Céu sem estrelas

Céu sem estrelas Iris Figueiredo

Resenhas -

alanallayla 31/01/2024

Responsabilidade afetiva
A referência do nome do livro com determinada cena é muito legal, adoro livros assim.
Céu sem estrelas eu definiria como um juvenil adulto, já que aborda temas sérios e tem aquela narrativa de livro infantojuvenil (acredito que seja devido aos personagens).
A história tem romance entre Cecília, a protagonista, e Bernardo, porém achei o relacionamento bem mal desenvolvido.
A Cecília tem sua história bem complexa e a bixinha passa por tanta coisa, mostrando a história dela o livro fala sobre responsabilidade afetiva, maus relacionamentos entre familiares, pressão psicológica e de como quando estamos mal não conseguimos ajudar aqueles ao nosso redor.
Achei o livro mau desenvolvido e todos os temas foram abordados com uma boa narrativa, porém faltou muita coisa ser aprofundada, além do desenvolvimento dos personagens.
As vezes é melhor ter um livro que fala de futilidades e a narrativa e história se completam do que abordar temas importantes de maneira vaga.
É um livro bom, porém não iria reler e nem indicar.

Thaís Bueno Serafim 30/01/2024

Como estou realizando algumas leitura densas decidi escolher um livro mais leve para ler no final do meu último domingo de férias e lembrei que tinha esse audiolivro no Skeelo e por ser um livro juvenil achei que seria uma boa opção!

Entrei nessa leitura sem saber do que se tratava, não li a sinopse. Apesar de parecer um livro leve, encontramos ao longo da leitura a discussão de vários temas importantes e muito sérios, a exemplo da gordofobia e questões ligadas à saúde mental.

Adorei acompanhar a trajetória de Cecília ao longo da história e me partiu o coração conhecer as questões que tanto a afligiam, questões estas que podem atingir muitos de nós.

Acredito que a mensagem mais importante que fica ao final dessa leitura é que, por mais que não consigamos enxergar, sempre teremos pessoas ao nosso redor com quem contar em nossos momentos de dificuldade. Não precisamos ser fortes sempre e reconhecer nossas fragilidades não é nenhum defeito.

A experiência de ouvir o livro com a narração da própria autora tornou a leitura ainda mais especial.

site: https://www.instagram.com/p/C2ulStVufYm/

Daiany26 27/01/2024

...
Eu não esperava nada desse livro, pensava que não ia gostar mas eu realmente gostei eu ri, chorei, fiquei com raiva, e me fez refletir. Não tem muito o que falar, apenas que eu gostei muito.

Mari 26/01/2024

Um livro escrito com muita honestidade e sensibilidade
Esse livro foi uma surpresa maravilhosa. É um livro que aborda com respeito a saúde mental, sem banalizar ou tratar de forma superficial o adoecimento psíquico. Houve muito cuidado ao descrever a sintomatologia do transtorno de personalidade borderline e ansiedade. Mas acima de tudo, houve cuidado ao construir esses personagens.
O Bernardo é um garoto muito legal e a história dele e de Cecília é muito bonita.
Eu não tenho sentido muita vontade de ler histórias jovens, por isso demorei mais para fazer essa leitura e eu acabei me arrependendo muito, porque um livro jovem não é sinônimo de livro sem profundidade.
Eu gostei muito e terminei emocionada. Eu gostaria que o relacionamento da Yasmin tivesse sido trabalhado mais um pouco e tivesse um desfecho, porque claramente é um relacionamento tóxico, mas não sei se não finalizar esse arco foi uma escolha estratégica para poder continuar a história depois com o protagonismo de outras histórias.
Recomendarei para todo mundo.

Alice.Scroback 23/01/2024

Importante
É nacional, romancezinho jovem, uma jornada importante de auto conhecimento, autoestima e te dá pontos de vista reais sobre automutilação. É de alguma forma necessário, fofo e leve. Mesmo com assuntos as vezes pesados o romance deixa a história mais fácil de ler. Cecília percebe que no final, com certeza não foi Bernardo que a salvou, e sim ela mesma, que depois de ter se levantado, anda de mãos dadas com ele.

Maah 23/01/2024

Sinceramente odiei esse livro , me decepcionou num nível absurdo.Eu esperava amar esse livro mas no final eu odiei . Não gostei dos personagens, o casal não tem química nenhuma resumindo uma bosta .O livro todo né deu vontade de abandonar mas eu não gosto de abandonar livro e acabei o livro.

Florzinha10 23/01/2024

(Essa resenha é uns anos depois que eu já li o livro, então sinto que já estou com outra cabeça. Mas quero tentar registrar o que eu senti lendo.)
Bom ela tem uma escrita simples e bem confortável. Não é um romance para ler e rir, é um livro para você refletir. Fala sobre como os comentários de outras pessoas pode influenciar nas atitudes de alguém, e que quando estivermos passando por um momento difícil (no livro se não me engano ela passa por um período de depressão) precisamos olhar para dentro de nós e acolher nossos sentimentos.
Não foi um dos melhores livros que já li e não considero meus favoritos, mas achei interessante por ser um livro nacional que trás abordagens sérias de uma forma simples e acolhedora.

Vi | @dulcevibooks 21/01/2024

Esse livro tem uma carga emocional e temas mais pesados.

Gostei muito da escrita da Íris e de como ela construiu os dois personagens principais, seus medos, inseguranças, suas ações?

Só achei que o desfecho final foi muito corrido (pelo peso que ele tem) e poderia ter sido melhor desenvolvido.

Claudia 17/01/2024

Céu sem estrelas
História um tanto pesada porém se faz necessária para muitas pessoas. Me identifiquei em várias cenas do livro e sei que deve ter muitas pessoas que passam pelos mesmos problemas da Cecília e espero que consigam sair dessa situação. Enfim, tirando as partes pesadas a história é bem legal sobre amizade, família complicada, amor etc. Gostei bastante.

paulabezbatti 16/01/2024

Sei la
Achei bem paia e chatinho, só li pq não queria deixar largado. a personagem principal é muito chata

Steffanni 14/01/2024

Eita como dói
Esse aqui pegou em feridas muito pessoais e específicas. Gostei muito da escrita, me senti muito dentro da história, não sei se os temas serem familiares ajudou nisso mas me agradou bastante. Achei o final um pouquinho corrido, ao mesmo tempo que nomear algo é bom também sinto que poderia ficar explicito que é um processo longo. Mas essa parte é só uma sensação, sei lá se tô certa ou não.

estantebyduda 11/01/2024

Que experiênciaaaa!?
Posso dizer que foi a minha primeira leitura de 2024, e foi em formato audiobook (muitooo bom inclusive! ouvir a autora contando a história é tudo, e o narrador também entregou tuuuudo), e só isso já fez dessa uma experiência única, mas não seria tão assim se o livro não fosse BOM, e céu sem estrelas É, muito bom!

ano passado eu li mais livros nessa temática do que eu já tinha lido, e eu os considero muito necessários, óbvio que cada um de nós lida com a própria saúde mental de uma maneira, e eu posso não me identificar 100% com a vida da cecilia, por exemplo, mas é sempre importante da gente lembrar que o universo é enorme, e as pessoas são muito complexas. eu sempre espero que livros assim cheguem pras pessoas no momento certo, pois certas palavras podem mudar a nossa trajetória. e um livro que fala TANTO sobre auto-estima, sobre amor, abandono, depressão, ansiedade, relações interpessoais, familiares, e etc, eu sei que muita gente vai ler e ENTENDER o que é. e isso é o que há de mais valioso na literatura, na minha opinião.

e, pra crédito da iris, os personagens aqui são muito legais! adorei ver o romance entre a cecilia e o bernardo e como tudo se desenrolou (mesmo que em algumas partes eu tivesse sentido vontade de arrancar os cabelos dos dois), as amizades. e o final deixa o coração bem quentinho? como uma moral de conto de fadas muito realista

zainreput 06/01/2024

Sinceramente, eu fui ler esse livro com muita expectativa, mas a leitura ficou muito cansativa, só não abandonei por orgulho mesmo.

Kiaz 06/01/2024

Foi bom
Esse livro parece ser um romance fofo e de descobertas, mas não.
Ele é fofo, mas não é um romance.
Tem romance, mas não é focado em romance.
A história se passa com a Cecília, fala sobre os sentimentos da Cecília e ela descobrindo que tem problemas muito maiores do q ela pensa.

Ao decorrer da história me identifiquei muito com ela em alguns pontos, em alguns pensamentos.
Ela não sabe lidar com os próprios sentimentos a foge de tudo e todos, não sabe bater de frente com a vida e ela não descobre como bater de frente ao decorrer do livro, ela descobre um caminho pra fazer isso.

O livro é bom, mas me decepcionei muito com isso de não ter pingos nos i. Muitas coisas terminaram de maneira aberta, a história poderia ter sido muito mais.

Não sei o que escrever aqui sinceramente, estou só comentando pra ver ser mudo depois, me senti muito decepcionada, pq parece q tô vendo uma história q já se repetiu e se repete sempre sabe. Já tive amiga que passaram por oq ela passou, eu mesma já passei pelo que ela passou. Mas eu queria uma superação e n só uma dica ou um caminho pra chegar lá e fim da história.

A história esfriou muito na metade e tinha tudo pra ser uma bomba explodindo com reviravoltas e coisas maravilhosas, mas ela esfriou. Ela sla. Foi bom, mas n foi tão bom sabe