História Bizarra da Psicologia

História Bizarra da Psicologia Raquel Sodré




Resenhas - História Bizarra da Psicologia


22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2


Kelinka 25/09/2021

Amei o livro! Aprendi muitoo!
Achei incrível conhecer alguns dos pontos mais importantes da psicologia e aprender sobre a sua história. Amei esse livro demais! Ele é sensacional, para aqueles que tem interesse no assunto, vale a pena adquirir!
comentários(0)comente



Sol 03/09/2021

Muitas curiosidades sobre Freud, Jung e coisas que eu jamais imaginaria, além das famosas experiências controversas do início da psicologia como ciência. Valeu muito a leitura.
comentários(0)comente



R. K. 01/08/2021

Fifty-fifty
Deveria ser história bizarra da psicanálise por que a autora foca muito mais nessa linha e é melhor nela também. Página muito quando se refere às outras linhas da psicologia e tem equívocos complicados no que se refere às linhas da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Dito isto, se considerarmos a linha do tempo que permite conhecer o desenvolvimento histórico da psicologia, o fato de ter uma função mais informativa que formativa e as curiosidades da Parte 8, além das tendências apresentadas na Parte 9, vale o esforço, o tempo e o dinheiro investido. Eu gostei. Tanto que deixei de lado outras leituras e me dediquei a concluir esta. E isto, em se tratando de mim, não é pouca coisa ;). Entretenimento com informação
comentários(0)comente



Amanda 02/06/2021

Bem interessante
Gostei bastante da forma que foi dividido os capítulos, todos foram bem interessantes e com fatos que eu pelo menos não conhecia. Só achei que em momentos tem repetição de algumas coisas e não tinha necessidade disso, mas dá pra relevar.

É bem curtinho, capítulos pequenos, dá pra ler rápido e aprender um pouco mais sobre o universo da psicologia!
comentários(0)comente



Marcelha.Leone 04/04/2021

O livro até que é interessante, muitas das curiosidades eu já sabia, e outras não as havia visto pelo prisma apresentado. O que me incomodou é que por vezes se apresentou repetitivo, retomando conteúdos já expostos subestimando assim a inteligência do leitor.
comentários(0)comente



alex 09/07/2018

Psicologia em revista
Texto dinâmico. Lembra linguagem de revista. Para um leigo como eu, o livro parece dar uma ideia geral sobre a história da psicologia.
comentários(0)comente



a.bookaholic 07/07/2018

Nesse livro, Raquel Sodré faz uma viagem pela história da psicologia para nos contar os fatos mais malucos que aconteceram nessa ciência.

Nossa história começa na era Medieval que, como sabemos, fez a humanidade dar muitos passinhos para trás. Nessa época, surgiu o primeiro hospital psiquiátrico que foi o Hospital Bedlam, cujas "técnicas de tratamento" consistiam em, por exemplo, jejum, sangrias e choques. Esse hospital, inclusive, estava na rota turística de Londres, acredita? Você poderia reunir sua família e, em vez de ir até um parque ou um teatro, vocês andariam por entre as celas assistindo os acessos de fúrias dos internos e, quem sabe, poderia "prestigiar" até uma execução pública.

Vindo para um período mais recentemente, no século passado, a moda da vez era a lobotomia. Cortar cérebros, aparentemente, em algum momento pareceu uma ótima ideia, tanto que rendeu o Nobel de medicina para o criador dessa brilhante ideia.

Falando em ideias brilhantes, antes de existir um código de ética para essa ciência, muitos experimentos que jamais passariam por um conselho de ética foram realizados. Muitas das pessoas que participaram dos experimentos com toda certeza ficaram com sequelas psicológicas. Mas alguns desses experimentos, inegavelmente, trouxeram resultados bem interessantes:
●A professora Jane Elliott que ensinou na prática para seus alunos de 8 e 9 anos o poder da discriminação e a força do preconceito separando a turma entre grupos de olhos castanhos e olhos azuis, colocando um dia um grupo em posição de superioridade e no dia seguinte, invertendo os papeis;
●O professor de psicologia Milgram que quis entender as atrocidades cometidas em nome do nazismo e concluiu que grande parcela das pessoas estão sim dispostas a cometer atos de violência se puderem transferir a culpa para um superior e alegar que estavam cumprindo ordens;
●Philip Zimbardo que realizou um estudo sobre o sistema presidiário fazendo um experimento bem polêmico! Mas cujos resultados são bem assustadores mostrando como o ambiente condiciona as ações, tanto dos que estavam no papel de presos quanto nos papéis de guardas.

Adorei e super recomendo o livro!

site: https://www.instagram.com/a_bookaholic/
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR