O Tatuador de Auschwitz

O Tatuador de Auschwitz Heather Morris

Resenhas - O tatuador de Auschwitz

Daya.Souza 03/10/2023

Fascinante
Não imaginava que fosse uma história real, até finalizar o livro.
Triste história nesta época de guerra, mostrar um casal que mesmo na guerra, puderam viver em um campo de concentração.
Esta história irei guardar com muito carinho.

juliapassos14 23/06/2020

"Para que nunca acontecesse de novo"
O livro conta a história de Lale, um judeu que sobreviveu aos campos de concentração nazistas. Foi registrado por Heather Morris de maneira brilhante, "para que nunca acontecesse de novo".

Entre os horrores passados durante o período e o romance vivido no campo, com uma judia chamada Gita, a história emociona por sua resiliência, esperança, força e amor.

Larissa 06/07/2021

Esperava mais
O livro é bom, com histórias reais e o romance que aqueceu meu coração. Porém, eu senti falta de um relato melhor sobre o sofrimento do holocausto, talvez Heather Morris tenha focado mais no amor entre Gita e Lale.

Não vou negar que alguns capítulos mexeram comigo e demorei um pouco mais que o normal para ler. Gostei muito da narrativa de Lale e a maneira como os locais são descritos.

Esperava algo como o Menino do Pijama Listrado e fiquei um tanto decepcionada, mas recomendo sem dúvidas pra quem gosta do gênero.
Drika 06/07/2021minha estante
Me sinto da mesma forma

Juliana 29/05/2021

Amei!
Gosto muito de livros que falam sobre a Segunda Guerra e os campos de concentração, principalmente quando conta a história de um sobrevivente! E esse é excelente! Super recomendo!

Midori 22/09/2020

Linda história
História linda de coragem e comovente. Lale parecia ser um homem de caráter.
Todos deveriam ler essa história ??

Aline @contandoleituras 26/02/2020

História real
Linda história real que aconteceu num período sombrio da humanidade.
?Para nunca mais se repetir?

Lais da Mata 20/12/2021

Tem seus defeitos, mas a história compensa
Sim, história com H pois é baseado em fatos! Depois de jogarem um balde de água fria em cima de um dos meus livros favoritos (O menino do Pijama listrado), eu estava com o pé atrás cima esse também. Vi alguns comentários falando sobre escapismo, (ora, onde já se viu uma história de amor em meio à guerra?!), mas isso não estragou a minha leitura. É uma história bonita, de cuidado, superação, adaptação. Entendo tudo o que Lale fez para poder sobreviver, embora eu tenha achado o final meio improvável, mas se aconteceu, então tá tudo certo!
Carol 22/12/2021minha estante
Eu amo esse livro!

João 25/06/2021

Um livro emocionante, tocante, devastador é um livro duro, se vc não for forte sentimentalmente, não leia, não é recomendável, porque ele é extremamente forte. Que personagem incrível o Lale, ele é inexplicável, inconcebível, inverossímil todos os sinônimos de uma pessoa incrível guerreira, a forma de como a história foi contada, de pessoas que foram privadas de sua liberdade, o holocausto foi a pior coisa que já existiu na terra, e o romance de Lale e Gita extraordinário eu torcia a cara estante para que eles ficassem juntos no final...recomendo muito esse livro pra quem gosta do tema e que seja bem forte, porque o livro exige isso de nós.
Karol Alencar 25/06/2021minha estante
Arrasou ??

Jeh 13/04/2020

Impressionante!
Qqr livro q conte uma historia que termina feliz vinda de Auschiwtz merece 5 estrelas.
Me impressionou o fato de Lale e Gita terem conseguido sobreviver 3 anos no pior campo de concentração da história, mesmo passando por tantos intempéries.
Ele a conheceu na função de "tatowierer", e nesta mesma função arriscou a sua vida para ajudar a muitos.
A forma como se reencontram no final nos faz realmente crer que alguém estava olhando por eles.
Sua história de amor é linda, e nos mostra.realmente a força de um verdadeiro amor, que td crê, td suporta e tudo supera literalmente.
Muitos não tiveram a mesma sorte, a parte que conta dos ciganis me destruiu. Porém, Lale conseguiu ser a resistência sobrevivendo e isto, sem dúvida mto me alegra.
Nunca havia testemunhado antes prisioneiros q sobreviveram por tanto tempo naquele lugar... O que como podem perceber realmente me impressionou!!
Recomendo a todos, que como eu, gostam do tema e querem acreditar sempre na esperança, msm nos piores cenários, onde o amor pode nascer e prevalecer! 💕

thainá 07/02/2023

que livro...
Baseado em fatos reais, tem-se a história de amor entre Lale Sokolov e Gita, dois judeus eslovacos que se conheceram nos campos de concentração da Alemanha nazista em Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. Lale ficou incumbido de ser o tatuador, cujo trabalho era marcar os respectivos números nas pessoas que chegavam ao campo.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos o que acontece com Lale nos tempos em que passou em Auschwitz, a linguagem é simples e a leitura é bem fluída. Há poucos momentos mais densos de escrita, havendo bastante diálogos.

A história, assim como outras que contam sobre pessoas que viveram as barbáries dos campos de concentração, é emocionante, mostra como elas precisavam ser inteligentes e também possuírem muita sorte para saírem vivos de lá. O tratamento desumano, as repressões, o medo constante, a fome, doenças, trabalho forçado e até serem cobaias, são características que marcaram a vida de muitas pessoas que passaram pelos campos de concentração.

Um ponto interessante foi entender a dinâmica de trabalho que as pessoas tinham nos campos de concentração, cada um tinha uma função, seja na parte administrativa, de controle de quem era preso e na própria construção das alas. No mais, uma história muito bonita, que mostra que as coisas quando são para acontecer, as pessoas fazem acontecer, mesmo que o ambiente não seja o mais propício e que tenham que enfrentar muitas adversidades.

Luana 22/06/2022

Leitura necessário
Esse é o tipo de livro que todos deveriam ler. Leitura pesada que choca aos descrever algumas atrocidades mas que também deixam o coração quentinho ao percebemos como a relação de Lale e Gita resistiram apesar de todo o horror que viviam. Recomendo demais a leitura.

Thainá @thaii.limab 05/04/2022

"Exigia que toda família judia entregasse um filho com idade superior a 18 anos para trabalhar para o governo alemão."

Lale se voluntaria a ir, não aceita que seu irmão, pai de dois filhos pequenos, vá.

O que Lale não imaginava era o que ainda estava por vir.

Designado a tatuar os prisioneiros trazidos pelos nazistas, Lale via no rosto de cada um dos recém-chegados o medo de não saber o que os aguardavam.

Lale passa a aproveitar o privilégio que essa posição lhe trouxe para ajudar aos demais prisioneiros.
Correu riscos, enfrentou todo tipo de horror com um único propósito: amenizar o sofrimento do próximo.

Mesmo diante de toda barbárie no Campo de Concentração de Auschwitz, Lale conheceu Gita, seu grande amor. E fez tudo o que pode para mantê-la segura. Ela e suas amigas.

Uma história de amor, resistência, lealdade, compaixão, que nos ensina que nunca será o lugar onde estamos mas sim o que temos por dentro. Independente do que venha a acontecer, precisamos olhar de forma "positiva" e tentar tirar algo bom de tanto sofrimento. Bom não só para nós mas também o outro.

Saber reconhecer que, dadas as circunstâncias, o que falta para si falta também para o próximo, em tempos tão escassos, quem divide o pouco que tem, está dando uma prova silenciosa de amor e bondade.

Tocante de doer na alma.
Erica408 05/04/2022minha estante
Eu amei este livro! Estou ansiosa pelo cilka!!

Thainá @thaii.limab 06/04/2022minha estante
Gostei muito e também quero ler Cilka! Já viu que tem um terceiro livro?

Antonny.Fillype 12/12/2020

Incrível
O amor nasceu em Auschwitz como um rosa nasce em um ambiente inóspito para sua sobrevivência. Encantei-me pelas história destes dois e por tudo que passaram, e isso me fez pensar em tantos outros como eles que jamais terão suas histórias contadas, que simplesmente viraram CINZAS.

Monize 09/11/2021

Misto de sentimentos
É a história de um casal forte, um amor incondicional que resiste a todas as atrocidades trazidas pelos nazistas. O protagonista é inteligente, simples e determinado. É um misto de sentimentos que essa leitura traz!

Dalila 02/05/2021

Tão triste quanto bonito
A história real de dois sobreviventes de Auschwitz. Onde seria impossível se imaginar a simples sobrevivência, germinou e cresceu um amor, capaz de superar todos os horrores do campo de concentração.