Céu sem estrelas

Céu sem estrelas Iris Figueiredo

Resenhas -

Maria 14/02/2024

Leitura pesada e com gatilhos, mas surreal.
( poucos spoilers abaixo )

Eu não imaginava que seria uma leitura tão reflexiva. Céu sem Estrelas me fez entender muitas coisas, mas me surpreendi com os gatilhos e em alguns pontos até chorei com a leitura.
Leitura extremamente boa e já se tornou uma das minhas favoritas de 2024, recomendo muito, mas cuidado com gatilhos. Me diverti muito em algumas partes e não deixou de ser uma leitura muito incrível durante esse ano

( indícios de depressão, cortes, abusos, pressão psicológica, mal relacionamento com a mãe )

Evellin 13/02/2024

Quando não vemos estrelas no céu
O livro ?Céu sem estrelas? aborda diversos assunto logo de início como insegurança com o corpo, desemprego, início de faculdade, amigos, festas, problemas familiares, etc. Mesmo que de forma breve, todos esse temas são abordados e podem ser gatilhos pra quem está lendo.

Gostei da leitura, achei fácil de ler e não é maçante, mas é o tipo de livro que você acaba se irritando com as atitudes dos protagonistas. Queria que o livro tivesse um desenvolvimento melhor do casal e até mesmo falando sobre a recuperação da Cecília.

Dou nota 3,5/5 ?

Cami_.lly 10/02/2024

Fusca! ??
Sendo bem sincera não gostei do livro.

Quando estava pesquisando na Amazon, achei que seria um livro incrível, por sair fora do padrão e falar sobre pessoas que tem problemas psicológicos, que não gostam do seu corpo e que se sentem sozinhas no mundo.

Mas acredito que a autora não sobre trabalhar muito o desenvolvimento da história.

Sempre quando os personagens começavam a falar sobre algo, a história era cortada e nunca se aprofundava. Muitos assuntos fico em aberto, sem um final de fato, parece q só jogou a informação lá e saiu sem nem se importar.

O final achei que teria a personagem principal superando seus medos (n por completo), mas pelo menos lidando com os assuntos de uma forma mais madura, mas n foi oq aconteceu.

Enfim, valeu pela experiência eu acho, mas não indicaria a ler, acho que tem livro melhores q retratam bem mais o assunto abordado.?

nickelivros 10/02/2024

Céu sem estrelas - review
Esse livro tinha tudo para ser perfeito, a premissa dele é incrível mas não houveram alguns pontos que me incomodaram demais. A começar pela protagonista, eu não consegui me conectar com ela, me extremamente incomodada com alguns pontos a respeito dela. Cecília é uma protagonista que tem muitos traumas e dores , assim como todas as outras pessoas, mas eu não consegui identificar nada além dos traumas dela e de suas dores, eu não consegui ver através disso e imagino que foi por isso que não consegui me conectar com ela. Também não consegui me conectar com a escrita da autora, na minha percepção foi uma escrita sem emoção. Os personagens secundários e o mocinho também não me conquistaram em nada, simplesmente não consegui me envolver com nenhum deles, então a experiência do livro foi bastante maçante por causa disso. Outra coisa que me incomodou; tem uma cena onde a protagonista pratica a automutilação porém não tem nenhuma nota de aviso ou de gatilho sobre esse conteúdo, isso me causou extrema decepção pois notas e avisos de gatilho são sinônimos de responsabilidade do autor para com o leitor. Além disso, não gostei da escolha de plot em relação ao mocinho ter traído a mocinha com uma garota depois de alegar estar envolvido com a protagonista. Cecília sempre teve uma grande dificuldade em se ver com amor e respeito, nunca se achou uma mulher bonita e atraente e o fato de ver o ficante dela com outra menina que era, na percepção dela, mais bonita que si me deixou muito desconfortável, pessoalmente falando senti que foi uma péssima escolha narrativa e um dos pontos que me fizeram desgostar da história.

desses... 09/02/2024

Comovente!
?Mesmo quando estão cobertas pelas nuvens, (as estrelas) ainda estão lá.?

Um tema delicado, com uma carga emocional um pouco pesada, mas desenvolvido com muito cuidado, respeito e sentimento.
É impossível não se emocionar com essa história, e igualmente impossível não se identificar com pelo menos um dos conflitos que a Ceci (personagem principal) enfrenta.
Nesse ultimo mês meu ritmo de leitura tem sido bem lento, de modo geral, mas cheguei em certo ponto desse livro que não conseguia largar. Fiquei acordada até concluir a leitura, de madrugada.

Um livro que me destruiu, mas eu amei! ?

Isabella1915 08/02/2024

Pesado
É um livro denso de sentimentos, principalmente tristeza. Uma leitura que quem já passou por algo parecido, inevitavelmente, se identifica. Mas é importante para lembrar que está tudo bem em pedir ajuda, e temos pessoas do nosso lado que se importam com a gente. E as vezes é o suficiente para preencher um fusca azul!

Natalia 08/02/2024

Não é um livro que costumo ler.
Não me vi apegada a nenhum personagem.
Mas é fácil de ler.
Odeio admitir que tinha partes chatas que me fizeram pular página. Nem a descrição de Nárnia foi assim.
Tô tentando ler mais autores nacionais. Então foi legal ver elementos como o Fusca azul. A situação do Enem. E coisas mais do nosso dia a dia.
Talvez eu releia no futuro

Isabella 07/02/2024

Uma leitura meio bléh!
Eu detesto abondonar livros, mas esse me decepcionou muito logo de inicio. Achei o título e a sinopse super interessantes, mas a abordagem da escrita se mostrou tão rasa que foi impossível continuar lendo. Parecia que estava conversando com uma adolescente.
Eu sei, no fim o livro talvéz, só não se encaixe para o meu momento atual... mas minha dica é: VÁ SEM GRANDES ESPECTATIVAS, e se você tiver mais de 23, talvéz esse livro também não seja para você hehehe

alanallayla 31/01/2024

Responsabilidade afetiva
A referência do nome do livro com determinada cena é muito legal, adoro livros assim.
Céu sem estrelas eu definiria como um juvenil adulto, já que aborda temas sérios e tem aquela narrativa de livro infantojuvenil (acredito que seja devido aos personagens).
A história tem romance entre Cecília, a protagonista, e Bernardo, porém achei o relacionamento bem mal desenvolvido.
A Cecília tem sua história bem complexa e a bixinha passa por tanta coisa, mostrando a história dela o livro fala sobre responsabilidade afetiva, maus relacionamentos entre familiares, pressão psicológica e de como quando estamos mal não conseguimos ajudar aqueles ao nosso redor.
Achei o livro mau desenvolvido e todos os temas foram abordados com uma boa narrativa, porém faltou muita coisa ser aprofundada, além do desenvolvimento dos personagens.
As vezes é melhor ter um livro que fala de futilidades e a narrativa e história se completam do que abordar temas importantes de maneira vaga.
É um livro bom, porém não iria reler e nem indicar.

Thaís Bueno Serafim 30/01/2024

Como estou realizando algumas leitura densas decidi escolher um livro mais leve para ler no final do meu último domingo de férias e lembrei que tinha esse audiolivro no Skeelo e por ser um livro juvenil achei que seria uma boa opção!

Entrei nessa leitura sem saber do que se tratava, não li a sinopse. Apesar de parecer um livro leve, encontramos ao longo da leitura a discussão de vários temas importantes e muito sérios, a exemplo da gordofobia e questões ligadas à saúde mental.

Adorei acompanhar a trajetória de Cecília ao longo da história e me partiu o coração conhecer as questões que tanto a afligiam, questões estas que podem atingir muitos de nós.

Acredito que a mensagem mais importante que fica ao final dessa leitura é que, por mais que não consigamos enxergar, sempre teremos pessoas ao nosso redor com quem contar em nossos momentos de dificuldade. Não precisamos ser fortes sempre e reconhecer nossas fragilidades não é nenhum defeito.

A experiência de ouvir o livro com a narração da própria autora tornou a leitura ainda mais especial.

site: https://www.instagram.com/p/C2ulStVufYm/

Daiany26 27/01/2024

...
Eu não esperava nada desse livro, pensava que não ia gostar mas eu realmente gostei eu ri, chorei, fiquei com raiva, e me fez refletir. Não tem muito o que falar, apenas que eu gostei muito.

Mari 26/01/2024

Um livro escrito com muita honestidade e sensibilidade
Esse livro foi uma surpresa maravilhosa. É um livro que aborda com respeito a saúde mental, sem banalizar ou tratar de forma superficial o adoecimento psíquico. Houve muito cuidado ao descrever a sintomatologia do transtorno de personalidade borderline e ansiedade. Mas acima de tudo, houve cuidado ao construir esses personagens.
O Bernardo é um garoto muito legal e a história dele e de Cecília é muito bonita.
Eu não tenho sentido muita vontade de ler histórias jovens, por isso demorei mais para fazer essa leitura e eu acabei me arrependendo muito, porque um livro jovem não é sinônimo de livro sem profundidade.
Eu gostei muito e terminei emocionada. Eu gostaria que o relacionamento da Yasmin tivesse sido trabalhado mais um pouco e tivesse um desfecho, porque claramente é um relacionamento tóxico, mas não sei se não finalizar esse arco foi uma escolha estratégica para poder continuar a história depois com o protagonismo de outras histórias.
Recomendarei para todo mundo.

Alice.Scroback 23/01/2024

Importante
É nacional, romancezinho jovem, uma jornada importante de auto conhecimento, autoestima e te dá pontos de vista reais sobre automutilação. É de alguma forma necessário, fofo e leve. Mesmo com assuntos as vezes pesados o romance deixa a história mais fácil de ler. Cecília percebe que no final, com certeza não foi Bernardo que a salvou, e sim ela mesma, que depois de ter se levantado, anda de mãos dadas com ele.

Maah 23/01/2024

Sinceramente odiei esse livro , me decepcionou num nível absurdo.Eu esperava amar esse livro mas no final eu odiei . Não gostei dos personagens, o casal não tem química nenhuma resumindo uma bosta .O livro todo né deu vontade de abandonar mas eu não gosto de abandonar livro e acabei o livro.

Florzinha10 23/01/2024

(Essa resenha é uns anos depois que eu já li o livro, então sinto que já estou com outra cabeça. Mas quero tentar registrar o que eu senti lendo.)
Bom ela tem uma escrita simples e bem confortável. Não é um romance para ler e rir, é um livro para você refletir. Fala sobre como os comentários de outras pessoas pode influenciar nas atitudes de alguém, e que quando estivermos passando por um momento difícil (no livro se não me engano ela passa por um período de depressão) precisamos olhar para dentro de nós e acolher nossos sentimentos.
Não foi um dos melhores livros que já li e não considero meus favoritos, mas achei interessante por ser um livro nacional que trás abordagens sérias de uma forma simples e acolhedora.