Discipulado

Discipulado Dietrich Bonhoeffer

Resenhas - Discipulado

anne (: 22/04/2020

um dos livros mais necessários
"Quando as Escrituras Sagradas tratam do discipulado de Jesus, proclamam a libertação do ser humano de todos os preceitos humanos, de tudo que o oprime, de tudo que o sobrecarrega, de tudo que lhe suscita preocupação e dor na consciência. No discipulado, o ser humano deixa o duro jugo de suas próprias leis e vai para o jugo suave de Jesus Cristo."

Jessé 16/04/2020

O chamado radical
Discipulado, livro do pastor luterano e mártir cristão Dietrich Bonhoeffer, é um resumo de sua teologia. Dividido em duas partes, a obra trata sobre "A Graça e o Discipulado" e a "A Igreja e o Discipulado".

Na primeira seção, temos uma explanação do Sermão do Monte e da sua importância para a vida cristã. O autor disseca cada uma das partes da pregação mais famosa de Jesus e nos mostra que o chamado ao discipulado de Cristo é um chamado radical. Não há meias verdades com Jesus: ou é ou não é.

Logo após, Boenheffer começa a explanar como esse discipulado se dá na vida da Igreja após a morte, ressurreição e ascensão de Cristo, com foco na importância da Palavra e dos Sacramentos.

Em suma, é um livro muito bom, apesar de algumas estranhezas. A primeira parte apresenta um clangor pietista que, às vezes, destoa da confessionalidade luterana. Já a segunda parte me agradou bem mais. A relação que o autor faz entre os Sacramentos, a Igreja e o Corpo de Cristo é uma imagem belíssima que me ajudou bastante a mergulhar ainda mais no mistério da nossa Fé. Recomendo a leitura para luteranos e não-luteranos que queiram aprender um pouco mais sobre a obra desse mártir do Século XX, que nos deixou um legado deveras inspirador.

abrahao.dias 23/03/2020

Não vivo mais eu, Cristo vive em mim...
Esse livro mostra o que é o verdadeiro discipulado de Jesus Cristo. O chamado ao discipulado. Ele exalta Cristo em todas esferas, a vida cristã só pode ser vivida por intermédio de Cristo. Dele, por Ele, para Ele são todas as coisas. A Jesus Cristo seja glória e louvor pelos séculos dos séculos, amém.
Carlos 13/11/2020minha estante
Verdade é ótimo.

Lorefidyk 16/03/2020

Muito aprendizado
O livro tem uma mensagem muito forte sobre discipulado, pecado e principalmente sobre a nossa função no reino, o autor começa falando sobre o entendimento da graça preciosa e a graça barata ( que não vale a pena o spoiler), e nos abre os olhos diante da vida cristã.
Recomendo a todo cristão a leitura dessa obra, demorei mais de um mês para lê-lo pois é de fato um livro que precisa ser lido com calma, estudando e refletindo acerca de cada assunto. Gostei bastante apesar de achar que em alguns momentos o autor poderia resumir e não ser tão repetitivo, no demais, adorei a leitura!

Cirlei oliveira 04/03/2020

Lindo
Por meio deste livro, percebe-se que o autor era um seguido de Cristo. Não tendo assim meio termo, como a nna bíblia menciona o nosso falar deve ser sim sim não não.
Pode possuir bens e riquezas, não podendo ser o centro/dono do coração. Pois o único que deve habitar em nossos corações é Deus.
A igreja. Devemos ter uma verdadeira comunhão comunhão com Deus.

Luana Moraes 13/02/2020

Sinto que ainda não consegui compreender a fundo todos os questionamentos e respostas deste livro. Discipulado vai se tornar um livro de cabeceira, um daqueles que a gente lê e a cada vez consegue identificar novas perspectivas para as mesmas frases.

Recomendo para quem tem questionamentos e dúvidas a respeito do Discipulado de Cristo e o que isso significa.

Leituras e Reflexões 23/02/2018

Escrito pelo pastor e mártir Dietrich Bonhoffer, o qual viveu durante o período da Segunda guerra mundial.
Através do Sermão do Monte e de outros trechos dos Evangelhos, Bonhoffer expõe de forma clara a visão bíblica do que implica ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.
O chamado, o sofrimento, a cruz, o batismo e a comunhão são temas que perpassam todo o livro, justamente porque perpassam a vida de cada pessoa que resolveu obedecer ao discipulado.
Incrível ver como Bonhoffer parecia, algumas vezes, já estar ciente do que iria acontecer a ele mesmo a mando do próprio Hitler.

Forte e desafiador!

Confesso que, por algumas vezes, tive que parar tudo para me ajoelhar aos pés do Senhor e orar a respeito daquilo que estava lendo.
Maravilhoso ler livros que, como este, nos fazem ter verdadeiros encontros com Deus.
Indico a todos aqueles que nasceram de novo... E principalmente àqueles que se autodenominam "desigrejados".

Mona 22/02/2018

Revigorante
Livro forte e necessário. O autor mostra em poucos capítulos pontos extremamente importantes para a vida do discipulado. Dietrich Bonhoeffer não tem uma escrita muitas vezes muito fluída, mas, mesmo assim, o livro não é de difícil compreensão. É sucinto e bem aplicado. Um livro para se ter em casa e reler sempre que puder.

@lendocomacamis 14/02/2018

Leitura difícil, mas interessante
É um livro com uma leitura não muito fluída, muitos capítulos. Mas cheio de ensinamentos vale a pena a leitura sobre o que deve fazer um discípulo de Cristo!

Danilo.Santana 07/02/2018

Para quem deseja o discípulado
Os primeiros capítulos são um pouco massantes porém no decorrer da leitura eu desfrutei de uma explanação sobre discipulado completa.
Dietrich não deixa meias verdades, ele fala do evangelho puro e simples coisa que não vemos muito hj pois vivo num tempo que em que tudo é relativo.
Ótima leitura para quem deseja ser realmente um discípulo de Jesus.

Ayrton Renan 16/05/2017

Renovador
Discipulado me mostrou a verdadeira essência da graça, aquela que não é barata, a que teve todo um processo no plano salvífico que não pode ser desmerecida. O autor nos guia em todos os momentos a entender o que é ser discípulo, a entender as bem aventuranças, a servir.
É um livro que todo cristão deveria ter e ler mais de uma vez.

Gabriel.Silva 01/05/2017

"O que é o cristianismo,ou ainda,quem é de fato Cristo para nós hoje ? "
Um livro religioso,antes de tudo aborda muitos temas,por isso levei mais tempo para ler esse livro.A narrativa do livro não é complexa,mas também não é fácil,é preciso até reler algumas partes do livro. Essa é uma leitura que exige mais esforço. Os assuntos abordados no livro é o Discipulado (discípulos de Jesus) , a Graça entre outros. Este é um livro forte,confrontante. Por isso precisa ter uma mente aberta. De fato esta leitura entrou como uma das minhas favoritas,é difícil um livro religioso entrar como um dos meus livros favoritos,mas esse teve seu merecimento. Super Recomendo a leitura de 'Discipulado' para todos !

Esse livro não poderia ser diferente e por isso marquei várias citações marcantes,coloquei muitos Post-its.

Citações que me marcaram:
"A graça barata é a inimiga mortal de nossa Igreja.Hoje,nossa luta é pela graça preciosa."

"A graça barata é como resto de estoque,perdão barateado [...] A graça barata,em vez de justificar o pecador,justifica o pecado.Desse modo,resolve tudo sozinha,nada precisa mudar e tudo pode permanecer como antes."

"A graça preciosa chama ao discipulado;é graça porque chama ao discipulado de Jesus Cristo;é preciosa por custar a vida ao ser humano;é graça pois só assim dá vida ao ser humano;é preciosa porque condena o pecado; é graça porque justifica, perdoa o pecador. É preciosa sobretudo porque foi preciosa para Deus, porque lhe custou a vida de seu Filho - Porque fostes comprados por preço - e portanto não pode ser barato para nós o que custou caro para Deus."

Marquei mais citações que essas,mas para saber das outras, é preciso ler esse maravilhoso livro 'Discipulado' de Dietrich Bonhoeffer.

Luiz Miguel 24/03/2017

O Desafio de sermos verdadeiros discípulos de Jesus
Hoje conclui a leitura de um dos quatro livros que ganhei recentemente em sorteios do Facebook e "Discipulado", escrito em 1937 pelo teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer e publicado pela editora Mundo Cristão. E esta obra é mais que especial:
Um dos livros que mais queria ler e que estava em minha lista para adquirir quando tivesse a oportunidade. Deus me abençoou dando-me de presente, então comecei logo a leitura e foi muito edificante.
O livro é muito atual e profundo sobre o que é ser um seguidor de Jesus, o que o autor chama de discipulado e dá uma análise muito profunda, esclarecedora e impactante do "Sermão do Monte", bem como de outros textos sobre o que é seguir a Jesus.
No início a leitura é um pouco difícil, demora um tempo até pegarmos a ideia do autor, depois se torna fácil, mas sempre profundo. As vezes, é necessário voltar para entender melhor sua linha de raciocínio. Com certeza é um livro para se ler mais de uma vez, o que pretendo fazer quando tiver oportunidade.
Dietrich nos desafia a não brincarmos de cristãos, a não banalizarmos a graça de Deus, o que ele chama de "Graça barata" e a vivermos, com toda dedicação, o discipulado de Jesus, ou seja, seu chamado para segui-lo.
Contrário ao nazismo, Bonhoeffer foi preso em 1943 pois se envolveu numa trama para assassinar Hittler e foi morto por enforcamento no dia 9 de abril de 1945 na cidade de Berlim.
Depois desta leitura me motivei a ler mais de e sobre Dietrich Bonhoeffer. Existem outros livros dele em português e um filme lançado pela COMEV em 1999 chamado "Bonhoeffer - O Agente da Graça", que ainda não assisti, mas espero fazê-lo em breve.
Que o Senhor Jesus nos ajude a sermos discípulos verdadeiros, que o seguem de coração e o obedecem com toda a vida. Dobre isso Bonhoeffer disse:
"O chamado é feito e, de imediato, aquele que o ouviu obedece. A resposta do discípulos não é uma confissão oral da fé em Jesus, mas um ato de obediência." pg 32

site: http://diamanteseternos.blogspot.com.br/2017/03/dica-de-livro-discipulado-de-dietrich.html

Cristiano 22/03/2017

"Discipulado" é sobre ser discípulo de Cristo. Sem facilitar ou até mesmo dificultar, apenas uma exposição clara da vida que já é proposta no texto bíblico a quem se assume seguidor de Jesus.

Se viver para e em Cristo é o seu objetivo, essa é uma ótima leitura. Você será confrontado, desafiado e encorajado de uma maneira incrível.

Tive algumas dificuldades com a linguagem do livro, achei que às vezes a formação das frases e exposição de idéias era um pouco complexa. Tenho preferência por exposições mais simples de entender. Também achei que, em uns poucos trechos, às vezes o autor era um pouco mais inflexível do que o próprio texto bíblico. Posso estar enganado, mas foi minha impressão. Mas sem dúvida o livro trata de um assunto extremamente sério e digno de reflexão em todos os aspectos expostos no livro.

Leitura recomendada.

Keila Rodrigues 18/11/2016

Nunca li um livro com uma mensagem tão profunda! É realmente um manual para todo discípulo de Jesus!
Bruno Dias 22/11/2016minha estante
De fato um literatura que nos força a pensar sobre a que temos sido, de fato, Cristãos da graça barata ou preciosa.

Kevin.Guimaraes 05/10/2017minha estante
undefined