A essência do mal

A essência do mal Luca D'Andrea

Resenhas - A essência do mal

Alisson.Ramos 04/03/2019

No ventre da Besta
O livro consegue muito bem trabalhar o andamento da história, introduzir muito bem os personagens e preencher lacunas introduzidas no início do livro até seu término. A sugestão de gênero do livro é de thriller mas o livro até a primeira metade é um drama. Nesse drama é introduzido bastante conceitos de família, problemas profissionais, alcoolismo, traumas e por aí vai. Esse mesmo drama quando se transforma em thriller a partir de sua segunda metade não se desprende do drama anterior, mas sim o trabalha para lhe causar empatia sob os personagens. Muito bom, recomendo a qualquer um ler sem receio.

Cissa.Krein 27/02/2019

Adorei
O livro é ótimo! Suspense que prende do início ao fim, cheio de surpresas. As personagens são ótimos, me apaguei a elas. Além disso, o autor escreve de um jeito que te faz sentir o ambiente e visualizar facilmente a paisagem. O único ponto que me decepcionou foi o final, aconteceu tudo muito rapido- o autor poderia ter destinado mais páginas a ele, pois é de tirar o fôlego. Livrão!

Junior.Dalton 12/02/2019

Fantástico
Muito bom o livro um suspense que lhe faz querer engolir o livro, não querer fazer mais nada enquanto não terminar de ler o livro e saber que é o assasino. E quando você ja acredita saber quem é o assasino vem uma reviravolta e tudo muda. Indico para todos.

@lucassntn 20/01/2019

Sensacional
Para mim, um livro é bom quando eu termino de ler sorrindo ou chorando. Esse, terminei das tuas formas. Fazia tempo que não lia um suspense tão bom (na verdade, é um dos melhores suspenses que já li). Tenho uma quedinha por histórias que se passam na neve e em lugares inóspitos, então já comecei com expectativa. Para minha surpresa, minhas expectativas foram excedidas. É super bem escrito, os personagens são muito cativantes (como não explodir de fofura com a pequena Clara?) e muitíssimo bem construídos. A ambientação também é muito boa, com belíssimas descrições (acompanhar a leitura com o Google maps do lado é um show a parte).
Mas o melhor ainda está por vir: é a própria construção da narrativa. Tudo se desenvolve muito bem, somos o tempo todo bombardeados de informações, linhas de pensamento, teorias, mistérios. Nesse livro, o leitor sempre estará pensando. Nada é previsível, tudo é muito louco, não sabemos se tem um assassino, e se tiver, não sabemos se é humano, se é um monstro, um alienígena, se é algo paranormal ou ficção científica. Tudo é uma surpresa.
As cenas de tensão e de horror são espetaculares. Quase li em pé alguns trechos, de tão nervoso.
O desfecho fez jus a todo o bom desenvolvimento da história, algo muito raro em livros de mistério e suspense, onde o final geralmente é decepcionante. Esse aqui foi sensacional.
Gustavo 21/01/2019minha estante
me influenciou digitalmente :-) eu já queria comprar só pela capa, que é minha estética. agora vou deixar na wishlist com certeza.

@lucassntn 21/01/2019minha estante
Basicamente eu só parei pra ler a sinopse porque a capa chamou minha atenção hahaha é linda mesmo

Eremita suburbana 19/01/2019

Confuso porém....
Eu devorei o livro como de costume, a cada capítulo o autor faz o leitor culpar alguém ou pensar em uma linha de raciocínio que acaba sendo outra, apesar de ter partes confusas que precisei ler de novo para ligar os pontos o livro é bom no sentido bom e não no sentindo espetacular.
Acho que poderia ter desenrolado de outra forma o final, não aparentar que o final que se mostrava era só o começo kkkkkkk

Bart 18/01/2019

A Essência do Mal
Luca D'Andrea

Em 1985, no interior da Itália, nas montanhas próximo à um vilarejo, três pessoas foram assassinadas de forma muito selvagem... são as impressões pelo que foi encontrado do que restou dos corpos, e isso ficou conhecido como o massacre de Bletterbach.

Atualmente nos EUA, Jeremiah e Mike dois amigos e produtores de documentários, depois de sofrerem muitos perrengues, conseguem fazer um documentário que os faz ficarem famosos no mundo todo, uma espécie de "doc/reality"... a trama começa de fato qnd o programa já está indo p/4ª e última temporada, qnd Jeremiah decide se mudar para a Itália, Siebenhoch cidade natal de sua esposa e junto com eles, a filha do casal de 5 anos.

Lá na cidade, Jeremiah, decide fazer um doc sobre os resgates de alpinistas feridos... mas depois de um acontecimento que vai marcar a sua vida dali p/frente (vai ter q ler o livro). Então ele passa a conhecer sobre o massacre que houvera em 1985 e como forma de se recuperar do "trauma sofrido", ele começa a investigar e juntar material sobre esses assassinatos para um doc que Jeremiah entitula de "No Ventre da Besta".

O que ele não esperava é que o vilarejo não gosta de falar no que aconteceu, prq consta entre os moradores de que aquele local é amaldiçoado e daí p/frente...leia o livro!

Gostei muito! É o tipo de trama que prende e q leva vc a ter vários tipos de linhas de pensamento, o fim foi imprevisível p/mim (gosto mt disso). Tô numa sorte de ler livros mt bons graças à DEUS!!

Raffafust 31/12/2018

A Essência do Mal foi o livro mais votado da semana para ser resenhado, ele já estava aqui em casa há um tempo pedindo para ser lido, mas acho que chegou na hora certa e para um livro de estreia devo dizer que gostei muito da escrita do autor.
Nele conheceremos o protagonista Jeremiah Salinger - não tem como não lembrar do famoso autor de O apanhador no campo de centeio - um norte-americano cujo único sucesso é uma série que fez com outro cara sobre os roadies, quem ama bandas de rock sabe o papel fundamental que eles tem apoiando a banda e fazendo tudo nos bastidores.
A série lhe deu uma grana boa que o ajudou com a vontade de morar fora do seu país, então ele toma a decisão de ir com a esposa e sua filha para Itália, país do autor desse livro.
Lá na pequena cidade onde sua esposa passou a infância, ele se encantará por socorristas da região depois que seu sogro lhe conta mais a respeito da profissão. Salinger ama fazer documentários e já pensa em filmar um sobre a vida deles. Ele tem a ideia então de pedir para acompanhar essas equipes de resgate do local, que costumavam salvar montanhistas. Mais empolgado pela hipótese de ter um bom material para o que desejava do que com o risco que os socorristas também corriam, ele entra no helicóptero deles e em determinado momento sofrerão um acidente bem grave, onde a única pessoa que conseguirá sair viva é ele. Isso não faz, no entanto, com que ele não se sinta péssimo e tenha trauma pós traumático.

Salinger tem certeza que no momento do acidente ele ouviu a voz do que ele dá o nome de "a Besta", coisa essa que não o largou pós acidente e que ele ainda escuta vozes e muitas vezes tem pesadelos.
O protagonista nunca mais volta a ser o mesmo, se recusa a se tratar, não aceita tomar remédios e mal conversa com sua esposa.
Um dia ele aceita dar uma volta com sua filha e ouve uma conversa sobre um crime nunca solucionado onde algumas pessoas morreram e mesmo mal ainda com tudo ele quer pesquisar sobre o tal massacre de cerca de 30 anos atrás.
O que ele não poderia imaginar é que investigando tudo isso ele se meteria em uma perigosa teia de mentiras e colocaria sua vida em risco. A tal cidade lembra sim o como Stephen King fala dos segredos de lugares afastados, mas parou aqui. A parte sobrenatural deixa a desejar porque a história na verdade não tem exatamente fantasmas.
Vou parando por aqui para não soltar spoilers e dizer quem é o assassino desa história.
Gostei muito do livro mas toda vez que comparam com King eu fico com as expectativas lá em cima e nem sempre elas são superadas.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2018/10/resenha-essencia-do-mal-intrinseca.html

Felipe Miranda 23/12/2018

A essência do mal - Luca D’Andrea por @siteomd
Não quero imaginar o tanto de gente que desistiu desse livro ao perceber que ele não traria uma história de terror. Pelo menos nenhuma dessas que nossa mente imagina de imediato ao ver o título e a capa da obra de Luca D’Andrea. Eu gostaria de trocar algumas palavras com todos que chegaram a esse ponto. É que no fim das contas, quando eu abandonei minhas inocentes expectativas, as 363 páginas dessa aventura gelada se tornaram um deleite. É, de longe, um dos trabalhos mais bem escritos que já tive o prazer de conhecer. Tudo que um livro precisa para ser completo: personagens cativantes, desenvolvimento sólido, narrativa crescente e questões filosofais sobre vida e morte. Eu não poderia querer pedir mais.

Jeremiah Sallinger é um documentarista de sucesso. Depois de “Road Crew”, uma série onde ele acompanhou os bastidores de grandes turnês musicais mundo afora, ganhar várias temporadas e lucrar milhões de dólares, o cara decide tirar umas férias e curtir um tempo com a família. É quando ele parte para a terra natal de sua esposa Annelise, a pacata Siebenboch, nas Dolomitas – uma cadeia de montanhas dos Alpes orientais no Norte da Itália.
A grandiosidade, perigo e solidão desse ambiente só fica claramente evidente quando nosso protagonista não consegue deixar de lado seu espírito profissional e resolve gravar um documentário sobre o Socorro Alpino das Dolomitas – uma equipe de resgate e apoio aos turistas e locais que se aventuram nas montanhas cobertas de neve. Aliás, o turismo é a principal fonte de renda da cidadezinha. Como não vale a pena dar spoilers e descobrir com os próprios olhos é muito mais gostoso, vale dizer que Jeremiah sofre um acidente traumático nesse processo de captação de imagens e acompanhamento do trabalho dos socorristas. Afirmar que um helicóptero resgatando pessoas feridas no meio de montes de neve escorregadios pode ser fatal é redundante?

Após ser o único a sobreviver a uma catástrofe que muda a visão de todos na cidade, Jeremiah desenvolve Transtorno do Estresse Pós-traumático. O tom sobrenatural do enrendo fica a cargo de uma presença muito forte e precariamente explicada desde os primeiros capítulos. Pode-se dizer que uma névoa paira sobre tudo que é lido. Uma sensação de medo, de que algo está prestes a acontecer a qualquer momento. É como se o medo não fosse algo individual de ninguém nessa história, mas algo coletivo que afetasse a todos. Todos estão sujeitos a esse mal que é nomeado de A Besta. E a besta é a voz na cabeça de Jeremiah, é o vento que sopra entre os galhos das árvores e nas montanhas, é o que ninguém ousa dizer em voz alta em Siebenboch. É a obsessão que fisga todos os que já ouviram falar numa história que aconteceu em 29 de abril de 1985.

Chegamos à grande linha condutiva de A Essência do Mal. Com sua mente em fragalhos após o acidente que quase tirou a sua vida, Jeremiah pede para que Mike termine o trabalho de edição do documentário sobre o Socorro Alpino das Dolomitas. Enquanto se dedica à sua rotina de pai e marido, ele acaba ouvindo histórias do passado. Acontecimentos que marcaram todos os habitantes da cidade: um brutal assassinato envolvendo três jovens. Evi, Kurt e Markus foram encontrados desmembrados nas montanhas e nenhum culpado fora encontrado desde então. Há quase 30 anos a não resolução desse crime assombra os moradores da região.

Como um bom contador de histórias que é, Jeremiah se vê obrigado a descobrir todos os míseros detalhes desse episódio sádico. Ele garante que não quer transformar nada do que descobrir em vídeo, mas até eu como leitor não acreditei. É quando tudo foge do controle, sabe? Ele negligencia a família e os remédios que toma. Passa a frequentar todos os becos e vielas para ouvir alguém disposto a contar o que lembra e sabe do fatídico dia em que uma tempestade assolou o vilarejo. Como se Deus tivesse esquecido daquele pedaço de chão por algumas horas.
O único ponto negativo dessa trama (que é impossível negar), é o fato de algumas descrições serem desnecessárias. O ritmo se quebra e se torna lento em alguns momentos. O livro poderia ser menor, mas acredito que o autor quis explorar todos os ângulos e fontes possíveis para Jeremiah solucionar sua sede por informações. Chega a ser irritante como ele se arrisca para descobrir o que não está sendo dito. Tudo se torna mais gostoso de acompanhar quando pequenos acontecimentos ruins sugerem que A Besta está interferindo nas investigações. É um legítimo jogo psicológico. O mal, no fim das contas, não ganha forma nenhuma.
É uma delícia acompanhar o relacionamento de Jeremiah com a pequena Clara, os costumes e tradições macabros do vilarejo e os depoimentos de todos os entrevistados. Não me ative a nomes, mas um dos personagens mais importantes dessa história é Werner, pai de Annelise – integrante do Socorro Alpino e que também fez parte do grupo de homens que encontrou os três jovens mortos nas montanhas. Tudo se conecta, faz sentido e assusta do meio para o fim. Sigo em êxtase e ansioso por uma adaptação cinematográfica. É uma daquelas histórias que vai exigir muito da nossa imaginação para funcionar.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com.br/2018/11/a-essencia-do-mal-assusta-com-narrativa-investigativa-e-atmosfera-sombria.html

Augusto 14/12/2018

"Facilmente comparável - sem medo de exagerar - com Stephen King."
Eu sei, eu sei... depois dos 30 nenhum leitor deveria cair nessas armadilhas de marketing...
Mas... fui fisgado (de novo, mais uma vez, novamente...) pelo anzol que a publicidade ardilosamente colocou na contracapa do livro, pela belíssima edição e pelo título pretensioso.
Deveria ter suspeitado? Claro que sim.
Mas estava me sentindo num daqueles bloqueios literários. Ainda curtindo a ressaca do último bom livro que havia terminado.
Eu queria ser enganado!
E fui. Porque, ao contrário do que fizeram parecer aqueles que têm por ofício tornar o livro atrativo e fazê-lo vender, não há absolutamente nada de sobrenatural aqui. Nadinha.
Dito isso, fica fácil entender o sentimento de frustração de muitos leitores.
Esse é, na minha opinião, o tiro no próprio pé por parte da editora.
O único tiro no pé.
Porque... bem porque... ah, dane-se... eu gosto de como Luca D'Andrea escreve. E gostei do livro.
Não é sensacional. Não é marcante. Mas é bom. É bem escrito e é divertido (3 estrelas e meia seria mais justo, mas o Skoob ainda não permite fazer isso acessando o site pelo celular).
Tive meus momentos de implicância com o protagonista. Mas ao final fiquei com a sensação de que, fugindo do clichê heróico, Jeremiah Salinger é apenas... humano. Um cara normal. E, sim... torci por ele. Quero dizer... o autor conseguiu me vender a ideia.
Então esqueça King, esqueça suas esperanças de ler um livro de terror e apenas aproveite.
Adri_Alline 28/12/2018minha estante
Quaseeeee comprei esse livro antes de ontem. Ufaaaaaaaaaaaa

Augusto 29/12/2018minha estante
Kkk
Que bom que escapou então, Adri.
A minha compra foi desavergonhadamente impulsiva... confesso.

mirna 11/12/2018

A Essência do Mal
O começo achei confuso e já fui achando que não ia gostar. Mas me surpreendeu a história, o desenvolvimento, e a cada página mais surpresas. Aquele tipo de enredo que quando vc pensa que acabou, que tudo ficou esclarecido, aparecem mais pontos de interrogação. O livro conta a história de um cara que cai de paraquedas numa cidade pequena que sofreu há trinta anos uma tragédia. Ele embarca nesse mistério colocando em risco seu casamento e a vida da sua família. Mesmo assim, não consegue deixar de investigar o que aconteceu com três pessoas no ano de 1985. E qual não foi a surpresa pra ele e para o/a leitor/a quando tudo é revelado.

Rosy 10/12/2018

É um bom livro, fiquei entre o thriller prometido e o drama apresentado, Jeremiah nosso protagonista conta muito de sua vida, seus medos, suas loucuras e dramas familiares. Não que isso seja desinteressante mas não é o que eu pensei em encontrar. A sinopse do livro conta exatamente o que é necessário saber da história, alias acho difícil encontrar uma sinopse assim por aí (rs) que conte realmente o que tem lá dentro (rs).
Agora, o que me fez mesmo achar o livro interessante foi o final, nada surpreendente, no entanto fiquei agoniada e doida para saber o que aconteceria, acho que atingiu seu objetivo.
Vale a leitura!

Euflauzino 04/12/2018

As várias faces do mal

O início do livro é tão impactante que irei repeti-lo aqui. É com parágrafos assim que se ganha o leitor.

"É sempre assim. No gelo, primeiro se ouve a voz da Besta, depois se morre. Blocos de gelo e abismos idênticos àquele em que eu me encontrava estavam cheios de alpinistas e escaladores que tinham perdido as forças, a razão e por fim a vida por culpa daquela voz."

Fácil se apegar a um livro que rasga logo de cara nossa sensibilidade, deixando-nos suscetíveis ao que vem pela frente. Acidentes com alpinistas acontecem em todo momento e por inúmeros motivos: falta de conhecimento das técnicas, falta de conhecimento sobre o caminho, falta de preparo físico, pouca visibilidade, pouca oxigenação, excesso de confiança, estupidez. Cabe aos socorristas enfrentar este universo amedrontador em busca daqueles que iniciaram a jornada, mas não retornaram.

"O terror no olhar do rapaz paralisado por um ataque de pânico. A dor do pastor com a perna esmagada por um desmoronamento de pedras. O turista semicongelado. O casal perdido na neblina. Uma infinidade de ossos quebrados, bacias deslocadas, articulações destruídas, sangue, suor. Muitas lágrimas, poucos agradecimentos."

O livro A essência do mal (Intrínseca, 368 páginas) do italiano Luca D’Andrea trata justamente deste enfrentamento, seja por alguém treinado (socorrista), seja por um inexperiente (visitante), que se depara com forças que vão além da compreensão. Que energia possui lugares inóspitos da natureza que podem influenciar negativamente às pessoas?

Jeremiah Salinger e seu amigo Mike McMellan ganham a vida criando documentários, são astros em ascensão. Salinger escreve roteiros e Mike grava as imagens. Porém, Mike adoece e Salinger resolve ir em seu lugar gravar algumas cenas das montanhas de Siebenhoch. O helicóptero em que estão sofre um acidente e apenas Salinger sobrevive para carregar a culpa, um tormento e uma ideia fixa de que ao redor das montanhas existe algo desconhecido, uma força, um mal a que ele chama de Besta.

Jeremiah vai para Siebenhoch porque é lá que foi criada sua esposa. Este local fica ao norte da Itália fronteira com a Áustria, porém lá é uma colônia de alemães e austríacos. Jeremiah é americano e nunca se sentiu tão estrangeiro quanto em Siebenhoch, aliás todos que não nasceram lá são tratados como estrangeiros. Pequenos lugarejos têm seus segredos.

"Revire um pouco abaixo da superfície de um vilarejo de setecentas almas e você vai encontrar um ninho de cobras."

Depois do acidente do helicóptero ele é responsabilizado e hostilizado pelos moradores, aumentando sua sensação opressora de solidão e desconforto.

Excursionando com a filha pelo desfiladeiro ele ouve acidentalmente sobre a morte de três jovens há quase 30 anos. Os jovens foram brutalmente atacados e tiveram os membros arrancados, sendo que o assassino ou assassinos nunca foram encontrados.

"— Na guerra se mata. Caçando se mata. Matar é humano, mesmo que não se admita, e é justo que se busque impedir isso o máximo possível. Mas o que foi feito com aqueles três pobres garotos no Bletterbach em 1985 não era matar. Foi um massacre que de humano tinha bem pouco.
— Deus estava olhando para outro lado, naquele 28 de abril."

Desvendar este mistério torna-se a obsessão de Jeremiah. No Bletterbach há pegadas de fósseis pré-históricos. Haveria ali naquele local uma força oculta, um animal pré-histórico que conseguiu sobreviver vivendo nas cavernas?

site: Leia mais em: http://www.lerparadivertir.com/2018/12/a-essencia-do-mal-luca-dandrea.html
Andrea 05/12/2018minha estante
Mas gente, é o Wunderkind!! :O Quer dizer, é o autor de Wunderkind, haha. Eu estava lendo sua resenha e pensando, parece com uma sinopse de um livro que tenho é é o próprio, mas em inglês!! Acho que conversamos sobre ele na época, The Mountain, comprei pois estava na promoção e não imaginaria que seria traduzido... Você gostou quanto? Aqui no app não aparece a nota.

Euflauzino 05/12/2018minha estante
gostei 3 - bem diferente do wunderkind, acho que ele se perdeu no final. fiquei um pouco decepcionado.

Carla.Zuqueti 28/10/2018

Opinião
Jeremiah Salinger é um jornalista especialista em documentários, que fica em choque após sofrer um acidente de helicóptero decorrente de uma avalanche. Obcecado pelo local, descobre que cerca de 30 anos antes, 3 jovens foram encontrados mutilados no mesmo local, sem que seu assassino tenha sido pego. Começa então a buscar a verdade atrás dos fatos, revelando obscuros segredos da pequena comunidade. É um bom livro, muito bem escrito, com personagens carismáticos é ambíguos. A escrita italiana é bem diferente da americana, com passagens bem descritivas é maior contextualização da época e do local. Bem interessante.

Whebson 14/10/2018

O desfecho de toda a trama me pegou desprevenido, e eu fui feito de idiota. HaHaHa!
O que dizer de um autor que ao concluir sua estória diz ao leitor sorrindo, "te levei por caminhos que vc não foi capaz de imaginar."

É um final incrivel, épico! E sim! Só há paz de espírito com a verdade! A Sombra de todo o mal está nas almas perturbadas de alguns homens envolvidas pelas mentiras, inveja, ódio, e acima de tudo, pela loucura.

Que desfecho meu Deus! Sou um idiota. HaHaHa rsrsrsrs Mas feliz! ;)

Vivi 09/10/2018

A essência do mal - Lucca D'Andrea

Esse é um livro com fragmentos de terror mas, calma é um triller muito mas muito bem bolado.
Algumas partes tendem a se tornar para alguns até demoradas mas a meu ver o autor me deixou foi ansiosa para saber o que era ou quem era o culpado de todo massacre.
E confesso valeu a pena até o último ponto final ( que é eletrizante e desesperador). Não sei se Luca já escreveu algum outro livro ( na verdade nem tive tempo de procurar) o que sei é que ele me conquistou de cheio.
Em 1985 três jovens tiveram seus membros arrancados mas esse assunto era proibido na cidadezinha da Itália.. Jeremih Salinger ganhava a vida fazendo documentários. Quando vai a essa cidade que era a terra natal de sua esposa sofre um acidente de helicóptero em que estava fazendo filmagens nas montanhas de lá e desde então passa a ser atormentado por uma força que todos chamam de A Besta. Um dia passeando com a filha escuta uma historia sobre os três jovens que morreram nesse lugar. Além de enfrentar " A Besta" mesmo correndo o risco de perder todos que ama seu espírito de detetive fala mais alto.E ele vai até as últimas consequências para desvendar esse mistério.
Fica a dica ai desse livro show de bola.