Discipulado

Discipulado Dietrich Bonhoeffer

Resenhas - Discipulado

Shemilly0 05/04/2022

Um dos melhores livros que já li
Um livro para todos que escolheram seguir a Jesus e querem ser cada dia mais parecidos com Ele, seguindo seus passos, seus ensinamentos e, principalmente, seu exemplo.

A leitura é "difícil" em alguns momentos, não por ter um vocabulário difícil, mas por trazer reflexões complexas, profundas... Por isso, para mim, não foi uma leitura rápida, pois a cada capítulo ou subcapítulo foi preciso parar e refletir. Para mim, assim, funcionou bem.

Meu livro ficou cheio de marcações rs, porque foram muitas as reflexões que me impactaram.

Com certeza lerei de novo.

Nathalia 05/03/2023

Um livro denso, que deve ser lido com calma e entendimento - e mais de uma vez. Nós traz uma totalidade do verdadeiro evangelho bíblico, diferente dessa graça barata e leviana que rebaixa Deus a um mero ídolo, mas nós coloca a repensar nossas atitudes como igreja e discípulos de Cristo

Larissa.Arcanjo 04/02/2023

Impactante
É uma leitura densa, difícil, os parágrafos são longos e a linha de raciocínio é complexa de seguir às vezes. Apesar disso, foi uma leitura muito importante e trouxe diversas reflexões duras e impactantes, uma exortação ao verdadeiro discipulado, um chamado ao arrependimento.
Recomendo para todos os que desejam ser verdadeiros discípulos de Cristo.

Nina 29/11/2022

Uma leitura atemporal
Por que ler uma obra de 1937 que se propõe a discorrer sobre discipulado, será que os tempos não são outros, mais modernos talvez? A resposta está contida em 254 páginas de argumentações atemporais.

Discipulado foi escrito pelo teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer, não é um livro que aborda passo a passo do discipulado um a um como conhecemos hoje, mas sim uma profunda exposição do Sermão do Monte, que se propõe a esclarecer o que de fato é ser um verdadeiro discípulo de Cristo.

Bonhoeffer discorre sobre a graça barata e a perversão que muitos fazem do evangelho, o reduzindo a um sistema de perdão de pecados sem o arrependimento, o que é infelizmente, comum nos nossos dias, portanto, mesmo no século XXI é um livro que precisa ser lido e relido, não há como absorver todo conteúdo em uma única leitura.

Bonhoeffer divide a obra em duas partes, a primeira fala sobre a graça e o discipulado, a segunda sobre a igreja de Jesus Cristo e o discipulado, o autor expõe de forma profunda o “extraordinário da vida cristã”, passando pelas bem-aventuranças, a igreja visível de Cristo, justiça até o relacionamento com o próximo, ele discorre ainda sobre a invisibilidade da igreja e do compromisso do discípulo com o corpo de Cristo. Para Bonhoeffer discipulado não pode ser resumido em uma simples frase, mas é uma vida diária com Cristo, é entregar-se completamente a Soberania de Deus, entendendo que embora a salvação seja dom gratuito de Deus, o discipulado nos custará tudo.

Indico veementemente a leitura desse livro, que considero um dos cinco melhores que já li na vida, se você tem dúvidas a respeito do que é ser um discípulo de Cristo, ou ainda se tem certeza, convido a mergulhar nesse conteúdo precioso, e a refletir em cada frase.

“O discípulo vê apenas aquele a quem segue. Aquele que, no discipulado, carrega a imagem do Cristo encarnado, crucificado e ressurreto, que foi feito a imagem de Deus, dele pode-se finalmente dizer que foi chamado para ser um imitador de Deus”