A essência do mal Luca D'Andrea

Resenhas - A essência do mal

Jeff.Rodrigues 27/09/2018

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
Acho a combinação de montanhas, neve e pequenas cidades perfeita para cenários de histórias de terror ou suspense. E a literatura tem inúmeros exemplos nesse sentido, sendo que o isolamento e a tortura psicológica do Hotel Overlook, talvez seja uma das melhores representações disso. Contudo, é preciso uma boa dose de talento para segurar uma narrativa sem cair em clichês batidos ou enveredar por caminhos sem volta que destruam qualquer chance de um bom resultado final. A Essência do Mal, estreia do italiano Luca D’Andrea no gênero, se equilibra perigosamente entre a boa ideia e a péssima execução.

Ancorado em uma boa campanha de marketing, A Essência do Mal é vítima da empolgação inexplicável da editora intrínseca em vendê-lo como um thriller com toques de terror. Não se enganem, o máximo que vocês vão encontrar no livro é um mistério carregado de cavalares doses dramáticas, perfeito para embalar uma sessão de cinema nas madrugadas de sábado da Globo.

Seguindo o clássico estilo europeu de escrita, Luca D’Andrea é meticuloso na construção de sua história. Sem pressa ele vai desenhando o cenário que, duzentas páginas depois, vai se transformar em um mistério digno de investigação. Tudo isso é apresentado pela narrativa em primeira pessoa do protagonista Jeremiah, um roteirista que está passando uma temporada na pequena cidade natal de sua esposa, situada aos pés de uma montanha que tanto quanto a cidadezinha, guarda seus mistérios e segredos. Neste cenário maravilhoso para soltarmos os demônios da imaginação, Jeremiah descobre um massacre não solucionado: três jovens brutalmente assassinados cujo autor do crime jamais foi identificado. Picado pela mosca da curiosidade ele decide se lançar à investigação conversando com arredios moradores que só querem deixar o passado pra trás.

Em um resumo geral, A Essência do Mal tem uma premissa bastante interessante e instigante. E realmente eu considero a ideia do livro muito bem pensada e promissora para um bom thriller e até mesmo com chances de flertar descaradamente com o terror. Mas o desenvolvimento se perdeu nas trilhas encobertas de neve, esbarrou com uma tal “besta”, cuja metáfora foi mal apresentada para o leitor, e terminou morrendo nas garras de criaturas pré-históricas numa miscelânea que jogou fora toda a seriedade que poderíamos conferir à obra. Restou de bom apenas o drama familiar entre Jeremiah, sua esposa Annelise, e a filha Clara.

A curiosidade inicial que a história nos desperta logo é soterrada por uma avalanche de informações, detalhes, e tramas paralelas que funcionariam muito bem nas mãos de um escritor mais calejado. O talento de iniciante de Luca acabou pesando e não dando conta de segurar o interesse, ainda mais com desdobramentos que nos levam a quase quatrocentas páginas. No fim, quando a história engata para encontrarmos as verdades, tudo já ficou chato. E como não poderia deixar de ser, o desfecho é bobo demais com culpados e explicações que não se sustentam. A tentativa (frustrada) de criar um plot twist no finzinho é de fazer qualquer leitor querer se atirar montanha abaixo.

A Essência do Mal é um livro totalmente dispensável, até pelo seu preço de capa. Vale apenas para conhecer um autor que com mais experiência certamente vai nos entregar histórias mais maduras.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2018/09/23/resenha-a-essencia-do-mal-luca-dandrea/

Renata 23/09/2018

Há certas coisas que é melhor não desenterrar
O livro é narrado em primeira pessoa e, em geral, faz com que acabemos nos apegando ao personagem. Não foi o caso. Abelhudo, mentiroso, enfiando o nariz nas coisas sem pensar nas consequências e por fim, quis bancar o ético, o honesto, se sentindo no direito de julgar as ações dos outros personagens. Tirando isso, o livro é ótimo. História que te prende desde o início. A partir da segunda metade, recheado de plot twists. Vc mal se recupera de um e lá vem o outro. Um dos melhores livros do ano.

TheusFreitas13 14/09/2018

Montanhas escondem segredos tenebrosos!!
De início já fica avisado para os que lêem a sinopse e até mesmo apenas o título, A Essência do Mal não se trata de uma história de terror, se trata de um excelênte suspense investigativo e pequenos elementos de horror.

A trama gira em torno de um mistério em volta de uma cidadezinha cercada por montanhas gelosas. O desenrolar investigativo se deve ao fato do protagonista fazer documentários como ofício, fazendo sua curiosidade e métodos de investigador se aprofundar cada vez mais no terrível crime que acontecera na cidade nos anos 80. Conforme avança, mais questões são levantadas e mais você se prende nas páginas como se estivesse lá procurando respostas junto ao narrador.

Nas primeiras páginas, não temos uma idéia inicial do caráter do protagonista. Invés disso acompanhamos seu início de carreira, a criação da sua família e sua mudança pra cidade natal da esposa. Mas nos próximos capítulos ja se pode descrever Jeremiah Salinger: um personagem extremamente inteligente (o que sua profissão de documentarista exige), carismático, engraçado e compulsivo; eis uma característima que eu me identifico com ele, perder a paciência facilmente haha.

Quanto aos codjuvantes, não há um único que peca no papel. Todos são excelentes com características próprias, nenhum repetitivo ou apagado, cada um com com carísma próprio. Até mesmo personagens figurantes são bem trabalhados só por serem citados ou terem cinco ou seis falas ao todo.

A ambientação é muito bem descrita e fácil de ser imaginada. O clima frio das montanhas que cercam a cidade é facilmente sentido (figuramente é claro, a menos que esteja lendo no inverno), bizarramente amendontrador por conta da fobia conquistada de Jeremiah devíduo a um acidente de helicóptero; que aliás, é sobre o tal acidente o único ponto negativo que achei de toda historia.

A tal "Besta" citada por Salinger ao longo de todo livro após sua quase morte tenta ser uma metáfora do medo que ele sentiu no momento em que estava na fissura da montanha, porém nunca é explicado o que exatamente ele se refere quando vê ou ouve "a Besta". Ficou mais como um ponto preguiçoso usado como desculpa para lembrar a nós leitores o quanto a fobia por lugares fechados ou tempestades de neve afetam Jeremiah em algumas ocasiões em que se encontra.

Após todo o mistério, de muitos suspeitos durante a história e investigação, informações que se parecem duvidósas e depois contrabatidas, a grande revelação final do que realmente acontece e quem (ou o que) causou tudo, é de fato uma baita surpresa! Sem entrar em muitos detalhes, pois qualquer comentário a mais pode estragar.

Enfim, A Essência do Mal é um suspense pesado com um pouco de thriller que merece ser lido por qualquer um que se interesse pelo gênero. Caso você curte um bom mistério para criar teorias, não irá se arrepender, garanto.

Porco 28/08/2018

#9 A Essência do Mal
A Essência do Mal tem dois grandes problemas. Um é culpa do autor, o outro de alguém que resolveu elogiá-lo e exagerou um pouco. Desde as primeiras páginas eu procurei compreender o propósito do livro, além de tentar encaixá-lo em um gênero: é policial? É terror? É romance? É sobre a rotina de uma família? Não consegui, assim como também tentei a todo custo e não consegui encontrar pontos positivos contundentes que me fizessem vir aqui e dizer a vocês: leiam A Essência do Mal.

Acesse o link pra resenha completa!

site: https://porcoleitor.wordpress.com/2018/08/28/9-a-essencia-do-mal/

Geovane69 21/08/2018

Surpreendente
Amei cada parágrafo desse livro, eu me apeguei a cada personagens, me apeguei ao local, ao ambiente e principalmente a história, uma leitura muito boa, boa narrativa, vale muito a leitura

Deborah Harue 11/08/2018

Não crie expectativas!
Ao ler outras resenhas, notei que parte dos leitores esperava muito deste livro, o que causou certa decepção, pois a história se mostra bem diferente do que o título sugere.
Em poucas palavras: não crie expectativas e será uma boa história. Não é das melhores, mas certamente não é ruim (na minha opinião, é claro).
A história é cheia de suspense, plot twists, revelações, violência, ótima para quem ama um thrillerzão cheio de previsibilidades, sangue e finais felizes.
Nesse livro, o mal não é nenhum espírito ou entidade demoníaca. O mal é o ser humano e seu caráter deturpado. Essa visão me agrada bastante.
A única coisa que realmente me incomodou foi o final, que pareceu ter sido escrito com pressa. Se o autor tivesse trabalhado melhor a última grande revelação e a vida das personagens pós-último-grande-acontecimento, o livro certamente teria agradado mais a mim e aos demais leitores, creio eu. Ainda assim, não me arrependi por ter comprado o livro, mas talvez hoje eu esperaria o preço (absurdo, por sinal) abaixar.

Bel Carneiro 27/07/2018

A essência do mal
Sem dúvida um dos melhores livros que eu já li. Conseguiu mexer com tantas emoções minhas... O home sabe escrever, viu! Venda Deus!

Geórgea 26/07/2018

A essência do mal
Em 2012, o americano Jeremiah Salinger é um produtor de documentários. Sua vida transforma-se quando ele decide mudar para a cidade natal da esposa, no interior da Itália, com ela e a filha de 5 anos. A cidade é Siebenhoch e trata-se de um pequeno vilarejo. Muito bonito, mas que possui histórias muito antigas.

Logo depois de iniciar com um novo projeto, Jeremiah passa por um grande trauma. E por isso, ele desenvolve um TEPT – Transtorno do Estresse Pós-traumático – e passa a ouvir uma estranha voz dentro da sua cabeça que ele chama apenas de a Besta. E isso é algo que pode impactar tanto sua vida profissional quanto pessoal. Apesar dos problemas, sua mente nunca parou de funcionar e sua curiosidade pode levá-lo a encontrar algo assombroso no passado dessa cidade.

“Aquela voz. E o cheiro dela. O cheiro da Besta. Um cheiro metálico, que deixava uma camada de insensibilidade na minha boca. Um cheiro antigo. Antigo a ponto de revirar o estômago. Porque a Besta era antiga. Tão antiga que… finalmente gritei.”

Em 1985, três jovens foram brutalmente assassinados e decepados nas montanhas que rodeiam o vilarejo. Esse é conhecido como o massacre de Bletterbach. O cruel assassino nunca foi encontrado e esse parece ser um assunto muito delicado entre o povo que vive nesse pequeno lugar. Essa sádica história vira a obsessão desse estrangeiro, e ele não desistirá até desvendar esse mistério.

Minha Opinião

É só falar em Stephen King que eu já levanto minhas orelhas. Ao observar na contracapa do livro a afirmação de que é “facilmente comparável” com ele, fiquei no mínimo curiosa. A sinopse foi outra que me deixou atenta. Um lugar remoto, assassinatos sem explicação e uma voz que o protagonista ouve e denomina apenas de “a Besta”. Pronto, eu já tinha todos os elementos que me interessavam.

O que constatei é: sim, a escrita é extremamente parecida com a do King. Um pai que, apesar de amoroso e espirituoso, tem os seus problemas, mortes estranhas e sem explicações, descrições detalhadas (por vezes até desnecessárias), diálogos fluidos e uma voz assombrosa. Mas, fora isso, nada mais. Creio que construí grandes expectativas para essa trama. Estava pronta para encontrar algo extremamente sombrio e bem elaborado, mas o livro me entregou uma história lenta, morna e que misturou diversos elementos na ânsia de entregar algo original.

Não me entenda mal, a escrita é realmente boa, mas o enredo deixa a desejar. Se o autor seguisse por outro viés, seria um livro digno de 5 estrelas. Mas essa necessidade de dar explicações mirabolantes com o intuito de “impactar” o leitor com uma grande revelação, apenas me desagrada. Vale mais uma revelação simples e bem escrita que uma elaborada e sem nenhum sentido aceitável.

“Mergulhei na treva que devora os mundos. Encontrei-me à deriva no espaço profundo. Uma única, imensa, infindável noite eterna de uma brancura espectral.”

A premissa de que algo demoníaco está adormecido nessa montanha, me levou a matutar sobre diversas suposições. Daí minha mente fértil passou a questionar sobre a vida, o universo e tudo mais. Quantos mistérios existem por aí e nem sonhamos? Imagina o que o ser humano ainda não descobriu? Quantos monstros podem estar escondidos apenas esperando que algum desafortunado vá importuná-los? Não sei. Só que sei há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia. Já diria Shakespeare. E pensei que aqui me depararia com algo, no mínimo, interessante.

Os lugares apresentados pelo autor são esplêndidos. Todas essas descrições me levaram a correr para o google atrás de imagens de montanhas e pacatos vilarejos da Europa. São passados muitos detalhes para ajudar o leitor a compor esse mundo revestido de branco, de belas vielas e lugares. Quase sentimos que estamos junto com Jeremiah desbravando essas terras.

Quero ressaltar dois personagens: o primeiro é Jeremiah, pai amoroso, cheio das piadas engraçadas e que possui grande amor pela filha e a esposa. Mas, que não pensa duas vezes antes de entrar de cabeça em uma investigação e que por vezes arrisca mais que a vida atrás de respostas. Por vezes sua inconsequência me deixava abalada. Ele se arrisca muito e mais para o final eu já estava cansada de seus heroísmo.

“Eu revia a Besta. Ouvia o sibilo. Mas a Besta estava menos presente, a sua voz estava mais abafada, como se pertencesse a outra vida. Não era mais uma lembrança que me devorava, mas alguma coisa indefinida e indefinível. Longe, para minha sorte.”

O segundo é o vilarejo. Sim, você não leu errado. Esse lugar parece ter vida própria. Seus peculiares habitantes, os buxixos, aquela estranheza com os forasteiros e o quanto ele parece pulsar com tantos segredos. Cada um possui algo que ficou escondido no passado e queremos desvendar. Os clássicos fofoqueiros de plantão, as autoridades que exageram no poder e aqueles que apenas querem levar sua vida sem incomodar ninguém. Figuras já conhecidas daqueles que viveram em lugares assim.

A Besta também não poderia ser deixada de lado. Afinal, ela foi o ponto que mais interessou e eu imaginava que ela seria quase uma protagonista de tudo isso. Sempre que ela era ouvida, eu esperava um grande show. Mas, tenho até vergonha de admitir, não sei se eu realmente entendi o que estava por trás dela. Também não sei se ela teve toda a relevância que merecia. Fiquei insatisfeita, não vou negar. Faltou explorar esse elemento, que apenas foi colocado na trama sem realmente ser apresentado de maneira satisfatória.

Mas enfim, se você quer passear por esses lugares incríveis e dar uma de investigador, não deixe de dar uma chance a esse livro. Acompanhe a história de um homem consumido pela obsessão e vontade de fazer justiça. E descubra o que está por trás dessas mortes.

site: http://resenhandosonhos.com/a-essencia-do-mal-luca-dandrea/

Rafael.Moreira 25/07/2018

Ruim ao extremo
A pior leitura de 2018, sem dúvidas! Nem sei descrever o que senti ao longo desse terrível martírio. Raiva seria muito pouco. Fiquei muito interessado ao ler a sinopse do livro e acabei ganhando ele de tanto que eu enchi a paciência das pessoas. Se me lembro bem, a sinopse dava ênfase a ?uma força? que o personagem não consegue entender e que a chama de A Besta, bem como um massacre dirigido por um assassino nunca encontrado. Terminei a leitura sem saber o que é a tal Besta, qual a força que ali impera, pq o autor NÃO FALA SOBRE ISSO (como assim?), ele só menciona ?a Besta isso?, ?a Besta aquilo?, mas não trabalha EM MOMENTO ALGUM o que seria tal coisa. Qto ao massacre: corpos com membros arrancados (ok, legal, interessante)... Mas o lenga lenga que se tornou até revelar o verdadeiro assassino foi um desastre TOTAL. Nem os diálogos foram capazes de me envolver na história, de tão ruins e descartáveis (em mtas ocasiões). O que falar da motivação do assassino? NEM VOU COMENTAR! O autor tentou criar um a atmosfera de suspense psicológico que não em convenceu. Uma coisa a acrescentar: NÃO MERECE UMA SEGUNDA LEITURA! Deu sorte dessa vez, visto que eu nunca abandono um livro, por mais ruim que ele seja. #pessimo
Luz 25/07/2018minha estante
..... Essas sinopses são uma verdadeira armadilha, li a respeito de algo assim em Uma mentira perfeita e interessei-me por ler, lá se foram então 49 reais para a lixeira definitivamente, o livro é uma droga, uma bosta, uma bomba, penso que as editoras andam experts em enrolar os leitores nos dando ratos podres por lebres.

compulsao_literaria 19/08/2018minha estante
Sério... estava pensando em adicionar nas minhas leituras, mas se é assim como vc descreveu não vale a pena. Onde já se viu o autor não trabalhar justamente a questão do sobrenatural que é o que mais motiva a curiosidade, pelo menos a minha kkk. Ainda bem que encontrei uma opinião sincera!

Laura Brand 22/07/2018

Nostalgia Cinza
A Essência do Mal é um livro que me deixou instigada desde o princípio. Sou fã de bons suspenses e a premissa de uma história que mistura elementos fantásticos e reais me pareceu bem interessante. A Essência do Mal se mostrou uma narrativa que instiga e incomoda desde a primeira página, mas peca em pontos cruciais.
A Essência do Mal é um livro um tanto quanto complexo de descrever. Minha experiência com o livro variou de curiosidade mórbida à incômodo intrínseco e tédio incomum. Como elementos tão antagônicos se misturam?

Luca D'Andrea consegue criar um suspense bem elaborado no começo da narrativa. A tensão está no ar desde o primeiro parágrafo e é impossível não se sentir tentado a passar as páginas e conferir o que acontecerá em seguida. Desde o acidente com os socorristas que estrelam o documentário de Salinger até a descoberta de um assassinato horrível não resolvido, o autor faz uso de descrições minuciosas e diálogos dignos de um bom suspense. É possível sentir a atmosfera tensa de forma quase palpável desde o princípio, o que, apesar de admirável, faz com que a leitura não corra de forma tão fluida.

O incômodo está relacionado ao clima cinzento de toda a história, desde o comportamento dos personagens até a ambientação do Bletterbach, principal cenário do livro. A capa do livro representa perfeitamente a sensação de mergulhar nessa história: nebulosa e acinzentada. Por causa da atmosfera do livro, o incômodo se torna maior do que a curiosidade, o que prejudica o suspense.

Combinando esses elementos, muitas vezes senti que a leitura se arrastava e a história se tornava maçante. Acredito que muitos diálogos poderiam ter sido reduzidos e muitas cenas poderiam ter se desenvolvido com mais rapidez. O autor tenta dar tanta credibilidade para a história e torná-la o mais real possível e às vezes isso fez com que a expectativa criada em cima da narrativa se transformasse em pequenas decepções.
Entretanto, o livro tem seus pontos extremamente positivos, especialmente a partir da segunda metade do livro. O autor consegue criar tamanho clima de suspense que é impossível não sentir a angústia de Stalinger e ficar questionando a veracidade de cada informação coletada pelo protagonista.

Além disso, o autor consegue entrar na mente do leitor e puxá-lo para dentro do enredo em diversos momentos de forma assustadora. Estou acostumada a ler histórias de pscicopatas reais com crimes detalhados de forma quase exagerada e mesmo assim me senti tão horrorizada quanto Stalinger, o personagem principal. O autor também consegue desenvolver bem os personagens coadjuvantes, o que enriquece a história e faz com que cada personagem tenha algo a acrescentar ao desenvolvimento da narrativa. Clara, filha de Stalinger, é um dos pontos mais fortes do livro. Com sua personalidade peculiar e raciocínio típico de uma criança bem esperta, ela dá brilho aos momentos em que participa e quebra bastante o clima pesado da narrativa.

A Essência do Mal também ganha pontos no quesito descrição. Luca D'Andrea consegue criar cenários e inserir o leitor em cada um dos lugares de forma primorosa, o que torna a narrativa bem visceral em diversos momentos.

O livro é recheado de plot twists e cada final de capítulo representa uma mudança drástica no enredo. Entretanto, enquanto a primeira grande reviravolta fazia sentido e concluiria a história de maneira aceitável, a segunda não é nada convincente e destrói grande parte da lógica que havia sido construída ao longo de toda a narrativa.

A Essência do Mal é um livro que divide opiniões extremas. Enquanto alguns vão se sentir bem imersos na leitura e considerarão o livro como um belo suspense, outros terão expectativas quebradas e se sentirão um pouco frustrados. Para mim é um livro interessante e peculiar, mas que não ganharia uma segunda leitura.

site: https://goo.gl/N4Vr8k

pehlma 05/07/2018

Esse livro é o primeiro thriller de um autor italiano e segundo a editora já foi publicado em mais de 30 países.

A história gira em torno de um documentarista que ao fazer muito sucesso vai viver na cidadezinha no interior da Itália com sua esposa, para dar uma descansada e sair da correria de hollywood.
Chegando lá ele sofre um acidente nas montanhas (tipo aquela coisa de ficar preso por dias numa mina) e isso afeta ele mais que o normal.
Acontece também que tentando superar esse trauma, ele descobre um assassinato que ocorreu a muitos anos atrás e isso chama muito a atenção dele. Logo uma vontade de ir atrás da verdade para manter sua sanidade se desenvolve.

Bem, é um thriller, acho que não preciso dizer muito mais do que isso. Irei então, tecer minhas críticas de como foi a experiencia de leitura.

O primeiro terço eu acho bem desnecessário, isso estraga a primeira metade, que acho que podia ser cortada ou reduzida ao todo a umas 20 páginas.

A segunda metade ganha ritmo e a história engrena. O livro melhora MUITO, não salva tudo mas é notória a mudança, porém, no geral conta com dois (mas não únicos) defeitos principais:

A criação da expectativa. Acho muito importante em qualquer Thriller você conseguir gerar essa ansiedade, mas o livro não consegue. Ele entrega algumas informações de forma muito direta e sem emoção. Imagine cortes súbitos de câmera num filme, soa bem amador mesmo. Sem contar que o Sobrenatural é PÉSSIMAMENTE utilizado.
Falta motivação. Sim, é meio empurrada goela abaixo essa vontade do protagonista (que é mal desenvolvido) ir atrás desse mistério. Isso é PÉSSIMO numa história de investigação.

Você deve estar perguntando: Nossa Pedro, foi tão ruim assim?
Não, até que não. É que o livro promete demais sabe, ele promete e não entrega. Tudo nele é um convite a uma obra excelente. A parte gráfica, o acabamento em capa dura, a capa, a comparação com Stephen King (que já é algo cansativo de se ver) e até as primeiras páginas.

Promissor, não?

O livro gera uma expectativa desnecessária e não a alcança. Não é ruim, longe disso, mas não é tão bom quanto tenta ser. É aí que ele perde. Num geral ele se torna apenas OK ou aquele “ah é legal”, mas sem muita empolgação.
A grande parte dos erros aqui acho que se justificam com a informação de que é o primeiro thriller do autor. Vejo potencial, talvez em futuras obras o cara arrebente.

Para mim o personagem principal deveria de certa forma ser a tal Besta, mas não é. O próprio acidente inicial que é algo importante pro plot é mal utilizado e fica aquele gosto amargo de estar sendo empurrado a força goela abaixo.
Os melhores pra mim são o Werner e a Clara, a menina é incrível, difícil não se apaixonar por ela.

Acredito que o autor se perdeu no final também, se tivesse terminado um pouco antes o livro seria bem melhor, mas o autor decidiu jogar mais uma cartada e com isso terminou corrido e sem a emoção que a cena anterior tinha, se você leu, você vai entender.

Uma primeira metade longa e de certa forma desnecessária, a história ganha outra pegada na segunda parte. O livro tem defeitos, mas o charme da pequena Clara vai ganhar o coração de todo leitor.
Não espere encontrar horror, o livro pincela o tema de leve e se prende a seu objetivo inicial, que é ser um suspense.
Experimente, não é uma leitura demorada e vai divertir um pouco. E pelo menos, o livro é bem bonito e vai dar um grau na estante rs.

A essência do mal - Luca D’Andrea
Nota: 7/10

site: https://resenhanaestante.blogspot.com/2018/07/resenha-essencia-do-mal-luca-dandrea.html
livrosepixels 06/07/2018minha estante
Se for trocar me avise que eu tenho interesse :D

PorEssasPáginas 05/07/2018

Jeremiah Salinger, ao visitar a terra natal de sua mulher, Siebenhoch, nas Dolomitas (cadeia de montanhas no norte da Itália), decide acompanhar o Socorro Alpino das Dolomitas para gravar um tipo de documentário, quando sofre um acidente de helicóptero durante um salvamento nas montanhas, do qual só ele sobrevive.

Depois de recuperado fisicamente, mas ainda abalado emocionalmente, Salinger começa a fazer passeios diários com a filha e em um desses passeios eles vão ao Bletterbach, um cânion que faz parte das Dolomitas e que é famoso por seus muitos fósseis. E é ali que como diz a sinopse: “…Jeremiah escuta uma conversa que lhe dá um novo foco na vida. Em 1985, três jovens foram mortos ali, e seus corpos, desmembrados por um assassino que nunca foi descoberto.” O único problema é que isso se torna uma obsessão que pode destruir sua família e sua própria vida.
(...)
Tem uma citação na contracapa do jornal La Repubblica, da Itália: “Facilmente comparável – sem medo de exagerar – com Stephen King.” Para mim a influência das obras de King ficou clara na construção dos personagens, alguns mais superficiais que outros, mas ainda assim com suas peculiaridades. E nosso personagem principal com sua obsessão.

Também existe referência ao filme “O Iluminado” no livro, quando Salinger brinca com a loucura de Jack Torrance e a cena do machado.

Pelo título e pela capa eu esperava mais um livro de terror e senti um pouco de falta disso. Mas para aqueles que, como eu, curtem um thriller e as peças se encaixando para revelar um mistério, é uma boa pedida. E também é interessante para sair do circuito de autores norte-americanos e britânicos, já que este é um autor italiano.

***Resenha completa no blog***

site: http://poressaspaginas.com/resenha-a-essencia-do-mal

Vanessa.Brizola 04/07/2018

Sabe aqueles livros que a gente espera muito e não entrega nada? Pois é, foi a minha relação com este livro. Assim que vi sua capa nos lançamentos da Intrínseca fiquei muito instigada a adquiri-lo, porque na minha ideia muito doida e na chamadinha da quarta capa - não sei como ainda acredito nesses merchans - estava escrito que era facilmente comparável a Stephen King. Vejam bem, Stephen King não é infalível, mas essa capa junto com essa premissa me fizeram cair bonito na ideia de que leria algo voltado para o suspense com toques sobrenaturais ou coisa do tipo. No mínimo, uma história com boas construções de personagens, situações e diálogos... ai, ai.

A Essência do Mal entra naquele gênero investigativo que prometi a mim mesma parar de gastar dinheiro, afinal são tantas fórmulas e arquétipos de personagens manjados, que eu não vejo como isto poderia adicionar a minha vida de leitora. Sua premissa ficaria muito boa em um filme onde a gente senta duas horas para acompanhar e pronto.

O personagem principal é um porre. Sério mesmo. Cara chato e frouxo. Acho que li sobre ele tendo ânsias de vômito por qualquer coisa pelo menos umas 5 vezes. Tédio. O pior de tudo é que acompanhamos em primeira pessoa, então é isso, vai lá acompanhar o que esse tedioso pensa e faz por quase 400 páginas. Sua motivação para investigar os crimes não são nenhum pouco compráveis. Nem o trauma dele, que não parece intenso como o autor tenta descrever, nem nada. Thriller psicológico? Gustavo Ávila e seu poderosíssimo O Sorriso da Hiena dizem 'olá'. No livro as pessoas sentem raiva desse tal Salinger constantemente... e eu também! Falta de empatia com o protagonista do qual deveríamos simpatizar? Algo errado aí.

A trama principal, apesar de interessante, se desenrola de um modo a deixar o leitor cansado. Não há suspense em nenhum momento, nem sensação de perigo, nem nada. É só esse cara bisbilhotando na vida de todo mundo sem razão aparente. O desfecho não me impressionou, até desconfiava de algo mais ou menos assim, e o pequeno plot twist dúbio das últimas páginas nem me empolgaram. Só queria acabar logo.

Mas ainda há pontos positivos para a história. Alguns personagens, tipo a menininha Clara, são muito vivos na leitura e isso acaba se tornando gostoso de acompanhar. A região em que o autor escolheu para narrar, e que existe mesmo, dá todo aquele clima intimista de frio e montanhas. Gostei dessa ambientação.

Sobre a edição, ela é muito caprichada. Praticamente não encontrei erro de revisão, a diagramação é ótima para ler e o papel, se não me engano pólen, é daqueles que faz o conflito e-book ou livro físico perdurar. A capa também é muito bonita (e um dos motivos que me levaram a comprar. Julguei mesmo o livro pela capa e julguei mal kkkk) e ficará ótima na sua estante.

Com tudo dito, quem sou eu para dizer que você não deve ler ou comprar este livro? Opinião é aquela coisa né... e, além do mais, eu já li muito desse tipo de história e confesso estar enjoada do gênero. Repito, só comprei porque achei que era outra coisa, daí aquele negócio do monstro da expectativa.

Essência do Mal ganhou duas estrelas minhas aqui no skoob que na classificação deles seria regular. Não acho que é uma nota ruim... Espere uma baita promoção (porque tá caro) e confira você mesmo!

site: http://www.sitemultiverso.com.br/
Nara 05/07/2018minha estante
Triste :( eu estava super ansiosa pra ler o livro, assim como muita gente. É caro só de bonito, então haha

Vanessa.Brizola 05/07/2018minha estante
Oi Yonara! Bom, essa foi a minha opinião, mas quem sabe você não curte? Minha expectativa estava muito alta mesmo, daí essa resenha na revoltz, rs. Contudo, aconselho esperar uma boa promoção, porque não tá valendo o preço de capa não. Obrigada por ler minha resenha :)

pehlma 05/07/2018minha estante
Excelente resenha e muito superior a minha.

Se eu tivesse lido ela antes com certeza não teria arriscado.
Concordo inteiramente com você. Parabéns pela boa resenha e pelo trabalho.

SAN 16/08/2018minha estante
Comprei esse livro em junho com a mesma expectativa que a sua.Ainda não li, porque tenho visto tantos comentários ruins sobre ele que desanimei.Também tenho que parar de acreditar nas propagandas e principalmente ter mais cuidado com os novos autores. Vou tentar ler, mas se for uma droga, vou abandonar e colocar pra troca.

Renata 23/09/2018minha estante
Adorei o livro. Para mim ele entregou muita coisa sim e a sensação de perigo para mim esteve lá todo tempo. Gostei da trama, da história dos plot twists (e olha que thriller psicológico é meu estilo favorito. Detestei o personagem principal? Com certeza. Às vezes ele me cansava? Com certeza. Mas o livro valeu a pena. Dei 5 estrelas.

Paulo.Cesar 26/12/2018minha estante
Concordo inteiramente com seu ponto de vista! O livro é muito cansativo. O personagem principal é um tremendo idiota, isso sim!! Tive vontade de abandonar a leitura diversas vezes. Só terminei por terminar.

Jessé 02/03/2019minha estante
Confesso que achei esse livro tão ruim que parei na página 150. Estou me martirizando ainda por ter gastado tempo lendo essas 150 páginas. Odiei tanto que já passei esse livro pra frente. Tem livros de 1000 páginas que são tão bons que vc nem sente. Agora as 150 que li desse livro, pareciam uma eternidade.

Airaf 03/03/2020minha estante
Estou lendo no Kindle, estou achando meio sem pé nem cabeça

Fran 03/07/2018

Bom, mas poderia ser melhor
O livro é bastante interessante, vale a pena a leitura, todavia apresenta alguns aspectos negativos que eu não poderia deixar de mencionar, então vou elencar minha opinião e deixar os aspectos positivos e negativos:

a) Estória: a estória é muito bem construída, todo o mistério criado em volta do assassinato dos três jovens prende o leitor do início ao fim do livro. Nesse ponto, o livro não decepciona, é sensacional. Trazendo várias reviravoltas e um final surpreendente.

b) Personagens: O personagem principal é bastante fraco, principalmente porque sua motivação para se interessar pelo assassinato dos três jovens é bastante forçada. Jeremiah Salinger não é um personagem para se apaixonar. Todavia, é bastante inteligente, sempre buscando ligar os pontos até encontrar o responsável pelo crime. Quanto aos demais personagens, não tenho nada a comentar, bons, nada de personagens além do esperado, mas bons.

c) Ambientação: O clima de mistério criado pelo autor é muito bom, não deixa o leitor tenso, como se espera de um mistério, mas faz com que o leitor fique mais centrado e acompanhe a inteligência do personagem principal. O local escolhido pelo autor é muito propício e diferente, o que é ótimo. Vale lembrar que uma das cidades em que se desenrola a história, é a cidade onde o próprio autor do livro vive, o que deixa sua análise sobre o local extremamente boa e detalhada.

É um livro que vale a pena ser lido, entretanto, pelo preço de R$ 44,50 a R$ 49,90 não compensa. Apesar de ser capa dura, ter letras em tamanho bom e folhas amareladas.
Vanessa.Brizola 04/07/2018minha estante
Concordo com tudo que você falou, foi exatamente minhas impressões sobre esse livro, só não concordo com suas estrelas. Eu dei menos kkkkk