Céu sem estrelas Iris Figueiredo

Resenhas -

Isabela354 23/04/2024

Eu usaria pra a palavra "reflexão" para descrever o livro, eu amei o jeito de como a Cecília transmitia os sentimentos dela e de como ela fazia a gente sentir eles também. Um bom livro pra saber que a esperança sempre vai estar lá, mesmo que talvez não consigamos sentir ela sempre que precisar, ela nunca deixa de existir.

Gabrielle.Cintra 13/04/2024

Céu sem estrelas
O livro faz a gente se apegar e não querer largar, recomendo muitoooooo (mas antes veja os alertas de gatilhos, o livro aborda muito).

Beli 02/04/2024

Surpresa!
Eu imaginava que seria um livro com um típico romance adolescente mas me surpreendeu com a abordagem de temas como depressao, problemas de autoestima/familiares/amorosos. Não foi um livro em que me identifiquei 100% com a personagem principal pq grande parte dos problemas que ela passa eu n tive, mas eu me identificava com as pequenas coisas e sentimentos, como o medo de ser abandonada. Em alguns pedaços achei meio enrolada a história, por isso não amei o livro, mas gostei.

Thaiata.Martins 27/03/2024

Uma leitura muito aconchegante
Esse livro foi uma grata surpresa! A forma como a Íris descreve os personagens e vai adicionando detalhes a história faz com que você se envolva facilmente ao enredo, eu simplesmente não conseguia parar de ler. Os capítulos organizados entre os personagens fez a leitura ser fluída e muito gostosa. O fato da história acontecer na minha cidade e a personagem principal ser da minha cidade natal e do mesmo bairro onde eu cresci, me fez sentir como se tivesse lendo a história de uma amiga próxima. Todos os detalhes me trouxeram lembranças incríveis que só quem mora lá (como descobri que a Iris era minha conterrânea) pode narrar com tanta maestria. Gostei muito da leitura, achei que seria daqueles romances adolescentes mas vai muito além disso.

lauany.run 26/03/2024

Não gostei do final
Gente o livro é sobre ansiedade e sobre isso ronronas com a família junto com um romance até aí é muito bom tem bastante história pra aprofundar. Mas eu não gostei do final ser meio que ?felizes pra sempre? acho que ficaria mais coerente não ser um final feliz ! Desculpem hahaha achei o livro tão complexo que o final iria surpreender se fosse infeliz mas ok não foi eu que escrevi

swagonbabs 23/03/2024

Quando comecei a ler não esperava que fosse sentir tantos sentimentos assim. Achei um livro muito forte porém muito necessário também. Vale a pena a leitura mas confesso que tive alguns gatilhos com ele

just4me 20/03/2024

O livro vai escalonando de uma história de uma família com problemas para várias descobertas pessoais e como lidar com saúde mental e seus próprios sentimentos. A escrita é boa e consegue prender a atenção, é uma leitura mto interessante

Ma ⢠Rapoza 14/03/2024

Meu Fusca dos Sonhos
O que um Fusca tem a ver com gordofobia, crise de pânico, perdão parental e amor de longa data? Nada, mas ele é tão importante para a história quanto qualquer outro assunto.
Quem, na infância ou até hoje, nunca brincou de 'Fusca azul'? Eu e meu irmão nos divertimos e brigamos muito por uma brincadeira tão antiga, e podemos dizer que passa de geração para geração. E com Cecília não é diferente.
Nossa protagonista, Cecília, é uma menina que foi machucada pelo abandono desde pequena. Primeiro pelo seu pai, que ela nem sabe quem é, depois pela sua mãe, que sempre que tinha um problema mandava a menina para casa da avó, e por fim, por amizades que ela achava que iriam para frente. No fim, somente Yasmin e Rachel eram suas metades. Por causa desses abandonos, ela cresce se achando inferior e com o sentimento de ser descartável, além de ser uma menina gorda que sofre com bullying desde novinha.
Entramos na história no dia do seu aniversário, onde ela é presenteada com uma demissão surpresa, e por motivos de medo ela fica uma semana sem conseguir falar com sua mãe, que por outro lado, sofreu uma traição do atual marido e o perdoa facilmente, perdendo mais um pouco a confiança da filha. Nesse conflito todo, sua mãe a expulsa de casa, e ela, por causa da faculdade, passa um tempo na casa de sua melhor amiga Yasmin.
Aí que conhecemos nosso protagonista, Bernardo, irmão mais velho de Yasmin, e por quem Ceci nutre uma pequena paixão desde nova (não julgo, quem nunca teve paixonite pelo irmão de amiga?). Bernardo é um pouco mais velho, e é um rapaz interessante de se conhecer, com gostos parecidos com os de Cecília, mas ela bem imagina, rs. O desenrolar da história vai criando um sentimento recíproco nos dois, porém Be dá uma mancada (que eu não sei se aceito como), e Ceci se refugia na casa de sua avó.
No meio da história, temos os conflitos de Cecília e seu complexo com seu corpo. E nessa parte não consegui me conectar, mesmo entendendo em partes sua dor. Creio que se você já sofreu - ou sofre - de gordofobia, será mais afetada pelos sentimentos tão profundos de Ceci. A autora Iris tem uma escrita que te prende e te leva a se encontrar com cada cena, e mesmo entrando na mente dos dois você estende a parte de cada. Be é um rapaz com dúvidas da vida, com dores gigantes na família 'comercial de margarina', e Ceci é uma mulher que está aprendendo a viver, que está sofrendo o abandono, que não entende por que as pessoas partem e tem medo de perder o que lhe resta.
Ao longo da leitura, pude explorar temas que nunca foram questões para mim e começar a querer solucioná-los. A narrativa envolvente me permitiu sentir alegria, angústia e esperança em cada página. No entanto, é importante ressaltar que este livro pode ser emocionalmente desafiador, especialmente para leitores mais jovens ou sensíveis. Portanto, não o recomendaria para menores de 16 anos, pois aborda sentimentos muito pesados que podem ser difíceis de compreender completamente.
Eu não chorei, não esperneei, mas travei, quis gritar, quis entrar no livro e pegar todas as dores para mim, queria guardá-las em um potinho e protegê-las de todo mal. E é isso, o Rio de Janeiro continua lindo, e sem dúvidas, o Fusca é o melhor carro!

ayenaju 29/02/2024

Simplesmente se tornou um dos meus livros favoritos. me emocionei muito lendo, me identifiquei com cecilia, ate mais do que eu gostaria.

lindo demais, me fez dar uma chance e olhar a vida com mais carinho e empatia!
??

Bel/isa 23/02/2024

Concerteza um dos melhores livros li esse ano
Céu sem estrela conta uma história super profunda de uma menina/mulher que (assim como eu, e como várias pessoas) não sabe lidar com os seus problemas.
Cecília é uma menina super cativante, e o jeito que a autora trabalha os acontecimentos da vida da personagem principal, nos faz sentir que estávamos vivenciando tudo aquilo.
Se você poder, leia! É um livro maravilhoso
"Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão cobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar."

Maria :) 20/02/2024

Profundo, sentimental e humano
Essas são as palavras que eu usaria pra descrever esse livro. Ver a relação da Cecília com ela mesma e com seus monstros internos me fez pensar nos meus próprios montros e medos que muitas vezes de pareciam com os dela.
Pra mim o único defeito do livro foi não ter explorado algumas pontas soltas como por exemplo o real motivo dala odiar o padrasto dela tanto (pra mim tinha algo a mais).
Enfim, amei a leitura e indico.

giovanna2016 17/02/2024

Céu sem estrelas
Eu comecei a ler esse livro pensando que ia ser um romance teen clichê mas ele acabou tratando da protagonista e sua luta com a saúde mental.
Eu não achei o livro ruim, na verdade eu gostei até certo ponto.
A parte dos problemas mentais, emocionais e familiares da Cecília são muito bem trabalhados e acho que é a melhor parte do livro, mas o romance é muito fraco.
Eu normalmente não ligo se tem ou não romance na história mas acho que se vc quiser colocar, que seja bem feito.
Eu não sei se acho necessário esse romance quando a história é basicamente a prota lutando diariamente contra os próprios demônios.
Também acho que a história do Bernardo não foi trabalhada muito bem.
Mas no geral não é um livro ruim, e achei a narrativa muito importante e muito bem feita.

ps: gatilhos relacionados a depressão, suicídio e automutilação