The Outsider

Stephen King

Resenhas - Outsider

Anna.Sofia 20/07/2023

Outsider
Comecei com expectativas altas, primeira vez que li Stephen King, mas a vibe sobrenatural não bate muito com a minha. A escrita e a forma de desenrolar a história é impecável, só que, de fato, monstros e sobrenatural não fazem meu estilo. Se pra não é o teu tipo de livro também, não indico, se você gosta: vai fundo que vai adorar!

Tutifruty 19/07/2023

Muito bomm..
Dei uma segunda chance p King ja que n sou mt acostumada em ler os livros dele, e gostei desse, mt bom, gosto de coisa criminal. Esse livro é mistura de criminal com sobrenatural, ameiii ?

Aline 15/07/2023

Amei
E gostei do livro, li na sequência após terminar a trilogia de Bill Hodges e foi uma grata surpresa a personagem da detetive particular surgir. A história é pesada, os acontecimentos que deram incio a história mexem com o leitor e a curiosidade é que te faz ir até o fim. Falando em fim, achei bem mais ou menos kkkk apesar de ter amado a construção da amizade e superação de obstáculos. As vezes o fim da história não é tudo, a jornada do livro foi belíssima. Amei!

Aline 15/07/2023minha estante
Tive a mesma percepção:(

Laura.Sartor 19/07/2023minha estante
Finalmente alguém que pensou o mesmo que eu sobre o final!!!

cla 10/07/2023

Zzzz
*1,5
tinha muitas expectativas para esse livro porque via direto gente falando o quanto ficou com medo, então estava esperando um suspense de me deixar cagada de medo mesmo. ao invés disso ganhei 500+ páginas que poderiam facilmente ser 350, personagens com os quais não me conectei (com exceção da holly) e um vilão que ficou mal explicado até o final. esse final então nem me fale. achei que os personagens enrolam muito repetindo as mesmas hipóteses sobre quem seria o assassino da história ? que o leitor já sabe que estão errados por se tratar de uma história sobrenatural.
eu entendi que o autor queria deixar o suspense mais ?realista? ao fazer com que seus personagens acreditassem nessa tal criatura sobrenatural, mas pelo amor de deus é uma ficção com fantasia!!! seus personagens podem acreditar em coisas que não existam!!! esperar até 70% do livro pra isso acontecer só deixou o livro extremamente cansativo. quem deu uma boa salvada foi a holly, um dos únicos pontos positivos da narrativa, fiquei com vontade de ler a trilogia bill hodges por causa dela.
Aline 15/07/2023minha estante
A trilogia é muito boa, vale a pena!

clarinhapaes 09/07/2023

FAVORITO DO ANO! ?
MUUUITO BOM! Com certeza o meu favorito do King! Com certeza esse livro foi o que me fez me apaixonar por ele! Que história impecável! Instigante dms! Faz com que você não queira largar o livro de maneira alguma! Um livro mega bem escrito e bem descritivo e com reflexões incríveis que só a mente brilhante de Stephen King é capaz! ? RECOMENDOOO!!

Cristina117 05/07/2023

Bem bom!
Mas o último capítulo poderia não existir. Achei desnecessário.
Mas a leitura gostosa e empolgante.

Fernanda631 05/07/2023

Outsider
Outsider foi escrito por Stephen King (como Richard Bachman) e publicado em 22 de maio de 2018.
“O homem do ano da cidade de Flint City e treinador do time de beisebol infantil da cidade, Terry Maitland está sendo acusado de ter assassinado e sodomizado um menino de 11 anos. Todas as provas forenses apontam para a autoria do crime. Mas o que fazer quando o álibi dele é perfeito? Pode um homem estar em dois lugares ao mesmo tempo?”
O livro se inicia com a prisão do professor Terry Maitland, acusado de assassinar uma criança na pequena Flint City. Terry é bastante conhecido e querido na comunidade pois é treinador da Liga Infantil de beisebol.
O detetive Ralph Anderson decide realizar a prisão durante um jogo de beisebol onde muitos moradores estão presentes, antes mesmo de trazer Terry para questionamento. Essa decisão se baseia na enorme quantidade de provas existentes como testemunhas oculares e digitais na cena do crime.
O caso começa a se tornar estranho quando testemunhas afirmam que Terry estava em outra cidade no dia em que ocorreu o assassinato. O detetive Ralph agora se vê diante de provas concretas porém contraditórias.
Outsider parte de uma situação corriqueira em tramas de suspense: a investigação de um estupro seguido de assassinato. Todos os elementos básicos para uma história como essa se fazem presentes em um estilo narrativo bem tranquilo e em uma das melhores construções de King nos últimos tempos. Temos, portanto, um suspense com um mistério bem amarrado e um culpado claro, apontado através de provas irrefutáveis.
Sem pressa, Outsider vai envolvendo o leitor na elaboração de sua trama, e de forma natural dá uma guinada para o sobrenatural sem que percebamos de imediato. No fim, estamos diante de uma grande história com todas as características que tanto marcaram a carreira do autor.
A escrita do King é de um estilo bem peculiar e específico. Alguns críticos do King reclamam que ele segue sempre uma mesma fórmula. Eu não acho isso ruim. Para um autor buscando atender a um grande público e tornar seus livros populares, assumir uma identidade é um passo. Todos os livros do King são fáceis de serem lidos. São história voltadas para entreter. O autor não se arroga de dizer que não pretende ser poético ou escrever algo esteticamente aprazível. Nem por isso a escrita dele deixa de ser eficiente. O leitor entende o objetivo do autor muito facilmente. A escrita como sempre é em terceira pessoa a partir de alguns pontos de vista: Terry, Ralph, o Jack Hoskins mais tarde.
Uma das maiores virtudes do autor é a construção de personagens. Ele sabe construir personagens extremamente verossímeis. Ou seja,personagens bem realistas, com problemas, qualidades e defeitos. Não há heróis no sentido estrito do termo. Eles até podem ter atitudes heroicas, mas são pessoas falhas. São pessoas comum que acabam sendo envolvidos em alguma situação sobrenatural. Terry é o personagem menos desenvolvido ao longo da trama por conta de seu tempo de cena. Talvez a gente pode dizer que ele seja o personagem mais "heroico" da trama. Claro, isso frente à acusação que ele está sofrendo de ter cometido ou não o crime. King trabalha bem o vai e vem da investigação e deixa o leitor em dúvida sobre a culpa ou a inocência do personagem. Somos apresentados também à família de Maitland e toda a angústia que vem de sua prisão. O como a família é afetada por isso e como ela pode ter tido sua vida completamente modificada por conta disso. Mesmo que Terry saia inocentado de seus crimes, a vida deles nunca mais será a mesma.
Ralph é um policial dedicado. A forma como ele efetua a prisão de Maitland foi muito atrapalhada. Movido pelos sentimentos já que seu filho foi treinado por ele, sua visão como pai acabou confundindo o seu julgamento. Algo que poderia ter sido realizado de uma maneira mais sutil, provocou a ira da população. Estes queriam se vingar das atrocidades cometidas por Maitland, este ainda nem tendo sido considerado culpado. Tudo o que vai acontecer nos próximos dias é um pouco de culpa de Ralph e de Bill, o promotor da cidade. Mais para a frente, Ralph vai ficar com um sentimento de culpa e uma vontade de se redimir por toda a confusão causada por suas ações. Esse fantasma vai persegui-lo ao longo de boa parte da trama.
A investigação de um crime comum se transforma na corrida para deter algo que ninguém sabe exatamente o que é, apenas que seu potencial destrutivo não tem fim. Temos, então, personagens levados ao extremo da razão para compreender, aceitar e deter esse mal. O resultado é uma excelente história, talvez um pouco extensa demais, mas que se segura bem e mantém a atenção dos leitores até o desfecho.
A partir de uma lenda, King mostra seu potencial de ir além e produzir uma grande história, que pode até ser apontada por alguns como fraca para os padrões do autor, mas que tem uma vivacidade e um DNA claros de quem está em plena forma.
Um dos temas mais trabalhados ao longo da narrativa é o da crença no sobrenatural. Somos capazes de acreditar que existe alguma coisa nas pequenas frestas da realidade? Ou essas coisas são realmente difíceis de entrar em nossas cabeças? Aceitar o estranho e o bizarro é questionar a nossa própria noção de realidade. O ser humano se descolou do sobrenatural desde o início da Idade Moderna. Passamos a nos deslocar mais para o âmbito do racional, daquilo que podemos provar através da ciência. Ralph é o exemplo de como é o homo sapiens da contemporaneidade: um cara que questiona o bizarro, que só consegue acreditar naquilo que é palpável. Desde o começo da investigação, o policial percebe que algo está diferente em tudo aquilo. As peças simplesmente não se encaixam. Entretanto, sua mente não consegue aceitar determinados fatos. Isso porque aceitar significa colocar em xeque toda a sua visão de mundo.
A ligação que King faz entre Outsider e a trilogia Bill Hodges é muito bacana. Ele acaba pegando um personagem de lá e trazendo para o núcleo narrativo da trama. Não é forçado e serve para desenvolver os personagens. Senti que o autor parece ter ficado muito à vontade nesse estilo de narrativa misturando o policial e o terror. As situações todas se sucedem de uma maneira bem harmônica e o universo que ele cria aqui deixa o leitor tenso o tempo inteiro. Os capítulos passam voando e eu lia 80 a 100 páginas rapidamente. Ávido por retornar àqueles personagens e saber o que iria acontecer a seguir.
Heitor Assis 29/07/2023minha estante
É um livro muito assustador? Que tipo de cenas sobrenaturais há?

Fernanda631 31/07/2023minha estante
Não o considero assustador, principalmente se o comparar a outras obras do autor. Sobre as cenas é melhor ler e as acompanhar diretamente, sem spoilers, lhe dei essa dica, pois há spoiler que pode estragar a sua experiência. Estamos falando sobre Stephen King então não ter spoiler é melhor para que o leitor seja surpreendido com a obra que ele criou e assim seja surpreendido, espantado ou fique admirado de várias formas.

MandinhaHP 05/07/2023

Outro livro bom do King.
Um assassinato de uma criança, e o suspeito, que foi visto com a criança, que parece estar em 2 lugares ao mesmo tempo. Aos poucos na investigação vão se descobrindo outros assassinatos de crianças em outras partes do país, o qual foram acusadas outras pessoas que também pareciam estar em 2 lugares ao mesmo tempo.
A história me prendeu muito, pois adoro livros de investigações. E a personagem do King que adoro retorna nesse livro.

Carolina.Opsfelder 02/07/2023

Aprecio muito o perfil de escrita do King o que deixa qualquer livro interessante e sempre o recomendo, e não vai ser diferente para este livro.
Outsider não foge do estilo dele, começa devagar vai ganhando intensidade aos poucos e o clímax é abrupto e rápido.
Apesar de ter gostado bastante, algo faltou e me apeguei pouco com os personagens dessa obra, entretanto a presença da personagem conhecida é muito aconchegante para quem é fã dos livros do King.

Thamires.Lima 01/07/2023

Bom?
é um bom livro, mas já li muitos melhores do King. Não consegui me apegar muito a nenhum personagem e a história não me prendeu tanto, mas a escrita do King é impecável e não me deixa abandonar

Gusta 30/06/2023

King meu divo
Já sou um leitor assíduo desse homem que tira todo meu dinheiro e continuará tirando por um bom tempo. Amo a sua escrita, a forma q ele cria o mistério, o terror, o suspense, os personagens da trama. Tudo. E em outsider n foi diferente. Começei a ler sem nem saber sobre oq se tratava, e amei da primeira página, até, talvez , as 40 páginas finais. A história foi mt boa, mas o final me pareceu apressado. Mas, claro, isso não anula a grandiosidade das outras páginas, q são mais do q a maioria.
Sobre o final, acho q ele n deixou nenhuma ponta solta, ao meu ver, só foi apressado, só isso.