem segue. Aquele que, no discipulado, carrega a imagem do Cristo encarnado, crucificado e ressurreto, que foi feito a imagem de Deus, dele pode-se finalmente dizer que foi chamado para ser um imitador de Deus”

Marcos 17/11/2022

Necessário!
Leitura mais que recomendada a todos os que procuram se parecer mais com Cristo. A cada capítulo o que você sabe se torna mais profundo e o que você não percebia se revela tal qual uma luz no escuro. O Bonhoeffer aumenta a complexidade do texto sem o tornar inacessível. Passar por esse livro e não se sentir motivado a mergulhar no discipulado, é um sinal de que você precisa o ler novamente.

Alex JR 29/10/2022

Discipulado
Ei cristão que não leu esse livro ainda ??? Está perdendo um livraço , Bonhoeffer nós traz o quão é importante sermos discipulados e como isso nos transforma de forma maravilhosa, leia atentamente e sem pressa , não vai se arrepender.

Rammy 18/10/2022

Desafiador
Com base no Sermão do Monte, aborda temas base da vida cristã.
É uma leitura importante para nos confrontar e nos fazer repensar sobre o modo como temos vivido o cristianismo.

Sandy 29/09/2022

O autor apresenta sobre a graça barata e os malefícios dela dentro da igreja. O livro destrincha o sermão do monte e nos ensina parte por parte sobre as palavras de Jesus. E tira muitas dúvidas sobre a verdade que a Bíblia traz. Não deixando margem de erro. Uma forma de combater a graça barata.

Caio.Davantel 28/07/2022

A graça é de graça, mas não é barata!
Discipulado é um livro denso, envolvente e conflitante. O autor que viveu durante o período nazista, tem experiência suficiente para falar sobre o esfriamento do ser humano em relação a Cristo. Sabe mostrar os pontos de incoerência, a frieza da graça barata, do relativismo das escrituras, bem como aponta para o caminho da verdadeira graça. Além disso, mostra uma visão incrível do sermão do monte, destrinchando ele inteiramente, apontando também para uma unidade na igreja.
Um livro que faz o leitor repensar sua vida cristã!

Maria Kaylane 28/06/2022

Todo cristão deve ler
O livro é muito bom e só de conhecer a história do autor do livro já deu vontade ler todo cristão do século 21 deve ler esse livro.