O Trabalho Intelectual

O Trabalho Intelectual Jean Guitton

Resenhas -

Gustavo616 17/07/2021

O trabalho do espirito
Esse pequenino livro traz muitas lições valiosas para a vida intelectual. É quase impossivel lê-lo sem tomar notas. E estou convencido que para tirar maximo proveito este livro deve se tornar um livro de cabeceira. Simplesmente fantastico.
Recomendo principalmente aos estudantes.

Tama 11/07/2021

Diamante bruto
Considerações importantes.
Sobre o desenvolvimento da intelectualidade.
Pois a inteligência é uma aptidão. Mas de nada vale se não for desenvolvida e aperfeiçoada.
Ser inteligente é descobrir como utilizar o conhecimento adquirido através do aprendizado.

Kássio Meniglim 27/06/2021

Que livro!
Ler esse livro foi um misto de sentimentos: um anseio em ler tudo, sem vontade de parar, com o querer de não se acabar nunca e se deliciar mais tempo na sua companhia.
Neste livro, tudo se aproveita. Nada se perde!
Super recomendo a leitura!

Elielson.Lima 03/04/2021

Esse livro é, principalmente, para o jovem que se encontra em profunda desorganização, tanto no âmbito material quanto no espiritual, e que no fundo detesta a forma como as instituições de ensino hoje em dia tratam os seus alunos, apenas como interesse quantitativo, não com o interesse qualitativo que seria o correto.

Pois bem, aqui você realmente encontrará um norte para os seus estudos sem aquele desânimo absurdo que as instituições modernas de ensino transmitem. Um belo livro de introdução.

Otoniel.Filho 20/03/2021

Trabalho intelectual
Boas dicas, no entanto usa de parábolas, faz floreios o que torna um pouco maçante.

Br4ndon Lee 04/03/2021

O trabalho intelectual
Livro ótimo e muito importante para mim. De início achei que não haveria muita informação, que seria pouca coisa diferente do "A vida Intelectual" do Padre Sertillanges, mas, me enganei. Ele me pareceu um pouco mais prático, devido os vários exemplos e citações dadas, excelente livro.

13marcioricardo 03/03/2021

Para quem quer estudar e escrever.
A obra de Jean Guiton segue a linha e é um complemento ao livro A Vida Intelectual, de Antonine D. Sertillanges.

É uma boa obra, com belos insights, recomendo.

Thayane Oliveira 28/02/2021

Perfeito??
Existe em nosso mundo fútil grande quantidade de livros e leituras que em nada contribuem, mas este é com toda certeza um livro verdadeiramente útil. Um livro da qual nunca se deixa sem sofrer ou sem que se tenha aprendido mais sobre si e sobre o mundo.

FePFdeO 22/01/2021

O labor intelectual
Guitton fornece várias dicas práticas para aqueles que se dedicam à vida intelectual, tais como estudantes, professores, escritores, intelectuais, etc. O conteúdo em si não é original, mas o que é valioso são os exemplos que ele dá de como grandes filósofos, escritores, teólogos, etc, trabalhavam, tais como Descartes, Pascal, Stendhal, LaGrange, Bergson, Lavelle e companhia. A distinção entre trabalho e ocupação é paradigmática, assim como a ideia mesma de pensar a vida de estudos como um trabalho, isto é, com objetivos, métodos e técnicas definidos. Se levássemos essa ideia à sério seríamos capazes de aprender qualquer coisa.

Joaozinho, Artista 25/12/2020

O Trabalho de um Intelectual
o trabalho intelectual como no livro de Jean Guitton que trata do mesmo assunto, o autor fala de uma forma mais simples que Sertillanges em seu livro e oferece várias dicas de como estudar, como organizar o seu trabalho intelectual, como fazer anotações e o tempo que o estudante que deseja alcançar a vida intelectual deve reservar para o estudo com o desejo de alcançar esse objetivo em sua vida.

Gabriel1141 22/11/2020

Manual para qualquer um que queira estudar de forma concisa
Junto ao livro A vida Intelectual, este manual visa orientar todos aqueles estudantes que buscam estudar e aprender de forma séria e objetiva.

É indispensável aos estudantes que sabem que a intelectualidade depende muito mais da dedicação e do esforço do que apenas do bom senso e do talento.

alexsandernsantos 15/11/2020

Uma obra singular
Este livro é um tesouro para todos que buscam uma vida intelectual. É uma obra essencial para estudantes, professores, autodidatas e afins. A busca pelo conhecimento é árdua e, muitas vezes, solitária. Confesso que a leitura para mim foi um tanto cansativa, mas foi excelente para aprimorar meu entendimento. Mais do que isso, foi um alimento para a alma. Ele entrou no meu rol de livros que precisam ser relidos. E certamente ele será em breve!

CITAÇÕES

"Ora, contabilizando as horas disponíveis de um dia normal, e se pusermos de lado o sono, os cuidados higiênicos, os deslocamentos, os deveres, apercebamo-nos de que muito pouco tempo resta para o trabalho do espírito, mesmo para quem é consagrado a ele, tendo em vista o trabalho radical, que mobiliza as nossas forças mais profundas." (p. 36).

"O valor de um espírito não está na sua ciência (há os dicionários ao alcance da mão), mas na posse de hábitos perfeitos que lhe permitam adaptar o seu saber e os seus princípios à singularidade de casos sempre novos e, inversamente, julgar o proveito que pode tirar do que lhe é oferecido pelo acaso." (p. 36).

"Certamente aos estudantes não falta talento ou gênio. O infortúnio é que eles têm demasiadas ideias, que não sabem escolher uma só e desenvolvê-la: é como se a natureza quisesse compor uma árvore que fosse simultaneamente fais, carvalho e bétula, e não pudesse resignar-se com as espécies." (p. 71).

"Os livros que convém termos sempre à cabeceira são aqueles que, a qualquer momento, podem nos proporcionar um conselho ou um movimento favorável; aqueles que nos elevam, pela descrição de uma vida exemplar; aqueles que nos contam a existência de um homem semelhante a nós e que, por isso, nos resgata [...] esses livros fazem com que participemos de outras existências, de outros ambientes e de outras épocas; os livros que resumem tudo; os que são como cânticos." (p. 89).

"O livro mais belo é talvez aquele que não foi escrito para ser lido, que não é publicado senão depois da morte de seu autor, que não foi manchado por nenhum desejo de agradar, que possui a qualidade de um testamento. É bom que um livro seja antigo o suficiente para que ele não se ligue de qualquer modo aos nossos pensamentos sobre o presente e nos faça sentir que aquilo que, nesse momento, nos emociona é provisório." (p. 90).

@ciduart 07/10/2020

Um professor me puxou pela mão
Achei que não fosse gostar do livro quando comecei, mas a cada capítulo foi me ganhando. São conselhos para nortear os caminhos de jovens estudantes em seus estudos solitários. Muitas citações geraram grandes reflexões na minha mente. Principalmente para quem se arrisca a escrever e aqueles que ainda não renunciaram à leitura. Tópicos como manter um diário, a atenção ao momento, a fome e o jejum de leitura, o repouso, são alguns dos conselhos do livro. Adorei.

site: https://ciduart.com/2020/10/07/o-trabalho-intelectual/

GE GADO 02/08/2020

Livro maravilhoso, um verdadeiro alimento para alma. Será prazeroso reler várias vezes.

Camila1856 27/07/2020

Trata sobre grandes feitos e formas diversas de estudos de grandes pensadores. Achei um pouco maçante em alguns pontos específicos que falam sobre didática e formas de lecionar. Contudo, se o objetivo for procurar formas eficientes de fazê-lo é um livro inteiramente bom e interessante. Para agraciar a alma daquele que lê até o final o último capítulo é incrível.