A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A máquina do tempo

hugo.resi 05/06/2022

A Máquina do Tempo: uma viagem a um futuro inóspito
Na contemporaneidade, temáticas sobre viagens no tempo, multiversos e narrativas sobre o futuro são bastante recorrentes. Porém, você já imaginou como os cidadãos do ano 1895 encaravam esses temas? Vale destacar que era uma época em que a tecnologia era ainda incipiente...

Nesse ínterim, o escritor britânico Herbert George Wells, conhecido como H. G. Wells, publicou seu romance de estreia: ?A Máquina do Tempo?, cuja narrativa perpassa o âmbito da ficção científica.

Nas últimas semanas, debrucei-me nas páginas dessa obra que é extremamente agradável e original. O surpreendente relato do ?Viajante do Tempo? envolve sobremaneira o leitor; suas descrições pontuais contribuem perfeitamente para a construção do ambiente.

Além dessa perspectiva futurística, Wells propõe em seu livro uma forte reflexão: é possível que tantos avanços possam levar ao total declínio social, com uma espécie de ?padronização?, ?desinteresse? e ?infantilidade??

Outro aspecto curioso é que o próprio autor, num prefácio de 1931, teceu autocríticas e revelou detalhes sobre o contexto em que o livro fora concebido. Sem dúvidas, tais informações enriqueceram a experiência de leitura.

Portanto, se você aprecia o gênero da ficção científica e ainda não leu ?A Máquina do Tempo?, aperte os cintos e ingresse nessa jornada com o Viajante do Tempo...

- Sobre a edição

A edição escolhida para a leitura foi do selo ?Suma? da editora Companhia das Letras, que conta com capa dura (com destaque para o protótipo da máquina) e diversas ilustrações. A diagramação é excelente e a gramatura do papel garante maior durabilidade ao livro.

Resenha e foto: por @hugo.resi - @docenteleitor

Baldo 26/05/2022

Um livro bom, mas...
Um ótimo livro relacionado a ficção e com certeza é autoexplocativo a sua leitura e o motivo de ser um clássico.

Porém a leitura falta emoção e motivos para te entusiasmar e assim prender na leitura.

Possui bons plots e um final bem interessante.

Mandy 26/05/2022

Por que ele não voltou?
A única coisa que ficou martelando na minha cabeça depois de ter terminado o livro é: porque o cientista não voltou? O que aconteceu?

Natália 24/05/2022

Um livro muito dinâmico, de fácil leitura e que te faz se manter preso à história para descobrir o que vai acontecer. Eu acho que as discussões que o livro sucita o elevam ainda mais. Descobri que HG Wells era socialista e temos bastante disso no livro. Inicialmente, ele acredita que a sociedade aboliu a divisão dos papéis de trabalho, ele começa a acreditar um tipo de sociedade utópica onde conseguiram abolir a exploração do trabalho dos seres humanos; acabando assim com a necessidade da divisão entre os gêneros, por exemplo. Porém, o personagem descobre mais coisas sobre esse mundo e percebe que não é bem assim. Um livro muito rico para ser discutido num clube do livro, por exemplo. Gostei muito.

Maria 20/05/2022

Um cientista resoluto criou uma máquina que possibilita a viagem através do tempo e narra histórias sobre suas aventuras num futuro desconhecido para seus amigos. Ele viaja para uma época distante em que a humanidade se dividiu entre os morlocks e os Eloi.

"Mesmo quando a inteligência e a força tiverem desaparecido, a gratidão e a ternura mútuas ainda encontrarão espaço no coração humano."

Marciane Maria 16/05/2022

Em um futuro muito, muito distante...
Antes de julgar, é preciso levar em consideração a época em que foi escrito e como essa obra foi importante para as tantas histórias de ficção que conhecemos nos dias de hoje, mais de um século depois.

Mesmo nos deixando com a sensação de algumas pontas soltas, ele é uma mistura singular, imaginativa e inovadora em um livro pioneiro da ficção científica. Ele nos apresenta um futuro muito mais como consequência da crise existencial, do que da evolução tecnológica e da nossa evolução para "super-humanos", que muitas vezes imaginamos. Interessante, divertido e rápido de ler, abriu as portas para um universo novo e incrível na literatura.

Gabs 09/05/2022

Legalziinho
No fim, não se sabe o que aconteceu com o viajante.
O livro não trás a sensação de conclusão, e isso incomoda.
Leitura agradável, mas deixa a desejar enquanto ao final.

Balilo 03/04/2022

Essa foi uma leitura que me gerou uma vontade intrínseca de buscar conhecimento sobre a terra e os seres que a habitam. Instigante mesmo utilizando do achismo para evidenciar uma visão do futuro

Hisabela 24/02/2022

A máquina do tempo..
Esse livro me lembrou A Hospedeira. Por toda a ideia de um mundo desconhecido e diferente a ser explorado. Com todas as suas demais formas de vida. Eu gostei, achei um pouco cansativo. Mas de fato interessante. O final achei triste, mas previsível.
junirou 25/02/2022minha estante
o hit da gatah

Li Petersen 22/02/2022

4.5 de 5 pela criatividade do autor.

Um livro divertido, levando em consideração o seu ano de publicação, 1895. Um pioneiro nesse tema de ficção científico, divertido e rápido de ler. Quero ler outro do autor, que esse foi o primeiro (eu acho) que ele escreveu.

Alessandro.Azevedo 02/02/2022

Início da "viagem no tempo"
Misturando uma imaginação singular, um tema inovador (para a época, pois, Wells foi o pioneiro) e muitas reviravoltas, A Máquina do Tempo foi o primeiro romance publicado por H. G. Wells, em 1895. Chamado de gênio, Wells abriu caminho não só para seus livros e sua visão de mundo, mas para novas possibilidades na literatura. Uma leitura necessária para quem gosta do tema.

Deghety 20/01/2022

A Máquina do Tempo
Quando pensamos em viagem no tempo, acredito que a maioria pensa assim, imaginamos um futuro extremamente  tecnológico, com as "falhas da fisiologia humana" superadas ou em marcantes acontecimentos históricos do passado, mas Wells fez em A Máquina do Tempo algo mais original e surpreendente.
A viagem no tempo desta obra descarta explicações científicas e se concentra em contar uma história futurista, e coloca futuro nisso, com ideias filosóficas e sociológicas do autor.
O viajante se desloca ao ano 802.701 depois de Cristo. Não vou entrar em detalhes para não dar spoilers. Apesar de ir muito mais além dessa data em outros momentos do livro, é nesse período que se enfatiza suas ideias filosóficas e sociológicas sobre a raça humana e toda a aventura contida no livro.
O livro, além de,  obviamente, despertar a imaginação, o cenário nos torna apreensivos e melancólicos,  se absorvemos a ideia do futuro apresentado aqui, com a boa e velha crise existencial.
4,8/5

Larissa633 15/01/2022

"mesmo quando a inteligência e a força tiverem desaparecido, a
gratidão e a ternura mútuas ainda encontrarão espaço no coração humano."
Agnaldo Alexandre 15/01/2022minha estante
Wells era foda.

Ximena.Taurino 12/01/2022

Achei o livro muito divertido e já quero ler mais ficções científicas do autor.
A crítica que ele traz a nossa noção de evolução da sociedade também é bem interessante. Entendi o por quê de esse livro ter se tornado um clássico do seu gênero e ter sido tão referenciado em outras obras