A princesa prometida

A princesa prometida William Goldman

Resenhas - A Princesa Prometida

Renata 19/04/2020

Maravilho até metade
A narrativa até a página 150 mais ou menos é bem dinâmica e vc devora o livro em dias noites, mas a partir daí fica tudo muito arrastado e o autor não consegue manter o ritmo nem a graça.

Mia 09/04/2020

Leitura cansativa.
Existem 3 histórias nesse livro.

1- Morgenstern: pausas ou interrupções na história para algum tipo de alívio cômico, no início até é divertido mas vai cansando. (Me identifiquei com o uso de parênteses)

2- EDIÇÃO: Cortes ou pausas do próprio autor. Extremamente desnecessário na grande maioria das vezes, tira o foco da história e atrapalha o ritmo de leitura. No final, pulei a maioria das páginas, lendo por cima pra terminar logo a história.

3- História principal: finalmente, chegamos na história apresentada na sinopse do livro. A história é boa, tem um universo interessante, personagens cativantes, da pra rir e (quase) chorar com eles.

Segundo o autor, foi usado apenas as partes boas da história de "Morgenstern". Posso dizer que esse livro quase me inspirou a fazer o mesmo com ele, cortando todo o resto e deixando apenas a história principal. Assim, seria mesmo o livro só com as partes boas!
Quase gostei, porém passei muita raiva com os "extras".

@o_jardim_das_palavras 29/03/2020

A Princesa Prometida
Um romance incrível, com as doses certas de humor, drama e muita, muita aventura. Simplesmente maravilhoso. Os cenários, acontecimentos e personagens muito bons, cada personagem com suas próprias caraterísticas, capazes de despertar empatia e raiva no leitor. Para quem já viu o filme, a história é muito fiel ao livro, mas aqui temos detalhes não mostrados na adaptação. O livro é maravilhoso e o filme se tornou meu favorito da vida!

Geyza.Pereira 27/03/2020

Esse livro é único
No começo eu achei bem diferente e depois fui entendo os comentários do autor, mas tirando isso, a estória é bem inusitada mesmo, uma aventura contagiante, eu recomendo! Também assisti ao filme e achei bem legal! Valeu a pena!

Lili 24/12/2018

A princesa prometida
No decorrer do livro percebi que já conhecia aquela história, mais não me lembrava de onde, até na que chego na parte onde Wesley duela com inigo no rochedo, foi aí que me lembrei que já tinha assistido o filme.

Buttercup é uma camponesa que se apaixona perdidamente por Westley, o jovem humilde que trabalha na fazenda do pai dela. Juntos, eles descobrem o amor verdadeiro, mas um trágico acidente envolvendo um navio pirata os separa. Em poucos anos, Buttercup se torna a mulher mais bonita de todos os reinos e acaba sendo pedida em casamento pelo sádico príncipe Humperdinck. Mas nada, nem um poderoso príncipe amante da caça, é capaz de separar esse amor, e o destemido Westley volta para resgatar sua princesa que foi prometida a outro.

Paulo 06/10/2018

Estamos diante de um clássico desconhecido. A Princesa Prometida é um daqueles filmes da década de 1980 que todo mundo já deve ter visto algum pedaço, mas nunca se lembra do nome do filme. A clássica frase de Inigo Montoya, ou a famosa Buttercup que originará a Fiona de Shrek. A obra de William Goldman talvez seja uma daquelas obras incríveis injustiçadas para toda a eternidade. E a leitura deste livro é tão gostosa e divertida que a gente acaba rindo sozinho com as insanidades criadas pelo autor.

A escrita de Goldman é um pouco pesada, mas ele tem um estilo único. Ele tem uma boa mão para entender que é possível empregar aliterações para criar um efeito cômico e divertido. É a ideia essencial por trás do bordão. Através deles a gente individualiza e caracteriza os personagens. Quando lemos a palavra Inconcebível, já nos lembramos de Vizzini. Ou Buttercup que repete algumas frases para demonstrar suas emoções. Ou Westley com suas expressões de amor exageradas. Essa habilidade de usar de problemas de escrita criativa propositalmente para criar um efeito qualquer é genial.

A narrativa dele é em terceira pessoa, mas funciona como se ele estivesse contando para nós a sua história. O início de A Princesa Prometida vai ser um pouco estranho para os leitores. Goldman nos fala da epopeia por trás da publicação do livro. Ele cita que a obra teria sido escrita pro Morgenstern e ele teria apenas editado a obra e colocado apenas as partes interessantes. O curioso é que Goldman conta a história com tamanha quantidade de detalhes (até pessoais) que o leitor realmente acredita no que ele está falando. Pesquisando um pouco sobre a biografia do autor, garanto que vocês ficarão em choque ao saber que grande parte da narrativa é ficcional. Ele criou detalhes pessoais no formato de uma narrativa dramática. O que impressiona é que ele mistura situações reais com coisas completamente ficcionais como o reino de Florin. Ele quebra muitas vezes a quarta parede ao agir como uma espécie de editor do texto. Em determinados momentos, ele interrompe o texto e tece comentários a respeito do que ele teria "cortado da narrativa original". É quase como se fosse uma espécie de "versão do diretor".

"Meu nome é Inigo Montoya. Você matou o meu pai. Prepare-se para morrer!"

A grande virtude de A Princesa Prometida é não se levar a sério. Goldman brinca com os clichês de livros do gênero. Buttercup não é exatamente o protótipo da princesa perfeita. Ela dispensa rapazes e brinca com os sentimentos de Westley em um primeiro momento. Não tem nada mais canastrão do que as frases do protagonista para sua princesa. Ao mesmo tempo, somos colocados diante de várias situações impossíveis como Fezzik carregando quatro pessoas nas costas para subir um rochedo ou a pílula da ressurreição de Max Milagreiro. Esse espírito gostoso de não se levar a sério é o que vai arrancar várias risadas dos leitores. Para quem é fã de Monty Python vai adorar os trocadilhos e as piadas internas.

A narrativa segue um fio condutor típico de histórias de espadachim (swashbuckling): resgatar a princesa com a ajuda de aliados conquistados ao longo de suas aventuras. Tem uma boa harmonia entre as partes e a gente é guiado pelas várias encrencas nas quais os personagens se envolvem. Só achei que o autor encerra de forma meio estranha as suas histórias (a principal e O Bebê de Buttercup).Entendo que é uma brincadeira com a noção de finais felizes típicos dessas histórias, mas mesmo assim você fica confuso quando termina. Mesmo assim, a história principal tem um excelente ritmo e um timing de comédia que é inacreditável. Sério, gente... não tem como não rir em vários momentos da história. O treinamento do Inigo é absolutamente hilário. Ele demonstrando os vários tipos de bizarrices que ele precisou fazer para aprender suas técnicas de esgrima.

Já O Bebê de Buttercup, que é a segunda história acrescentada posteriormente, tem um ritmo mais truncado. Goldman tentou usar de suas brincadeiras quebrando a quarta parede, mas isso serviu mais para atrapalhar a condução da narrativa do que dar um tom engraçado. As constantes interferências fizeram até com que eu levasse mais tempo para ler esta segunda parte. Fora que a mudança de foco que ele faz em toda a narrativa passando de Fezzik, a um flashback sem sentido de Inigo, para a história de Waverly, é estranha. Eu não curti mesmo.

A Princesa Prometida é aquele tipo de história que todos precisam conhecer. A gente vê referências o tempo todo em séries como Supernatural, Shrek, How I Met Your Mother, The Big Bang Theory, Game of Thrones e a lista segue. Uma obra tão referenciada não tem como não ser boa ou minimamente digna de nota. É um clássico com interferências em vários elementos da cultura pop nos dias de hoje. E está à disposição em uma belíssima edição feita pela editora Intrínseca que produziu uma capa lindíssima e um trabalho de editoração muito competente. É um trabalho digno desta obra e uma edição muito agradável. Recomendadíssimo!

site: www.ficcoeshumanas.com

thais :) 07/10/2018

Uma história diferente
Comprei esse livro porque vi muitas BooksTubers falando muito bem do livro, realmente o livro é muito bom! Conta a história de uma princesa que após seu amado ter "morrido" ela é chamada pelo príncipe para ser a nova princesa do reino, e conforme vai passando a história muita coisa acontece.
Essa não é uma simples história de uma princesa com o seu príncipe e sim uma história de sequestro, lutas de esgrima, caça e tem até bruxos na história. No primeiro capítulo o livro até te faz ri um pouco.
O livro é sim um daqueles que tem finais felizes e tal, mas muita coisas que você acha que não poderia acontecer no final, acontece, então vale super a pena ler!
Além disso tudo, o livro ainda tem a interação do próprio autor do livro, que na verdade ele não é o verdadeiro autor, ele apenas editou o livro que ele tanto ama e que parou de ser vendido a alguns anos atrás.
E eu até poderia dar 5 estrelas, mas achei que no final do livro á muita enrolação, o autor que editou o livro original poderia não dar tanto sua opinião e tirar as partes que enrolam e que não são tão necessárias assim.
Eu nunca vi o filme A Princesa Prometida, sim podem me julgar, mas terminando o livro verei agora mesmo nesse instante.

Mel 15/02/2020

Resumo e cortes
Se houvesse apenas a narração da história seria bem mais interessante.
Achei desnecessário os comentários e os cortes feitos pelo autor!

Laiz 10/02/2020

- a adaptação de 1987 é facilmente um dos meus filmes favoritos
- westley meu crushzao de infância ainda hoje da uns negócio em mim quando ele fala as you wish
- se eu tivesse filhos leria pra eles
- inigo montoya é um coadjuvante tão bem construído que as pessoas podem não lembrar do filme, mas lembram dele e da frase MEU NOME É INIGO MONTOYA VC MATOU MEU PAI PREPARE-SE PARA MORRER

Marcel 12/01/2020

Um narrador insuportável
A história é bem legal,doce,bem humorada,leve.
Eu caí bonito na história de que o livro era uma reedição.
Porém chegou a hora que eu já não aguentava mais as interrupções do narrador,e dava vontade de ler a versão estendida só pra não ter que passar pelas partes dele..
Mas depois fiquei refletindo,se o objetivo era ser chato e convencido o autor brilhou demais.Tem isso também, conseguir irritar um leitor também é um talento.
Então reconheço os méritos desse livro,da muita vontade de ler ele pra uma criança.