O imortal

O imortal Mauricio Lyrio




Resenhas -


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Luiz Pereira Júnior 07/03/2021

Variando o cardápio
Sempre é bom variar o cardápio. Não podemos (ou melhor, não deveríamos) comer sempre o mesmo prato, nem viajar sempre para os mesmos lugares, nem ouvir sempre a mesma música. E, mesmo que haja razões para fazer a mesma coisa (rememorar a nossa infância, rever nossa família distante, escutar a música de nosso primeiro amor), isso não deveria nos prender ao passado e à monotonia nostálgica (o tão famoso “mais do mesmo”). E por isso eu variei o cardápio. Literatura brasileira contemporânea é algo que não costuma fazer parte da vida de leitura de muita gente. E não por ser brasileira. E não por ser contemporânea. Muitas vezes não há divulgação. Afinal, como descobrir mais obras de autores brasileiros quando a mídia nos empurra as mesmas obras e todo o mundo parece estar lendo o mesmo livro ao mesmo tempo, num festival de referências cruzadas: promoções nas grandes lojas e nos grandes sites juntamente com análises e “análises” dos mesmos livros por youtubers e booktubers deslumbrados que descobriram o livro da vida deles (ao menos o livro da vida durante aquela semana)?
Descobri esse livro quando assisti a um programa de televisão e o tema me pareceu interessante: o protagonista se torna o primeiro autor brasileiro a ganhar o Nobel de Literatura e, logo após, candidata-se a presidente e – surpresa das surpresas – acaba ganhando e se tornando o primeiro escritor-presidente do Brasil.
Já havia lido “Nobel”, de Jacques Fux, que é mais hilariante e tem um final tão hilariante quanto (embora não seja propriamente uma centelha de criatividade terminar o livro daquele jeito).
Já em “O imortal”, a pretensão do autor foi fazer uma literatura séria (ou seja lá o que o nome parece indicar) e relatar as mesquinharias do mundo literário e seu cortejo de horrores (como diria Fernanda Torres) assim como os mandos e desmandos da política brasileira (melhor seria dizer “universal”). Ponto para o autor!
Apesar de não ser nada absolutamente novo, “O imortal” tem certa criatividade em meio à produção literária atual. Embora a linguagem de todos os personagens acabe parecendo sempre ser a mesma (não há grandes variações de registro linguístico entre os personagens), é bem saudável percorrer esse caminho por diferentes meios: diálogos, e-mails, relatos de cartas, bilhetes, registros telefônicos, cartas em espanhol (sinceramente, pulei essa parte – minha pátria é meu idioma), notícia, tudo isso em alternância a flashbacks que no início podem desorientar o leitor, mas, com alguma persistência, as trevas se tornam luz. Dois a zero para o autor!
Ao recorrer a um final sem maiores surpresas, algo tão corriqueiro nos filmes hollywoodianos, o autor acaba por desmerecer a própria obra. Sei que o final agradará a muita gente, mas deixa no ar a impressão de que “já vi isso em algum filme” e, ao menos para mim, ao terminar a leitura, o que me veio à cabeça foi “bem que o autor poderia ter passado mais alguns dias antes de por um ponto final na história”. Dois a um (gol contra) para o autor!
Em resumo, no final das contas vale a pena sim ler a nova literatura que é feita em nosso país. Sei que em meio a tantas opções, é difícil escolher uma em que gastar nosso dinheirinho suado. Mas vale a pena fugir (nem que seja de vez em quando) daqueles livros em promoção, daqueles livros que ficam em pilhas nas livrarias, das dicas (tantas vezes espalhafatosas e obscenamente midiáticas) de alguns booktubers, para escolher um livro de exemplar único, que ninguém leu no site e que jamais terá pilhas de exemplares à porta das livrarias. Se esse é o caso de “O imortal”, eu não sei (o dinheiro é seu, caro leitor), mas que tal escolher sua própria surpresa em forma de livro?
comentários(0)comente



Prof. Angélica Zanin 30/11/2019

A Literatura no Poder
Primeiro livro de Mauricio Lyrio que leio, emprestado por um ex-aluno que eu amo e em quem confio, resultado: Sensacional! Adorei a ficção com fragmentos da realidade e citações autênticas. A inusitada história de um presidente brasileiro prêmio Nobel de literatura, com 3 ex-esposas, uma amante bissexual e um filho argentino/brasileiro, para quem a Educação é a principal bandeira. Na narrativa, misturam-se focos-narrativos diferentes com pontos de vista divergentes, mas todos nos amarram à narrativa. O protagonista traz incríveis referências literárias e históricas, além do autor ser um crítico inteligente e sutil do Brasil de hoje. Ele cobra a atenção do leitor, mas nos encanta com um livro bem escrito e repleto de informações e reflexões sobre o país, sobre educação, sobre o povo brasileiro, sobre seu escritores, sobre a literatura no mundo, sobre a China e seu povo, sobre os bastidores do poder e sobre o prêmio Nobel, enfim, é tão rico que tenho certeza de que lendo, você encontrará ainda mais referências relevantes.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 20/09/2019

O encontro entre literatura e política é explorado por Mauricio Lyrio num romance que encarna com maestria o caráter absurdo dos tempos atuais.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!
Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535930955
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR