As mentiras que os homens contam

As mentiras que os homens contam Luis Fernando Verissimo

Resenhas - As Mentiras Que os Homens Contam

Jorge 29/04/2024

O domínio de Veríssimo sobre a língua portuguesa se sobressai ao conteúdo.
As opiniões divididas são justas, visto que é um livro cujo conteúdo já era datado na época em que foi publicado, em 2001. Existe uma dose de autocrítica escondida em algumas camadas de ironia, mas, em geral, o domínio de veríssimo sobre a língua portuguesa me é mais atrativo do que o humor em si.

Luaisa. 28/04/2024

Achei engraçado
Leitura da UERJ
Comecei a ler e achei bem engraçado
Mas vai passando o livro e tem algumas histórias meio sem graça sei lá.
Fiquei um bom tempo p terminar ele, tem alguns contos que me fizeram rir mas outros nem tanto.

Manuelle36 27/04/2024

HQEH
Li esse para fazer o vestibular da uerj e acabei me surpreendendo com um humor tão quebrado quanto o meu. Amei as crônicas e principalmente a escrita de Veríssimo.
Me rendeu boas risadas

JAlia372 24/04/2024

UERJ,DEIXA EU ESTUDAR AÍ ?
Ler esse livro acabou sendo uma experiência mais diferente pra mim porque geralmente eu não leio muitos livros para escola e etc e geralmente esses livros são uma narração contínua de uma trama em específico, enquanto esse é uma coletânea de crônicas e mesmo que possuam um tema em comum não segue uma mesma história,além de eu estar mais focada em avaliar aspectos em comum entre os textos e o que pode ser cobrado. não tenho muito uma opinião sobre ele,é um livro meio termo,acredito por não ser um humor tão atual e não ser uma narrativa contínua,embora a escrita do autor seja muito boa.

ana lu 23/04/2024

HQEH
Primeiramente, homem que é homem não lê livro, caso contrário é coisa de 🤬 #$%!& . eu por exemplo, sou uma viadona e a única coisa que foi capaz de me tirar da ressaca literária (que durou um ano e pouco) foi o vestibular (#vemuerj).

Agora o que importa né:
QUE LIVRO BOM???? eu amei cada crônica, a maneira que elas foram escritas realmente te prende no livro, você lê e lê e não cansa! eu amei muito muito mesmo, super recomendo pra quem quer algo curtinho e engraçado pra ler no dia a dia.

Daniel Tard 22/04/2024

Crônicas do Veríssimo
Sempre li as crônicas do Veríssimo, desde a época da escola! Algumas sei de cor!
Para a prova da Uerj, já que sou professor, li As mentiras que os homens contam. Foi uma mistura de emoções, em algumas crônicas eu me diverti bastante, outras nem tanto!
Destaques para as crônicas: Grande Edgar, O falcão, A aliança, Os moralistas, Exéquias, A mentira, O verdadeiro José, Brincadeira, A verdade, Lar desfeito, Terrinha, O encontro e Infidelidade.

letscia 21/04/2024

54 (2024) o descontrole é o homem. o controle é o disfarce.
"? Não está se lembrando de mim?
Você não está se lembrando dele. Procura, freneticamente, e todas as fichas armazenadas na memória o rosto dele e o nome correspondente, e não encontra. E não há tempo para procurar no arquivo desativado. Ele está ali, na sua frente, sorrindo, os olhos iluminados antecipando a sua resposta. Lembra ou não lembra?"
Repetitivo? Sim. Genial? Também.
O gênero da crônica é, sem sombra de dúvidas, a melhor porta literária para compreender as relações sociais. Ela retrata o cotidiano, expondo as pessoas em suas formas mais autênticas. Verissimo possui um estilo humorístico que faz você rir dos absurdos enquanto lembra o quão reais eles são. Descreveria as crônicas dele como uma caricatura da sociedade, especialmente na figura do "Homem Que é Homem" (HQEH).
A premissa dessa coletânea é simplesmente fascinante. Já digo que pretendo lê-la completamente ao avesso para realizar um estudo mais aprofundado sobre a representação masculina nas crônicas apresentadas. Em resumo, posso afirmar que tive uma experiência incrível com o livro. Infelizmente, devido ao caráter breve das crônicas e ao tema único do livro, há uma certa repetição de temáticas que, por vezes, tornou a leitura um pouco enfadonha. No entanto, sempre surgia um texto inovador para lembrar que ainda estávamos lendo Luiz Fernando Verissimo, um autor de grandes reviravoltas. Em algum momento, cada leitor certamente vislumbrou aquele fator que ele nunca nos deixa esquecer: nenhuma experiência é totalmente individual. Não é à toa que tais textos possuem até os dias de hoje um forte apelo popular. Valeu a leitura!

Clara 21/04/2024

Li pela uerj
Eu li porque estava na fila de livros da uerj, achei alguns contos engraçados mas no geral nada espetacular não. Uma leitura rápida e fácil graças a deus kkk

Viih 21/04/2024

Mentiras e mentiras
Fui obrigada a fazer essa leitura e no começo achei bem entediante,mas como não tinha muita opção,fui lendo. Pra minha surpresa ri bastante Durante a leitura,algumas partes não entendia kkkkk
Cada capítulo é uma história diferente,algumas são mais legais que outras.

jocaboboca 21/04/2024

Li por causa da UERJ, não me arrependi
Esse livro é MUITO engraçado, retrata bem toda cara de pau, vagabundisse e bobagem que homem faz no dia a dia. Aliás, nem sabia que era um livro de conto, fiquei muito feliz quando descobri.

fernanda345 21/04/2024

Uerj escolha livros melhores, cara!!
Acho que nunca leria se não fosse obrigatório ???
mas tb não é de todo ruim!!! ri em algumas partes, mt tranquilinha a leitura

Vivs 𧿠19/04/2024

Obra cativante que apresenta várias crônicas bem humoradas que contém uma crítica na sociedade patriarcal

carolS2 19/04/2024

Li por causa da uerj
Achei as histórias bem chatinhas e sofri demais pra ler mas até que depois da página 130 ficou mais legalzinho
thinkaboutduda 20/04/2024minha estante
oiii amiga eu baixei skoob de novo

carolS2 20/04/2024minha estante
DIVA volte a ser leitora

thinkaboutduda 20/04/2024minha estante
VOLTEI TA COMECEI ONTEM UM LIVRO DE 200 CAPS E ACABEI HJ

anniewaves 16/04/2024

Como a maioria das pessoas que tem lido esse livro ultimamente, eu também só li ele por conta da UERJ, e sinceramente achei que iria odiar por não ser um livro que eu leio normalmente, mas o livro é muito gostosinho de ler, as histórias são rápidas e você nem percebe que tá lendo, eu li ele muito rápido e me diverti com os contos, e adorei a proposta do livro ser sobre mentiras, e me aguardem que lerei os próximos livros indicados pro vestibular também???

drachacotinha 16/04/2024

Só li pela uerj
Aparentemente eu não sou o público alvo desse livro porque sei lá... Ou ele só envelheceu mal mesmo, parece meio humor homem classe média carioca morador da Urca, até demorei pra terminar de ler, enfim, boa sorte para nós mortais que vamos fazer a prova da uerj....