No Vulcão dos Preconceitos

No Vulcão dos Preconceitos Arnaldo Costeira...

Resenhas -

Kelli 08/11/2019

Um presente para o coração
Comprei o livro "No Vulcão dos Preconceitos" há alguns meses atrás porque tenho profunda admiração pelo poeta Fernando Pessoa e toda a sua obra. Sendo assim, procuro ter tudo que se refere a ele. E, deixei o livro quieto. Há exatos quinze dias atrás comecei meu livro. Li e reli com com atenção e cuidado cada palavra no intuito de compreender até mesmo as entrelinhas. Que imenso prazer!

O livro é composto de três partes, ou melhor dizendo, quatro se contarmos com a excelente apresentação que vale uma leitura atenta. Depois vem a parte da "tertúlia" onde os poetas, escritores e outras personagens que viveram e se conheceram voltam do plano espiritual para a Terra com a finalidade de resolver, digamos assim, assuntos pendentes que se referem à vida do poeta Fernando Pessoa.
Dentre estas personagens se encontram Mário de Sá-Carneiro, Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, Antero de Quental e outros também muito interessantes. A terceira parte, não menos importante e também interessante nós oferece esclarecimentos sobre mediunidade. E, por fim, vem a quarta parte com a biografia de cada personagem. Não é uma obra de ficção, mas sim uma obra perfeita para aqueles que acreditam na vida após a morte e que, como eu, adoram Fernando Pessoa e poesia.

Foi com imenso encanto que li esta obra. Fiquei com pena de chegar ao final, e com a certeza de que vou reler e pesquisar mais os dados, temas sobre ela, bem como as obras que não conheço que foram citadas. Também há referência sobre aspectos da vida, costumes e da política em Portugal na época de Fernando Pessoa. O detalhe muito interessante é que tudo que se fala sobre os personagens e suas vidas pode ser comprovado através obras que eles deixaram quando encarnados.

Finalizei a leitura admirando ainda mais os poetas Fernando Pessoa e Sá-Carneiro, bem como os escritores que aparecem no livro por compreender como foi a vida deles no contexto em que viveram. Fiquei com gosto de "quero mais"... só posso dizer que vou pesquisar :-)