A princesa prometida

A princesa prometida William Goldman

Resenhas - A Princesa Prometida

Mel 15/02/2020

Resumo e cortes
Se houvesse apenas a narração da história seria bem mais interessante.
Achei desnecessário os comentários e os cortes feitos pelo autor!

Gramatura Alta 16/01/2019

A PRINCESA PROMETIDA, lançada pela editora Intrínseca no final de 2018, é a versão satirizada escrita por William Goldman, publicada em 1973. Nela, o autor inclui somente as “partes boas” do livro original de S. Morgenstern, o que levou a classificar sua versão da obra como a melhor história de amor já escrita, com direito a duelos de esgrima, piratas, vinganças, gigantes e aventuras. A editora caprichou bastante nessa edição, com capa dura, folha de guarda com mapas e boa diagramação.

Buttercup é uma moça extremamente bela que vive no campo com seus pais, adora cavalgar e humilhar Westley, um humilde jovem que cuida das terras da família. Aos poucos, novos sentimentos dominam Buttercup e ela declara seu amor a ele, sendo correspondida. Ambos descobrem o amor verdadeiro, e o pobre rapaz decide viajar para as Américas, a fim de conquistar riquezas e garantir um bom futuro a amada. Porém, o destino decide separá-los com um trágico acidente de navio. Buttercup tem seu coração partido, quando recebe as notícias da morte de Westley, e promete nunca mais se apaixonar por ninguém.

Com o passar do tempo, ela se torna uma das mulheres mais lindas de todos os reinos, chamando a atenção do príncipe Humperdinck, que propõe-lhe casamento. Humperdinck é um sádico apaixonado por caçar os animais mais perigosos do mundo, sendo imbatível com suas habilidades mortíferas. No entanto, nem mesmo ele é capaz de evitar o reencontro entre dois corações apaixonados, quando Westley retorna para resgatar sua amada que foi prometida a outro. Ao ser apresentada à sociedade de Florin como a futura princesa, Buttercup acaba atraindo a atenção de uma gangue perigosa, formada por: Vizzini, um homem muito sábio; Inigo, um mestre da esgrima; e Fezzik, um gigante forte de bom coração e baixo intelecto. O trio sequestra a princesa e foge com ela para as montanhas, onde se deparam com muitas dificuldades para completarem seus planos malignos.

A narrativa tem várias críticas do autor à sociedade da época, além de personagens singulares. Confesso que Buttercup me incomodou bastante ao longo da história, com suas futilidades e atitudes soberbas, humilhando as pessoas e sendo sempre egoísta; deve-se considerar a época em que a obra foi escrita inicialmente, o que pode justificar essa caracterização da protagonista e a forma como ela é inferiorizada em vários trechos. Em contrapartida, Fezzik e Inigo me cativaram muito com suas histórias tocantes, a amizade entre eles e suas peripécias. Existem capítulos entremeados na obra que contam o passado de cada integrante da gangue, mostrando o motivo de estarem juntos; então, acompanhar sua trajetória torna-se uma diversão para o leitor e, abruptamente, nos vemos torcendo pelos vilões.

A leitura é divertida, leve e instigante, considerando que o autor eliminou todos os trechos prolixos de Morgenstern, e isso desperta o interesse em descobrir o que acontecerá após cada cena. William Goldman conta ao leitor, no primeiro capítulo, de onde surgiu a ideia de adaptar a obra original de A PRINCESA PROMETIDA, que marcou sua infância; e, ao longo da narrativa, ele faz comentários no texto falando sobre partes excluídas e a justificativa disso. Entretanto, essas interrupções feitas pelo autor, atrapalham a imersão do leitor na história dos personagens. Infelizmente, ele faleceu em novembro de 2018 por complicações de um câncer.

De modo geral, a leitura me surpreendeu bastante, levando em consideração que não sou grande fã de romances. Goldman foi muito corajoso ao adaptar a obra, enfrentando todas as barreiras editoriais que surgiram no caminho, e nos proporcionou um conteúdo de qualidade com uma ficção que vai muito além da luta dos protagonistas para permanecerem juntos. Vocês não vão se deparar somente com cenas bonitas e finais felizes; na verdade, Morgenstern faz questão de evidenciar o quanto a vida é injusta… Preparem seu corações!

site: http://gettub.com.br/2019/01/16/a-princesa-prometida/

Queria Estar Lendo 01/02/2019

Resenha: A Princesa Prometida
Um clássico que com certeza roubou corações de quem o conhece pelos filmes, A Princesa Prometida é, antes disso, uma obra aclamada que foi esquecida por muito tempo. Editada por William Goldman, a conhecida história da princesa Buttercup ganhou uma edição maravilhosa pela Editora Intrínseca.

Caso você não conheça a história, deixe-me explicar... Não, não. É muita coisa. Vou resumir pra você. Buttercup é a mulher mais bonita que existe, depois que as outras mais bonitas acabam sofrendo algumas fatalidades. Ela entregou seu coração a um jovem camponês que partiu em um navio para ganhar dinheiro pelos dois - mas acabou morto por um pirata infame. Depois disso, Buttercup jurou nunca mais amar.

"Toda vez que dizia "Garoto, faça isso", você achava que eu estava respondendo "Como quiser", mas só porque estava ouvindo errado. Eu estava dizendo "Eu te amo", mas você nunca ouvia."

Quando um príncipe "propõe" casamento a ela - ou isso ou a morte - ela aceita. Mas Westley, seu doce Westley, está vivo. E determinado a salvá-la. Some isso a duelos de espada, sequestros e monstros pantanosos e você tem um pouco do que é essa história.

A Princesa Prometida é um conto clássico escrito por S. Morgenstern, mas este livro em si é composto por todas as "partes boas" e foi editado por William Goldman. A história de outra história que foi baseada em uma História que supostamente existiu. Confuso, mas fácil de acompanhar - se você nunca assistiu o filme, por favor, assista. Depois de ler, meu coração ficou cheio de alegria pelo fato de ter sido uma adaptação tão fiel à trama e aos personagens, e também pelo simples detalhe de ser um clássico tão adorado.

É um livro fácil e divertido, com um tom satírico pontual, que usa artifícios clichês de contos de fadas para construir o seu cenário cheio de sarcasmo e de piadas escondidas. Através dos personagens, temos críticas sutis a déspotas e à coroa, temos a busca incessante pelo amor verdadeiro e pela concretização dele e até mesmo uma corrida pela vingança.

Eu amo e sou apaixonada por tudo no filme, então obviamente amei e me apaixonei de novo por tudo neste livro. Os pequenos detalhes que não couberam na adaptação são magníficos, as personalidades bem diversificadas e as histórias dos coadjuvantes são encantadoras. Inigo Montoya, Frezzik, Vizzini, o esquisito príncipe Humperdinck, Westley e Buttercup e tantos outros nomes excêntricos que passam pela história são de uma riqueza sem fim. São personagens usados para sátira, mas é fácil demais amá-los.

"- Filho, não me venha dizer o que vale a pena... O amor verdadeiro é a melhor coisa do mundo, depois das balas de menta."

Buttercup, sempre minha favorita, debochada e melancólica. Westley e sua postura corajosa, preparado para tudo (mas nem tanto). Inigo e sua sede de vingança e suas frases icônicas que, quando apareceram no livro, me fizeram pular no sofá. Frezzik e seu coração de ouro. Humperdinck e... sua existência sedenta por poder. A Princesa Prometida é o tipo de história que flui fácil, independente de você conhecer pelo filme ou não. Mesmo com algumas interrupções na narrativa pelo autor - William Goldman tinha algumas explicações a dar durante os cortes e edições e eu, pessoalmente, achei divertido como ele entrava na história e desaparecia em seguida - a narrativa se desenvolve rapidamente e deixa saudade.

A edição da Intrínseca está um espetáculo e eu poderia colocar esse livro num pedestal de adoração porque é onde ele deveria estar. A capa é linda, a diagramação é linda. É tudo lindo.

"- Olá. Meu nome é Inigo Montoya. Você matou meu pai. Prepare-se para morrer."

A Princesa Prometida vai agradar os fãs do filme, mas também vai conquistar quem tem curiosidade ou até nunca ouviu falar da história. É um conto de fadas com todos os seus clichês, mas com um tom de deboche muito bem pontuado e uma história de amor pra roubar seu coração.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/02/resenha-princesa-prometida.html

Ellem - @colecionandoprimaveras 14/02/2019

Buttercup é uma jovem camponesa que se apaixona por Westley, um dos empregados da fazenda onde mora. Eles começam a viver uma história de amor, porém, pouco tempo depois, o rapaz parte em busca de um futuro melhor para os dois.

Algum tempo depois Buttercup recebe uma trágica notícia sobre o seu amado e promete nunca mais amar ninguém. Porém, com o passar dos anos, ela se torna uma das mulheres mais lindas e chama atenção do malvado príncipe Humperdinck, que fará de tudo para se casar com ela.

Será que o amor verdadeiro entre Westley e Buttercup será forte o suficiente para vencer tantos obstáculos?

OPINIÃO

Já quero começar dizendo que esse livro é diferente de tudo o que eu já li. Na verdade é uma história clássica (escrita por S. Morgenstern), editada por William Goldman. Nessa edição, ele retirou todas as partes chatas e cansativas e deixou apenas as partes boas.

Eu gostei muito da história, tem romance, aventuras, gigantes, piratas... como não gostar? 😍

Mas o que me encantou mesmo foram as notas e intervenções do Goldman, amei o humor dele, sempre com uma ponta de sarcasmo e amei muito conhecer a relação dele com esse livro, de onde surgiu a ideia de editá-lo... era como conversar com alguém sobre seu livro favorito.

Porém, mesmo tirando as partes cansativas, ainda achei alguns capítulos bem lentos, mas valeu à pena insistir na leitura ❤️

Ahh, se você achou essa sinopse levemente familiar, assim como eu, você deve ter assistido ao filme inspirado no livro incontáveis vezes na sessão da tarde.

site: https://www.instagram.com/p/BsZEHHBh5J7/

Ely 23/02/2019

Você está pronto para ler a melhor história de amor já escrita?
Você está pronto para ler a melhor história de amor já escrita?
Já adianto que tem muito mais aventura que em qualquer romance. Nem lembro como acabei comprando esse livro, se foi a capa que me encantou, ou se foi recomendação (algo relacionado a Friends), mas, apesar do nome parecer oferecer algo muito romântico, eu sentia que não era apenas uma mera história de amor que ele ofereceria, e não resisti. Bem, foi realmente surpreendente, adoro livros que me fazem apegar a história de cada personagem inserido, e não apenas dos principais. William foi genial e, se realmente for o que eu penso - ainda tentando entender Bildungsroman - ele é mais que isso e eu não sei medir a genialidade dele nesse caso. Acabei de ler e já estava procurando qualquer resenha sobre visitas ao Museu Morgenstern e sobre Florin... e sigo pesquisando, e não encontrando nada especial. É uma pena que ele tenha ido, cadê Max Milagreiro nessas horas? Tenho convicção que ele receberia ainda muitas cartas de pessoas querendo saber sobre a cena do reencontro, uma delas a minha - sim, mesmo com o advento da internet, não podemos negar quão interessante são as cartas. Enfim, foi diferente, de um jeito que, apesar de ser romance e aventura, de ter mocinhos e de ter vilões, você ainda fica com certo receio em imaginar um final feliz, por realmente não saber o que lhe espera e, por mais que no fundo da imaginação a cena linda de uma vida eterna na Ilha da Árvore cresça em você, ainda há as indagações sobre por quais pesares os personagens terão ainda que passar para chegar lá, se vão conseguir... e esse sentimento de ansiedade e desejo de saber mais é o que muito procuramos quando começamos uma aventura, e as vezes é difícil encontrar, e em A Princesa Prometida você lê isso. É tanta coisa para falar, tanto detalhe... mas vou deixar a resenha assim. Espero que se interessem. O amor é forte e presente no romance, junto a ele, as aventuras tornam o livro uma obra completa... Esperando eternamente por O Bebê de Buttercup.

Gladis Klein 03/03/2019

Sensação de dejá vu
Uma delícia de leitura, me fez viajar a minha infância. Mal podia esperar acabar o livro para rever o filme. Uma história encantadora que só aumenta a minha paixão pela leitura.

Bart 04/04/2019

A Princesa Prometida
*S. Morgenstern , editado por William Goldman*

A história desse livro é tão interessante qnt ao conto que ele trás! Qnd criança o pai de William Goldman leu "A Princesa Prometida" p/ele, e o menino ficou encantado! Já adulto, William descobriu q seu pai havia contado só as "partes boas" da trama! E ele ficou tão obcecado pela obra q acabou relançando o livro só com as partes q ele havia gostado, como em 1987 escreveu o roteiro do filme de mesmo nome!
O sucesso foi tanto q, obras como "Shrek" beberam dessa fonte.

A trama conta a história de amor entre Buttercup e Westley, mas a isso some-se mt "tiração de onda" com o conto de fadas, e observações de William Goldman, (no meio da narrativa) onde ele manda parar a trama, e o mesmo começa a escrachar as personagens da trama, e Goldman se dirige diretamente ao leitor... é mt engraçado!

Tem hora q vc nem liga qnd a trama para, vc quer mesmo é saber dos "comentários" do escritor! Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excelente leitura e se prepare para rir muito!

Dri F. @viagenscomlivros 20/05/2019

Eu vi o livro físico de "A princesa prometida" na livraria e me apaixonei. Que coisa mais linda!

A história se passa em torno de Buttercup e Westley. Ela é uma camponesa e ele trabalha na fazenda do pai dela. Os dois se descobrem apaixonados, mas Westley resolve tentar melhorar sua vida antes de propor casamento. Só que ele sofre um grave acidente no mar, e é dado como morto.
Anos se passam, Buttercup se torna a mulher mais bonita do reino, e é pedida em casamento pelo príncipe Humperdinck. Mas em meio a um sequestro, um homem de preto começa a seguir Buttercup e as coisas começam a mudar.

Eu gostei da história de Buttercup e Westley. Gosto muito de livros de fantasia em geral, esse traz todos os elementos de uma aventura : príncipe, princesa, amor proibido, piratas, lutas de esgrima, um zoológico da morte e muito mais.
Mas confesso que achei meio cansativo as supostas intervenções a todo momento do autor. Ele diz, no início do livro que essa história é de um autor chamado S. Morgenstein, e ele está editando essa história só com as melhores partes.
A história tem romance, aventura, humor mas em alguns momentos eu queria ir direto ao ponto e essas intervenções sobre a mulher do autor, o filho, o advogado e não sei mais quem eram meio nonsense.
Então, a parte da fantasia em si eu realmente gostei bastante. Agora quero assistir o filme, para ver do que eu gosto mais.

site: instagram @viajecomlivros

Bruna.Patti 07/07/2019

A princesa prometida
Resenha
Livro: A Princesa Prometida
Autor: William Goldam (S. Morgenstern.)
Ano da edição: 2018
Número de páginas: 416
Editora: Intrínseca

Uma paródia dos livros de romance épicos. Uma história diferente de tudo que já havia lido do gênero. Essas frases são poucas para expressar a surpresa que me atingiu lendo esse clássico cult, que teve uma adaptação para o cinema, roteirizada pelo próprio autor, na década de 80.
Goldman começa a história dizendo que A princesa Prometida é seu livro preferido, apesar de nunca ter lido o mesmo. Ele nos esclarece esse ponto. O autor fala que o livro, na realidade, não é de sua autoria, mas de um homem chamado S. Morgenstern, nascido em Florin, que possuía mais de 1000 páginas. Ele segue dizendo que o livro foi lido por seu pai para um Goldman de apenas 10 anos quando convalescia de uma pneumonia, na cama de seu quarto. Seu pai havia resumido o livro conforme lia, deixando apenas as partes boas, recheadas de amor, vingança, aranhas, cobras, esgrima, lutas, coragem. Por isso, o Goldman, já adulto, decide reeditar esse grande calhamaço deixando apenas as partes boas lidas pelo seu pai. Ao longo de toda a trama, o autor interrompe a história para contar um pouco de sua vida pessoal e da maneira como foi feita a edição da história.
Nesse momento, posso dizer que fui fisgada pela leitura, pois essa organização era algo totalmente diferente das leituras com as quais estava acostumada. Eis a história. O livro conta a saga de Buttercup e Westley, uma camponesa e um menino da fazenda. Buttercup é uma mulher lindíssima, que se apaixona perdidamente por Westley, os dois apenas dois jovens na época. Ela morava com seus pais em uma fazenda e Westley era um empregado da mesma. Ela sempre maltratava o menino, que respondia aos seus insultos com a mesma frase: como queira. Um dia, quando uma mulher poderosa visita a fazenda dos pais da protagonista e dá em cima de Westley, Buttercup percebe que ele é o amor da sua vida e se declara. O empregado corresponde ao seu amor, mas decide ir para a América em busca de dinheiro, para poder se casar e dar uma vida à altura da protagonista.
Conforme o tempo vai passando, os dois se correspondem por cartas, que , de uma hora para outra, deixam de chegar. Um boato chega aos ouvidos de Buttercup, dizendo que seu amado fora morto por um pirata. Ela perde a razão e jura nunca mais se apaixonar. Após passar um tempo, o príncipe do pais necessita casar, em ocasião da morte iminente de seu pai e ve em Buttercup a possibilidade de uma esposa linda, de causar inveja à todos e a pede em casamento. Ela aceita, mas deixa claro que não o ama e nunca amará.
O tempo vai passando, os dois ficam oficialmente noivos. Buttercup é sequestrada por três sujeitos peculiares: o gigante , doce e poeta Fezzik; o italiano Vizzini e o bruxo esgrimista Inigo. Devo confessar que Fezzik e Inigo acabam se tornando meus personagens preferidos ao longo da história, ao lado do casal de protagonistas, pelo seu carisma. Mas o trio sequestrador não contava com a interferência de um homem de preto, que buscava salvar Buttercup das garras dos três. A partir desse momento, a história se desenrola e nos surpreende a cada momento, com muita ironia sobre os clássicos romances românticos, muito bom humor, sátiras e uma pitada de romance na dose certa. A lição principal dessa história é que a vida não é justa.
SÓ LEIAM ESSE PARÁGRAFO APÓS A LEITURA DO LIVRO
Lembra que eu disse que o autor tece comentários ao longo de todo o livro, sobre a edição e sua vida pessoal? Fazendo um pesquisa, descobri que tudo isso não passa de invenção do autor. Todos esses comentários foram muito bem construídos e inseridos, conferindo verossimilhança à história. Juro que realmente acreditei e sofri, ri, com toda a história relatada, mas descobri, após a leitura do livro, se tratar de ficção. A meu ver, não prejudica a leitura, pelo contrário, adorei saber que ao final fui enganada assim como muitos leitores ao redor do mundo. Para mim, isso, junto ao conjunto da obra, torna-a um livro diferente de outros do gênero e especialmente interessante. Descobri também que muitos seriados, filmes e animações fazem referência à essa história. A mais interessante que descobri foi Shrek, que também é uma espécie de paródia dos contos de fada, sendo Fiona a Buttercup e Shrek o Westley. Para quem quiser se divertir, surpreender, chorar, e conhecer esse clássico cult que inspirou dezenas de outas produções, recomendo a leitura.

MEU BLOG:

site: https://abiologaqueamavalivros.blogspot.com/2019/07/a-princesa-prometida.html

@caixa.postal 27/08/2019

A capa é linda, mas o livro...
Sabe aquele livro que te ganha pela capa e você se enche de expectativa, mas é pura decepção? Então, isso aconteceu com A PRINCESA PROMETIDA!

Confesso que tentei de todas as formas me identificar e terminar a leitura mas, não rolou. A constante intromissão do autor na história me irritou profundamente, não consegui me prender na leitura em momento algum e resolvi abandonar.

site: https://www.instagram.com/caixa.postal/

Suka - Pensamentos & Opiniões 07/10/2019

A Princesa Prometida é uma história dentro de uma história. Como assim?
O livro é a história de William Goldman uma autor que trabalha como roteirista e nos 10 anos de seu filho resolve dá a ele de presente o livro a Princesa Prometida, escrito Morgenstern, mas por que esse livro.

Quando Willy era criança e esteve doente por conta de uma pneumonia, seu pai lia para ele todas as noites a história de Buttercup, uma jovem muito bela, que se apaixona por Westley , um jovem que trabalha na fazenda de seus pais. E quando ela declara seu amor por ele, ele resolve ir embora e ganhar dinheiro para voltar e ficar com ela.

Westley vai embora e seu navio é capturado pelo infame pirata Roberts, paralelo a isso o príncipe de Florin precisa encontrar uma noiva e decide que será a princesa de Guilder uma terra vizinha que a muito tempo ele quer tomá-la para si.

Nesse meio tempo Buttercup acaba ficando noiva do príncipe Humperdinck, mas é sequestrada por Inigo (o maior bruxo de esgrima que existia) e Fezzik (o melhor lutador de todos os tempos).

Preciso interromper para dizer que, a todo custo o Willy queria dá a seu filho esse livro e acaba conseguindo, mas o garoto não o ler, pois não consegue prossegui após o primeiro capítulo, ele sem entender o motivo disto resolver ler por si próprio a história e começa a perceber que seu pai só tinha livro as melhores partes do livro, pulando as partes onde havia detalhes e mais detalhes. E a partir daí, o William resolver fazer uma reedição do livro só com as partes boas da história.

Voltando, Buttercup é sequestrada e o homem de preto irá salvá-la, mas ela terá uma grande surpresa. A história dela, de Inigo, Fezzik e do príncipe tem ligações e os motivos não são aleatórios.

Não sei se você gostou da resenha desta forma, contada com intromissões, mas o livro é assim, uma hora estamos mergulhados na história de Buttercup e outra hora estamos conversando com o William e sabendo os motivos que o levaram a fazer a reedição e o que foi acontecendo em sua vida enquanto ele trabalhava nesse livro.

Confesso que nas melhores partes do livro somos interrompido, é uma história que trás lutas, amor verdadeiro, vinganças, ódio, etc. A história consegue nos fazer rir durante a leitura e apesar das abordagens do autor em itálico para diferenciar um momento do outro, não ficou cansativo.

Em 1987, foi estreado o filme baseado neste livro, estrelado por Cary Elwes, Robin Wright, Mandy Patinkin.

site: http://www.suka-p.blogspot.com.br

kathrein.oliveira 18/11/2019

livro incrível
Adorei a história bem ao estilo contos de princesa que eu amava na infância, só não gostei muito das interrupções do autor, o que torna difícil imaginar ler essa história para alguém. Mas em si a história é muito envolvente e linda.

Ceci (@umcantinhosomeu) 16/12/2019

Aquele livro da infância
Buttercup não é a mais bonita do vilarejo, pelo menos não ainda, pois precisa desabrochar como uma flor, na época certa. Mas mesmo com seu jeito rústico, meio sem classe, Westley o ajudante da fazenda dos pais de Buttercup, fica encantado com ela é não se importa em fazer tudo que ela deseja, mesmo que seu tratamento para com ele seja extremamente rude. Até o dia que ele declara seu amor, mas ela meio que sem entender o rejeita, mas com perseverança Westley faz com que Buttercup se apaixone por ele. Nesse momento ele decide ir conquistar riqueza para poder ter sua tão sonhada vida ao lado dela, mas o destino e algo cruel e ele é declarado morte, e ela começa a ser cogitada como uma pretendente do príncipe Humperdinck. Quando por fim Westley volta, ela não só terá que recuperar seu amor das mãos de outro homem, como enfrentar dificuldades sem tamanho para concretizar seus desejos.
Esse foi o filme que marcou minha infância, sim conheci primeiramente o filme. Lançado em 1988, e um clássico da Sessão da tarde, nem sabia que havia livro. Com a comemoração de 25 anos da obra o livro teve uma divulgação maior e pude ter o prazer de ler. Mas para quem conhece a história como eu, não se iluda achando que o livro terá coisas a mais, como geralmente vemos nas adaptações, o próprio autor da obra foi o roteirista do filme, então está praticamente tudo igual. Tudo bem que para mim que já amava o filme só passei a gostar mais ainda depois da obra. Ainda que essa edição comemorativa contenha vários comentários do autor, parte que particularmente adorei, pois da uma noção maior sobre a obra, suas origens e todo o contexto em que a história foi produzida. E também contém um capítulo extra super especial que acho que vale muito a pena para quem é fã.

Marcel 12/01/2020

Um narrador insuportável
A história é bem legal,doce,bem humorada,leve.
Eu caí bonito na história de que o livro era uma reedição.
Porém chegou a hora que eu já não aguentava mais as interrupções do narrador,e dava vontade de ler a versão estendida só pra não ter que passar pelas partes dele..
Mas depois fiquei refletindo,se o objetivo era ser chato e convencido o autor brilhou demais.Tem isso também, conseguir irritar um leitor também é um talento.
Então reconheço os méritos desse livro,da muita vontade de ler ele pra uma criança.