Renúncia

Renúncia Francisco Cândido Xavier...

Resenhas - Renúncia

Maria Faria 31/08/2010

Renúncia
Terminando hoje de ler "Renúncia", senti imensa emoção. Não sabia o real significado da palavra 'renúncia' até ler este livro. Cada página que lemos nos revela o poder do verdadeiro amor e do puro perdão. As atitudes da principal personagem do livro, às vezes, nos parecem radicais nos causando até mesmo raiva. Porém, tudo não passa de testemunho de que é o amor a chave de todas as coisas, inclusive da porta do perdão. O livro nos conta a encarnação de Alcione e Carlos, e também de seus familiares. É por grande amor a Carlos, que Alcione conhece com serenidade, todas as feridas deste mundo. E é com esta mesma serenidade, que ela leva até Carlos a maior de todas as lições: a vingança é autoflagelação. A vitória através de caminhos enganosos pode se transformar em grande padecimento.

Esta obra maravilhosa de Emmanuel, psicografada por Chico Xavier, é grande lição para as almas endurecidas de nossos tempos.
Erika 11/09/2010minha estante
Já pensei em ler esse livro, Maria, mas nunca o fiz. Imagino uma história bem triste, como em "Ave Cristo". Mas, sua resenha me fez retomar o projeto. Bjs.

Evy 26/09/2010minha estante
Ótima resenha Maria!
Eu também não sabia o real significado da palavra 'renúncia' até ler este livro!

Thiago Valença 24/08/2022

Sobre a luta silenciosa dos mártires do Cristo
Emmanuel não só é um excelente escritor, como por cinco livros conseguiu manter a qualidade elevada na escrita. A enorme quantidade de ensinamentos e exemplos da Doutrina do Cristo são atuais, quase disfarçados e sempre muito bem colocados.
Como é o último romance do escritor espiritual, vc acaba pensando e interligando os anteriores, identificando o que eu diria ser o tema central da série. A história do cristianismo, toda luta moral para preservar e propagar os ensinamentos do Cristo. Como a ignorância do homem negou, apoderou-se e tenta deturpar a fraternidade e sabedoria do Mestre em prol do gozo terrestre.
Nesta história à lembrança dos mártires anteriores, Alcíone opta por reencarnar novamente na Terra deixando as esferas elevadas de Sirius em amor a Pollux. Aliás, amor é o tema central deste livro, o amor dela é tão grande que irradia até nós por esta história. Ao reencarnar, ela é alertada do alto grau de provações que será portadora e dos espíritos que a cercarão terem alta probabilidade de continuarem nos vícios.
Enquanto a trama era construída achei a leitura lenta, mas prazerosa. No último terço do livro, vc percebe que cada pedaço compõe um gigante que está sendo construído, e o auge do livro se revela belíssimo, sublimado.
Uma das coisas interessantes são as informações que nos ensinam sobre a época. por exemplo, a crueldade do Santo Ofício. Saibam que a Inquisição dispunha de médicos que opinavam sobre a natureza e o grau de tortura a infligir aos condenados a pretexto de que os réus deveriam ser punidos com muita caridade. Lembro também de entender com certa facilidade a epidemia de varíola que varreu a Europa no século XVIII comparando com a pandemia do Covid-19.
Renúncia se tornou um dos meus livros favoritos pela beleza do amor de Alcíone e o alcance da sua vinda à Terra. Eu me pergunto se todos não temos um espírito maior no nosso círculo pessoal que nos auxilia nesta vida pelos exemplos, como a protagonista o fez. Como cada livro da série, a sensação é de uma porta de luz abrindo de dentro para fora do leitor. Merece ser relido, como toda a série de Emmanuel, para que essa porta de luz permaneça sempre aberta.

Ricarda Caiafa 21/04/2021

Espírito de luz
Nessa riquíssima obra, o espírito Emanuel, nos traz, através de Chico Xavier, a história de Alcíone, abnegado espírito que viveu na França do século XIV e passou por diversas sortes de dificuldades em sua vida. Doenças, dramas familiares, dificuldades financeiras, dramas amorosos. Mas, sem nunca perder a fé, por meio de lições evangélicas, a protagonista vai nos nos trazendo importantes ensinamentos sobre a verdadeira vida, a espiritual. É uma obra essencial para leitores espíritas.

Mi Hummel 07/08/2012

"Renúncia" - uma bela minissérie.
Uma das mais belas obras da literatura Espírita.

É uma pena que muitos ainda tenham preconceito com relação às obras psicografadas...Em minha humilde opinião, Emmanuel é uma espécie de Manoel Carlos da Espiritualidade...Penso que suas tramas dariam excelentes enredos para minisséries, tal a sua habilidade em trabalhar com várias personagens de forma minuciosa e concisa.

"Renúncia" tem como mote principal a trajetória de Alcíone - espírito de luz - que retorna ao núcleo carnal com o intuito, não só de seguir seu grande amor: Carlos - mas de ajudar também a humanidade com o seu exemplo de abnegação e renúncia.

Nesta obra conhecemos também outros dramas - igualmente emocionantes -como o " quarteto" romântico formado por Cirilo Davenport, Madalena Vilamil, Susana Davenport e Antero de Oviedo Vilamil.

É impressionante como o autor consegue convergir todas estas histórias para o mesmo ponto: Alcíone. É ler para se emocionar.

Há momentos da história que eu simplesmente desejaria "socar" Carlos -que de enganos em enganos chega, literalmente, ao fundo do poço. ( e que poço!)

Lindo. Marcante. As falas são intensas e belas.

O final é surpreendente.
Na verdade, o conjunto da obra é supreendente.
Karina Wolf 07/01/2016minha estante
sim! esse livro é muito elucidativo! é como se fosse uma amostra de que podemos sim perdoar e amar verdadeiramente se quisermos e nos esforçarmos muito!!

Alcíone, que espírito iluminado!! quantas demonstrações de abnegação ao próximo, renúncia de si mesma em favor de outrem...

lindo recomendadíssimo! leitura maravilhosa mesmo!

Ângela Bittencourt Cardoso 22/07/2022minha estante
"Emmanuel é uma espécie de Manoel Carlos da Espiritualidade" É isso! Você definiu o que em pensamento ainda não tinha encontrado palavras para expressar. Eu compartilho da mesma ideia. Gratidão.

Vivi.Montarde 07/04/2018

Não pense duas vezes, leia!
Renúncia é um belíssimo livro, um dos melhores que já li. Impossível ler e ficar indiferente. Um livro que nos clama a avaliar nosso comportamento e a buscar uma transformação moral, nos mostra o verdadeiro significado de “amar ao próximo”.

Neste livro somos apresentados a mais uma das encarnações de Emmanuel, como Padre Damiano, que se torna muito amigo de Madalena Vilamil e posteriormente também de sua filha Alcione.

A primeira parte do livro nos apresenta a história de Madalena Vilamil e Cirilo Davenport, ela espanhola e ele irlandês, que viviam na França no século XVII. Eles se amam, mas são separados por Susana Davenport e Antero de Oviedo. A segunda parte do livro foca na vida de Alcione (filha de Madalena) e Carlos Clenaghan (sobrinho do Padre Damiano), que em meio a tantos encontros e desencontros busca a união com Alcione.

Alcione era o tipo de pessoa que nos faz pensar: queria conviver com alguém assim para me ajudar a trilhar o caminho do bem. Alcione consegue provocar uma transformação profunda nas pessoas com quem convivia, até mesmo naquelas que “dávamos por perdidas”. E isso não se dava apenas pelas palavras que ela pronunciava mas, principalmente, pelas atitudes que adotava, suas ações faziam com que fosse vista como um modelo de ser humano que seguia fielmente os ensinamentos de Jesus. Alcione tem a chance de pensar em si mesma e ser feliz, mas abdica em favor do que considerava suas obrigações morais, nos mostrando que a verdadeira felicidade está além do conceito de felicidade que temos, a verdadeira felicidade só é possível quando contribuímos para tornar a vida do outro melhor, quando auxiliamos os demais a seguir no caminho do bem, enfim, quando entendemos o verdadeiro amplo sentido da caridade, pois como dizia Jesus “meu Reino não é deste mundo”.

Alcione foi um exemplo de renúncia de si mesma em favor dos outros, um exemplo de abnegação, caridade e amor ao próximo. Um livro que muito contribui para nos tornar seres humanos melhores, se deixarmos nosso coração receptivo aos bons ensinamentos.

Obs.: Quem leu esse livro, mas ainda não leu os demais romances históricos de Emmanuel fica a sugestão para ler também, nessa ordem: Há Dois Mil Anos, 50 anos depois e Ave Cristo.

Obs.2: Trecho do livro: (...) estamos neste mundo, de passagem para uma esfera melhor. Por certo que a nossa felicidade não se resumiria em atender, por algum tempo, aos nossos desejos, com o olvido das mais nobres obrigações. É indispensável encarar as dificuldades com ânimo decidido. (...) A confiança em que o Pai Celestial nos ajudará, nos testemunhos diários, transforma nosso espírito para uma vida mais alta. Pág 426

viihast 07/11/2023

Alcione... quanta luz
No último livro da coleção de romances de Emmanuel, vamos a Paris e a uma cidade da Espanha, Castela-a-Velha. A história se inicia na Paris da segunda metade do século XVII.
Na primeira parte, acompanhamos o romance de Cirilo, um irlandês e Madalena, uma espanhola.
As primeiras dificuldades desse relacionamento começam quando, Susana, prima de Cirilo e apaixonada pelo mesmo e juntamente com Antero, irmão adotivo de Madalena e também apaixonado pela mesma, começam a tramar para separar o casal. E durante a epidemia da varíola, com Madalena doente, eles arquitetam um plano para separá-los. Cirilo, nesse momento, se encontra nas Américas em busca de uma vida melhor juntamente com sua família irlandesa, e com a promessa de regressar a Paris e trazer Madalena.
Madalena passa por diversas provas nessa primeira parte, enfrenta a situação econômica da casa, a enfermidade da mãe, depois de seu pai, mas sempre se fortalece em sua fé até mesmo com a própria enfermidade.
Após algum tempo, Alcione nasce e dali para frente, na segunda parte da história, começamos a ver sua linda história. Ela já passa por situações complicadas logo quando criança.
A evolução de Alcione foi realmente uma surpresa muito positiva para mim, mesmo com a possibilidade de sair de Paris e voltar para a Espanha, ela perseverou em sua prova, dizendo até que se ela chegou até ali por uma razão e que por isso iria continuar na aprovação. Suas conversas com Padre Damiano (que nessa história é é Emmanuel) são as minhas partes favoritas, lindos aprendizados, quanta evolução possuem esses dois.
Alcione é mais um exemplo de renúncia nas histórias de Emmanuel, um ser evoluído, que veio para a terra mesmo não precisando mais com o próprio de ajudar todos ao se redor.
Esse é um livro que praticamente todos falam muito bem, alguns dizem que é o melhor da série de romances de Emmanuel, não sei se concordo, já que "Há dois mil anos" realmente conquistou o meu coração, mas com certeza Renúncia vem logo em seguida, e finalmente pude ler essa obra perfeita fazendo todo o sentido cada elogio feito a obra.
Ela também serve de uma espécie de continuação de "Cinquenta anos depois", já que vamos acompanhar a vida de muitos personagens do segundo livro em uma nova carne física e acompanhando a leitura, fica fácil dizer quem é a encarnação de quem.
Encerrando essa série de livros das encarnações passadas de Emmanuel, me deixa um pouquinho triste porque irei sentir falta de acompanhar tantos exemplos de renuncia, de bondade, empatia... foram tantos exemplos que ainda temos muito tempo parar e refletir em nós mesmos, e definitivamente termino essa leitura sendo uma nova pessoa.
Mil estrelas seriam pouco para essa obra.

"...a oração deve ser um esforço para nos melhorarmos."

"Abençoa as dores que te ferem o espírito e estraçalham o coração. Essas amarguras atrozes obrigam-te a calar, para que a verdade te fale à consciência. Ainda para os mais broncos criminosos, endurecidos no mal, sempre surge um momento em que, premidos pela dor, são forçados a ouvir a voz de Deus."

"Jesus perdoa não com as fórmulas verbais, tão fáceis de enunciar, mas com a renovação do ensejo de purificação."

"A Misericórdia jamais falta, em tempo algum; ela permanece na afeição sincera dos amigos espirituais, que velam por ti, e no próprio remorso que te molga o espírito desolado."

"Deus tudo concede, mas não nos isenta das experiências necessárias. O perdão do Pai ao lavrador ocioso está na repetição anual da época do plantio. Nessa renovação de possibilidades, o semeador indolente encontra os meios de regenerar-se, ao passo que o trabalhador diligente e ativo defronta condições de engrandecimento sempre maior."

"O amor é lei universal, que une o Criador ao Infinito de suas obras. Jesus passou pela Terra, amando sempre."

"...o dia de hoje terminará com a noite. É preciso honrá-lo com o trabalho sadio e com a obediência a Deus, para que o amanhã seja o presente glorificado."

"Nas noites mais escuras a esperança é um raio mais forte."

?Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do Céu; há tempo de nascer e tempo de morrer."

"Como discípulos do Evangelho, devemos compreender que não se deve abandonar o combate ao mal, em hipótese alguma..."

"Jesus é a fonte do conforto e da doçura supremos."

"A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."

"A existência terrestre é um aprendizado em que nos consumimos devagarinho, de modo a atingir a plenitude do Mestre."

"Jesus palpita em seus atos, palavras e pensamentos. Seu coração, na pobreza ou na abastança, será como flor de luz, aberta ao sol da vida eterna!"

"Quanto mais nos aprofundamos em meditação, esforço e boa vontade, mais filões auríferos irão surgindo aos nossos olhos."

"Repousemos a mente na inesgotável Bondade divina. É certo que temos muitas e grandes necessidades, mas o Altíssimo tem tudo para nos dar e somente espera saibamos compreender a sua misericórdia."

"Não dês importância aos que te escarneçam... Tudo passa na Terra!..."

"Nada se perde no caminho da vida..."

"Estamos na Terra para adquirir ou provar alguma virtude. Na realização desse escopo não podemos desafiar a luta sozinhas! É imprescindível buscar a companhia do divino Amigo, para sermos esclarecidas a tempo! Jesus tem uma palavra luminosa para cada situação, uma energia inspiradora a cada momento mais amargo, desde que lhe busquemos o socorro divino!"

"Todos nós temos uma dificuldade a vencer na vida. O próprio Jesus não caminhou sobre flores."

Débora 07/03/2020

Recomendo
A leitura me fez repensar várias atitudes pessoais minhas. Alcíone se tornou uma inspiração pra mim. Recomendo demais a leitura.

Ângela Bittencourt Cardoso 22/07/2022

Não tenho palavras
Esse livro é incrível. Eu não consigo descrever as emoções que me causam esse texto. Terminei hoje e tenho anotações de várias partes que muito me ensinam. É lindo demais.

Renata Fialho 12/01/2010

Talvez o que o espiritismo me ensinou de mais bonito foi a ter resignaçao. E resignar-se nao é parar de lutar e deixar tudo por conta do céu, resignar-se é fazer o que for possivel para mudar uma situaçao mas aceita-la quando nao estiver mais ao nosso alcance.
Nesse livro aprendemos que as vezes a vida é injusta e dura, mas se tivermos fé (de verdade), tudo se encaminha para o melhor. Mesmo que a " recompensa" só venha no mundo espiritual.

Elisabete53 22/07/2023

Excelente
A história de amor, doação e superação mais linda que já li.
Amei esse livro do início ao fim, os personagens principais são colocados em várias provas e crescendo e evoluindo.

Ádriah Mirelle 20/02/2014

Perfeito
Esse foi meu segundo livro da coleção "Romances de Emmanuel" e faço essas breves anotações com o intuito de não esquecer as emoções que essa obra me despertou.
Alcíone nos mostra que, ainda hoje, não compreendemos e não temos fé nas promessas do Cristo. Acreditamos e agimos como se a vida fosse aqui e agora, muitas vezes perdendo oportunidade de elevação espiritual através do sacrifício e da resignação em detrimento do prazer e das recompensas momentâneas.
Que Deus nos dê a fé de crer efetivamente na eternidade, e de que o mundo que estamos é uma escola. "Felicidade aqui é a consciência do dever cumprido."
Que possamos seguir os passos da destemida Alcíone que tinha a prece como companheira inseparável e encarava a vida de frente. Ao contrário de nós, que continuamos olhando a vida pelo buraco da fechadura com medo de escancarar a porta.
Alcíone sempre soube que Deus nunca lhe faltaria e, mesmo ao se ver em um abismo, uma mão sempre lhe prestava socorro. Esse é o foco. Que possamos ter a coragem de seguir as inspirações amigas. Fazer o que é preciso fazer. Deus nos dê coragem.
Polyanne 30/10/2014minha estante
Excelente!
Isso mesmo! Não perdermos, o foco, a fé em Deus, nas palavras de Jesus. Incrível testemunho, emocionante livro.

Vitorugo 14/10/2023

Testemunho da renúncia, mas por vontade própria.
O livro é bom, não há dúvidas.

Mas da sua metade pra frente, as atitudes da protagonistas são sem nenhum sentido. A sua falta de comunicação apenas gera dor, revolta e erro em outras personagens.

Renúncia é uma palavra muito forte, pra quem parece não saber tomar decisões maduras ou simplesmente dizer "NÃO".

Wendson Bezerra 15/06/2023

Maravilhoso
Sinceramente, fazer uma resenha sobre essa obra magnífica de Emmanuel e a trajetória exemplar e edificante de Alcíone é muito difícil e requer muita grandeza moral.
Eu estou longe demais dessa fibra moral, disso não tenho a menor dúvida. Alcíone nos apresenta de uma forma magistral como renunciar tudo pelo amor ao Mais Alto, foi uma vida de muitas adversidades, dificuldades, enfrentando inúmeros desafios, sendo humilde e abdicando de tudo em benefício do próximo e do caminho do Cristo.
Sua vida foi um exemplo e a cena de sua morte, ao perdoar de forma sincera os seus algozes e, acima de tudo, demonstrando uma lição de amor ao próximo, dentre eles, o seu amor eterno, aquele a quem ela é ligada eternamente, nos leva a compreender a grandeza do que é confiar plenamente no Amor Divino.
Assim sendo, nada melhor do que as Bem-Aventuranças para concluir o livro e incutir em todos nós o modelo e guia para as nossas vidas.

Rodrigo 14/04/2012

Leitura para reflexão
Ótima leitura! O texto nos leva a refletir se realmente sabemos e vivemos o amor em seu verdadeiro sentido. Aquele ensinado pelo Cristo. Vale a pena ler e refletir.

Lia 14/12/2020

"Esquecer-se do eu por amor ao outro"
Renúncia é o último livro que li da série de romances históricos do espírito Emmanuel psicografada por Chico Xavier. Semelhante aos outros livros da série, Emmanuel nos apresenta verdadeiros heróis no trabalho de esclarecimento e disseminação do evangelho de Cristo. Com notoriedade, os personagens desse romance biográfico vivem as consequências das suas escolhas e resgatam por meio da dor a imensidão de erros cometidos, excetuando-se a protagonista da obra, Alcione, cuja encarnação se dá em prol de auxiliar seus entes amados a alcançar os planos mais elevados em que ela já vive. A mais forte impressão que essa história deixa sobre mim é a de que não há bem mais precioso que a consciência tranquila de tudo haver feito com amor e por amor ao mestre Jesus.