A princesa prometida

A princesa prometida William Goldman

Resenhas - A Princesa Prometida

Bruno 07/03/2022

Ameiii
Livro maravilhoso, eu amava o filme quando criança, bom demais. Os comentários do Goldman são sensacionais, eu ri demais. É muito engraçado ele contando os fatos de come ele gosta da obra original. Se você quer se divertir, pode ir na fé. Risadas garantidas

Vanessa 27/02/2022

Não é só uma história de amor
"Toda vez que dizia ' garoto faça isso', você achava que eu estava respondendo 'como quiser', mas só porque estava ouvindo errado. Eu estava dizendo 'Eu te amo', mas você nunca ouvia."

Eu já conhecia o filme desde que era criança e amava, mas o livro é muito mais cheio de detalhes tanto da história, quanto da vida dos personagens. Amo a história de amor de Westley e Buttercup, mas meu personagem preferido é Inigo Montoya. Goldman é realmente um grande escritor, ele prende você na história de um jeito incrível. A apresentação do livro de como ele conheceu a obra e seus comentários? que complementam a obra, para mim são um livro a parte, os relatos e seu modo de falar convincente, são uma prova de como ele é um escritor excepcional, principalmente se você conhece a vida e a família de Goldman. Em resumo, o livro é ótimo, porque tem uma dose de tudo, amor, aventura, ação e ótimas frases de efeito. O livro faz você se apaixonar mais ainda pelo quarteto Westley, Buttercup, Inigo e Fezzik. Vale a pena para quem já viu o filme e pra quem ainda não conhece essa obra incrível.

Susan.Kelle 20/02/2022

O livro de fato me surpreendeu e não sei se o livro original era assim mesmo tão maçante, mas de fato, as explicações dele para os cortes pareceram muito compreensíveis. mas devo dizer em alguns trechos também senti vontade de editar as partes desnecessárias da narrativa de Goldman, sobretudo o rolê da aspirante atriz, as interações com a esposa que não envolviam o livro e a conversa tediosa dele com King. Não acrescentou nada ao livro e me distanciou do sentimento de carinho dele com a história. Agora sobre o enredo de A princesa Prometida, fofo e empolgante, porém parece que Goldman cortou algumas informações importantíssimas pro contexto, como por exemplo como exatamente funcionava a tal Pílula, Westley afinal viveria ou morreria? enfim. Foi bom, mas poderia ser bem melhor. No fim senti que andei andei andei e não cheguei a lugar algum.

Aninha 20/02/2022

Bom, mas...
A história em si é ótimo, mas talvez essa edição do Goldman com as "melhores partes" deixou a história muito rasa e curtinha, por que eu, particularmente, leria mais umas 400 páginas de Inigo Montoya, Frezzik e nosso casal com seu amor verdadeiro.
Fiquei triste em saber que o autor cortou partes como a infância de Westley e sua jornada antes da fazenda e o treinamento de Buttercup...
Enfim, esperando ansiosamente que alguma editora traga para o Brasil "O bebê de Buttercup", por que o primeiro capítulo foi o que realmente salvou essa edição da Intrínseca.

Levi.Sabino 15/02/2022

Como eu demorei tanto pra conhecer essa história?
Sabe aqueles filmes que te chamam a atenção pela capa e que você já ouviu falar dele por outras pessoas, até viu menções em livros e mais, porém nunca tomava coragem pra assistir? Pois é, acho que esse não vai ser mais o caso de "A Princesa Prometida".

História que serviu pra moldar a cultura pop de uma geração, "A Princesa Prometida" é não só um romance incrível, como também uma biografia esplêndida, no que diz respeito à edição e conteúdo histórico apresentado. Sem dúvida, esse foi o mais perto que eu cheguei de uma "não-ficção" e eu não me decepcionei nem um pouco com a leitura de um outro gênero literário.

O autor te envolve na história ficcional ao mesmo tempo que te envolve na história dele próprio e te deixa a par de tudo, sendo a leitura mais rica e as experiências sentidas muito mais fortes.

Simplesmente amei!

Isadora.cobra 08/02/2022

incrível
mesmo depois de ler 5vzs esse livro, não paro de me emocionar com a história e com seus personagens, esse livro é incrível com uma história impecável super recomendo.

Juuh 05/02/2022

Uma aventura
Admito que quis jogar o livro longe em alguns momentos, mas me obriguei a continuar, ainda bem. Estou acostumada com personagens femininas fortes, que lutam e salvam seus amores e amigos, que tomam iniciativa e agem. Buttercup é a típica donzela que espera ser socorrida, e em vários momentos me deixou nervosa por ter sido ingênua demais. Mas isso foi uma decepção pessoal, o livro me deu uma aventura e tanto, Westley é impressionante de muitas formas. E amei a amizade de Inigo e fazzik, inclusive ri muito com eles, principalmente Fazzik que se tornou meu personagem favorito.

@ka_and_books 02/02/2022

Buttercup e Westley
Ganhei A princesa prometida como presente de aniversário de uma amiga, e a agradeço por ter me mostrado esse mundo diferente.

Os acontecimentos da história se passam no Reino de Florin, e antes que você procure no mapa ou mais provavelmente no Google, saiba que essa Florin nunca existiu.
Tampouco busque pelo príncipe Humperdinck ( extremamente detestável na minha opinião, mas é claro, não menos necessário na história), porque esse príncipe cruel só existe aqui, neste universo.

A princesa prometida, assim como é possível ver escrito em sua capa de fundo, é uma história dentro de outra história.
Nessa obra, encontramos amor, aventura, dor, batalhas, gigantes, castelos, piratas, figuras estranhas, mortes e muito mais.
Alguns momentos da narrativa podem ser um pouco confusos, porém tudo vai se encaixando depois.

Temos aqui Buttercup: uma camponesa que se torna princesa e que é também a personagem principal dessa história.
Westley é seu eterno amor e um rapaz valente, que luta para ficar com ela até o fim.

Apesar de no início ficar com raiva de Inigo e Fezzik, eles acabaram conquistando meu coração e se redimindo, pois passam a ser também os mocinhos da história.

O gigante Fezzik apesar de sua força, sofreu muito, apanhava, era sensível e tinha um coração gigante e dessa forma teve que aprender a se defender usando sua incrível força. Seu querido amigo Inigo de Montoya perdeu o pai muito novo, e jurou vingar -se matando o assassino.

É um Clássico tocante, diferente e com pitadas de humor

cosmicskz 01/02/2022

Mediano
algumas partes foram meio confusas, de toda forma não deixa de ser um bom livro e a edição é linda, fiquei encantada com a capa que mostra várias cenas que aparecem no livro, para quem gosta muito de romance com aventuras ele vale a pena

Rafa 29/01/2022

virou um dos meus comfort
Adorei o fato de que no livro tem mais detalhes que no filme, detalhes que me fizeram amar ainda mais os personagens secundários, contando suas histórias, eu simplesmente amo esse mundo que o autor criou e a forma como desenvolveu tudo, "como desejar" vai ficar sempre marcado em mim, assim como a frase do inigo... me incomodei um pouco com o fato de a buttercup aceitar determinadas coisas e não ter tantas falas, mas tirando isso, fantástico.

Ali 26/01/2022

hmkk
Talvez eu estivesse com expectativas muito altas antes de ler a acabei me frustrando com isso, mas na real me decepcionei mesmo. A escrita em si é ótima, o roteiro da história também, mas a forma que retrata os personagens principalmente as femininas não me agradou em nada.
A princesa mal fala no livro (tem mais falas no início e fim) e quando fala é grossa ou sonsa KKKKK, cara ela parece um fantoche no meio da história, não se defende de nada e só espera um macho pra fazer isso por ela. Por nunca retratar o que ela está sentindo, pensando, fica uma personagem sonsa jogada no meio de uns caras desocupados (e também todos burro nmr)
Agora sobre o westley? pelo amor de Deus que homem BURRO E SEM AUTOESTIMA, dps dele ter quase morrido pra salvar a buttercup burrona, ela tem coragem de largar ele logo dps pra voltar com o príncipe [*****] e do nada, sem demonstrar nenhum sentimento de raiva, O CARA DIZ QUE AMA ELA E QUE VAI FAZER DE TUDO PRA ENCONTRAR A ILUMINADA DNV!!!!!! E sim, ela vai esperar o cara.
Ai enfim, o livro é bom mas esses detalhes me irritaram muito, a mulher parece oca, sem personalidade, é o fantochezinho dos outros e não sabe nem o que quer da vida.

é isto paz ??
ekatherinah 21/02/2022minha estante
Fiquei um minuto rindo da sua resenha kkkkkk

Heve 10/01/2022

É bom mas nada que seja mt uau e algumas partes são um pouco chatas, mas o lirvo em si é divertido. O William Goldman é mt engraçado, de vdd, as partes comentadas são ótimas.
O filme deve ser mt legal pq o livro é bem cenográfico.
Chorei com o final (Fezzik o melhor de todos, nada acima dele).

Sarah 05/01/2022

Encantador
Este é um livro que oferece experiências maravilhosas ao leitor. Achei bastante interessante a forma como o autor recontou a história, e como ler a história original modificou a memória afetiva que ele tinha da versão narrada pelo próprio pai. Tem histórias/livros que quando vamos reler não soam tão mágicos ou maravilhosos quanto recordamos. Acredito que se fosse ler o livro original também ficaria entediada e abandonaria a leitura. William fez um excelente trabalho com os cortes que fez. Só lendo a história foi que recordei do filme que havia sido feito e eu tanto assisti durante a infância, após o término dessa leitura vou rever pois quero reviver essa memória hahaha.

Cleura 04/01/2022

Parece que a princesa não é a única prometida aqui?
Sir. William Goldman, de onde quer que você esteja, lhe mando um recado: nunca li um livro tão diferenciado quanto ?A princesa prometida?, e esse é um dos fatores que o tornam especial e criativo.
Essa obra conta a história de amor de Buttercup e Westley, e apresenta mais outros elementos narrativos muito importantes, como a história de Florin (um lugar fictício), onde se passa a trama, a apresentação de personagens secundários que ganham a empatia de qualquer um, como Inigo (meu personagem preferido) e Fezzik, e um ótimo desenvolvimento tanto de personagens quanto do decorrer da história.
Geralmente, nós, leitores, lemos o livro antes de assistir à adaptação. Porém, nesse caso, recomendo que se faça o contrário: ver o filme e depois ler o livro. Isso acontece porque essa edição não conta apenas a trama do longa, só que com mais detalhes, mas também muitas partes com o ponto de vista do próprio William Goldman contando curiosidades tanto do livro quanto do filme, dando detalhes de como publicou a obra, escreveu o roteiro do filme e acompanhou suas gravações. Ou seja, essa edição é justamente para quem amou e é fã do longa.
William faleceu em 2018, mas seu legado continuará intacto, se Deus quiser, pois sua carreira como escritor e roteirista excepcional trouxe, traz e ainda trará inspiração para quem o conhece e quer seguir seus passos.