O Trabalho Intelectual

O Trabalho Intelectual Jean Guitton

Resenhas -

Fooks 26/07/2020

O Trabalho Intelectual para além dos métodos
O Trabalho Intelectual proposto por Guitton vai além dos métodos.Observamos,em sua obra,um professor nato,que dedicou sua vida em se doar ao outro,na transmissão do conhecimento.A partir de um pouco de sua história,marcada por cinco anos como prisioneiro,nos campos de concentração,recebemos dicas valiosíssimas para manter o ritmo de estudos constante,mesmo em momentos de adversidades,conselhos práticos como anotações a longo prazo e até mesmo como redigir textos.Extremamente recomendado para todos que tenham decidido,do fundo de seus corações,a dedicar toda sua existência ao engrandecimento do espírito,através do intitulado "Trabalho Intelectual"

Natália 16/07/2020

Não era o que eu esperava, mas certamente valeu a pena.
Demorei para ler, fugiu da minha zona de conforto, mas nunca usei tanto post-it pra fazer marcação como o fiz neste livro. Quem quiser se aventurar por suas páginas, esteja preparado para uma linguagem antiga e rebuscada, para abstrações do início ao fim, mas, também, para insights que poderão explodir sua mente.
Robson67 19/07/2020minha estante
Fiquei curioso sobre esse livro, vou adicionar na minha lista. Obrigado por postar ?

Natália 19/07/2020minha estante
Opa, espero que goste. Depois me conte sua experiência...

Luc Candelore 22/07/2020minha estante
Gostei da sua percepção do livro. Eu também tive explosões mentais.

Natália 23/07/2020minha estante
Opa, mais um pro time. Muito bom saber disso, Luc :)

Rodrigo 24/08/2020minha estante
Há uma sequência para compreender essa leitura, por mais que sejam de diferentes autores.
O primeiro livro é: A Vida Intelectual - A. D. Sertillanges, onde nos é mostrado o que é vocação intelectual, virtudes, organização da vida, do trabalho, do que ler, como ler e por que ler.
E o segundo é este livro que você leu, que além do Jean Guitton fazer um grande complemento à obra anterior, ainda dá ênfase em capítulos dos quais em sua opinião, Sertillanges poderia ter ido mais a fundo.

Tem um terceiro livro que é: Conselhos Para a Direção do Espírito - Alphonse Gratry, que ainda não o li.

Natália 24/08/2020minha estante
O Vida Intelectual eu já sabia que existia e pretendo ler em algum momento, mas não sabia que tinha ou depois do que eu li. Muito obrigada pela contribuição. ?

Luc Candelore 15/07/2020

O professor que você vai querer ter
Jean Guitton escreve com uma levesa cativante. Você poderia ler suas páginas por horas cheio de interesse.
O professor fala sobre a vida intelectual, estudo, escrita e leitura, pensamentos que são desmembrados em pequenos e interessantes textos, abordando por vezes mais de um tipo de espírito intelectual.
É um clássico ainda atual, útil para todos que gostam de uma intelectualidade simples.

Phelip 28/05/2020

O livro encontra-se nos prolegômenos do site ?contra os acadêmicos? para a iniciação a filosofia. Obra deve ser liga conjuntamente ao livro do Sertilangues.

De influência francesa observa-se a paixão pelo método e pela produção científica sobretudo no campo das humanidades. Apresenta de forma singular algo pouco abordado na educação moderna, como aprender, porém antes de citar técnicas de memorização ou estudo apresenta a busca pelo conhecimento como um estilo de vida.

É lamentável que não tenhamos esta cultura da intelectualidade no país o que explica os extremismos, o analfabetismo funcional e o comportamento destrutivo.

Raphael 13/05/2020

Livro técnico
O livro é bom mas é bem técnico e específico. Alguns conceitos entendi como ultrapassados frente as inovações epistemológicas.

Saulo115 29/04/2020

Lucidez...
"[...] O valor de um espírito não está tanto na sua ciência (há dicionários ao alcance da mão), mas na posse de hábitos perfeitos que lhe permitam adaptar o seu saber e os seus princípios à singularidade de casos sempre novos e, inversamente, julgar o proveito que pode tirar do que lhe é oferecido pelo acaso [...] E, todavia, é necessário que tu passes pelo laminador da escola... Acede a esse jogo necessário, mas conserva-te sempre fiel a ti mesmo.

O que interessa é que tu permaneças acima do teu trabalho e que ele te sirva para a tua formação. Por isso, penso que há apenas um conselho a dar-te, sempre incompreendido ou travestido, e que vale até o fim: 'Procura a verdade. Diz apenas o que julgas saber, cala-te a respeito de tudo mais. Exprime-te com sinceridade e recusa as construções com floreios. Desce ao puro, ao profundo, ao autêntico. Se acontecer que, uma vez encontrada a verdade, tenhas de comunicá-la, fá-lo-á da maneira mais conforme à tua verdade interior.'"

Renata 23/04/2020

Interessantíssimo
Para a busca de uma vida intelectual mais rica, a leitura desse livro ajuda muito.

Rafaela de Kássia 15/04/2020

Um livro que merece ser relido
?O proveito de um bom livro está em nos instigar a penetrar na experiência de um outro ser.? (p.88)

Em ?O Trabalho Intelectual?, Guitton nos auxilia e nos inspira com ?conselhos para os que estudam e para os que escrevem.?

Além das sugestões feitas pelo próprio autor, este também nos mostra o que outros escritores e intelectuais renomados faziam para trabalhar e/ou estudar melhor.

Pode-se dizer que este livro é como um guia, ao qual se pode recorrer sempre que necessitamos de um bom conselho.

André 07/08/2019

O Trabalho Intelectual
Esse livro é uma obra muito valiosa para o nosso desenvolvimento intelectual e pessoal. Possui conselhos bastante importantes para pessoas que se aplicam ao ofício que exige uma mente ativa e produtiva, professores, líderes de equipe e etc. Quando o leitor se debruça sobre O Trabalho Intelectual ele não será mais o mesmo de antes, terá, provavelmente, chances de ter adquirido mais subsídios para enfrentar as mudanças constantes da modernidade.

Kaique.Nunes 25/03/2019

O Trabalho Intelectual é uma obra de 1951 que ensina ao leitor as ferramentas básicas para qualquer trabalho da mente, enquanto enfatiza com benevolência e clareza meritória a importância que deve ser atribuída à busca da verdade no empreendimento científico. Escrito pelo filosofo francês Jean Guitton, é um livro para aqueles que estudam e os que escrevem.

Muito mais do que um manual de estilo, é uma introdução à metodologia de aprendizagem ou uma coleção de conselhos acadêmicos. O autor diz que durante a Segunda Guerra Mundial, na qual foi prisioneiro em um campo, foi por muito tempo privado de livros. Mas longe de ser uma desvantagem, foi uma vantagem. Quando se está cercado de muitos livros ou jornais, dispersamos nossa atenção, enquanto uma certa frugalidade intelectual tem suas virtudes: “Nossa civilização supersaturada de conhecimento e meios de conhecimento oferece tantas máscaras e falsos suportes que o homem não sabe mais o que sabe e o que não sabe".

O livro se assemelha ao A Vida Intelectual, de Sertillanges, que foca mais no aspecto filosófico da vida da mente, enquanto este, parte das bases estabelecidas no de Sertillanges para o plano concreto. Sendo assim livros complementares.

site: https://www.instagram.com/leredespertar/