Francisco

Francisco Guilherme Samora

Resenhas - Francisco

Diane 12/07/2018

Admirável São Francisco
A história de São Francisco sempre me cativou desde que passei a ler ou ver filmes sobre o pobrezinho de Assis. O diferencial deste livro é que apesar de ser bem curtinho, de leitura fácil e rápida, tem uma grandeza de detalhes, e informações preciosaa sobre o santo mais popular de todos os tempos. Adorei cada página!

09/12/2018

Francisco, um exemplo
"Francisco", escrito por Guilherme Samora conta a trajetória do santo considerado louco em sua época por ter abandonado o luxo para viver a pobreza. Em capítulos curtos, o autor relata a vida de Francisco ainda como Giovanni di Pietro Bernardone, nome verdadeiro do santo, que buscou ajudar os pobres e levar os ensinamentos de Jesus.

Filho de uma família rica de Assis, na Itália, Giovanni di Pietro Bernadone cresceu cercado por tudo do bom e do melhor. Admirado em sua época pela forma de se vestir e pelo gosto por festas, ele era tão mortal quanto qualquer um. Logo ficou conhecido como Francesco (Francisco), nome que está relacionado a França, lugar onde seu pai Pietro di Bernadone enriqueceu.

Francisco era conhecido por ser um menino de bom coração e alegre. Seu primeiro contato com os pobres foi quando um deles entrou na loja de seu pai e pediu uma esmola em nome de Deus, imediatamente Francisco recusou, mas logo se sentiu arrependido e prometeu nunca mais recusar um pedido em nome de Deus. Já tocado pelo divino, Francisco ficou atento aos sinais de Deus através de seus sonhos e foi a partir daí que ele decidiu largar tudo e seguir os desafios de viver o cristianismo.

"Aqueles que injustamente nos causam problemas, nos xingam, nos desonram, causam dores, tormentos, martírios e mortes são nossos amigos, pois graças a eles teremos a vida eterna".

Ele ficou nu diante das autoridades, mudou seu modo de viver, do luxo ele foi direto para a pobreza. Sem roupas caras, somente vestido com uma túnica humilde, descalço e com uma corda presa na cintura, essa era a imagem de Francisco. Aos poucos, alguns homens se juntaram a ele e a partir daí foi criada e firmada a Ordem Franciscana com objetivo de ajudar os pobres e levar a palavra de Deus.

"Não desejem roupas caras neste século a fim de poderem receber no Reino dos Céus as vestes da imortalidade e da glória".

Ao longo dos anos Francisco conheceu pessoas especiais que o apoiaram na sua obra a favor da alegria e do amor, uma delas foi Santa Clara, padroeira da comunicação, a qual escolheu ficar ao lado de Francisco para viver a mesma vida de oração e pobreza. Ao lado dela e de outras mulheres, Francisco ficou conhecido por manter a amizade e o respeito por elas. Mulheres que hoje lutam por direitos iguais, no passado, tiveram o apoio do santo que acreditava que elas eram o reflexo da força inabalável da Virgem Maria.

Outro contato importante, foi entre Francisco e os animais. Ele que conversava com os bichos e tinha a atenção e o respeito deles, via Deus em cada criatura. Além disso, ele ficou também conhecido por conseguir amansar o lobo mais temido da cidade. Por isso, ele se tornou o santo padroeiro dos animais e em suas imagens ele sempre tem ao lado um lobo ou um cordeiro.

"Temos um só coração, e as mesmas mazelas que nos levavam a maltratar um animal logo se manifestarão ao nosso relacionamento com as outras pessoas. Todo ato de crueldade contra qualquer criatura é contrário à dignidade humana".

Francisco foi o homem que beijou a ferida dos leprosos, ficou nu diante das autoridades, negou o dinheiro, pregou a humildade, criou um Ordem a qual levava amor e alegria, não se preocupou com a amanhã, respeitou as mulheres, falou sobre a importância de viver a alegria de Deus, cuidou dos animais, levou ao mundo a palavra de Jesus, fez milagres e usou apenas o amor como sua arma para se tornar um exemplo de profundo respeito pela humanidade.

"São verdadeiramente pacíficos os que, no meio de tudo quando padecem neste mundo, se conservam em paz interior e exterior".

Durante a leitura é possível conhecer a fundo as polêmicas envolvidas ao nome santo, seu impacto e lições de sabedoria, as histórias de amizade com os animais. Além disso o livro contém textos da autoria de Francisco e fotos de locais importantes para a jornada do santo. Tudo isso escrito de uma forma leve por Guilherme Samora. O autor consegue facilmente prender a atenção e estimular a curiosidade para conhecer a fundo história de São Francisco de Assis.

"Onde há caridade e sabedoria, não há medo nem ignorância".

"Bem-aventurado quem não diz na ausência do próximo coisa alguma que não possa dizer na sua presença sem lhe faltar a caridade".

"Onde há paciência e humildade, não há ira nem perturbação".

site: https://www.jufaria.com/2018/09/resenha-francisco.html

Evandro 01/02/2019

O livro é sucinto, bem objetivo. A quantidade de páginas é menor do que informa, pois há muitas páginas em branco. A leitura é rápida. Percebo que o autor não é católico, mas ele é um admirador de São Francisco, conseguindo transmitir a vida de amor de um cristão como Francisco. Gostei e recomendo para os devotos de São Francisco.

Letuza 25/09/2019

Onde houver guerra que eu leve a paz...
Segundo livro do ano! A biografia de São Francisco de Assis, traz lições de humildade, simplicidade, alegria, desprendimento e profundo amor à Deus e ao próximo. Num momento em títulos, cargos, posições e aparência são mais valorizados que o ser humano, a leitura é um alerta e uma reflexão importante. Não é atoa que nosso Papa escolheu esse nome. O que levaremos desse mundo?

Ana Quintela 15/02/2020

Biografia bem sucinta de um dos caras que admiro. Seu amor pelos animais é lindo!

Evy 27/03/2020

Eu não sou católica, mas tenho um carinho muito especial por São Francisco por ser o protetor dos animais. Quem me conhece bem sabe que defendo muito a causa animal, estou no caminho de parar totalmente de comer carne (já estou à dois anos comendo apenas peixe e de vez em quando) e sou dessas que se pudesse, sairia pegando todos os animais de rua e colocando pra dentro de casa!!

Enfim, descobri o livro do Guilherme Samora, porque sigo a Luisa Mell (e sou muito fã) e vi que ela foi ao lançamento do livro dele. Imediatamente fiz a compra na internet, pois sempre quis saber um pouco mais sobre a história de São Francisco. A leitura desse livro foi muito gostosa e uma grata surpresa, pois soube de coisas que sequer imaginava sobre a vida dele. Sabia, como a maioria, que ele tinha vindo de uma família rica e deixado tudo isso pra trás pra seguir uma vida de simplicidade, pobreza e amor. Mas não fazia a menor ideia de como ele era antes de tomar essa decisão, e o quão difícil foi seguir esse caminho no começo. A reação do pai, as coisas que ele fez pra tentar manter Francisco longe das ruas e de sua vocação, como ele era tratado na rua por algumas pessoas, sendo visto como louco e até mesmo ladrão, enfim... Foram muitas dificuldades e ele encontrou consolo na fé e na certeza do caminho a seguir.

Como disse, o livro foi uma grata surpresa, pois conheci muitos outros aspectos da vida de São Francisco que não imaginava, além do seu amor pelos animais. Há belíssimas e fantásticas histórias sobre isso, mas não é o foco único do livro que traz muitas informações interessantes sobre seu caminho, as pessoas que o acompanharam, seus principais momentos de vida, descobertas científicas a respeito de milagres e suas relíquias e ainda nos presenteia com textos da autoria de São Francisco e fotos dos locais importantes para sua jornada.

A leitura é super fluída e dá pra perceber nas palavras do autor, a admiração e o amor que ele também sente por São Francisco, além de muita atenção e pesquisa aos fatos históricos. E termino minha resenha com esse trecho/ensinamento do livro:

"Francisco, que já pregava que ninguém deveria se preocupar com o amanhã, deixa outra valiosa - e muitas vezes esquecida - lição para os dias de hoje: tentar ao máximo viver com leveza e boa energia".

Recomendo a leitura!

Livro: Francisco
Autor: Guilherme Samora @guilhermesamora
Editora: @globolivros
Páginas: 160
Avaliação: Gostei Muito (4/5)
Mês: Março/20
Bibliotecária: Evelyn Ruani / Sumaré - SP
@blog_entreaspas

Enfim, descobri o livro do Guilherme Samora, porque sigo a Luisa Mell @luisamell (e sou muito fã) e vi que ela foi ao lançamento do livro dele. Imediatamente fiz a compra na internet, pois sempre quis saber um pouco mais sobre a história de São Francisco. A leitura desse livro foi muito gostosa e uma grata surpresa, pois soube de coisas que sequer imaginava sobre a vida dele. Sabia, como a maioria, que ele tinha vindo de uma família rica e deixado tudo isso pra trás pra seguir uma vida de simplicidade, pobreza e amor. Mas não fazia a menor ideia de como ele era antes de tomar essa decisão, e o quão difícil foi seguir esse caminho no começo. A reação do pai, as coisas que ele fez pra tentar manter Francisco longe das ruas e de sua vocação, como ele era tratado na rua por algumas pessoas, sendo visto como louco e até mesmo ladrão, enfim... Foram muitas dificuldades e ele encontrou consolo na fé e na certeza do caminho a seguir.

Como disse, o livro foi uma grata surpresa, pois conheci muitos outros aspectos da vida de São Francisco que não imaginava, além do seu amor pelos animais. Há belíssimas e fantásticas histórias sobre isso, mas não é o foco único do livro que traz muitas informações interessantes sobre seu caminho, as pessoas que o acompanharam, seus principais momentos de vida, descobertas científicas a respeito de milagres e suas relíquias, seus ensinamentos e ainda nos presenteia com textos da autoria de São Francisco e fotos dos locais importantes para sua jornada.

Recomendo a leitura!

Cris 12/05/2020

Gostei muito desse livro! Já tinha lido uma outra obra sobre São Francisco, mas o que eu mais gostei desse livro é que as histórias são curtas, divididas em pequenos capítulo como pequenas pílulas para reforçar a nossa fé.

Eliana158 09/09/2020

Leitura Rápida
Rápido e de linguagem simples, com capítulos curtos, serve mais para apresentar a história de Francisco para quem ainda não conhece; ou para os já amantes do personagem relembrarem passagens importantes de sua vida.

O livro traz um encarte colorido com fotos e um prefácio divertido de Rita Lee.

Ana Lee 28/09/2020

São Francisco realmente merece a admiração como exemplo, um homem tão simples, em conexão com a natureza... amei aprender mais sobre ele.

Maiara 16/12/2020

"TRÊS DE OUTUBRO DE 1226. As aves enchiam os telhados da igrejinha da Porciúncula, nos arredores de Assis, na época um pequeno vilarejo na região da Úmbria, na Itália. De repente, os pássaros começaram a cantar sem parar, com alguns deles até mesmo chegando a chacoalhar as asas para o alto. O fato trouxe a certeza entre os irmãos: Francisco havia morrido."

Gisela.Lobo 31/05/2021

Quer conhecer Mais sobre Giovanni di Pietro Bernardone?
Giovanni di Pietro Bernardone é nosso São Francisco aquele que nasceu Rico, jogou seu dinheiro pela janela, defendeu os animais l, ficou nu em público e virou santo.
Guilherme Samira trás uma biografia sucinta, com capítulos pequenos e de fácil leitura sobre Francisco.
Eu já tinha um amor por São Francisco mais agora, o amor aumentou e a vontade de ser mais humilde tbm.
Um livro cheio de emoções, chorei em alguns capítulos, e como sempre digo se eu chorar lendo um livro já entra nos meus favoritos.

jsilveira 27/07/2021

São Francisco rogai por nós.
Só não foi nota máxima por causa do prefácio inútil e lamentável.

Mas a vida de São Francisco é uma inspiração para todos os tempos e pessoas.

Link para compra:

Raquel.Correa 20/08/2021

História de vida fascinante!
O livro trás a história de São Francisco de Assis, uma história, eu diria, chocante, repleta de passagens difíceis de acreditar que aconteceram, não por duvidar da veracidade da história de Francisco, mas por não imaginar que um ser humano fez tudo que ele fez em vida e até mesmo depois da morte. Sendo declarado como louco e mais tarde como um Santo. O livro não tem a intenção de ser religioso, o autor que escreveu essa biografia quis trazer São Francisco como um exemplo a ser seguido até mesmo por não católicos, portanto o autor não tinha intenção de propagar o catolicismo. Recomendo uma leitura da vida do Santo na perspectiva de um autor católico, para que possamos ler conselhos católicos para o caminho de uma vida a santidade e seguir os passos de Francisco.

Beta Oliveira 27/10/2021

Um homem que viveu apenas 44 anos fez tanto que estamos em pleno ano 2021 discutindo o que ele conclamou lá atrás: respeitar todas as criaturas e a natureza é vital, como parte do amor pelo próximo e por Deus. Respeitar os animais é respeitar a criação divina. Ele disse no século 13 e parece que foi ontem!

O texto completo sobre o livro de Guilherme Samora está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://www.literaturademulherzinha.com.br/2021/10/cap-1801-francisco-guilherme-samora.html