Céu sem estrelas

Céu sem estrelas Iris Figueiredo

Resenhas -

Karolina 19/10/2020

Perfeitoo
Eu não consigo colocar em palavras o que esse livro me fez sentir. Eu me identifiquei tanto com a Cecília?
Fiquei tão emocionada... estou apaixonada por essa história

Andressa Popim 19/10/2020

Poderia ser melhor
Sei que o tema abordado é complicado de ser trabalhado e só pela iniciativa já merece 5 estrelas, porém algumas coisas fazem a nota cair.
A passagem do tempo é mal administrada, achei a profundidade dos personagens bem rasa, vários personagens que não tiveram fim.
Poderia ser melhor, mas também poderia ser pior - risos.

Keith 19/10/2020

Quotes - "Céu Sem Estrelas"
- "Já é duro o bastante levar a vida sem ser maluco. - A Cor Púrpura"

- "Quatro palavrinhas: 'quero falar com você'. Em mim, tinham o mesmo efeito de uma bomba-relógio. Era capaz de ouvir o tique-taque da contagem regressiva para a explosão de neurose. Não importava o tom ou quem dissesse, aquela era uma das frases que eu mais odiava. Era irracional, como quase todos os meus medos. Às vezes eu me sentia tão imersa em meus próprios pensamentos que era difícil distinguir minha imaginação fértil (pessimista) da realidade."

- "Mas você não precisa entender as pessoas sempre. Ninguém consegue, por mais que tente. Mais do que compreensão, as pessoas buscam apoio, ou às vezes só alguém disposto a ouvir."

- "Era como se viver fosse uma grande corrida de obstáculos que eu não tinha como ganhar, não importava o quando tentasse."

- "Abrir meu coração não parecia o certo a fazer. Quanto mais eu me expunha, mais frágil me sentia - e eu queria ser forte, queria retomar o controle, queria ser eu mesma."

- "Quando nos importamos com alguém que vive uma luta tão profunda contra seus próprios monstros, o medo de que algo esteja fora do lugar sempre bate à porta."

- " Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão cobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar. É como a esperança. Sempre existe uma saída, mesmo que a gente não consiga enxergar. Sim. Sempre existe uma saída. Sempre existem estrelas."

- "O amor é paciente. Ele é feito de respeito e apoio mútuos. Ainda tenho medo de abandono, mas procuro pensar todos os dias que aqueles que importam estarão sempre comigo. Que uns chegam e outros vão, mas que não posso aceitar menos do que eu mereço."

Lary dos babados 20/10/2020

Peguei para ler sem possuir qualquer expectativa, abandonei a leitura por uns dias e quando voltei eu me surpreendi em como gostei da história.
É bem delicada, possui diversos gatilhos e mesmo assim consegue ser uma leitura leve e emocionante

ayra 22/10/2020

*Gatilho*
O livro é realmente bom, porém aconselho ver algumas resenhas no youtube pois o livro aborda temas muitos pesados que podem dar gatilhos em muitas pessoas.
E se apaixonem pelo Bernardo igual a mim kkkkkk, ele que salva a história!!

Ani C 25/10/2020

Os temas abordados que são de extrema importância e relevância social. As vezes não enxergarmos o que nós ou pessoas próximas estão passando.

Ana Paula Oliveira 29/10/2020

?As vezes é preciso buscar a luz ao nosso redor?.
O livro aborda questões bem complexas do cotidiano das pessoas, vemos também em como a decisão do outro pode interferir na vida das pessoas em sua volta.

Andreza.Ramos 31/10/2020

Eu amo receber livros nacionais e ver quão talentosos e sensíveis nossos autores são.
Céu sem estrelas traz a história de Cecília, artista, fora dos padrões estéticos e com problemas familiares. Sonhadora como qualquer pessoa comum, mas presa em pensamentos nada gentis sobre si mesma.
Desbravar a história de Cecília foi ao mesmo tempo empolgante e torturante. Rir, gritei, sofri e chorei com uma personagem tão comum tão eu e com certeza tão você.
Cecília me ensinou a ser gentil comigo mesma, com meu tempo, meu corpo e minha mente.

Alessandra Tosti 11/11/2020

Me identifiquei
Eu me identifiquei com a personagem principal. Esse livro faz com que refletimos bastante sobre as nossas relações.

Calíope 13/11/2020

“Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão cobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar.”
Cecília parece ter todos os problemas do mundo mesmo sendo tão jovem. Ela nunca conheceu o pai, vive uma relação complicada com a mãe e o padrasto e como se não bastasse, tem que lidar com julgamentos externos e possui muitos conflitos pessoais por ser gorda. Sua situação piora quando, após completar 18 anos e ser aceita na faculdade, ela é expulsa de casa e demitida do trabalho. Com tantos problemas para lidar, ela busca apoio em sua avó, em sua paixão por livros e encontra refúgio na casa de sua melhor amiga, Iasmim. Com o passar do tempo, a jovem inesperadamente aproxima-se do gentil e simpático Bernardo, irmão de Iasmim, e nele encontra uma paz, mesmo que momentânea, no caos que estava sua vida.

O livro da carioca Iris Figueiredo foi uma revelação e um livro nacional que nos mostra temas reais, importantes e necessários. Proporciona muitas reflexões sobre nós mesmos e sobre nossas relações com os próximos no cotidiano.

Confira a resenha completa na Revista Caliope (@revistacaliope)

site: https://www.instagram.com/revistacaliope/

danielly. 16/11/2020

Lembre-se: há estrelas no céu.
Resenha no @literaturecosmic, no Instagram.

TW: narração explícita de automutilação, tentativa de suicídio, gordofobia e relação familiar problemática.

?Céu sem estrelas? ganhou meu coração desde a dedicatória! O livro conta a história de Cecília, uma garota de dezoito anos que não se encaixa nos padrões da sociedade. Ademais, a protagonista tem diversos problemas familiares, pois sua relação com a mãe não é das melhores, além de não conhecer seu próprio pai. Por isso, ela sofre de alguns problemas psicológicos, não sabendo como lidar com o abandono.

No decorrer da narrativa descobrimos mais sobre essa personagem e vemos o desenrolar do romance entre ela e Bernardo. No entanto, o enredo não é focado nisso! Vemos diversos temas pesados sendo retratados e em nenhum momento eles são romantizados. O mais incrível desse livro é a delicadeza da autora narrando, e como a escrita dela é super fluída!

Outrossim, ao longo da história, TODOS os personagens lidam com seus próprios conflitos internos. Portanto, digo sem medo que essa foi a MELHOR LEITURA do meu ano. Não só por retratar desses temas com tanta sensibilidade, mas por ter visto o meu próprio reflexo em algumas partes, nos mostrando pessoas reais com seus problemas reais ? tudo próximo da nossa realidade e nada utópico, creio que a literatura precisa muito disso.

Thalia.Silva 19/11/2020

Editora: Seguinte
Gênero: Romance
Nota: 5/5

SINOPSE

Cecília acabou de completar dezoito anos, mas sua vida está longe de entrar nos trilhos. Depois de perder seu primeiro emprego e de ter uma briga terrível com a mãe, a garota decide IR passar uns tempos na casa da melhor amiga, Iasmin. Lá, se aproxima de Bernardo, o irmão mais velho de Iasmin, e logo os dois começam um relacionamento. Apesar de estar encantado por Cecília, Bernardo esconde seus próprios traumas e ressentimentos, e terá de descobrir se finalmente está pronto para se comprometer. Cecília, por sua vez, precisará lidar com uma série de inseguranças em relação ao corpo - e com a instabilidade de sua própria mente. "Uma história brilhante sobre encontrar a sua força mesmo quando não há esperanças. Iris escreve com uma sensibilidade incrível e dá voz aos jovens que vivem a busca constante pelo seu lugar no mundo." - Vitor Martins, autor de Quinze dias .

ANÁLISE

Eu não poderia falar desse livro sem antes dizer como eu ouvir falar dele, a primeira vez que eu o vi e conheci foi no instagram, não lembro ao certo em que IG, mas eu geral foi nessa rede social, fiquei bastante curiosa e intrigada com o tema que ele carrega, já que sou apaixonada por assuntos como o que ele retrata. Faz um bom tempo que comprei ele e deixei na estante, mas logo comecei a ler, não estava preparada pra ler uma coisa tão maravilhosa quanto, uma leitura bastante leve e envolvente, eu poderia ficar horas ali sentada lendo, e por incrível que pareça, em nenhum momento a leitura ficou chata.

"Você é gorda. Você é feia. Você come feito um animal. Ninguém te acha legal. Ninguém te acha interessante. Nem mesmo seu pai gosta de você"

Esses são os pensamentos de Cecília na maioria das vezes, ela sofre de baixo auto estima, mas quem não sofre disso, né mesmo?!. Ela mora com sua mãe que vive dizendo que ela foi um erro e isso acaba com qualquer vontade de sorrir dela, também não conhece seu pai, e como conheceria se nem mesmo sua mãe sabe quem é? Na vida de Cecília só existem algumas pessoas que se preocupam com ela , Iasmin sua amiga desde infância , sua vó, uma doce velhinha amigável e simpática a qual ela recebe todo amor do mundo, e Bernado uma paixão de infância que no fim se torna mais do que isso.

"Dei a partida e saí com o carro, sem saber muito bem para onde a levaria. O destino não importava, desde que estivesse ao lado dela."

É impossível não se apaixonar por está história, e pela força e coragem da personagem, é tudo muito doloroso e triste as vezes, mas ela nos deixa claro que essas coisas também podem passar com a ajuda certa. Eu poderia falar mais sobre, no entanto eu quero que você leia e conheça de perto esse Universo maravilhoso.

"-Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão cobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar.

Sarah587 20/11/2020

Céu sem estrelas foi um livro que eu sempre vai ter um lugar bem guardado no meu coração.
Sabe aquele livro que foi como um amigo para você num momento difícil? Bom, foi assim que esse livro foi pra mim: um amigo que me confortou nos momentos mais difíceis.
Ele trata sobre vários assuntos delicados, mas que precisam ser falados hoje em dia. Depressão não é frescura, mas uma doença que tem cura! E eu acho que a Iris Figueiredo abordou de uma maneira que eu nunca tinha visto antes em um livro.
Além disso, Cecilia e Bernardo são personagens que eu gostaria de guardar num potinho. Eles são incríveis!
Enfim, esse livro é lindo, a autora é maravilhosa e é uma das minhas histórias favoritas.
Recomendo muito a leitura!

Aninha568 20/11/2020

Não funcionou para mim
Eu tenho muito para falar sobre esse livro, não são coisa positivas, mas vou tentar resumir BASTANTE tudo pra só dar uma ideia geral do que esse livro me causou.
O livro é separado em duas partes e eu, sinceramente, não sei dizer qual é mais chata. É cheio de cenas clichês e mal colocadas, frases de efeito e é uma história super previsível.
A autora também tenta trazer assuntos importantes aqui, mas sinto que em TODOS eles, ela (literalmente) jogou e saiu correndo, não mostrou a importância ou a problemática desses assuntos (os quais não pretendo listar para não dar possíveis spoilers).
Eu também não consegui me apegar ou ao menos gostar de nenhum dos personagens (coisa que facilita para a leitura ser mais fluida, eu acredito), porque todos os personagens são chatos e os mais legalzinhos quase não apareciam. Além disso, muitos dos VÁRIOS (sério, acho que tem MUITOS personagens desnecessários também) são esquecidos no churrasco nesse livro, sei lá, acho que é tanto personagem que a autora ficou perdida no meio deles, por que não é possível. Aqui vão ALGUNS nomes que são esquecidos durante o livro (ESQUECIDOS, não necessariamente desnecessários): Roberta, Igor, Taís, Stephanie, Paulo, Paola, Otávio, os pais do Bernardo e da Iasmin (nem sei o nome), a própria Iasmin mais pro final do livro e o Mingau, gato dos Bernardo (TOTALMENTE DESNECESSÁRIO! Não coloque um bichinho de estimação se ele só vai aparecer em UMA ÚNICA cena) e assim vai.
O casal principal é bem ruim, tem quem goste, mas eu achei eles muito sem graça e EXTREMAMENTE GRUDENTOS e CHEIOS e frases prontas e MUITO bregas. Aqui eu me vi na mesma situação de Teto para Dois (livro que eu também não curti muito): em alguns momentos eu só queria que o casal ficasse quieto. Pro momento ser bom, não necessariamente PRECISA ficar falando num MONTE de frase brega, pelo amor de Deus. Sem contar no final, que o Bernardo fica no pé da Cecília, porque quer conversar com ela, sendo que ela não tá afim (RESPEITA O TEMPO DELA, PORR*).
Sei lá, gente. Se alguém me chamasse para conversar pessoalmente sobre esse livro, eu talvez ficaria uma hora falando do quanto eu não gostei da leitura (não vou falar que odiei, apesar de ser perto disso). Esse é um livro que pode até te prender em alguns momentos, mas, no meu caso, eu percebi que estava lendo o mais rápido possível para terminar logo esse livro, inclusive, no final eu já não estava mais aguentando mais e, previsível do jeito que é, sai pulando uns parágrafos, lendo só o começo de alguns e em alguns momentos só lendo as falas. Cheguei até a pular uma ou outra página (nas últimas 100, é quando o livro consegue ser pior, eu acho) e não fez diferença nenhuma, não perdi nada nessa páginas.
Finalizando, acho que CLARO, tem quem goste (se não, teria menos estrelinhas), mas para mim não funcionou. Não se sinta ofendido, nem nada do tipo, se você gostou do livro. Tô dando duas estrelas e meia, mas pensei muuito se eu não deveria dar menos.
É isso.

*me desculpem qualquer erro de português :))